Campanhas e propagandas interessantes – parte 1

Já fazia algum tempo que eu queria escrever alguma coisa sobre campanhas de trânsito voltadas para os motoristas jovens, para os que excedem o limite de velocidade constantemente, para os que bebem e depois dirigem e para quem faz milhões de coisas enquanto dirige. Aproveitei então alguns conteúdos que recebi por e-mail e outros que eu já conhecia e fiz um apanhado com três campanhas bem interessantes.

1. A primeira foi publicada na TV australiana. A arma publicitária para combater o excesso de velocidade entre os jovens é sugerir que os motoristas que ultrapassam os limites fazem isso porque têm o pênis pequeno. Como você pode conferir no vídeo, mulheres e colegas mostram a motoristas que se excedem na velocidade seu dedo mínimo dobrado, num gesto que tem a conotação de “pênis pequeno” na cultura jovem local. Aidéia nasceu após a constatação de que os anúncios tradicionais mostrando as conseqüências do excesso de velocidade, como cenas de acidentes e feridos, estava se tornando menos efetiva entre os jovens.


2. Já estes outdoors são mais ofensivos. Não sei quem fez as fotos (todos os créditos são do fotógrafo), nem em qual cidade do Brasil os outdoors estavam (me disseram que era no interior de Minas Gerais); mas recados mais explícitos que esses são difícies de encontrar.

Outdoor 1 

Outdoor 2

Outdoor 3

Outdoor 4

3. Na Inglaterra, uma propaganda estimula os motoristas a apenas dirigir, e não fazer outras coisas enquanto estiverem guiando o carro, como falar ao celular, mandar uma mensagem e olhar mais tempo para outros passageiros. Concordo plenamente: bons motoristas apenas dirigem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *