Impressões: Espaço para tudo e todos no Fiat Idea ELX

Na segunda edição do Impressões, temos mais um veículo italiano, um Fiat Idea ELX 1.4, enviado pelo Rafael Dias de Almeida, de Vila Velha (ES). Pelas fotos, vemos que o carro dele está muito bem cuidado.

Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas e o Rafael, basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com.

Fiat Idea

Fiat Idea ELX 1.4

“Após 2 anos de sofrimento com um Palio 1.3 ELX 2004, que teimava em freqüentar constantemente a concessionária, em 2006 resolvi trocá-lo por um Idea 1.4 ELX. Infelizmente na época a Fiat não oferecia o kit Creative, assim tive que desembolsar um dinheiro a mais em alguns opcionais como: ar condicionado, rodas de liga leve, retrovisores da cor do carro entre outros itens que hoje são de série.

A minivan ou monovolume, como alguns preferem dizer, vem atendendo muito bem às necessidades da minha família, por apresentar um espaço interno excelente – quando entro em outros carros me sinto apertado – ponto para a altura do teto e assoalho plano que facilita a vida do passageiro central no banco traseiro. O porta-malas com 380 litros comporta bem as compras do dia-dia, sem contar a grande quantidade de porta-objetos.

Ao volante, o Idea apresenta a posição de dirigir elevada, que considero boa. Porém, a visibilidade é prejudicada pela coluna A, que pode esconder uma pessoa atravessando a rua; além disso, os retrovisores externos são pequenos, o que requer atenção ao mudar de faixa. Ainda no interior, o carro é bastante silencioso, graças aos vidros laterais laminados, porém o silencio é quebrado com um som de ik, ik, ik vindo do painel e console do teto, quando se passa por ruas de calçamento ruim.

Quanto ao desempenho, o motor 1.4 para uso na cidade é satisfatório, já na estrada ele sofre bastante em trechos de subida e em ultrapassagens. Em relação ao consumo, considero bom, com gasolina tenho feito 10 km/l.

Alguns problemas apresentados durante a garantia de 1 ano.

1 – Troca da boia do reservatório de partida a frio;
2 – Troca da bateria;
3 – Silencioso do escapamento foi trocado 4 vezes (carro com 3 anos de uso), devido aparecimento de corrosão. Todas as trocas foram feitas pela Fiat sem cobrança, mesmo o carro estando fora da garantia. Motivo da corrosão não foi encontrado.

Com a noticia de que em 2010 a Fiat irá lançar o Idea com o visual renovado, espero que as alterações não fiquem apenas na carroceria, sendo também, melhorado o motor e mudado o painel que é o mesmo da família Palio.”

Opinião do blogueiro

Compartilho boa parte das impressões do Rafael a respeito do Fiat Idea. Gosto do espaço interno e dos vários porta-objetos. Mesmo não muito tempo distante da primeira plástica, o visual do modelo ainda me agrada, mas acho que as alterações estéticas serão bem-vindas. Gostei também do teto solar Skydome, embora eu considere este equipamento caro e bastante sujeito a defeitos.

Mas não acho que a versão ELX 1.4 tenha desempenho satisfatório. Considero a motorização muito fraca para o conjunto do carro, até mesmo na cidade. Os 80 cv com gasolina e 81 cv com álcool, aliados aos 12,2 mkgf (G) e 12,4 mkgf (A) de torque do motor 1.4 flex não são suficientes para os 1.180 kg do modelo.

Na carro que testei (era um daqueles laranjas da época do lançamento) faltava força em subidas no trânsito urbano, principalmente quando o ar-condicionado ligado. Na hora de fazer uma ultrapassagem na estrada, precisei ficar muito atento para calcular o tempo certo para a manobra, já que faltou fôlego ao veículo. Pelo menos o Idea deve ganhar os 5 cv extras vindos com o Punto na próxima linha. Não é muita coisa, mas já ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *