Alugando segurança

Interessante como é semelhante e muito diferente o sistema de aluguel de carros no Brasil e nos Estados Unidos. Alguns pontos em comum são a forma de alugar, os seguros oferecidos e a maneira como a negociação caminha (com upgrades e tudo mais). Mas quero abordar um dos pontos diferentes neste post.

Va uma loja da Localiza (péssima locadora de veículos na minha opinião) e consulte o carro dito “econômico”, ou seja, o mais simples. Ele vai ser um Chevrolet Celta, um Fiat Palio ou um Volkswagen Gol, todos duas portas e “pelados”. Faça um upgrade para o próximo nível, “econômico com ar”. Você terá os mesmos modelos (com a adição do Chevrolet Classic), mas agora quatro portas, mas com ar-condicionado e, em muitos casos, ainda sem direção hidraulica.

Bem, nos EUA, me pediram ate desculpas porque o carro “econômico” não teria cruise control (que mantem a velocidade do carro constante, sem precisar continuar pisando no acelerador), mas seria equipado “apenas” com airbag duplo dianteiro, airbags laterais tipo cortina, trio elétrico, ar-condicionado, ajuste de altura do volante e do banco do motorista e freio a disco nas quatro rodas com ABS.

Guardadas as devidas proporções e separando o que é obrigatório por lei no “US and A” (como diria Borat) e no Brasil, seria muito importante para o nosso pais se nós pudéssemos não só alugar carros com este nível de segurança, mas principalmente comprá-los com preços bem mais razoáveis. Por mais que pareça caro, pagar R$ 3.900 para ter Blue&Me (porta USB e viva-voz Bluetooth + volante em couro com comandos do rádio e telefone), airbag duplo, ABS, rádio CD player com MP3 e RDS integrado ao painel no Punto não é nenhum absurdo. Tomara que a segurança dos ocupantes custe cada vez menos no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *