Chevrolet Corsa e Ford Focus: os opostos ecológicos

O Ministério do Meio Ambiente divulgou recentemente um ranking dos automóveis mais (e menos) poluentes vendidos no Brasil. O que mais me chamou a atenção, sem dúvida, foi a forte presença de carros flex abastecidos com álcool na lista.

Ao todo foram feitas 250 avaliações de veículos produzidos (apenas) em 2008, sendo uma para automóveis “monocombustíveis” e duas para os bicombustíveis (um para o álcool e outro para a gasolina). Os testes foram realizados antes do início da nova fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2009. Vale lembrar que os veículos deverão reduzir a emissão de poluentes em 33% a partir de 2013 (diesel) e 2014 (gasolina/álcool).

A pesquisa analisou a emissão de três gases: monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, que fazem mal à saúde, mas que não influenciam diretamente no aquecimento global. O nível de emissão de dióxido de carbono, o principal causador do efeito estufa, também foi avaliado. Estranhamente o nível de emissão de CO2 não foi levado em consideração na classificação final (quanto mais alta a nota, mais “verde” é o carro).

Antes de partir para o resultado, vale citar que os produtores de álcool, representados pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar, já reclamaram da pesquisa, principalmente da sua metodologia. Por que deixar o nível de emissão de CO2 de fora? Para o governo federal, de acordo com a orientação internacional, a produção do álcool (combustível), a partir da cana-de-açúcar, captura carbono da atmosfera, zerando a emissão de gás carbônico.

RANKING
O carro mais “ecológico” foi o Ford Focus 2.0 a gasolina, com nota 9,4. O curioso é que muitas pessoas não compram o carro pelo fato dele não ser flex. Será que isso vai mudar agora? O segundo colocado, que na época (2008) era apenas a gasolina, foi o Nissan Tiida 1.8, com 9,2, que tem vendas ridículas, empatado com o “super popular” New Fit EX 1.5 16V flex, quando abastecido com gasolina.

Na parte de baixo da tabela ficou o Chevrolet Corsa 1.4 Econo.Flex quando movido a gasolina, com nota 4,8 (7,1 com álcool). O segundo pior foi o Peugeot 307 Sedan 1.6 flex, com 5,2 e álcool no tanque.

Quem quiser consultar os níveis de emissão dos veículos brasileiros de 2008, basta clicar aqui.

(Imagem: Folha Online)

Vale citar alguns pontos interessantes:

. Apenas oito carros obtiveram notas superiores a nove;
. Quando combinada a posição no ranking com o grau de emissão de gás carbônico, o pior desempenho foi do Ford Ranger XL 2.3;
. Entre os mais poluentes, Corsa (1º), Montana (3º) e Prisma (15º) têm o mesmo motor: 1.4 Econo.Flex;
. Entre os mais poluentes, 307 Sedan e hatch (2º e 12º, respectivamente) e Xsara Picasso (4º) têm o mesmo motor: 1.6 16V flex;
. Entre os mais poluentes, C3 (5º) e 207 SW (7º) têm o mesmo motor: 1.4 8V flex;
. Entre os mais poluentes, Fox (8º) e Gol (14º) têm o mesmo motor: 1.0 8V VHT flex;
. Dos 15 mais poluentes, apenas o EcoSport 2.0 (11º) e a Ranger XL 2.3 (13º) não têm motores flex;
. Dos 15 menos poluentes, Fit (3º, 4º, 6º, 11º e 12º) e Civic (13º) foram responsáveis por seis posições;
. Entre os menos poluentes, mesmo com o mesmo motor, 1.0 Fire flex, as quatro versões do Uno Mille (8º, 9º, 10º e 14º) tiveram três novas diferentes;
. Entre os menos poluentes, o caro Ford Edge ficou em 5º, com seu motor 3.5 importado;
. Entre os menos poluentes, o também importado Captiva ficou em 15º, mas com o motor V6 3.6, e não o Ecotec 2.4.

Atualização
O Blogauto publicou a lista de carros
mais e menos poluidores, segundo o Ibama, ampliada. Vejam:

Os ecológicos

1. Ford Focus 2.0 (gasolina)
2. Honda New Fit EX 1.5 (gasolina)
3. Nissan Tiida 1.8 (gasolina)
4. Honda New Fit LXL 1.4 (gasolina)
5. Ford Edge 3.5 (gasolina)
6. Honda New Fit LX 1.4 (gasolina)
7. Chrysler PT Cruiser 2.4 (gasolina)
8. Fiat Uno 1.0 (álcool)
9. Fiat Uno Way 1.0 (álcool)
10. Honda Civic LXS 1.8 (gasolina)
11. Fiat Uno 1.0 (gasolina)
12. Fiat Uno Way 1.0 (gasolina)
13. Honda New Fit LX 1.4 (gasolina)
14. Honda New Fit LXL 1.4 (gasolina)
15. Ford Fiesta 1.6 (álcool)
16. Honda Civic SI 2.0 (gasolina)
17. Chevrolet Captiva Sport FWD 3.6 (gasolina)
18. Volkswagen Golf Turbo 1.8 (gasolina)
19. Ford Focus 2.0 (gasolina)
20. Ford Fusion 2.3 (gasolina)
21. Honda New Fit EX 1.5 (gasolina)
22. Chevrolet Captiva Sport AWD 3.6 (gasolina)
23. Fiat Siena 1.4 (gasolina)
24. Fiat Linea 1.4 (gasolina)
25. Toyota Corolla 1.8 (álcool)
26. Citröen C4 Picasso 2.0 (gasolina)
27. Honda Civic EXS 1.8 (gasolina)
28. Volkswagen Bora 2.0 (gasolina)
29. Honda Fit EX 1.5 (gasolina)
30. Volkswagen Golf Turbo 1.8 (gasolina)
31. Fiat Linea 1.9 (gasolina)
32. Citröen C4 Sedan Pallas 2.0 (álcool)
33. Honda Civic LXS 1.8 (gasolina)
34. Toyota Corolla 1, 8 (gasolina)
35. Volkswagen Gol / Saveiro / Parati 1.8 (gasolina)
36. Honda Fit LX 1.4 (álcool)
37. Fiat Siena 1.4 (gasolina)
38. Fiat Línea 1.9 (gasolina)
39. Volkswagen Gol / Saveiro / Parati (T.F.) 1.6 (gasolina)
40. Volkswagen Jetta 2.5 (gasolina)
41. Volkswagen Bora 2.0 (gasolina)
42. Peugeot 307 2.0 (álcool)
43. Fiat Palio SW 1.4 (álcool)
44. Honda Fit LXL 1.4 (álcool)
45. Honda Fit LXL 1.4 (gasolina)
46. Honda Fit LXL 1.4 (motor L4/L13A4 – gasolina)
47. Ford Fiesta 1, 6 (gasolina)
48. Fiat Palio Week 1.4 (álcool)
49. Ford Fiesta 1.0 (álcool)
50. Volkswagen Novo Gol / Voyage 1.6 (gasolina)

Os mais sujos

1. Chevrolet Corsa 1.4 (gasolina)
2. Peugeot 307 Sedan 1.6 (álcool)
3. Citroën Xsara Picasso 1.6 (álcool)
4. Citroën C3 1.4 (álcool)
5. Renault Scénic 1.6 (álcool)
6. Chevrolet Montana 1.4 (gasolina)
7. Renault Scénic 1.6 (gasolina)
8. Volkswagen Kombi-STD 1.4 (gasolina)
9. Peugeot 207 SW 1.4 (gasolina)
10. Volkswagen Fox 1.0 (álcool)
11. Ford EcoSport 4×4 2.0 (gasolina)
12. Peugeot 307 1.6 (álcool)
13. Ford Ranger XL 2.3 (gasolina)
14. Chevrolet Prisma 1.4 (álcool)
15. Volkswagen Novo Gol 1.0 (álcool)
16. Peugeot 207 1.4 (gasolina)
17. Ford EcoSport 4×2 2.0 (gasolina)
18. Fiat Palio Adventure 1.8 (álcool)
19. Chevrolet Tracker 2.0 (gasolina)
20. Chevrolet Zafira 2.0 (gasolina)
21. Mitsubishi Pajero TR4 2.0 (álcool)
22. Peugeot 206 SW 1.6 (álcool)
23. Renault Logan/Sandero 1.6 (gasolina)
24. Volkswagen Novo Gol/Voyage 1.0 (álcool)
25. Citröen Xsara Picasso 1.6 (gasolina)
26. Renault Mégane Grand Tour 1.6 (gasolina)
27. Peugeot 207 1.4 (álcool)
28. Peugeot 207 Sedan 1.4 (gasolina)
29. Chevrolet Prisma 1.4 (gasolina)
30. Fiat Siena Fire 1.0 (álcool)
31. Chevrolet Astra 2.0 (gasolina)
32. Peugeot 206 SW 1.4 (álcool)
33. Fiat Palio 1.0 (álcool)
34. Renault Kangoo 1.6 (álcool)
35. Renault Kangoo 1.6 (gasolina)
36. Renault Logan/Sandero 1.0 (gasolina)
37. Fiat Punto 1.8 (álcool)
38. Citröen C3 1.6 (álcool)
39. Citröen C3 1.4 (gasolina)
40. Volkswagen Cross Fox 1.6 (álcool)
41. Volkswagen Fox 1.0 (gasolina)
42. Chevrolet Classic 1.0 (gasolina)
43. Peugeot 206 1.4 (álcool)
44. Renault Logan 1.0 (gasolina)
45. Peugeot 207 SW 1.6 (gasolina)
46. Volkswagen Fox 1.6 (álcool)
47. Peugeot 207 1.6 (gasolina)
48. Volkswagen Polo/Polo Sedan 1.6 (álcool)
49. Volkswagen Gol 1.0 (álcool)
50. Fiat Strada 1.4 (gasolina)

Comentários (16)

  1. São carroças mesmo, na hora de poluir os fraceses dão banho neste quesito, dos 15 acima 7 são franceses, e ainda tem maluco que compra estas joças. É FATO(licença leônidas).

    Renato Dantas

  2. Interessante.
    Vem provar que os motores mais novos (de verdade) são a maioria dos que poluem menos.
    Queria ver a posição do motor do Punto/Linea Tjet.
    Já o melhor colocado da Volks (Golf GTI) foi tirado de produção no Brasil esse ano e uma das justificativas foi exatamente a nova norma Proconve.

  3. Outra coisa, brasileiro mal olha consumo na hora de comprar o carro! Quanto mais emissão de poluentes! HA!
    Vai demorar ainda pra ver alguém daqui dizer “desisti do carro x pq poluía mais que o y”. hehe

    Abraços!

  4. Fico ainda mais satisfeito com meus 2 Honda Fit – o “Senior” e o “Junior”. Fico imaginando onde estaria minha “falecida” Pajero GLS 3.5 V6 nessa lista…

    Um abraço,
    Alberto

  5. Parizzi, aí está mais um vacilo da Ford. Pq não investir na publicidade sobre este tipo de pesquisa? Conscientizar os consumidores que o carro somente à gasolina pode ser melhor que o flex.
    Já que entrei nesse assunto, estou chegando à conclusão de que nem sempre é vantagem ter um flex na garagem. A grande maioria dos 1.0 não é mais econômico como antes. O new civic também segue a mesma linha. Era bom somente à gasolina, mas é beberrão flex.

  6. Impressionante o Honda New Fit, ainda dizem que não vale o que a Honda pede, acho que isso é o inverso, GM, Fiat, VW tão cobrando muito por carros e motores ultrapassados.

    Não sou defensor da Honda, nem tenho um Honda, mas já começo a ver essa situação de outro angulo.

  7. Parizzi, valeu nem ia notar isto…hehe
    Veja que coisa: indo contra o fato de que os motores mais novos geralmente poluem menos, o Linea Tjet que tem um motor bem moderno (de acordo com a Fiat) perde em emissões para o EA113 da VW (presente no GTI por ex.) que foi concebido em 1993. (???)
    Bastante espantoso… 🙁

  8. Mesmo sendo uns dos mais poluidores, recebeu uma nota 6,2(gasolina) e outra 7,1(alcool) , ou seja, média de 6,65…não é uma nota tão ruim. Mais vou usar só mais alcool, pra tentar fazer minha parte…pq não pretendo trocar de carro nos proximos 2 anos!

  9. Fiquei na duvida agora se o corsa 1.4 é o que mais polui mais (modelo que deve ser 2008 em diante) o que dizer do meu corsa 1.8 flex ano 2005??
    Há e para finalizar ótima matéria ja vou curtir no facebook..Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *