Fiat Palio Weekend 2009: Bonito, moderno e pouco equipado (ou caro)

Fiat Palio Weekend Adventure Locker 1.8

Hoje, quando vi as dezenas de fotos do novo Palio Weekend, fiquei pensando que a Fiat realmente está acertando a mão no visual dos seus carros. Além da nova Weekend (eu não gostava da traseira da antiga), Siena e Punto são carros com design de extremo bom gosto.

Ao estudar a versão Adventure Locker, fiquei pensando que o modelo pode incomodar e, até mesmo, acompanhar o EcoSport 4WD no fora-de-estrada leve, já que, além do bloqueio eletrônico de diferencial, o carro da Fiat tem 19 cm de altura livre do solo, 26º de ângulo de ataque e 23º de ângulo de saída; contra 20 cm, 28º e 34º de altura livre do solo, ângulo de entrada e saída, respectivamente, do Ford.

Fiat Palio Weekend Trekking 1.4 Flex

Foi então que vi os preços e a lista de equipamentos das três versões. O Palio Weekend 2009 está muito caro ou pouco equipado de série (o que você preferir). Você paga R$ 41.920 na Trekking (motor 1.4) e o carro oferece, entre os itens mais importantes, direção hidráulica, computador de bordo (My Car), comando interno de abertura do porta malas, faróis de neblina, Fiat code, follow me home, limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência e Volante com regulagem em altura.

Colocando ar-condicionado, o valor sobe para R$ 45.951. Com Kit Attractive II (que oferece ar-condicionado + vidros das portas traseiras evidro traseiro escurecidos Vênus 55, rodas em liga leve 5.5 x 14 + pneus de uso misto 175/70 R14, vidros elétricos dianteiros com onetouch e antiesmagamento, travas elétricas + trava automática das portasa 20 km/h), o preço é de R$ 46.330 – sempre SEM pintura metálica. Acho que o carro deveria estar na faixa de R$ 44.000 com o Kit Attractive II e pintura metálica.

Fiat Palio Weekend ELX 1.4 Flex

A versão ELX, também 1.4, que tem preço sugerido de R$ 39.920 (com direção hidráulica), é ainda menos equipada! Se você comprar o Kit Attractive III, que inclui ar-condicionado + vidros das portas traseiras evidro traseiro escurecidos Vênus 55, rodas em liga leve 5.5 x 14 + pneus 185/65 R14, barras longitudinais no teto, vidros elétricosdianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas + travaautomática das portas a 20 km/h, o valor sobe para R$ 44.800 – com pintura básica. Este preço deveria estar na casa de R$ 42.000.

Com a versão Trekking, fico com a impressão da Fiat estar querendo bater de frente com o Peugeot 206 Escapade, que tem preço sugerido de R$ 49.600, mas tem motor 1.6 16V Flex e freios com sistema ABS de série.

Sobre a Adventure Locker, que ficou bonita demais, acho o preço de R$ 53.850 salgado. Mas, se o objetivo é incomodar o EcoSport, ele está competitivo. Mas bem que, por R$ 53.850, o Locker poderia oferecer, de série, rádio CD Player integrado ao painel com RDS e leitor de MP3/WMA, subwoofer, pintura metálica, banco traseiro bipartido e volante com revestimento em couro. O ideal mesmo seria que o carro, com estes equipamentos + airbag duplo e ABS, custasse mais ou menos R$ 55.000. Sei que são carros de categorias diferentes, mas o Punto Sporting, que é bem completo, custa a partir de R$ 54.600 (com som com MP3, airbag duplo, ABS, ar-condicionado, direção hidráulica e muitas outras coisas).

Mas como o principal concorrente dele é o EcoSport, a briga vai ser boa. Os preços do Palio Adventure Locker variam entre R$ 53.850 e +- R$ 70.000, sempre com motor 1.8 Flex. Já os valores do Ford variam ente R$ 51.405 (1.6 Flex) e R$ 69.850 (2.0 4WD).

Resumindo: gostei das mudanças, especialmente do visual. A versão Adventure Locker ficou muito legal! Só faltou mesmo mais equipamentos para os modelos (ou preços mais baixos).

E você, o que achou? 

Fotos: Fiat/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *