Projeto Viva da Chevrolet e novo Fiat Uno são destaques

Não é segredo para ninguém que a Chevrolet e a Fiat estão trabalhando em projetos de novos modelos compactos. A turma da GM desenvolve o projeto Viva, veículo que vai substituir o nosso Corsa. Já os italianos trabalham paralelamente (mesmo que um projeto ande mais rápido que o outro) com os novos Uno e Palio.

Estadão/Reprodução da internet/blogauto.com.br – 16/1/09

Chevrolet
O projeto Viva tem linhas inspiradas no GPix, conceito que a Chevrolet mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo de 2008. Se ele seguir mais do que as linhas, ele terá dimensões maiores que o atual Corsa, algo um pouco semelhante ao Renault Sandero. Além da versão hatch, flagrada pelo Estadão, a previsão é que a família tenha uma picape, um pequeno jipe, para brigar com o EcoSport, e um sedã, que pode ser um notchback (lembra do Escort?).

Os faróis traseiros, por exemplo, serão diferentes do Corsa atual, que ficam no alto. No Viva, eles estão na posição mais tradicional (repare na foto acima, do lado esquerdo). Já a dianteira não foge muito da arte abaixo, feita pelo Jorge L. Fernádez, do blog Area 75. O modelo tem linhas agressivas, robustas e bem mais modernas que o Corsa.

Jorge L. Fernádez/reprodução da internet/http://area75.com.ar/cardesign/ – 16/1/09

A previsão é que o primeiro integrante da família Viva seja lançado já em 2009, no segundo semestre. Rumores apontam para o mês de agosto. Fica a dúvida da sobrevivência do Corsa, uma vez que o Astra morrerá em 2011 ou 2012. Acho que os Corsa continua no mercado, com menos versões, e, aos poucos, irá saindo de linha.

Fiat (dica do internauta JCCG)
Já o blog Pit Stop publicou uma foto da revista AutoOggi do que pode ser o novo Uno. Na verdade, a imagem é do novo Seiscento, irmão do Fiat 500. É interessante que a revista afirma que o modelo será produzido em Betim, além da Polônia, Sérvia e Turquia.

Fiat 600 pode ser o novo Uno?Reprodução da internet/pitstopbrasil.wordpress.com – 16/1/09

O 600 terá custo de produção mais baixo e muitas peças compartilhadas com outros veículos da marca. Segundo a publicação, o Seiscento custaria em torno de 6.000 euros, o equivalente aproximado a R$ 18.000. Por causa do preço é que podemos acreditar que esse possa ser o esperado substituto do Uno, que está nas nossas ruas há mais de 20 anos. Será mesmo? Você gostaria de ter o carro da imagem acima no mercado brasileiro? Eu gostaria, mas não acho que esse será o novo Uno.

Ainda não existe um prazo preciso para o lançamento dos novos Palio e Uno. Um deles é esperado para o intervalo que vai entre o segundo semestre de 2010 e o final de 2011 (Uno). O outro poderia vir em 2012. Mas só mesmo a Fiat para saber (e não divulgar) nesse momento as datas de lançamento.

Contato do Jorge L. Fernádez: info@area75.com.ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *