"Plástica" no calcanhar de Aquiles do Chevrolet Vectra

A Chevrolet está muito quieta no momento. Talvez ela esteja na espreita, apenas observando o comportamento de Fiat e Volkswagen, que lançaram os novos Palio Weekend (+ diferencial Locker) e Gol, respectivamente. Mas o que a montadora da “gravatinha” está preparando para o segundo semestre? Essa foi até a pergunta do Gustavo Meneghetti durante o videochat sobre “o que esperar do mercado na segunda parte de 2008?”.

Bem, além do Captiva, que chega ainda em agosto, o Vectra GT pode receber uma versão de entrada, talvez Expression, e o Meriva pode ganhar uma pequena mudança no visual – informações que o caça segredos Marlos Ney Vidal me passou durante uma rápida conversa. Outra novidade do Meriva, muito bem-vinda por sinal, seria a chegada da versão com motor 1.4 Econo.Flex, para brigar diretamente com Fiat Idea 1.4 e Honda Fit 1.4.

Vectra pode ficar praticamente com esta dianteira, mas chances são pequenas

Além disso, de acordo com a revista Auto Esporte, o Vectra pode receber sua primeira alteração visual, que aconteceria em novembro, deixando a dianteira do sedã próxima à do Astra Sedan vendido no México (veja a foto acima). Mas acredito que o visual fique um ponto diferente.

Além disso, o modelo ganharia a tão esperada atualização dos motores 2.4 e, principalmente, 2.0 Flexpower. A GM tem a opção de tirar o 2.4 de linha, por causa das altas emissões de poluição desse propulsor. De qualquer forma, segundo rumores, o 2.0 (Econo.Flex?) seria mais econômico e potente, tendo cerca de 150 cv de potência com álcool.

Outra possibilidade (mais barata e provável) seria manter o nome Flexpower do motor 2.0 e subir um pouco menos a sua potência, indo para a casa de 133 cv com gasolina e 140 cv com álcool. Assim, o calcanhar de Aquiles de Vectra (sedã e GT), Astra e Zafira (daí o título do post) seria melhorado (não podemos garantir que seria resolvido), já que o motor 2.0 Flexpower tem fama de beberrão e de baixo desempenho.

Motor 2.0 Flexpower deverá andar mais e beber menos (assim esperamos)

O 2.4 teria potência de cerca de 180 cv, sendo uma opção mais interessante para brigar com o Ford Fusion (2.3) e o Volkswagen Jetta (2.5). Só lembrando que, atualmente, as motorizações 2.0 Flexpower e 2.4 16V Flexpower desenvolvem, respectivamente, 121cv (g)/128 cv (a) e 146 cv (g)/150 cv (a). Mas é muito mais provável que o propulsor 2.4 sai de linha para o Vectra.

Ficam as dúvidas sobre o futuro do Astra (sai ou não de linha); da criação de uma versão esportiva do Vectra GT (talvez com o “novo” motor 2.4 – pouco provável); de uma alteração mais significativa na Zafira; de mudanças no propulsor 1.8 Flexpower (talvez o mais beberrão do mercado nacional); de uma mudança mais radical no Classic (diferente da linha 2009); e de mudanças no Corsa, que devem acontecer com a chegada dos modelos do projeto Viva.

Fotos: Chevrolet/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *