O “grande compacto” Renault Sandero

Renault-Sandero-2007-2008-Brasil-lançamento
Renault/Divulgação

O Renault o Sandero foi apresentado hoje oficialmente. Novo carro mundial da marca chegará às concessionárias no Brasil a partir da semana que vem. Fabricado no Paraná, o hatch deve brigar em mais de um segmento, assim como acontece com o Logan – que tem preço de sedã pequeno e quase tamanho de sedã médio.

Fiat Palio, Chevrolet Corsa, Volkswagen Fox, Ford Fiesta, Citroën C3 e Peugeot 206 são os principais concorrentes das versões mais simples (Authentique) e intermediárias (Expression), que custam entre R$ 29.990 (motor 1.0 16V flex) e R$ 35.390 (1.6 8V Hi-Torque).

Na mais requintadas (Privilége 1.6 16V Hi-Flex), que custam entre R$ 41.190 e R$ 43.790, o Sandero terá o Fiat Punto e o Volkswagen Polo como seus principais adversários, podendo incomodar até modelos superiores, como Golf, Astra e Focus.

Diferenciais do Sandero

De acordo com a Renault, os principais atrativos do novo carro são o espaço interno e o porta-malas, além do design. Diferente do Logan, o visual agradou bem mais. Com grandes faróis, a dianteira é moderna. Já a traseira lembra a do Clio hatch, o que deve desagradar a muita gente.

Fica aqui a dúvida. Logan e Sandero compartilham a mesma plataforma e vários componentes. Por quê a Renault lançou o Logan com visual tão antigo e agora vai lançar um hatch com design mais moderno?

Porta-malas e motores do Sandero

O porta-malas do Sandero tem 320 litros de capacidade (entre os concorrentes, apenas Fiesta e C3 se aproximam, com 305 l cada). Debaixo do capô, o hatch francês tem três opções de motor. Os já conhecidos 1.0 16V e 1.6 16V, que equipam o Logan e o Clio, e o novo propulsor 1.6 8V Hi-Torque bicombustível, que recentemente fez sua estreia no Logan. Ele desenvolve 92 cv de potência com gasolina e 95 cv com álcool.

O novo projeto faz parte de um investimento total de US$ 360 milhões no Brasil, dos quais US$ 230 milhões somente na plataforma B0, que além do Logan e do Sandero, terá ainda mais um novo modelo montado no país, com lançamento previsto até 2009 – talvez uma picape pequena para concorrer com Montana e Strada.

Nome estranho

O nome Sandero é um pouco estranho. Lembra Saveiro, Senderos (jogador suíço de futebol que joga no Arsenal)… e vários outros. Sobre os preços, eles são interessantes e competitivos. Mas faltaram algumas coisas à Renault.

Sem equipamentos triviais

A primeira, sem dúvida, é fazer os Sanderos Authentique (1.0 16V e 1.6 8V) saírem de fábrica com desembaçador e limpador do vidro traseiro. Chamou a minha atenção o fato da marca, que sempre disse estar preocupada com a segurança, não colocar estes equipamentos simples de segurança como itens de série. Parece também que nem as versões Privilége têm cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes.

Outro ponto seria parar de vender os opcionais somente em pacotes. Nos modelos da Fiat, por exemplo, você pode comprar apenas o opcional que deseja, sem ficar preso a outros.

Quero muito ver o que a Renault vai fazer na versão aventureira do Sandero.

O que você achou do Sandero?

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

  • Um projeto bonito e inteligente. Talvez eu esteja contemplan do uma versão mais compacta da SCENIC que é um ótimo veículo , porém um pouco grandinho para meus conceitos. Bem acessive l ao consumidor médio que busca nesse modelo como o SENDERO uma alternativa interessante para seu conforto e de sua fami lia. Parabéns à RENAULT pela coragem e determinação. Gostei !!!
    27/11/2007 16:51 | Pedro Luiz Lemos

    O Sandero é um carro com boa alternativa de espaço. Presumo que o prazer de dirigir seja semelhante ao do Logan – que já testei -. O design não é muito feliz, mas muito melhor do q ue o do Logan, que peca por ser muito quadrado. Acho que o c arro vai agradar, pois tem muitas qualidades a um preço melh or que todos os concorrentes.
    27/11/2007 16:26 | Eduardo Morato Fonseca

    tenho um gol 1.0 2007 total flex,nao é economico, nao estou satisfeita e gostaria de saber sobre testes envolvendo consu mo de combustivel do sandero, meu marido tem um polo 2003 qu e faz 16km por litro na estrada e 13 na cidade, muito bom qu anto ao carro gostei.
    27/11/2007 13:56 | denise mattar lima

    para os conservadores de plantao escravos da Fiat e VW, digo que este carro já é um sucesso, vamos comparar me fala se o siena fire tem pelo menos conta-giro, até o volante é difer ente. Sempre tive GM, mas o Sandero definitivamente irá conq uistar mercado e como vou trocar ano que vem vou verificar a s avaliações. Mais uma vez para os conservadores mineiros qu e deveriam ser mais informados, será que a FIAT teve um lanç amento mundial como este? Não!!! Quando os carros estão defa zados lá fora trazem para o terceiro mundo para não perder i nvestimento. Brasileiro deixa um carro horrível como o UNO 2 0 anos no mercado e vem falar de uma carro com design modern o como o Sandero? Tenha paciência! O Sandero é show e vai d esbancar carros tradicionais, se os mau informados não sabem esse carro foi concebido a partir de pesquisas e testes com consumidores brasileiros, sendo um lançamento mundial da ma rca! Da-lhe Sandero!!! É show doa a quem doer e vou comprar um com três anos de garantia!!! Quem comprou o Pálio Novo (c lone do gol GII) horrível deve estar com dor de cotovelo! Va leu Renault.
    27/11/2007 12:21 | dedi

    Tenho um Clio e acho um ótimo carro, mas acho difícil trocá- lo por outro da Renault. Os novos modelos, Logan e Sandero, são muito feios!!!!
    27/11/2007 10:35 | Juliana

    “Incomodar Polo, Punto, etc?” DUVIDO! A Renault precisa cont ratar uma nova equipe de designers. Só tem carro feio! O Log an é horroroso! E agora vêm com esse carrinho 1.0 a partir d e 30.000? O pior é que tem gente que compra isso…
    27/11/2007 10:17 | Alex

    Renault ed Peugeot diferente de outras estão respeitando o c onsumidor brasileiro. Os carros daqui são caros e antiquados .
    27/11/2007 07:30 | César

    Muito show esse carrinho em… to apostando que vai vender m uito com esse novo lançamento da Renault, diferentemente do Logan que tem um bom espaço interno mas é muito pesadão para ter um motor 1.0.
    26/11/2007 20:22 | Eduardão

  • Quero ver ele ao vivo, mas gostei dele nas fotos. Confesso q ue os carros da Renault não são premiados pelo design, porém dizer que o Logan é pesadão e tal, acho demais. Ele é quadr ado sim, só que o custo-benefício me agradou muito e ao diri gir não achei ele pesado não, nem mesmo com o ar cond. ligad o.
    28/11/2007 09:49 | Graziella

    O Dedi disse tudo! Quando os modelos estão defasados no exte rior eles lançam aqui. Por que até hoje não lançaram o Peuge ot 207 aqui? Com certeza irão dar uma remodelada no 206 e fi cará por isso mesmo. A Renault está dando valor ao consumido r brasileiro, fazendo um carro para os nossos moldes através de pesquisas. Não vejo a hora de conhecer o Sandero na conc essionária e fazer um test drive. Os carros populares artuai s a marcha-a-ré é opcional praticamente. Conta giros é a coi sa mais rara de se ver. O Renault Sandero terá tudo isso sem contar os vários detalhes internos. Parabéns Renault.
    28/11/2007 09:48 | Breno

    Já vi carro fei mas isto? nossa … realmente acertou quem f alou q este carro foi feito sem a consulta dos Brasileiros.
    28/11/2007 00:50 | Pedro

    A Renault fechou todas as suas concessionarias no Sul de Min as. Varginha, Pouso alegre, Poços de Caldas e Lavras. Nao d a para acreditar mais nesta marca.
    28/11/2007 00:44 | Willians

    Realmente design não tem sido o forte da Renault para com se us modelos compactos. Mas já vejo uma evolução, com aspecto de carro mais moderno. Outro ponto negativo é que o fator ec onômico falou mais alto(como sempre)e a Renault perdeu um de seus diferenciais que era segurança. Já retirou vários de s érie. Culpa também do brasileiro que não os valoriza. Agora, com certeza, podemos esperar ótima mecânica, bom acabamento , espaço e economia. Pra não esquecermos que é se trata de u m Renault…
    28/11/2007 00:24 | Adheomar Reis Neto

    Todo lançamento deixa dúvidas. Gostei do visual mas vou espe rar um pouco mais. Devo trocar de carro em março 2008 e vou ficar de olho. Tenho um FOCUS que só não gosto da traseira.
    27/11/2007 22:34 | Edson Geraldo de Souza

    A Renaut apelou, lançou o LOGAN que é muito feio e agora o S andero que é menos feio mas continua feio. So resta saber se a tecnologia e o acabamento são melhores que o design que é de dar inveja aos LADA.
    27/11/2007 22:15 | Maurílio

    O carro é horrivel, pode ser uma boa pedida talvez a nivel d e economia um preço razoável, mas em estilo o carro é simple mente decadente, voce olha pra frente do carro parece aquele fusca do filme “se meu fusca falasse” parece que o carro tá sorrindo.
    27/11/2007 21:09 | Luiz Eduardo

    Achei que o designer não ficou legal, quanto ao Logan, me fez lembrar a Lada desembarcando seus projetos retrógrados no nosso país.
    27/11/2007 21:06 | Edson Carlos Franco

    Tudo bem, falar que o Sandero não é um carro confiável, devi do a ser um lançamento, dizer que a manutenção Renault é ca ra ou até mesmo reclamar do preço dá pra entender, mas dizer que é feio? num mercado com carros HORROROSOS como Uno(toda s as gerações), Palio III ger., gol IV ger, celta, Stilo cai xotão, KA, GM Classic e para finalizar a lista de horrores o DOBLO, sem dúvidas o poir de todos, o Sandero é maravilhos o. Com tanta coisa tenebrosa solta, o Sandero tá na praça e pelo preço, vai vender igual água…
    27/11/2007 19:59 | Jackson B. Lima

    O carro tem seus atrativos como preço, espaço e mecânica já testada, mas vai ser feio assim la nos inffef. Até que a ver são aventureira deve ficar melhor, agressiva. Vamos ver o qu e a Renault vai aprontar.
    27/11/2007 18:57 | Fernando

    Muintos tem medo de novidades, a maioria dos carros que tive foram GM, são bons veiculos, já tive Ford uma porcaria, fia t sem comentarios, VW são bons mas duros, agora tem um Peuge ot bem confortavel e se a renault está fazendo algo novo ou seja inovando porque não testar, quem sabe vamos nos surprie nder…os franceses tem bom gosto em conforto…
    27/11/2007 17:06 | Sergio

  • Gostaria, que o designe dos carros da renault no brsil, vers ões populares fossem mais sofisticado ou melhor;menos robust o.
    29/11/2007 14:25 | jairo costa

    Depois dizem que o Ka é feio…
    29/11/2007 14:15 | mario salimon

    Estava procurando um carro hatch com motor 1.4 ou 1.6 que te nha espaço interno no mercado brasileiro só tinha o Focus da Ford, agora tem concorrêcia com o Sandero, falo isto porque tenho um Palio 1.4/2006, um carro que não tem espaço intern o quase nenhum.
    29/11/2007 11:17 | paulo cesar duarte da silva

    trabalho na fabrica e respondendo algums omentarios o sandei ro é exportado para mexico(nissan), e sera produzido tambem na africa (por que será???)
    29/11/2007 10:53 | marcos

    A Renault só sabe fazer carro feio?? Fala sério, já tive um Clio, e morri na manutenção. Esse bando de vigaristas só ve ndia peças importadas, e por seção. Pra comprar uma triseta, eu tive que comprar todo a junta homocinética, por pelo men os 4 vezes o que seria o preço. Nunca mais compro um Renault na minha vida. Isso é “carro brasileiro” pra francês ver.
    29/11/2007 10:48 | Igor

    Ao contrário de alguns comentários, os carros da Renault ofe recem muito mais do que Gol, Corsa, Os carros da Fiat e etc. .. e tem preço. O Logan mesmo da um baile em oferta e preço , e é fabricado também no BRASIL.
    29/11/2007 10:10 | othon

    É um carro meio esquisito. Parece mistura de vários designs …mas, sem identidade própria. Segundo o fabricante, pelo q ue pude entender, um carro de terceiro mundo, pra gente do t erceiro mundo. A Renault certamente não lançaria essa sucata na França ou Alemanha… O quadradão do Logan, desenhado un icamente com uma régua…por qui, tem até fila de espera… Apesar de não ter passado em testes de segurança, na Eurpoa. .. Continuamos engolindo qualquer coisa que nos oferecem…
    29/11/2007 09:23 | marcio fernandofarias correia

    Mas uma boa opçao no mercado brasileiro, que deve sair do convencional e partir para otimas vantagens dadas por essas novas frabricas automobilisticas que estao ai para provar qu e sao boas de briga tambem.O carro e lindo charmoso , despoj ado, jovem muito atraente.PARABENS A RENAULT por mas esse gr ande laçamento.
    29/11/2007 08:49 | Marcelo

    Bom dia, parabéns pelo novo modelo Sandero, gostei da sua ap arência, vou trocar o meu Clio Sedan, que por sinal é muito bom também. Tive um Clio hatch, atualmente um sedan. Agora c om esse novo lançamento, acredito ser um carro tão bom quant o ao Clio. Parabéns!!!!!
    29/11/2007 08:44 | silvio yoshio tuda

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *