Novo Volkswagen Fox em 2009

Novo Volkswagen Fox pode ficar assim – Reprodução da internet/bizarricesautomotivas.blogspot.com – 22/12/08

A Volkswagen finalmente está tentando corrigir as besteiras que ela fez no nosso mercado nos últimos anos, que custaram a ela a liderança no Brasil. Ao invés de lançar um novo sedã compacto (Voyage), ela investiu no Polo. Até aí tudo bem. O Polo é um ótimo carro, com excelente câmbio. Então a marca alemã preparou outra novidade: finalmente o novo Voyage? Não foi dessa vez. A Volks colocou no mercado o Fox, modelo que nasceu para ser o Gol, querendo ser o Polo, e acabou não sendo nada.

Em 2008, ela mudou seu carro mais importante no Brasil: o Gol, que é novo de verdade. Com ele, o novo Voyage finalmente foi lançado. Porém, agora a Volks tem Gol G4, novo Gol, Fox e Polo disputando quase o mesmo comprador. O que fazer então? O Polo ganhou atualizações interessantes na sua mudança de linha, ficando mais tecnológico e requintado. Gol G4 ficou mais barato e o novo Gol já chegou com as novidades. E o Fox, o que vai acontecer com ele?

O pior carro da Volks da atualidade – na minha opinião (tirando os superados Saveiro e Parati) – vai mudar de forma mais forte em 2009. Será que ele vai melhorar? Espero que sim… Quem me deu a dica deste post foi o internauta JCCG! De acordo com o blog Bizarrices Automotivas, a dianteira do Fox “terá um aspecto mais robusto e retílineo, para dar impressão de que o carro está mais largo e baixo. Na traseira as mudança serão bem discretas, apenas novas lanternas”. As rodas também serão novas. Veja a foto acima como o Fox deve ficar.

No interior, destaque para o novo quadro de instrumentos, provavelmente igual ao do novo Gol (adeus minúsculo conta-giros), para o acabamento um pouco mais refinado, para o “computador de bordo i-System, bancos de couro, rodas em aro 16″ (as da foto), ar condicionado digital Climatronic e até mesmo teto solar, herdado da versão européia”.

Para se posicionar entre os irmãos Gol G4, novo Gol e Polo, o Fox também terá mudanças de equipamentos. De acordo com o site, “todas as versões sairão de fábrica com ar-condionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, além de pneus 195/55 R15 (com calotas e rodas de ferro nas versões mais baratas). Airbag duplo e freios ABS serão opcionais disponíveis também para todas as versões”.

Debaixo do capô
Além do visual menos feio, outra grande atração da alteração do Fox pode ser a chegada do inédito motor 1.4 Total Flex, que aposentaria o 1.0 da raposa. Ele teria 86 cv de potência e 12,5 mkgf de torque com gasolina e 88 cv e 12,9 mkgf com álcool. “A VW promete baixo consumo mesmo com álcool e baixos índices de poluição, além de desempenho satisfatório”. O 1.6 VHT Total Flex continua em linha, sem alterações, com os 101 cv com gasolina e 104 cv com álcool. De acordo com o Bizarrices, o Fox “chegará em julho de 2009, a partir de R$ 37.000 na versão mais básica com duas portas, mas não se esqueça que ele já vem completo. CrossFox e SpaceFox também receberão as melhorias”.

Atualização (28/12/08)
Tenho recebido muitas críticas por estar criticando o Fox. Eu realmente não gosto do carro. Alguns dizem que estou falando bobagem porque não conheço o carro. Isso eu não concordo. Já testei dois Fox (1.0 e 1.6), já aluguei um 1.0 por 20 dias (infelizmente), já cuidei do Fox (1.6) da minha tia por 45 dias, enquanto ela estava viajando, e já andei inúmeras vezes do Fox de uma amiga. Continuo com a mesma opinião: novo Gol e Polo são muito melhores que o Fox!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *