Qual carro comprar – Hatch “esportivo” x Perua “aventureira”

Atualização (07/12/09)
Oi pessoal.

Na dúvida de qual carro comprar, o Marcelo entrou em contato comigo e disse que ele decidiu comprar o carro na primeira semana de janeiro de 2010. Segundo ele, sua disposição financeira para o próximo veículo vai ficar na casa de R$ 51.000.

O Vectra GT continua na disputa, mas o Palio Adventure Locker saiu da lista porque está custando “ABSURDOS 56 mil”, como ele mesmo disse.

Depois de ouvir algumas opiniões do De 0 a 100, alguns outros carro foram incluídos na lista do Marcelo. São eles: Ford Focus GLX 2.0, Fiat Linea HLX, Honda City e Hyundai i30.

Depois dessa atualização, qual carro ele deve comprar?

(14/11/09)
Outro leitor assíduo do De 0 a 100 está trocando de carro e pediu para nós o ajudarmos. Fico feliz em ajudar o Marcelo, que sempre acompanhou o meu trabalho com o blog quase desde o início. Vejam o que ele disse: “Renato, estou com uma grande dúvida sobre qual destes 2 carros escolhidos por mim eu vou comprar. Sei que são totalmente diferentes, mas eu me apaixonei pelos 2; são eles: Vectra GT e Palio Adventure Locker”.

A dúvida dele é realmente interessante, já que são dois carros de categorias diferentes: hatch médio e perua compacta. Os conceitos dos dois também são distintos, já que um tem ares de esportivo, e o outro tem conjunto mais aventureiro. Embora os dois modelos sejam bastante conhecidos, vejamos cada um separadamente:

Chevrolet Vectra GT

O hatch da GM nada mais é do que um Astra “vestido” de Vectra GT (representado na foto pela versão GT-X). Mas isso mecanicamente. Os dois modelos têm motor 2.0 8V Flexpower que desenvolve 133 cv de potência e 18,9 mkgf de torque com gasolina e 140 cv e 19,7 mkgf de álcool e são equipados, de série, com ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores laterais, travas e vidros elétricos, banco do motorista com ajuste manual de altura, banco traseiro rebatível (com descansa braço central), rodas de aro 16″, alarme, entre muitos outros itens. Lembrando que o Astra tem ainda faróis de neblina e ar-condicionado digital automático de série.

Por causa disso, o grande problema da versão hatch do Vectra acaba sendo o Astra. Veja: o Vectra GT é mais caro (preço inicial sugerido de R$ 54.313, contra R$ 45.565 do Astra), tem porta-malas menor (345 l x 370 l), anda menos e bebe mais (por ser 103 kg mais pesado). Além disso, como vocês viram acima, na versão de entrada, ele é menos equipado que o Astra. Mesmo com todos os opcionais (airbag duplo, aerofólio traseiro, transmissão automática e piloto automático), o líder do segmento ainda é mais em conta do que o irmão mais novo na versão de entrada. Completo, o Astra sai por R$ 52.380, incluindo a pintura metálica.

Finalizando o comparativo, o Vectra GT vence no tempo de garantia (três anos contra apenas um do Astra) e na lista de opcionais: airbags frontais, faróis de neblina dianteiros e traseiros, CD player com MP3, Bluetooth e entrada para Ipod, freios ABS com EBD, sensor de chuva, piloto automático e transmissão automática. Completo, também com pintura metálica, o Vectra GT tem preço sugerido de R$ 63.857.

A primeira reestilização deixou o GT com o visual bem melhor e ajudou o carro a enfrentar os concorrentes diretos com um pouco mais de igualdade. Confesso que penso em olhar um Vectra GT quando eu for trocar o meu carro. Mas o modelo precisa ser mais barato para ter sucesso de verdade.

Fiat Palio Adventure Locker

A perua aventureira da Fiat é um bom carro, com visual que agrada (embora esse item seja subjetivo), espaço interno bom na frente e médio atrás e excelente capacidade do porta-malas. O motor 1.8 tem bom desempenho, mas bebe demais. Vejam o que escrevi no Tira-Teima (que pretendo voltar a fazer) do antigo De 0 a 100:

“O Palio Weekend Adventure Locker é um bom veículo para trilhas leves, que não exijam demais do carro. Seus pneus são bons para a terra, assim como a suspensão, com amortecedores power shock desenvolvido especificamente para o carro, e a altura livre do solo (20 cm). O sistema Locker funcionou bem, mas tem um uso muito específico. Vale tomar cuidado com a combinação lama e chuva e com terrenos mais acidentados, já que o Fiat não tem tração nas quatro rodas.

O motor 1.8 flex, fruto da parceria com a GM, foi bem na trilha, especialmente por causa dos seus bons números de torque: 17,8 kgfm com gasolina e 18,5 kgfm com álcool, combustível usado durante a avaliação. Na média de consumo, o Palio Locker não foi bem: 5,8 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada”.

Por R$ 52.800, o Palio Adventure é relativamente bem equipado, com ar-condicionado; banco do motorista com regulagem manual de altura, computador de bordo; sistema My Car; direção hidráulica; faróis de neblina e de profundidade, vidros dianteiros e travas elétricas, entre outros. Mas o modelo poderia ter mais itens de série, como retrovisores elétricos, som com MP3, banco traseiro bipartido e, por que não, ABS e airbag duplo.

Conclusão

Embora mais caro, eu compraria o Vectra GT. Primeiro porque prefiro hatches médios; segundo porque o considero mais bonito; terceiro porque ele tem desempenho melhor e praticamente a mesma média de consumo (se bobear, pode ser até um pouco melhor); quarto porque ele tem três anos de garantia, contra um do Fiat; e, por último, finalmente, porque ele não deixa de ser um Astra, ou seja, um carro muito confiável.

Mas isso é muito pessoal. Minha sugestão ao Marcelo é que ele compre o carro que o deixar mais feliz. Isso é realmente o que importa.

E vocês, o que acham dessa dúvida?

Comentários (39)

  1. O vectra GT é um carrão mesmo,acho que é até melhor que o palio weekend pois seu interior apesar de “espartano” me agrada mais do que o palio que tem o mesmo interior de um palio normal de 20 mil reais tirando alguns detalhes e o vectra GT guarda se interior do vectra normal.

  2. COM CERTEZA O VECTRA GT,TENHO UM SEDAN ELEGANCE,EXCELENTE CARRO,QUANDO TROCAR SÓ NÃO VOU P/ O GT PORQUE PRECISO DO PORTA MALAS.

    A ADVENTURE APESAR DO DESIGN BACANA É FIAT, CUSTA UM ABSURDO E NÃO DEIXA DE SER UM PALIO.

    Marcus Quintanilha

  3. Pq ñ o I30? É mais moderno, seguro, tem visual mais agradável e mais garantia.

    E saindo um pouco disso, Renato já saiu o Assassin’s Creed 2 e o Left For 2 né? Pelo menos “informalmente”.

  4. Tenho um Vectra Sedan e adoro o carro. Pretendo troca-lo ano que vem, e um GT-X ou um Elegance são os mais cotados. 3 Anos de garantia é fundamental. O GT está sendo comercializado com descontos, sendo 51 na versão “básica” e 53 na intermédiária, com Air Bagbs, Ar Digital e Som com MP3. Se puder esticar um pouco, opte pelo TOP de linha com ABS e EDB. Na faixa dos 55 mil. Um carro completissímo, 2.0 FLEX, com desenho atual por esse preço, acho difícil outro.

  5. Olá Marcelo!

    Se precisa de espaço e porta-malas: Palio Adventure.

    Se quer estilo e um carro mais completo: Vectra GT.

    Claro que há dois detalhes: valor do seguro e o IPVA. Pesquise para evitar sustos.

    Renato: o Vectra GT não traz Air Bags de série?

  6. SE GOSTA DE HATCS, EU INDICO O NOVO FOCUS, SE VC OLHAR OS ITENS DE SÉRIE, ELE É MUITO COMPLETO. ESTÁ COM A PROMOÇÃO DE PAGAR 50% ENTRADA E O RESTANTE EM 24 X SEM JUROS. O GLX JÁ É BEM COMPLETO COM UM MOTOR DE 145 CV. EU COMPREI UM GHIA A 3 MESES E ESTOU MUITO SATISFEITO.

  7. Concordo com o Rod. O novo Focus é uma excelente opção. Lista de itens de série excelente, design, desempenho e além de tudo é um carro atual (mesma geração da europa).

    Acho q vale uma ida sua na concessionária para um teste drive. E a garantia tambem é de 3 anos.

    Atualmente tenho um Focus a 2,5 anos (ano 2001), já rodei mais de 60.000 km e posso dizer que é um excelente carro. Minhas opções para troca são um Novo Focus (estou esperando o lançamento do 1.6 Sigma) ou então um da geração 1 mais novo (07 ou 08).Tudo vai depender dos preços e da (des)valorização do meu.

  8. Com certeza ficaria com o vecta gt, acho ele um carro muito belo com uma tendencia bem esportiva ajudando isso as rodas aro 16′ e muito superior que um palio perua, e se for olhar status um vectra leva uma vantagem monstruosa em cima de uma PALIO weekend…

  9. Entre os dois citados, ficaria com o Vectra GT; Palio Wk Adv Locker não deixa de ser, em sua essência, um Palio de 25mil reais, mais alto e com a traseira esticada (absurdo pagar 50mil neste veículo). Porém, optando pelo hatch Vectra GT, com certeza, o compararia com Focus e o i30, sabendo, desde já, que ambos são muito superiores ao Vectra.
    Minha sugestão então: i30 ou Focus hatch (mas aguarde a versão flex)!
    Leonardo Carvalho!

  10. Caro Marcelo, eu ainda olharia o C4 hatch e o Focus Hatch tb.
    Mais como você está dividido só entre esses dois carros, te digo, sem a menor sombra de dúvidas, o Vectra GT é o seu carro!

  11. Não sendo franceses ou Coreanos já está de bom tamanho, são duas categorias diferentes, o vectra tem motor beberrão e pertence a jurássica GM, a perua Fiat é um Pálio esticado portanto, espere o Focus Hatch com motor Sigma 1.6 flex e seja feliz.

  12. Pois é Renato, vou joga-los amanhã, parece que que Assassin’s ficou melhor (ainda) e o Left tá deixando o Resident Evil no chinelo, agora ele parece mais com um filme de zumbi, inclusive contém as mesma mentiras (rs).

  13. Tenho um Novo Focus GLX automático, mas no mês passado fiquei com um Vectra Elegance automático por 20 dias. O que posso assegurar é que em termos de motor, câmbio e suspensão o Focus é infinitamente melhor. Basta fazer um test drive para constatar isso. O que o Vectra oferece de melhor são alguns itens de comodidade como ar digital e o motor flex. Portanto, recomendo olhar o Novo Focus, que certamente é superior ao Vectra GT. Mas entre o Vectra e a Palio Weekend, não tenho dúvidas de que o Vectra é melhor. A Weekend é um carro compacto vendido a preço de médio, apenas porque está repleta de plásticos de gosto para lá de duvidoso. Além de que o motor 1.8 da Fiat é terrível, tanto que em breve será substituído pelo Tritec.

  14. Ola Marcelo…. Pense um pouco mais pesquise porque no nosso mercado tem alguns hatchs medios bem mais atrativos que o vectra gt por exemplo i30, focus , tiida (aparencia não e das melhores mais vem bem equipado de serie)agora stilo, golf e 307 não sei direito mais vejo em alguns blogs que logo terão versões novas por exemplo stilo sedo ou tarde dara lugar ao bravo a comentarios dao golf V ou VI seja fabricado aqui mais duvido muito 307 na argentina ja esta em teste o 308 sedam ou não sei direito se ja esta sendo fabricado então logo logo podera ser fabricado aqui o 308 hatch. Olhe com mais calma e pesquise bem na minha opinião eu ficaria com duvida entre o I30 acho lindo e o novo Focus são dois carros muito interessantes. Agora palio adv. e um carro bonito mais não passa de um palio alongado tenho um palio 2010 elx vou te falar e carro bacana perto de seus concorrentes tem acabamento ligeiramente melhor do por exemplo gol g5 mais por exemplo no painel do palio a desalinhamento de peças alem de tudo pagar 52 mil em um carro popular olhe com outros olhos tambem Punto, Polo , I20 da hyundai que esta chegando por ai tambem. Esqueci do C4 hatch não deve nada ao vectra gt. Mais o que vale mesmo e o que mais vai lhe agradar.

  15. Primeiro é necessário ver o uso que fará com o carro. Se você é solteiro e anda com no máximo 3 pessoas e quer esportividade, conforto e status, vá de vectra GT. Porém se tem alguma criança, ou gosta de um passeio nos fins de semana num sítio ou fazenda, não tem tanto cuidado com o carro (tipo: o carro é pra aguentar o tranco) vá de palio adventure.

  16. oi renato, sou eu o marcelo o q pediu pra vc fzer essa enquete.

    estou aqui pra dizer q houve um imprevisto financeiro “esperava por uma certa boa quantia de dinheiro e ate agora n veio” e q n vai dar pra comprar mais um carro q custe 50mil leia-se vectra gt e palio adventure, mas sim um q custe ate 45.500 reais e sao esses modelos; punto 1.8 hlx, sandero stepway 1.6 16v e novo fox prime 1.6…

  17. oi renato, sou eu o marcelo ou jccg q participava do seu videochat.
    passei aqui pra dizer q daqui pro dia 02 de janeiro eu me decidi por comprar um carro q custe ate 51mil reais entre estes continua na minha lista o vectra gt mas sai dela a palio adventure em que estao cobrando ABSURDOS 56mil por ela aqui…

    entra agora na minha lista o ford focus 2.0 glx, fiat linea hlx, honda city lx e hyundai i30…

  18. Agora a história muda muito, apesar de o i30 seduzir bastante, eu iria de focus e se pudesse esperar a versão flex melhor ainda, se não ia de focus do mesmo jeito, e o melhor entre os citados

  19. Eu iria de Focus também. Tente pegar o GLX com câmbio automático. Fui à Ford conhecer o carro e achei o câmbio manual dele bem duro. A terceira e quinta marchas parecem não querer entrar… A Mariana notou a mesma coisa. Focus, pra mim, só automático.

  20. Hyundai i30 e Ford Focus GLX 2.0 estão em outro nivel quando comparados ao Vectra GT e o Fiat Palio Adventure Locker. Mas o Vectra GT sairia como uma boa opção para você, caso não possa gastar um “pouco” mais.

  21. Caro Marcelo, peguei um Vectra GT Remix novinho agora dia 02/10/09.
    Bom, posso te dizer que o carro é nota 10, dá para pegar promoções bastantes legais nas concessionárias porque não é um carro tão vendido em grandes volumes, como o I30.Como, sugestão acho que vale apena pechinchar que você poderá obter bom resultado com sua disponibilidade financeira. O carro na estrada é muito bom hoje ele está com 5000KM, e daqui a Pouso Alegre vai a 140 KM por hora sem tremer nas curvas, consumo na estrada 50% Gas e 50% Alcóol = 10,07 sem ar. Na cidade ele está fazendo 6,76 com o seguinte método: coloco 15 litros de Gas e o resto de Alcóol = 6,76 Km/l, ligando o Ar em 30% do tempo. Cara, o carro é muito macio,silencioso, a direção é muito macia com uma pega sensacional do volante, a alavanca de câmbio é muito anatômica e muito parecido com VW que tive, que é referência em câmbio, meu carro é Prata e o desing desse veículo é muito bonito, pois o Farol de Máscara Negra combina muito com a Cor. Todo mundo elogia o carro! O desempenho na cidade é bom, mas posso te dizer que o carro para meu uso de trabalho e famíla me atende muito bem. No entanto, o C4 da minha esposa anda muito mais, mas também faz 4,3Km/l no Alcóol urbano e com Ar, acho que por ser mais possante. Aí vale a sua avaliação você quer um carro que ande muito ou que seja satisfatório se for a última opção acho que você deve ir de Vectra. Quanto aos concorrentes citados: I30 e Focus não são Flex e talvez não ache condições financeiras melhores para compra o Linea é um carro muito bom, mas acredito que logo logo deva mudar, pois já existe o Punto Evo que virá para o Brasil e a plataforma deve ser aproveitada pela Fiat pois a Frente desses dois carros pelo que leio, não são uma unânimidade.
    Vai aqui minha dica, e espero que te ajude. Bom Natal e Feliz Ano Novo a você e todos os leitores!

  22. O FOCUS hatch GLX (Gas) NA CAOA EM SÃO PAULO SAI POR R$53.900 COM ENTRADA DE 50% E O RESTANTE EM 24x SEM JUROS,ACHO QUE É DE SE SE PENSAR POIS ESTA COM UMA BOM DESCONTO E SEM JUROS.

    Marcus Quintanilha

  23. Se você estava pesando na WEEKEND será que a MINIVAN NISSAN LIVINA não atenderia a sua necessidade. Um abraço FELIZ NATAL e um ótimo ANO NOVO e que a sua escolher seja a melhor (a que agrade você. Lembre-se carro é paixão. Alguns carros são ótimos, mas foram feitos para quem tem determinada altura. Por isso o melhor carro será aquele que você fizer o teste drive e se sentir ótimo em relação aos outros modelos. Pense nisso!

  24. Prezado Marcelo,

    só para atualizar nova taxa de consumo do meu Vectra GT = 6,93 Km/L com 15Litros de Gás e o resto de Alcóol.
    Outra informação para você: Seguro do carro:R$3.900,00.

    Prezado Pedro/Mariana,
    confirmação igual a minha, é mais rápido mesmo. Obrigado!

  25. Considerando as opções, não tem dúvida: Focus GLX com certeza.

    O City básico não tem ABS e vem com um motor 1.5.

    O Vectra GT tem um conjunto motor/câmbio/suspensão muito inferior ao Focus. Só valeria a pena se custasse bem menos. Eu já dirigi, durante um tempo, o Novo Focus e um Vectra, e é evidente a superioridade do Ford.

    Linea tem motor 1.9, suspensão mais simples e plataforma do Punto esticada, ao passo que o Focus tem motor 2.0, suspensão independente e a mesma plataforma do modelo europeu (5 estrelas na euroncap). Portanto, o Linea só valeria a pena se custasse bem menos do que o focus, e assim mesmo se desconsiderar a questão da segurança.

    Por fim, a outra boa opção é o Hyundai i30, que também é um excelente carro. A única coisa que não gosto é da CAOA, responsável pela venda no Brasil. Por esta razão ainda ficaria com o Focus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *