Projeto Viva da Chevrolet já tem nome: Agile

Agile é o nome do novo hatch que a Chevrolet vai lançar no último trimestre de 2009 no Brasil, provavelmente em outubro. É o primeiro “filho” do Projeto Viva.  Suas principais características devem ser o visual moderno, inspirado no conceito GPiX (foto abaixo) , o amplo espaço interno e a posição elevada de dirigir. Ele não deve aposentar o Corsa, nem o Astra, já que o Agile está entrando num “novo” segmento, que já tem modelos como o Fox (grande adversário no novo GM), Polo, Punto e Sandero.

O Agile será fabricado, inicialmente, na planta de Rosário, na Argentina, e deverá custar entre R$ 35.000 (Corsa Premium 1.4) e R$ 44.000 (Astra Advantage), com motor 1.4 Econo.flex. Vale lembrar que o nome Agile não é tão inédito para a marca, já que a General Motors já comercializa, na Europa, o Opel Agila.

Conceito GPiX serviu de inspiração para o visual do Agile

Depois do hatch, a família Viva deverá gerar um crossover compacto, para brigar com o Ford EcoSport, em 2010. Depois viria uma picape, que talvez substitua a Montana. Como eu disse no post anterior, o Agile é o modelo que eu mais aguardo em 2009. Se ele tiver o visual bastante parecido com o GPiX, com linhas bonitas e modernas, mas sem ter um aspecto “minivanizado”, ele tem tudo para ser um sucesso e virar mais um best-seller da Chevrolet, como Corsa (todos) e o Astra, modelos que que ficarão abaixo e acima do Agile.

A verdade é que a Chevrolet não pode errar. Com a crise, o Agile é o modelo mais importante da marca nos últimos anos para o nosso mercado e para muitos outros. Ele precisa ser um tiro certeiro, como aconteceu com o novo Gol. Finalmente a Chevrolet parece estar se movendo, Alterando, embora ainda de forma lenta, seu estilo “jurássico” de mudanças para algo mais moderno. Já está na hora de investir em novos produtos e dar menos importância a modelos com projeto de 10 anos atrás (ou mais). Não que Classic, S10, Celta, Astra e Corsa sejam carros ruins, muito pelo contrário. Mas a Chevrolet precisa urgentemente mudar a cara da marca com produtos mais novos e modernos.

Fotos: Chevrolet/Divulgação

Comentários (2)

    • Mônica, o GPix deu origem ao Agile, que já saiu de linha. A Chevrolet não trabalha mais em projetos com essa plataforma. O último veículo remanescente é a picape Montana atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *