Agora é o momento de comprar o seu carro novo!

Quem estava na dúvida se o momento era bom ou não para a compra de um carro novo 0 km, não pense mais duas vezes: a hora é essa! Com a redução do IPI dos modelos equipados com motores entre 1.0 e 2.0, ótimas oportunidades apareceram. O ideal mesmo é pagar o carro a vista, evitando financiamentos. Mas vale lembrar que, se o mercado dezembro não se aquecer, janeiro e fevereiro podem ser melhor ainda para a compra de um carro 0 km. Listei abaixo o que as montadoras estão fazendo em relação à redução do IPI.

Veja o que disse a Fiat:
A Fiat Automóveis repassou integralmente ao consumidor, na forma de descontos nos preços dos veículos, a redução do valor do IPI (Imposto sobre Produtos Industriais). Os descontos variaram de 5,52% a 7,32% nos veículos atingidos pela medida. Com essa iniciativa, por exemplo, o Uno Mille, na sua versão básica, passa a custar R$ 21.754 (menos 7,31%). Já o Punto 1.4 terá desconto de R$2.242, ficando com preço sugerido de R$38.368. A Strada Adventure Locker, sucesso de vendas em todo o Brasil, fica com o valor de R$ 44.106, com desconto de 7,24%. A montadora informa ainda que as novas condições de preços já estão disponíveis em toda a rede de concessionárias.

Já a Ford afirma que a redução vai atingir os preços promocionais:
A Ford repassará integralmente a partir deste fim de semana a redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – para os preços de toda a sua linha de veículos no País.  Além de reduzir o preço de lista, na mesma proporção do imposto, a montadora decidiu fazer ainda mais: aplicar a mesma redução nos seus preços promocionais que vinham sendo praticados por toda a rede de Distribuidores nas últimas semanas. Como exemplo da estratégia da Ford, definida menos de um dia após o Governo Federal ter anunciado um pacote de medidas com o objetivo de estimular as vendas de veículos no País, o Novo Ford Ka, que tem preço de lista de R$ 26.460, já vinha sendo vendido nos distribuidores Ford de todo o Brasil por R$ 24.900 e passa a custar agora R$ 23.157. O mesmo acontece para todos os outros modelos que vinham sendo vendidos com bônus pelas concessionárias da marca.

Na prática, veja o que mudou com a nova tabela do IPI para os veículos novos:
Os carros com motor 1.0, que hoje têm imposto de 7%, terão IPI 0% agora. Para carros com propulsores até 2.0, o imposto cai de 13% para 6,5%. Nos modelos com a motorização acima de 2.1, a alíquota permanece de 25%. Vale ainda lembrar que nos carros movidos somentes a álcool, a alíquota cai de 11%, para 5,5%.

Acabei de falar com uma pessoa de uma concessionária da Chevrolet que me disse que a marca também vai aplicar integralmente a redução do IPI para a maioria dos modelos, inclusive para os preços promocionais. Apenas os carros com motor 2.0 vão ter redução de apenas 5,5%. Minutos depois da conversa, a Chevrolet publicou oficialmente a sua estratégia. Veja os novos preços sugeridos de alguns modelos que já estão valendo:

Celta 1.0, versão Life, hatchback, ano/modelo 2008/2009, de duas portas, de R$ 26.949 (preço público sugerido), para R$ 24.963.
Classic 1.0, versão Life, hatchback, 2008/2009, 4 portas, de R$ 27.398, por R$ 25.379.
Corsa 1.0, versão Joy, hatchback, 2008/2009, de R$ 31.629, por R$ 29.298.
Prisma 1.4, versão Joy, sedã, 08/09, de R$ 33.292, por R$ 31.442.
Astra 2.0, versão Advantage, hatchback, 08/09, de 4 portas, de R$ 48.350, por R$ 45.664.
Vectra 2.0, Expression, sedã, de R$ 57.545, por R$ 54.348.
Montana 1.4, versão Conquest, 08/09, de R$ 32.031, por R$ 29.695.
S10 2.4, versão Advantage, Cabine Dupla, 08/09, de R$ 60.058, por R$ 55.679.
Tracker 2.0, 08/09, de R$ 62.506, por R$ 58.484.

A Mercedes-Benz também divulgou os novos valores sugeridos dos seus modelos com motor abaixo de 2.0.

C 200 Kompressor Classic
Antes: R$ 151.900            Preço novo: R$ 142.200

C 200 Kompressor Avantgarde
Antes: R$ 172.900           Preço novo: R$ 161.900

C 200 Kompressor Touring Avantgarde
Antes: R$ 178.000           Preço novo: R$ 166.700

SLK 200 Kompressor
Antes: R$ 218.000           Preço novo: R$ 204.100

Veja o que disse a Renault:
Em virtude da redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), através do Decreto Nº 6.687, de 11 de dezembro de 2008, e divulgada no Diário Oficial no dia 12 de dezembro, a Renault do Brasil está reposicionando os preços sugeridos de todos os modelos que compõem a sua atual linha de veículos de passeio e da gama de utilitários Novo Kangoo Express 2009.

Após esse reposicionamento, o Clio Campus 1.0 16V 2 portas, modelo de entrada da gama Renault e comercializado por meio do sistema de vendas e-commerce – através do Portal de Vendas da Renault do Brasil -, terá preço sugerido de tabela de R$ 24.790, ou seja, uma economia de R$ 1.700,00. Já o Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex, mais recente lançamento da Renault do Brasil, terá preço sugerido de entrada de R$ 41.790, um redução de R$ 2.210 se comparado ao valor de tabela sugerido anteriormente.

A linha Mégane Sedan e Mégane Grand Tour, assim como os importados (Mégane Coupé Cabriolet e Grand Scénic), também se beneficiaram da redução das alíquotas do IPI. O Renault Mégane Sedan Expression 1.6 16V – versão de entrada da gama Mégane -, por exemplo, será vendido à R$ 51.290, o que representa uma economia de R$ 2.700 em relação ao preço sugerido antes do Decreto Nº 6.687.

A Honda também se manifestou a respeito, divulgando a nova tabela de preços de seus modelos (sul, sudeste e centro-oeste / norte e nordeste).

New Civic LXS MT Flex (08/08): 62.005 /  63.010
New Civic LXS AT Flex (08/08): 66.800 /  67.760
New Civic LXS MT c/ couro Flex (08/08): 63.575 / 64.585
New Civic LXS AT c/ couro Flex (08/08): 68.355 / 69.325
New Civic EXS AT Flex (08/08): 80.740 / 81.570
New Civic Si MT (08/08):  93.415 / 94.450

Honda New Fit LX MT Flex (08/09): 49.580 / 50.675
Honda New Fit LX AT Flex (08/09): 53.265 / 54.285
Honda New Fit LXL MT Flex (08/09): 53.300 / 54.380
Honda New Fit LXL AT Flex (08/09): 56.985 / 58.000
Honda New Fit EX MT Flex (08/09): 56.855 / 57.960
Honda New Fit EX AT Flex (08/09): 60.550 / 61.580
Honda New Fit EXL MT Flex (08/09): 60.490 / 61.525
Honda New Fit EXL AT Flex (08/09): 66.070 / 67.195

IMPORTADOS

Honda Accord LX (08/08): 93.370
Honda Accord EX V6 (08/08): 144.500
Honda CR-V LX AT (08/08): 88.410
Honda CR-V ELX AT (08/08): 102.910

A Volkswagen também se manifestou:

Nacionais

 – Gol 1.0L 3dr Total Flex    De 27.310    Para 25.300      
 – Gol 1.0L 5dr Total Flex    De 29.100    Para 26.960      
                          
 – Novo Gol 1.0L 5dr Total Flex    De 29.490    Para 27.320      
 – Novo Gol 1.6L 5dr Total Flex    De 32.980    Para 31.150      
 – Novo Gol 1.6L Power 5dr Total Flex    De 37.200    Para 35.140      
                          
 – Voyage 1.0L 5dr Total Flex    De 31.290    Para 28.990  
 – Voyage 1.6L 5dr Total Flex     De 35.530    Para 33.560  
 – Voyage 1.6L Tend 5dr Total Flex    De 37.980    Para 35.880  
 – Voyage 1.6L Comfortline 5dr Total Flex    De 39.820    Para 37.610  
                      
 – Fox 1.0L 3dr Total Flex    De 32.520    Para 30.150  
 – Fox 1.0L 5dr Total Flex    De 34.400    Para 31.895  
 – Fox 1.0L Route 3dr Total Flex    De 35.840    Para 33.200  
 – Fox 1.0L Route 5dr Total Flex    De 37.620    Para 34.850  
 – Fox 1.6L Plus 3dr Total Flex    De 38.000    Para 35.890  
 – Fox 1.6L Plus 5dr Total Flex    De 39.730    Para 37.525  
 – Fox 1.6L Route 3dr Total Flex    De 40.650    Para 38.400  
 – Fox 1.6L Route 5dr Total Flex    De 42.310    Para 39.965  
 – Fox 1.6L Extreme 3dr Total Flex    De 40.180    Para 37.950  
 – Fox 1.6L Extreme 5dr Total Flex    De 41.910    Para 39.585  
 – CrossFox 1.6L 5dr Total Flex    De 43.510        Para 41.100  
                      
