Qual carro comprar – Novo compacto na garagem

Dando sequência à parte pública da seção “Qual carro comprar”, estou publicando a dúvida da Ana, que quer aproveitar o final do IPI reduzido para trocar de carro. Recentemente ela vendeu seu Fiat Brava e agora ela quer um carro menor, com a seguintes características:

. Pequeno (para caber em qualquer vaga)
. Econômico e pouco poluente
. Com seguro barato
. Com manutenção barata

Vejam o que ela e o marido disseram: “Adoramos o nosso Ka atual (nota do blogueiro: modelo anterior ao novo Ka), mas lemos alguma críticas negativas que dizem que o novo modelo (1.0 com todos os opcionais) perdeu muito em relação ao que temos (motor mais fraco, acabamento pior e mais consumo). Ficamos na dúvida entre ele e o Clio (1.0, 4 portas, com ar e direção), que tem mais conforto e potência. Contra o Clio lemos que o seguro é mais caro, tem menor espaço interno e mais difícil de vender porque o modelo é ultrapassado.

O que você acha? Colocaria outro carro com perfil parecido nesta comparação?”

Vejam a minha resposta:

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Pelo perfil do carro que você quer, vejo o Palio Economy e o Mille Economy como dois bons indicados, embora o preço do seguro de ambos mereça atenção. O Ka também seria interessante, assim como o Celta. Mas, sobre o Ka atual, tudo que você leu está certo. Por outro lado, o Ka ganhou mais espaço interno, porta-malas maior e um pouco mais de conforto se comparado ao Ka antigo. Já o Celta é pequeno, tem desempenho interessante, média de consumo razoável para boa e manutenção considerada média. O problema dele é o espaço interno, o acabamento muito simples, a posição de dirigir (deslocada para o lado, como no Gol G4) e a falta de segurança.
A respeito do Clio, também concordo com tudo que você escreveu. Pessoalmente, não gosto muito dele por causa do visual, espaço interno e ergonomia. Além disso, ele está mais próximo de sair de linha se comparado aos concorrentes. O Clio seria a minha última opção (com o Celta em penúltimo, praticamente empatado com o Renault). Se você estiver pensando no Peugeot 206 de entrada, saiba que ele é “1.4 com preço de 1.0” – anda mais e bebe mais. Só valeria se você conseguisse um excelente negócio (daqueles mesmo!). As minhas primeiras opções seriam o Ka e o Palio Fire Economy, mas isso é muito pessoal, já que o carro precisa te deixar feliz.

Veja esse link aqui. Acho que ele pode te ajudar muito!

Vamos conversando.

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Eu passo a pergunta para vocês! Qual compacto, com as características acima citadas, a Ana deve escolher?

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Atualização, sobre o Gol:
A Ana não gosta muito do Gol, por isso o modelo praticamente não entrou nos comentários, mas vale deixar abaixo algumas considerações sobre o modelo.

O Gol também seria uma escolha interessante em qualquer geração, mas o preço do seguro também merece muita atenção. O Gol G4 “aguenta bem o tranco”, mas tem espaço interno ruim, acabamento extremamente simples e posição de dirigir ruim, além do banco desconfortável. Já o Gol G5 tem mais espaço, melhor acabamento e posição de dirigir mais confortável. Falta um pouco de conjunto desempenho/consumo ao modelo 1.0.

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Pessoal, a Ana agradeceu imensamente os comentários aqui do De 0 a 100 e levou muito em consideração as dicas e sugestões. Mesmo sem gostar, ela fez um teste drive no novo Gol 1.0 por causa dos comentários aqui do blog. Mas, como eu esperava, ela não gostou muito do carro.

A Ana acabou ficando entre dois carros: Peugeot 206 1.4 e Ford Ka 1.0. Ela andou nos dois, mas acabou escolhendo um Ka 1.6 (que não é o das fotos – de divulgação da Ford)! Ela está felicíssima com a escolha (o que é o mais importante) e acabou escolhendo versão Tecno (que é o Kit Class + o Kit Pulse, além de quatro alto falantes, calotas exclusivas e painel de instrumentos com novo grafismo) que custou R$ 31.900 – uma ótima compra na minha opinião, levando em consideração o preço (abaixo do sugerido pela marca, que é de R$ 34.850 ) e o fato do carro ter ar-condicionado, direção hidráulica, banco traseir com encosto rebatível, alarme, rodas de aço de aro 14″ (bem melhor do que 13″), trava e vidros elétricos e CD-Player original de fábrica que lê arquivos em MP3 e WMA e com conexão Bluetooth para celular e entradas auxiliar e USB. Faltou só o airbag duplo, que fica para a próxima.

Comentários

  • Voto com o Leônidas. Acho que o novo Gol está show, nas duas versões de motorização. Lembre-se também que se você andar com um carro 1.0 “pisando fundo” (giro do motor lá em cima), ele irá gastar tanto combustível quanto um Maverick. Quanto ao seguro, esse é difícil de estipular, pois depende do perfil de cada um. Se você tem 20 anos, mora em Perus ou Guaianazes, e deixa o carro fora do estacionamento/garagem, prepare o seu bolso…

  • Anonymous disse:

    Olá, pessoal. Eu gostei bastante do Picanto – pelo pacote que oferece. Mas, sem dúvida, pela capilaridade da rede de atendimento, facilidade de encontrar peças, etc etc, eu ficaria com o Palio Fire ou o novo Gol.
    Um abraço, Alberto

  • jow disse:

    Sem dúvidas o novo Gol, mas ele é mais caro do que os carros desejados pela Ana.

    Parizzi, não entendi uma coisa. Vc descarta o Clio por ser velho e lista o Palio Economy (uma versão antiga do Palio)? Vacilou aí em..

    Dependendo do preço, eu ficaria com o novo Gol ou com o Celta. O Ka fica de fora por ser duas portas.

  • O novo gol 1.0 ñ é uma boa, está dando muito problema, pelo jeito vai ter outro recall, o motor 1.0 da VW está baixando muito o nivel de óleo tem muitos casos destes na comunidade, o nivel do óleo vai de max a minimo a cada 5.000 mil km.

  • Não sei aonde a Ana mora, mas comprar carro 1.0 com ar é só em último caso (carro fica fraco e beberrão). O melhor seria tirar o ar e investir em um veículo com uma motorização melhor, ou guardar o dinheiro. Essa é apenas minha opinião, mas por experiência própria… Carro 1.0 é muito relativo. Você poderá conseguir o mesmo consumo (de um 1.0) com um carro mais potente, dependendo da sua cidade, trânsito e principalmente do jeito que você dirige. Motor 1.0 só tem um baixo consumo se você dirigir de forma extramente cuidadosa, atenta e, claro, devagar. No final, acaba-se por perder potência (podendo ter um 1.4 ou 1.6) e aumentando no consumo (com o 1.0), ou seja, dá tudo errado. Então, muito cuidado a partir daí, para não se arrepender depois.

  • Quanto as opções, o Novo Gol vêm em primeiro, sem dúvidas o melhor dentre os outros, mas seu preço é mais elevado por se tratar de um outro patamar, outra “categoria” digamos. A segunda opção ao meu ver é o Celta, um bom carro, ficando na frente de Mille Economy (com certeza) e do Palio Economy (por se tratar de uma versão antiga). Já o Clio, um bom carro, me parece que está em grande desvalorização, assim como o Peugeot 206 (considero esse ainda melhor), mas lembrando que a manutenção de ambos é mais cara. *Todas já relativas tanto a motorização 1.0 quanto 1.4/1.6

  • Faria um esforço, e compraria um picanto completissimo…ainda mais com um desconto de R$ 2.000,00. Por R$ 33.900,00 vem até com repetidores de direção nos retrovisores. O espaço interno é ideal para 4 pessoas, e pra quem tem um KA antigo o pincanto é Gigante.

  • Nesse caso como parece ele está olhando os veículos mais de entrada, mais baratos, nesse caso ficaria com palio fire, e em segundo o celta que seu motor anda bem, o novo gol descartaria por ser mais caros que estes

  • VAMOS FAZER LISTAS?????
    1 NOVO GOL
    2 PEUGEOT 206
    3 PALIO ECONOMY
    4 NOVO FORD KA
    5 CELTA
    6 MILLE ECONOMY
    7 GOL G4
    8 “MONARETA” – BICICLETA
    9 “POGOBOL” – BRINQUEDO
    10 “PS2 – GT” – VIDEO GAME
    11 RENAULT CLIO

    NÃO COLOQUEI O PICANTO, POIS NÃO O CONHEÇO. ATÉ HOJE SÓ VI UM ANDANDO.

    “HECTOR” – MAVERICK NÃO BEBE… DEGUSTA! É UM PRAZER LIGAR O MOTOR SÓ PARA OUVIR O BARULHO. NEM PRECISA SAIR COM ELE…

    RODRIGO GUASCH

  • Piauí Jr disse:

    Bem falando neste seguimento, Ficaria Com o Gol 5, pois tem o melhor visual e um acabamento razuavel e uma boa mecanica com motor e cambio 3 anos de garantia.
    01 – Gol
    02 – Palio Econ
    03 – Fiat Uno
    04 – KA
    05 – Celta
    06 – O resto
    ultimo lugar As Carroças Medievais

    Se eu fosse a Ana e não gostase do gol ficaria com o Palio pois nem tudo pode ser perfeito, asvezes temos que sacrificar um pouco o bolso. “seguro”

  • “Se você não faz o que gosta, aprenda a gostar daquilo que faz.”

    Bom, se a Sra Ana não gosta do GOL, então eu sugiro a compra do GOL. Aprenda a gostar.
    Como disse antes, a superioridade do GOl é tão grande que não dá para sugerir outro. É FATO!

  • Que saudade das listas! hauhauahuah
    Acho que é válido! Pela conversa que tive com ela mais recente, minha lista é (baseada nos cinco carros que ela tem interesse):

    1. Ford Ka
    2. Palio Economy
    3. Peugeot 206
    4. Chevrolet Celta
    5. Renault Clio

    Ela deve fazer a escolha dela hoje! Depois atualizo o posto com fatos e fotos!

  • Vai de novo Gol. Tenho um 1.0. Anda bem, é espaçoso, lembrando que tenho 1.85m, bom porta-malas, acabamento na média, e gasta pouco.
    Faz 9km/l na cidade e 12km/l na estrada. Isso no alcool.
    Estabilidade é fenomenal.
    Ele só custa um pouco mais que outros “populares”.
    O meu custou 29.800, só não tem Ar.

  • Bom…moro aqui no Mangabeiras então um sobe e desce danado….já tive um palio 1.0 com ar! Uma porcaria! fazia 9 km/l sem ar ligado na gas, além disso carro da Fiat não tem bom acabamento, dai vendi e peguei um Ka da minha irmã, com ar, porém consegue subir….jah com ar 10 km/l sem ar 11km/l gas. Melhorou! Dai bateram no meu carro! Fique com um reserva do seguro…Celtinha com ar, 1.0, até q ele foi o que mais andou, mas bebeu nas subidas fez uns 6 km/l com ar no alcool….E o acabamento é o pior de todos!
    Minha namorada tem o novo ka sem ar 8.5 km/l alc e 11.5 km/l gas ela mora no sion muito transito e sobe desce…..no frita iria de KA com ar! Pq eh um carro de 2 pessoas, confortavel, anda bem, manutenção boa e barata, facil de revenda e outro detalhe SEGURO!!! O meu Ka e 2002 pago 850 de seg. da minha namorada 2009 pagou 1.290, claro depende do perfil o Uno e Palio eh na faixa de 1800 sem chance! E o Gol é o melhor de todos! Mas Acho q naum entra na comparação! No mais é isso!

  • renato dantas disse:

    Bom Sra.(ta.), você já deve ter lido todas as sugestões onde o Gol 1.0 ganha de lavagem sobre os demais, não sou fã destas carruagens com motores 1.0 porém, afirmo como os demais vá de Gol, é novo, é confiável, vai ficar no mercado no mínimo 3 anos. Fuja desesperadamente dos franceses, dentre os carros citados é o que tem tem maior desvalorização, este tal de Clio além de feio está prestes a sair de linha, aí vira um King Kong.

  • renato dantas disse:

    Vou fazer uma lista para tirar a dúvida da Sra.(ta) Ana:
    1 – Honda Civic
    2 – Honda Accord
    3 – Honda City
    4 – Toyota Corolla
    5 – Toyota Camry
    6 – Focus Sedan
    Agora se não puder comprar nenhum acima, vou fazer outra lista:
    1 – Gol
    2 – Gol
    3 – Gol
    4 – Gol
    5 – Gol
    6 – Gol

  • Anonymous disse:

    CONCORDO COM A MAIORIA ACIMA SRA ANA,SE FOSSE VOCE IRIA DE VW GOL,MAS TALVEZ,EU DISSE TALVEZ UM NOVO KA OU ATÉ MESMO UM PEUGEOT 206 MAS PALIO NÃO COMPRARIA DE JEITO NENHUM.
    BOA SORTE !

    Marcus Quintanilha

  • Anonymous disse:

    Vamos aos fatos. Clio, tem manutenção cara e grande desvalorização na revenda. Gol, só se foi o GV mas prepare-se para uns 10 recal (já tiveram 3 ou 4)ainda não é hora de comprar esse carro, é oficina na certa. Celta tem um ótimo motor e manutenção e seguro baratos, mas o espaço e acabamento decepcionam. Uno e Palio são muito bons e econonômicos mas tem seguro caro e design ultrapassado. O Ka é lindo, tem um acabamento razoável e o motor zetec rocam é quase inquebrável mas peca por ter só 2 portas. Perfeito nenhum deles é, é só ver suas necessidades e escolher. Boa compra!

  • Leonardo Carvalho disse:

    Embora antigo, gosto do desenho do Corsa. Pelo preço pago no FORD KA 1.6 (R$ 31.900), eu teria comprado o Corsa 1.4 Maxx com ar e, talvez, direção, mas acho que também foi uma boa compra. O Gol V realmente é bonito e moderno, mas o motor 1.0 é sofrível e o preço que a VW pede por ele é assustador!

  • Renato Dantas disse:

    Eis a prova que existe sim mulheres inteligentes, e Ana é uma entre muitas inteligentes e que sabe decidir o que quer, ao descartar a joça francesa e subir um degrau na motorização 1.6, esta sabe o que quer parabéns Ana pela escolha seja feliz e aproveite todo o potencial que o carro vai oferecer.

  • Parabens Ana, pela excelente escolha! Depois que você acostumar com o motor 1.6, nunca mais vai quere carro 1.0 na sua vida! antes dessa invenção de carro mil no mercado nacional, o gol quadrado 1.6 carburado fazia 17 Km/L na gasosa. E hoje em dia os 1.6 são muito economicos, menos quando colocados em carro muito pesados tipo com uns 1200 kilos. E viajar com carro mil com mais de duas pessoas é uma provação…cheio então, sem comentários, é um purgatório. Falo por experiência própria!Ótimo custo benefício.

  • Muito bacana esta enquete! A Ana está de parabéns! Melhor relação C x B…..e os internautas também estão de parabéns por ter ajudado a não comprar frances e nem italianos….Aposto q se é um carro para vc e seu marido, estara super bem servida! Agora se vier um bebe etra que comprar um maior! Já dou uma dica! Ano que vem estaram lançando o Novo Polo! Que tá supriendentemente MARAVILHOSO!!!
    Em 2011 seu Ka estara com uns 25 mil Km rodado! Pense nisso!!! Parabéns!!!

    Vejam o novo POLO!

    http://central.volkswagen.com/etc/medialib/vwcms/virtualmaster/cml/models/polo/polo_2009/webspecial/polo_me/html.Par.0003.File.html?culture=de_DE&tc=

  • Anonymous disse:

    ainda assim, voto no CLIO. 3 anos de garantia,nao parece um carro popular. mas isso, so entrando no ka, no gol e no palio pra ver.
    no CLIO, o acabamento, o motor 1.0 16V, o espaço interno, o painel, os itens de serie sao muito superiores aos demais concorrentes. logico que nao to comparando com Sandero, Punto, etc
    entre num fiesta e me diga se o clio nao é melhor…

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