Motor 1.6 Sigma da Ford com 145 cv?

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Essa eu não pude deixar passar em branco.

De acordo com o jornal Diário de S. Paulo, o novo motor Sigma 1.6 16V flex da Ford terá impressionantes 145 cv de potência com álcool. Tudo isso graças à modernidade do propulsor (de apenas 90 kg), que foi desenvolvido em parceria com a Yamaha.

Além de ter a mesma potência da motorização 2.0 16V Duratec do Focus, o motor Sigma terá 19,4 kgfm de torque, mesmo valor do EcoSport 2.0 16V flex com álcool e superior aos 18,9 kgfm do Focus 2.0 a gasolina. Sem contar que o 1.6 16V teria ainda melhor média de consumo se comparado ao 2.0 16V.

O propulsor Sigma equiparia inicialmente o Focus e os modelos de exportação. O atual Rocam 1.6 flex, bem mais barato de produzir, continuará em linha para equipar o Fiesta, mesmo depois de virar “Fiesta Figo”. De acordo com a publicação, o novo motor da Ford vai ser apresentado na semana que vem. Então vamos esperar.

Se isso for verdade mesmo, vai ser uma grande evolução em termos de motor no Brasil e vai ser extremamente estranho para a Ford comercializar dois motores diferentes, com cilindradas diferentes, com potências e torques praticamente iguais. Mas não seria novidade para a Ford do Brasil fazer isso, já que o motor 1.6 Rocam e o 1.0 Supercharger tinham quase os mesmos números de potência – nem preciso dizer quem ficou no mercado.

Para encerrar, de acordo com o Wikipedia, a geração mais potente do motor Sigma 1.6 até hoje teve 123 cv de potência. Será que a Ford estaria preparando mais uma surpresa, como o propulsor 2.0 16V flex do Focus com 160 cv?

Comentários

  • Meu Deus!! É estranho mesmo, mas seria interessante ver a evolução de potência também nos 2.0. Enquanto a VW fica com seus 1.6 com 101cv, a Kia já tem um com quase 130; o da PSA gera quase a mesma potência do 2.0 da VW e a Fiat terá um bem forte. Tá na hora da Volks melhorar a motorização dos seus carros e parar com tanta plástica. Frase de um amigo meu: “cara, que carro legal você tem. Esse Golf tem quantos cv? R.: 101”. Pega mal, até.

  • Anonymous disse:

    Também quer ver! O zetec rocam 1.6 com 111cv e 15,9kgfm à álcool já anda muito bem, não dá defeito e tem um consumo razoável, esse então será um espetáculo.

  • É um número até espantoso, lembro da época dos 1.3 e 1.4 de 70 e poucos cavalos, agora a gm com um 1.4 de 100cv e esses novos de baixa cilindrada mas grande potência nos mostra a grande evolução que os motores estão tendo, muito bom isso

  • Paulo Freire disse:

    Olha, eu ñ conheço esse kra aí, mas diria seguramente que ou ele é doido ou é vive em um mundo de hipérbole pq o 1.6 ficar com 145 cvs é coisa muito estranha, a ñ ser que ele use Supercharger, nesse caso seria aceitável embora ñ adequado ao nosso mercado mas sim ao europeu, eu acho que ele errou e ao invéz de 125, colocou 145, isso é mais real embora um erro desse tamanho ñ seja aceitável.

  • Kaleb disse:

    Pessoal, vamos esperar pra ver. Como foi dito pelo Daniel, os motores estão evoluindo muito!

    Onde se imaginaria um motor 1.0 com 78 cv (VHCE da GM)?

    A própria Ford ja nos surpreendeu qdo lançou a primeira geração do ZETEC nos escort e mondeo da época (por volta de 1998 aqui no Brasil). Vale lembrar q para a epoca um motor 1.8 render 115 cv era muita coisa, visto q os outros nacionais rendiam por volta de 92 cv. Lógico, é um motor 16v mas esse 1.6 também será 16v.

    Agora, uma coisa é certa, se vier com 145 cv a concorrência vai miar!!

    rsrsrsr

  • renato dantas disse:

    Dá uma de São Tomé não custa nada, 1.6 16V flex da Ford com 145 cv de potência com álcool?, 19,4 kgfm?, é ver para crer, se vier ótimo, minha próxima troca de carro será por um Focus Sedã flex 2.0 ou 1.6.

  • mauricio RJ disse:

    Eu acredito que tenha realmente os 145CV, pois se olharmos o motor do CIVIC 2.0 SI que tem 192CV vemos que são proporcionais. Basta ter adimissão variável, ter 16 Válvulas e uma injeção mais moderninha. Podemos esperar os 145CV que é isso mesmo que vem por aí!!!
    abraço a todos.

  • Anonymous disse:

    Li um texto em um site informando que o novo motor da Fiat 1.6 16V deverá ter 130cv abastecido com gasolina (substituindo o arcaico 1.8), portando deverá ser próximo de 140cv quando abastecido com álcool.
    Logo, acredito nos 145cv do Ford, pois sem dúvida deverá ser um motor melhor e mais moderno que o da Fiat.
    É uma pena que a VW não traga pro Brasil os motores 1.2 e 1.4TSI que equipam Polo, Golf, Audi A3 e futuro Audi A1 na Europa…

    Leonardo Carvalho!

  • O propulsor 1.6 de 16 válvulas bicombustível gera 115 cv a 5.750 rpm e 16 kgfm de torque a 4.250 rpm quando roda com 100% de álcool. Já com gasolina, a potência é de 110 cv a 6.250 rpm e o torque de 15,4 kgfm na mesma faixa de giro.

  • JOAO FILHO SALES MELO DE MATTOS disse:

    Adquiri o New Fiesta Sedan Titanium Plus Power Shift motor Sigma Flex 1.6 16v ano e modelo 2015.
    Para a minha surpresa ele (depois da aplicação de algumas melhorias nada muito caro, intrusivo, perceptível ou mesmo difícil de adquirir e coisa que você mesmo faz em casa em menos de 30 minutinhos) o carro chegou aos 150 CV’s de motor (152,4CV’ para ser mais exato.) E aos 18,5 Kgfm de torque abastecido com etanol e medindo com o ar-condicionado desligado.
    No Dinamômetro da revista Full Power o mesmo modelo 100% original deu com o ar-condicionado desligado 142,5 CV’s e 17,4 kgfm de torque e 135.9 CV’s e 16,7 kgfm de torque com o ar-condicionado ligado abastecido 100% no etanol.
    É realmente um monstrinho andando.
    Tô curtindo bastante o carro e olha que sempre tive o pé atrás com a Ford…
    O New Fiesta calou minha boca e me surpreendeu da forma mais positiva possível!
    A Ford tá de parabéns.

      • JOAO FILHO SALES MELO DE MATTOS disse:

        Amigo, sou de Recife-PE onde temos muito engarrafamento e uma buraqueira de lascas… Meu New Fiesta Sedan Titanium plus 2015 PowerShift tá fazendo entre 7 a 7,8 km/L no etanol com o ar-condicionado ligado dentro da cidade.

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