 – SpaceFox 1.6L Plus 5dr Total Flex    De 48.250    Para 45.570  
 – SpaceFox 1.6L Sportline 5dr Total Flex    De 52.810    Para 49.880  
                      
 – Polo 1.6L 5dr Total Flex    De 43.570    Para 41.150  
 – Polo 1.6L Sportline 5dr Total Flex    De 51.430    Para 48.580  
 – Polo 2.0L GT 5dr Total Flex    De 55.840    Para 52.740  
                      
 – Polo Sedan 1.6L 5dr Total Flex         45.850            43.310  
 – Polo Sedan 1.6L Comfortline 5dr Total Flex         55.120            52.060  
 – Polo Sedan 2.0L Comfortline 5dr Total Flex    56.940    53.780  
                      
 – Parati 1.6L Plus 5dr Total Flex    De 39.910    Para 37.700  
 – Parati 1.8L Plus 5dr Total Flex    De 47.570    Para 38.150  
 – Parati 1.6L Surf 5dr Total Flex    De 40.390    Para 44.930  
 – Parati 1.8L Surf 5dr Total Flex    De 48.100    Para 45.430  
                      
 – Golf 1.6L 5dr Total Flex    De 52.700    Para 49.780  
 – Golf 1.6L Sportline 5dr Total Flex    De 57.410    Para 54.230  
 – Golf 1.6L Tech 5dr Total Flex    De 61.260    Para 57.860  
 – Golf 2.0L 5dr Total Flex    De 59.440    Para 56.140  
 – Golf 2.0L GT 5dr Total Flex    De 64.970    Para 61.370  
 – Golf GTi 1.8 Turbo 20V 5dr    De 102.060    Para 95.500  
                      
 – Saveiro 1.6L Total Flex    De 33.880    Para 31.410  
 – Saveiro 1.8L Total Flex    De 34.350    Para 31.850  
 – Saveiro Titan 1.6L Total Flex    De 34.440    Para 31.930  
 – Saveiro Surf 1.6L Total Flex    De 41.200    Para 38.200  
 – Saveiro Surf 1.8L Total Flex    De 41.540    Para 38.520  
                      
 – Kombi Standard 1.4L Total Flex    De 44.830    Para 44.830  
 – Kombi Lotação 1.4L Total Flex    De 50.080    Para 50.090  
 – Kombi Escolar 1.4L Total Flex    De 52.660    Para 52.670      
 – Kombi Furgão 1.4L Total Flex        De 42.850    Para 39.730

Importados

 – Bora 2.0 (M/T)    De 60.390    Para 56.510  
 – Bora 2.0 (A/T)    De 64.520    Para 60.370  
 – Jetta 2.5 (A/T)    De 86.990    Para 86.990  
 – Jetta 2.5 Variant (A/T)    De 91.990    Para 91.990  
 – Passat 2.0 Comfortline (200CV)    De 124.060    Para 116.080  
 – Passat 3.2 V6 (250CV)    De 169.100    Para 169.100  
 – Passat Variant 2.0 Comfortline    De 129.060    Para 120.760  
 – Passat Variant 3.2 V6    De 175.100    Para 175.100  
 – New Beetle 2.0 (M/T)    De 59.220    Para 55.410  
 – New Beetle 2.0 (A/T)    De 63.260    Para 59.190  
 – Touareg 3.2 V6    De 201.100    Para 201.100  
 – Touareg 4.2 V8    De 247.760    Para 247.760  

Atualizção (13/12):
Se o momento é bom para a compra de um 0 km, o mesmo não se pode dizer da venda de um usado. Os “semi-novos” ou “não tão semi-novos assim” sofreram um duro golpe com a redução do IPI. O internauta Marcio, de Recife, comentou e confirmou que o momento está ruim para o usado, especialmente se o modelo entrar na troca por um novo. Eu também pude confirmar isso hoje, quando ajudei um amigo na escolha de um carro 0 km. O preço do novo foi excelente; já o usado foi muito pouco valorizado… melhor dizendo, não foi nada valorizado! Então eu digo: o momento está muito bom para a compra de um 0 km; mas está péssimo para a venda de um usado. Fique atento!

Já para quem é contrário à compra de carros 0 km, pois acha que o governo cobra impostos altos demais, fica a dica do blog do Rafael Prada, neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *