Notícias da Volkswagen

Tom Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil – Foto de Marcos Vieira/EM/D.A Press – 18/6/09

Estive numa coletiva de imprensa do presidente da Volkswagen do Brasil, Tom Schmall, e de outros executivos da marca na última quinta. Foram abordados vários assuntos importantes e interessantes. Fiz um pequeno resumo e selecionei o que achei mais interessante para este espaço:

Mercado mundial
. Depois da Alemanha, Brasil e China são as prioridades da Volkswagen;
. Das vendas mundiais da Volkswagen, atualmente, o Brasil é responsável por 16% de participação. Dois anos atrás, o mercado brasileiro representava 12% das vendas globais da marca.
. Hoje, o Brasil tem oito pessoas para um carro. A Alemanha tem 1,2 pessoa para cada carro. Já o México tem cinco pessoas para um carro. Para a Volks, o mercado brasileiro vai chegar no mesmo nível do México em 2014;
. A Volkswagen nunca pensou em “investir” na General Motors, comprando alguma de suas marcas, como a Saturn, Hummer ou Opel;
. Para Schmall, seria interessante o acordo com a Porsche, pois seria mais uma marca forte para fazer parte do Volkswagen Group.

Mercado nacional
. A partir de julho, se a redução do IPI acabar, a Volkswagen vai trabalhar com estoques menores para enfrentar melhor uma provável queda de vendas;
. Segundo Schmall, uma ação para ajudar a compensar o fim da redução do IPI seria investir em crédito para financiamentos;
. Para a Volkswagen, na crise, é sempre interessante para a marca investir em novos produtos e em exposição na mídia, já que, com a queda de vendas, a marca não pode diminuir os anúncios para não sumir do mercado (se esconder);
. O retorno escalonado do IPI seria o mais adequado;

Lançamentos
. O Volkswagen Group vai lançar, nos próximos cinco anos, 47 veículos inéditos em todo mundo;
. Segundo Schmall, a Volkswagen antecipou sete lançamentos de 2010 para 2009 no Brasil;
. Ao todo, a marca vai ter 16 novidades em 2009. Dessas, sete já foram lançadas: Tiguan, Passat, EOS, Bora flex, Fox Sunrise, Polo E-Flex e Polo Bluemotion (não necessariamente nesta ordem).

Num determinado momento da coletiva, perguntei ao Tom se o fim da redução do IPI atrapalharia os outros lançamentos da marca 2010, em especial os dois que a fábrica cuida com mais carinho (Fox reestilizado e Saveiro). A resposta dele, com um grande sorriso no rosto, foi em forma de pergunta: “Por favor, você poderia me falar mais desses dois lançamentos?”.

Infelizmente nenhum executivo comentou sobre o Fox reestilizado, a nova Saveiro e o Gol GTI. Falando do campeão de vendas, a sua versão esportiva, se sair mesmo, terá visual mais agressivo, com máscaras negras nos faróis, grade do tipo colmeia (estilo inspirado no Polo GTI), rodas com aro 16″, suspensão ligeiramente mais baixa e motor 1.4 TSI, importado da Alemanha, que deve gerar entre 140 cv e 160 cv de potência. Seu preço ficará acima dos R$ 35.490 sugeridos para o Gol 1.6 Power. Acredito que o valor fique entre R$ 40.000 e R$ 60.000, embora eu ache que esse carro não será lançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *