Opel mostra um Astra de verdade! Veja isso, Chevrolet!

Novo+Chevrolet+Astra+General+Motors+Opel
Opel/Divulgação

Desde o lançamento do Vectra GT, tanto ele quanto o Astra sempre estiveram envolvidos em polêmicas. O que acontece é o seguinte: na Europa, o nosso Astra foi substituído por uma nova versão, com plataforma mais moderna, com visual renovado e com outras melhorias. Essa nova versão serviu de inspiração para o nosso Vectra GT. Mas, no Brasil, o mesmo não aconteceu. O “velho Astra” continua sendo vendido, mesmo depois da chegada do “novo Astra”; ou seja, Astra e Vectra GT convivem pacificamente.

Acredito que a GM ficou numa situação “complicada” (e boa) no Brasil. Quando ela estudava lançar o “novo Astra” (Vectra GT por aqui), ela não esperava que os então “novos” concorrentes do Astra não fossem dominar o segmento de hatches médios. Com isso, o Astra continuou na ponta do ranking e vendendo muito! O que fazer então com o “novo Astra”, derivado do “velho Astra” para poupar despesas? A solução foi lançá-lo com o nome do veículo considerado um segmento acima do Astra, o Vectra. Então nasceu o Vectra GT, a versão hatch do Vectra sedã, que na Europa é o Astra, que passou a ser considerado um hatch médio premium.

Passada a confusão, o Astra europeu passou a enfrentar as novas gerações de concorrentes de peso, como o Focus e, principalmente, o Golf. Depois da Volkswagen mostrar as novidades e qualidade da 6ª geração do seu modelo, a Opel (braço europeu da GM) contra-ataca agora exibindo o Astra 2010 ! E que ASTRA (com letras maiúsculas mesmo)!

O modelo ficou muito bonito, com visual moderno e esportivo. Espero que nós não precisemos esperar até setembro, no Salão de Frankfurt, para conhecer o carro com mais detalhes. Até o momento, sabe-se que ele deverá ter motor 1.4 com 90 cv de potência, que vai priorizar a economia de combustível e baixa emissão de poluentes. Além dele, um propulsor com 180 cv também é esperado, assim como a versão 1.7 turbodiesel, com cerca de 110 cv. A esportiva versão GTC, que deverá ser um maravilhoso cupê de duas portas, deverá ter motor V6.

Segundo a imprensa internacional, o novo Astra cresceu 15 cm no comprimento em relação ao atual europeu. Chega a ser injusto compará-lo com o nosso Astra brasileiro (que não é feio e é um ótimo carro), lançado em 1998, e com o Vectra GT Remix.

Apenas para encerrar a “confusão Astra” que citei acima, basta a GM atender à campanha que estou lançando oficialmente aqui:

CHEVROLET, LANCE O NOVO ASTRA NO BRASIL EM 2010!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *