Fiat Stilo Abarth – O adeus de quem não faz falta

Fiat+Stilo+Abarth+Brasil

Agora não tem mais jeito. O Fiat Stilo Abarth não está mais entre nós. Ele deixou de ser comercializada oficialmente pela marca. Na verdade, o modelo quase nunca esteve entre nós. De 2002, quando o Stilo foi lançado no Brasil, até 2008, foram apenas 942 unidades do Abarth vendidos em todo país, entre os mais de 75 mil Stilos vendidos durante o mesmo período.

A versão nem está mais disponível no site da Fiat. A explicação para isso é simples: preço! Em outubro de 2008, o modelo custava “míseros” R$ 92.890, valor suficiente para se comprar, por exemplo, um Honda Civic Si, Civic EXS, Ford Fusion, Volkswagen Jetta, Toyota Corolla SE-G, Linea T-Jet, entre muitos outros. Por isso a versão Abarth do Stilo era considerada um mico de mercado.

Fiat+Stilo+Abarth+esportivo

Equipamentos

Não posso negar que o modelo era muito bem equipado, especialmente na última linha disponível, que tinha airbag duplo, ABS, freios traseiros a disco, controle de tração, ar-condicionado, direção elétrica, kit NGI, entre outros itens. Além disso, os 167 cv do motor 2.4 20V de cinco cilindros garantiam um ótimo desempenho, deixando a condução do modelo “nervosa”.

Porém, o propulsor, embora moderno, sempre foi alvo de muitas críticas dos donos do Marea (que também foi equipado com a mesma motorização) por causa da sua alta manutenção e pelo preço acima da média das peças de reposição.

Espero que esta versão tenha feito 942 felizes proprietários; mas, na minha opinião, o Stilo Abarth não vai fazer falta ao mercado nacional.

Fotos: Fiat/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *