Chevrolet Astra mantém liderança; Hyundai i30 surpreende e Fiat Stilo tem novidades

O segmento dos hatches médios no Brasil, um dos meus favoritos, está num momento, no mínimo, curioso. O veterano Chevrolet Astra é o líder em 2009 de forma incontestável. A estratégia de vendê-lo numa única versão, mais equipada, por um preço bastante competitivo e com motor de 140 cv de potência com álcool (e 133 cv com gasolina) foi uma escolha certeira.

Faltando apenas três meses para o ano acabar, só uma catástrofe tira do Astra a liderança de mais um ano. De janeiro a setembro, foram comercializadas 21.561 unidades do modelo, sendo 3.623 só em setembro.


Na disputa pelo segundo lugar, temos outro veterano, o Volkswagen Golf, vencendo a batalha contra a dupla de Ford Focus (o velho e o novo), que vem em terceiro.

Pela diferença de 3.788 carros no acumulado do ano (15.287 x 11.499), o modelo da Volks deve terminar 2009 com a medalha de prata. A Ford, mais uma vez, mostra pouca competência para vender um excelente carro – o novo Focus. A solução para esse problema, com os lançamentos do novo Focus 2.0 flex e do novo Focus 1.6 Sigma, embora extremamente bem-vinda, vai chegar tarde demais, em dezembro. Vamos esperar para ver quem leva a melhor 2010 então.

Briga feroz

O quarto lugar no ranking é o mais disputado de 2009, sem dúvida. Chevrolet Vectra GT e Fiat Stilo brigam mês a mês para ver quem leva a melhor. No momento (de janeiro a setembro), o Astra disfarçado de Vectra hatch está em vantagem, com 8.582 unidades, contra 8.494 Stilos.

A diferença poderia ser maior se não fosse o pífio mês de fevereiro para o modelo da General Motors, quando foram vendidos apenas 280 carros. Mas a Fiat já lançou o seu contra-ataque, que deve dar certo por causa do preço (leia o final do post), permitindo que o Stilo fique de vez em quarto.

Mas a dupla Vectra GT e Stilo precisam abrir o olho. O Hyundai i30 vem aí! Está certo que ele ainda é o 8º hatch médio mais vendido de 2009. Mas levando em consideração que ele chegou “pra valer” apenas em junho e os últimos três meses, o coreano parece que vai dar trabalho.

Foram comercializadas 4.982 unidades do modelo em 2009, sendo 1.320 em julho, 1.079 em agosto e excelentes 1.723 em setembro, garantindo ao i30 a segunda colocação no ranking do nono mês do ano, 15 carros na frente do Golf, e atrás apenas do Astra. O Hyundai tem tudo para brigar pela quarta colocação. Não digo mais que isso porque é importante esperar mais tempo para analisar o mercado e os lançamentos mais recentes, ainda mais depois do retorno do IPI. Será que o i30 é o novo Tucson em vendas?

Entre o Stilo e o i30 temos dois franceses: Peugeot 307 em 6º, com 7.495 unidades comercializadas, e o Citroën C4, em 7º, com 5.592 carros emplacados de fevereiro a setembro de 2009. As promoções da Peugeot deram o resultado esperado para o 307 em setembro, quando foram vendidos 1.042 veículos.

Lembrando que, de abril a agosto, a marca do leão teve uma média de 613 “307s” vendidos por mês. Já o C4 começou morno, aqueceu as vendas em junho e julho, para ficar morno novamente agora. Se o hatch médio da Citroën fosse mais barato, a vida seria bem mais fácil.

Segurando a lanterna está o Nissan Tiida. O japonês vindo do México é um bom carro, com acabamento bem feito, bom espaço e desempenho satisfatório; mas ele não emplaca de jeito nenhum no Brasil. O problema parecia ser o fato dele não ser flex. Isso já foi corrigido; e foi possível saber que esse não era realmente o problema.

De janeiro a setembro, foram emplacados 2.763 Tiidas no Brasil. O detalhe mais curioso é que o hatch da Nissan teve seus melhores meses de venda (janeiro, fevereiro e março), quando ele ainda não era flex. Vou repetir o que eu já disse sobre o Tiida. Além da reestialização já prevista para acontecer, a Nissan precisa ter uma política mais agressiva de preços. Já pensaram o Tiida flex custando os mesmos R$ 45.000 do Chevrolet Astra? Bem mais atrativo, né?

Ampliando para diminuir

A Fiat acaba de dar a sua cartada para assumir de vez o quarto lugar entre os hatches médios em 2009. O nome dela é Attractive. Na verdade o Stilo tem agora uma nova versão de entrada, ainda mais simples e, por consequência, mais barata.

A verdade é que modelo precisava de uma versão mais em conta (não necessariamente menos equipada) há muito tempo. Além de tentar aumentar o volume de vendas do modelo, a Fiat já prepara terreno para a chegada do Bravo, no ano que vem, que deve ocupar a faixa entre R$ 50.000 e R$ 60.000 (seu preço inicial), deixando o Stilo, inicialmente, abaixo dos R$ 50.000, com, no máximo, duas versões no mercado.

O Stilo Attractive tem preço sugerido de R$ 46.290 com câmbio manual e R$ 48.770 com o Dualogic. Veja a lista de equipamentos de série: direção elétrica Dual Drive, My Car Fiat (que personaliza algumas funções do carro), ar condicionado, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, volante com regulagem em altura e profundidade, banco do motorista com regulagem em altura, computador de bordo, roda de aço com aro 15” e faróis de neblina. Opcionalmente, ele pode ser equipado com o kit HSD (High Safety Drive) composto por airbag duplo + ABS, vidros elétricos traseiros, piloto automático e volante em couro com comandos do rádio e câmbio (tipo borboleta) – estes dois últimos somente para o carro com transmissão Dualogic.

O Stilo Attractive conta ainda com dois novos pacotes de opcionais:

. Kit Comfort 1: rodas de liga leve 15” + CD MP3 Connect (inclui viva-voz Bluetooth e porta USB + conexão para iPod no porta-luvas), por R$ 1.160.

. Kit Comfort 2: rodas em liga leve 16” + CD MP3 Connect (inclui viva-voz Bluetooth e porta USB + conexão para iPod no porta-luvas), por R$ 1.660.

Lembrando que todas as versões do Stilo são equipadas com o motor 1.8 8V flex, que desenvolve 112 cv de potência e 17,8 kgfm de torque com gasolina e 114 cv e 18,5 kgfm com álcool. Veja atualmente quais versões do hatch médio podem ser encontradas nas concessionárias da Fiat:

. Stilo Attractive 1.8 Flex
. Stilo Attractive 1.8 Flex Dualogic
. Stilo 1.8 Flex
. Stilo 1.8 Flex Dualogic
. Stilo Sporting
. Stilo Sporting Dualogic
. Stilo Blackmotion Dualogic

Comentários (18)

  1. O segmento de hatches médios no Brasil realmente é o mais competitivo. Acho que a diferença do líder Astra em relação ao 2º lugar tende a diminuir devido a todos saberem que mesmo que ele é um bom carro, seu projeto está mais do que ultrapassado. Devido a esse “novo pacote” de opicionais, o Stilo deve ir para a segunda posição seguido bem de perto pelo Golf apesar de ambos serem carros bem “sem sal” assim como o Vectra GT que irá continuar em 4º lugar.
    Quanto ao I30 da Hyundai e Ford Focus são carros até interessantes mas não oferecem risco para as primeiras posiçõesQuanto ao I30 da Hyundai e Ford Focus são carros até interessantes mas não oferecem risco para as primeiras posições como o Nissan Tiida que não vai emplacar mesmo no Brasil devido a suas linhas “estranhas”…

  2. Esse nissa tiida e feio que dói, e não vai emplacar se continuar com esse desenho nunca…
    já o stilo tem tudo pra subir e muito nas vendas colando no golf, só acho que o astra já deu o que tinha que dar, os demais concorrentes são infinitamente mais belos que ele, e mesmo sendo um bom carro pra mim so e o mais vendido por ser o mais barato de todos.

  3. “Será que alguém compra um carro destes sem roda de liga leve?”
    Vide Corolla na versão de entrada. Os trouxas compram felizes.

    Esse nissa tiida e feio que dói, e não vai emplacar se continuar com esse desenho nunca… [2]

    Pronto, falaram o que eu queria falar. hehehe! Agora os mortais podem continuar brigando enquanto o Astra segue líder por mtooo tempo. Ano que vem ainda será líder fácil. O melhor da categoria. As vendas provam. É, contra FATOs, não há argumentos!

  4. Bem referente ao Astra já era de se esperar de um carro desta categoria um otimo carro. Quanto ao I30 vamos espera um pouco mais.

    Referentes ao Stilo acho que é uma jogada da FIAT para liquidar estoques encalhados um primeiro sinal de que o fim da linha esta proximo “O Carrinho sem Sal”…..

  5. Gosto muito do C4 hatch, Mais seu custo benefício não compensa ainda. Esse stilo “básico” ficou interessante, mais não deve durar mais 1 ano no mercado, vai sair de linha muito em breve! O Astra, vai ficar muito tempo no mercado ainda, e incomodando. O i30 é o sonho de quem tem os outros.

  6. Parizzi, o blog está excelente! Apenas algumas correções em pequenos detalhes como a enquete que fica muito apagada, ela está muito simples… poderia deixar com mais destaque, letras mais robustas, uma outra cor de fundo… Eu só lembro da enquente quando alguem comenta alguma coisa aqui, ai sim vou procurá-la… Acho que muitos nem percebem e passam reto também. Outra coisa é a parte de ‘Arquivo’ e as ‘Categorias’ que ficam mais pra baixo, isoladas e de certa forma empilhadas, um pouco desorganizadas. Talvés ficasse melhor colocando junto ao Menu principal lá no topo. É isso, no resto está muito bom e parabéns pelo trabalho… Esse blog cresceu muito e só tende a crescer mais!!

  7. Oi Gustavo, tudo bem?
    Obrigado pelas considerações. Eu apanhei um bocado para fazer esse HTML do blog funcionar de forma harmônica. Agora vou tentar deixá-lo mais “redondo”. Essa questão da enquete eu já tinha percebido e vou ver se consigo melhorar. Algumas outras coisas eu esqueci de voltar para a posição original (depois de alguns testes), um pouco mais para cima, o que eu acabei de fazer. Veja se melhorou um pouco.
    Um abraço!

  8. Eu compraria com roda de ferro e vou explicar: Devido ao grande número de buracos na reta de piranema, uma estrada no Rio de Janeiro que liga a cidade de Seropédica a Itaguaí, passava por ela à noite quando veio o estrondo quando fui ver ragou o pneu e quebrou a roda, não consegui achar outra igual e prometi a mim, roda de liga nunca mais, e há outros relatos de amigos que também desistiram desta rodas.

  9. Me parece q melhorou um pouco mesmo, ficando mais pra cima né… Esse estilo também é adotado no site do carplace, com os arquivos ao lado direito. Lá eles também demoraram até conseguir deixar do jeito que queriam… até mudaram o host. HTML é complicado mesmo, cheio de detalhes, mas com o tempo vai pegando a manha.

  10. Brasileiro é burro mesmo… continuam comprando New Monza (Astra) e acha que por isso o carro eh bom….vejam a quantidade de reclamação que esse carro tem….

    Chega os japoneses e coreanos e ao invés de avaliar qualidade, avaliam beleza…

    Continuem comprando Stilo (que é mais feio que o Tiida) e o New Monza…

    Boa sorte para os idiotas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *