Chevrolet Monza está de volta!

Provavelmente foi só um erro, mas o fato é que, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 12 unidades 0 km do Chevrolet Monza foram emplacadas de janeiro a novembro de 2009!

Vejam a comprovação oficial na tabela abaixo, que faz parte do relatório mensal sobre o mercado de automóveis no Brasil divulgado pela Fenabrave (clique na imagem para ampliar).


De acordo com os dados, o Monza está na categoria de Sedans Compactos e foi responsável por 0,02% dos emplacamentos do segmento em 2009. Mesmo mostrando o acumulado de janeiro a dezembro na tabela, os números são só de janeiro a novembro, já que o mês de dezembro ainda não acabou (e mal começou). Quem me deu a dica do assunto foi o internauta Wladmir Pereira! Obrigado!

Se foram vendidos 12 Monzas ou não em 2009, isso eu não sei, mas o sedã da Chevrolet ainda tem uma legião de fãs em todo Brasil. O principal vestígio que o carro deixou no nosso mercado, de 1982 a 1996, foi o motor 2.0 8V da família II de propulsores da marca no país.

Quem diria que a motorização 2.0 fosse durar tanto tempo! Hoje ela tem 133 cv de potência e 18,9 mkgf de torque com gasolina e 140 cv e 19,6 mkgf com álcool. O motor 2.0 8V Flexpower equipa os sedãs do Astra e do Vectra, os hatches Astra e Vectra GT e o familiar monovolume Zafira.

Comentários (24)

  1. Não acredito que a FENABRAVE divulque essa informação se não tivesse certeza, deve haver alguma explicação. Para a época foi uma revoluçao tanto, o monza como seu jurássico mas excelente motor.

  2. Parizzi, já que vc tocou no assunto, veja a lista dos sedans médios, e veja quem está em 16º, o velho e bom santana, que vendeu 2 unidades em novembro e acumula 47 em 2009. Eu já tinha percebido isso em outros meses de 2009. Será que estão fazendo sob encomenda!

    Sedans Médios
    Modelos Out Nov
    Acumulado
    (Jan à Dez)
    Part.(%)
    s/ Total
    1º TOYOTA /COROLLA 5.208 4.359 47.591 27,60%
    2º HONDA/CIVIC 3.425 2.375 46.119 26,75%
    3º GM /VECTRA 2.293 1.868 21.883 12,69%
    4º FIAT /LINEA 1.546 1.431 13.070 7,58%
    5º CITROEN/C4 PALLAS 1.002 646 11.384 6,60%
    6º FORD /FUSION 787 684 8.462 4,91%
    7º NISSAN /SENTRA 468 307 5.424 3,15%
    8º RENAULT/MEGANE 524 291 4.790 2,78%
    9º VW /BORA 232 143 4.418 2,56%
    10º VW /JETTA 547 492 4.171 2,42%
    11º PEUGEOT/307 SEDAN 174 263 3.010 1,75%
    12º KIA/CERATO 169 439 1.560 0,90%
    13º M.BENZ /CLASSE E 63 47 312 0,18%
    14º M.BENZ /CLS 2 4 69 0,04%
    15º BMW/135i 4 16 58 0,03%
    16º VW /SANTANA 0 2 47 0,03%
    17º AUDI /A5 2 2 32 0,02%
    Total 16.446 13.369 172.400 100%

  3. AGORA SÓ UMA COISA! o que faz um sedan ser tão interessante!? Já que é uma carro que não cabe nada!? Pode caber malas, mas não dá para vc comprar uma escada e levar no carro! Ai vc compra uma tv de 50 polegadas e tem um corolla, mas a tv naum entra no carro! isso não mostra que sedan eh um ideia de tupiniquim?

  4. Será que o GM Monza será o Malibu barsileiro, pois este AGILE é estranho o carro, não compraria, mas vendeu bem no seu segmento. Vamnos ver se é pro ser lançamento!

  5. Não acho! “Tipo assim”, um sedan ou uma Variant!?!?! O que vc acha que é melhor? Sedan para mim não é muiito útil! Veja um simples exemplo! O cara vem e me diz assim tenho um sedan pq eu gosto de viajar com a familia, bom até ai tudo bem! Mas se o cara quer, ao invés de colocar uma escada ou uma tv, e resolve colocar malas! O que vcs acham que cabe mais um sedan que tem um porta malas que limita o espaço ou uma variant ou perua? Claro que uma Variant ou SW ou Perua é muito mais carro do que um sedan maduro, em questao de espaço! Não acham!? Na minha opinião já tive sedan! Mas acha de certa forma inutil! Mais um Hatch Back e ou uma SW do que um sedan que o porta malas nem cabe a sogra!

  6. Não acho que seja tão ruim assim como alguns falam de o motor do monza esta ai até hj, uma que ele tem uma manutenção bastante conhecida e mais barata que outros, e resistente, não e muito beberrão e tem uma cavalaria razoável.

  7. Eu concordo com você, Ricardo. Acho SW um carro mais família e não há a limitação do “achatamento” da traseira do sedan. Eu, particularmente, quero envelhecer e continuar usando hatch. Acho que alguns sedans, tirando Civic, BMW e alguns outros mais requintados, envelhecem o motorista. Vou chegar aos 60 usando hatch com teto solar.

  8. O Linea, finalmente, começou a vender melhor depois que a Fiat lançou a versão LX, mais barata. Vários pessoas animaram a pagar 12 mil a menos que o cobrado por um Civic ou Corolla – antes, a diferença de 6 mil não compensava.

    Os taxistas também aproveitaram o preço mais baixo da versão LX, aliado ao desconto de impostos, para comprar o Linea. A versão LX é vendida ainda para pessoas com necessidades especiais, já que o carro tem 127 cv de potência.

    Com essa soma, o sedã médio da Fiat está deixando de ser um mico. Só não sei se ele vai conseguir emplacar mais de 1.500 unidades por mês, ainda mais depois da chegada de concorrentes mais fortes, como o Focus Sedan 2.0 flex.

  9. Olha, eu acho os sedans bem mais práticos que as S.W. Explico: o povo pensa que pq o porta-malas pe aberto até o teto, pode-se enche-lo até o teto, isso significa pouquíssima (se ñ nula) visibilidade traseira, fora que tb gera desconforto p/ os outros, a noite os farois ficam bem no retrovisor interno e tome cegueira. Sedans embora mais comportados, são mais dinâmicos de se dirigir e tem um comportamento melhor tb, sem falar que nos dias de hoje, aqueles centímetros a mais que as S.W tem atrapalham muito na hora de estacionar ou manobrar.

    D.J, há algum problema em se ter muitos taxistas de Fiat? Isso significa que são excelentes em durabilidade, ou estou enganado?

  10. Bruno Medina, não confunda as coisas! O novo Gol é todo errado! Nunca vi um carro dar tantos problemas. Quanto à problemas de motor, inúmeros carros já tiveram.. até o próprio Civic com aquela perda de força em subidas.

  11. Gosto das SW, pois no meu caso me dão a facilidade de colocar um carrinho de bebê sem problemas. Pena que de grande porte nacional só a RENAULT MEGANE GRAN TOUR continua em linha. É uma pena lembro-me da velha VW QUANTUM com espaço invejávem para quem ia atrás e um excelente porta-malas. Para passear é o carro ideal é uma perua ou uma minivan. Já para o dia a dia vagas apertadas, falta de estacionamento, melhor um HATCH.

  12. Em junho de 2007 vi dois Tempras 0km, (se nao me angano ano 98), com cerca de 10 anos de fabricação que nao foram vendidos pela fiat. Eles foram ao leilão de carros antigos em araxá, qdo os vi, e após faturado, um deles foi emplacado.
    Talvez pode ser algo semelhante, contudo pela grande quantidade de Monzas 12 indicar mais um erro mesmo.

    Mas de qualquer forma, que eu hoje gostaria de comprar um Monza 0 km, gostaria e mto.

    abraços a todos

    André Leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *