Fiat Palio contra-ataca novo Volkswagen Gol

Novo-Fiat-Palio-flagrante-segredo
Reprodução de Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press – 20/12/08

Depois da chegada do novo Gol, as vendas do Palio pararam de incomodar o compacto da Volkswagen, o que preocupou bastante os italianos de Betim. Até o Uno superou o Palio nos últimos dois meses (outubro e novembro). Por causa disso, a Fiat prepara mudanças para o Palio, seu principal carro no mercado brasileiro. É verdade que a mudança visual era esperada em 2008, já para a linha 2009. Porém, parece que a Fiat ouviu, por antecipação, as críticas que receberia (e já recebe) por mudar seus modelos rápido demais e resolveu esperar mais um ano.

O Palio geração 4,5 já está pronto e sendo produzido. Quem publicou a informação foi o  jornal Estado de Minas, o Portal Vrum e o caça-segredos da Fiat Marlos Ney Vidal – sempre ele -, que também flagrou o carro sem nenhuma camuflagem. Eu tinha um pouco de receio do Palio ficar um pouco desproporcional com a frente do Siena; mas, vendo as fotos, gostei das mudanças. O aspecto simples da outra dianteira some com os novos faróis, que já equipam, além do Siena, Palio Weekend e Strada. A traseira, que teve apenas alteração na posição das siglas e no logotipo na linha 08/09, não muda. Resta saber se o modelo vai ganhar alguns equipamentos a mais de série, sem ter aumento de preço.

De acordo com o Marlos, a linha Fire do Palio vai ganhar o sobrenome Economy. As alterações serão as mesmas que o Mille recebeu para ficar mais econômico. Vamos torcer para ele ficar mesmo mais econômico. Agora, o ponto mais curioso da matéria do Marlos é o seguinte: “Por enquanto, a versão Economy chega na carroceria atual da linha Fire, tendo como única mudança a adoção do novo quadro de instrumentos, que será igual ao do Mille. Entretanto, no segundo semestre do próximo ano, a linha Fire deverá receber a carroceria da quarta geração da família, mas com faróis de parábola simples.”

Outra ponto esperado (mas não confirmado) para o Palio 4,5 é a adoção do motor 1.4 Fire Flex mais potente, com os mesmos 85 cv e 86 cv do Punto, Siena ELX e Palio Weekend Trekking. Num carro mais leve como o Palio, os 5 cv a mais em relação ao atual fazem boa diferença.

Depois do Palio 4,5, a próxima alteração do modelo será maior, com uma nova plataforma e tudo mais. O novo Palio deve chegar entre 2010 e 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *