Honda Civic: paddle-shift para buscar o Corolla

Honda-Civic-LXL-2010O ano passado foi excelente para a Honda, que vendeu 125.860 unidades, contra 117.601 carros de 2008. Mas não podemos dizer que 2009 foi excepcional para o Civic. Além de ter vendido menos que em 2008, o modelo perdeu a liderança do segmento para o seu maior rival, o também japonês Corolla. A Toyota aproveitou a chegada do City que, querendo ou não, sacudiu o interessado no Civic, para abocanhar o maior número de clientes possíveis. A estratégia foi facilitar as formas de pagamento, com uma politica de preços agressiva, somada à nova versão GLi, que se encaixou bem na gama do modelo.

Só em 2010 veio a resposta da Honda, que anunciou algumas melhorias para toda linha Civic e o lançamento da versão LXL, que fica entre a de entrada, LXS, e a topo de linha, EXS. Entre as evoluções, a direção hidráulica dá adeus, sendo substituída pela direção com assistência elétrica EPS (Eletric Power Steering), que não rouba energia do motor. Já o ar-condicionado recebeu novos compressor e condensador, o que, segundo a Honda, gera economia de combustível e maior desempenho do motor. Também foi alterado o sistema ECU (Electronic Central Unit) ao ser promovida uma adequação da rotação para a troca automática das marchas. Além disso, a Honda adicionou um novo sensor de marcha lenta, que, entre outros detalhes, oferece um funcionamento suave do motor.

Honda-Civic-LXL-2010-painelTodas as novidades são muito bem-vindas, mas o grande trunfo da linha 2010 é mesmo a versão LXL. Além de ter todos os itens da LXS, que vem com ABS com EBD e airbag duplo, por exemplo, o Civic LXL sai de fábrica com retrovisores elétricos dobráveis com luz indicadora de direção, abertura de porta-malas que pode ser feita pela chave, revestimento dos bancos e forração das portas em tecido ou couro, rodas de liga leve de 16” com design exclusivo, volante de três raios com acabamento em prata, controle de áudio no volante, alto-falantes com tweeter, acabamento interno nas alças e na tampa do porta.

Honda-Civic-LXL-2010-paddle-shift-cambio-borboletaMas, sem dúvida, o grande atrativo do sedã, que tem como uma de suas principais características o visual moderno, está na opção de equipar o modelo com câmbio automático de cinco marchas com paddle-shift (foto acima) – as borboletas para trocas de marcha que ficam atrás do volante. Este item, que sempre foi um dos grandes atrativos do Civic, só estava disponível na (cara) versão EXS. Com isso, a Honda “barateou” um equipamento que pode sim fazer a diferença naquele comprador que está na dúvida entre Civic e Corolla, embora os perfis de compradores possam ser bem diferentes.

Vejam os preços sugeridos (para o Sudeste) da linha Civic 2010:

New Civic LXS MT Flex – R$ 65.745
New Civic LXS AT Flex – R$ 70.830
New Civic LXL MT Flex – R$ 66.405
New Civic LXL AT Flex – R$ 71.540
New Civic LXL MT c/ couro Flex – R$ 68.085
New Civic LXL AT c/ couro Flex – R$ 73.200
New Civic EXS AT Flex – R$ 85.610
Civic Si MT – R$ 103.650

A aposta da Honda tem tudo para dar certo, mas a Toyota já armou um forte contra-ataque: o lançamento do Corolla 2.0, que, segundo o site Fast Driver, chega já em março. As versões de entrada seriam equipadas com o atual motor 1.8 VVTi flex, deixando o 2.0 para a XEi e para a SE-G. O Corolla 2.0 deve ter a potência variando entre 155 e 161 cv. Pensando em toda essa situação foi que criei a atual enquete do De 0 a 100, com a pergunta “Para voltar à liderança da categoria, o que falta ao Honda Civic?”. Aproveitem para votar!

Comentários

  • Na minha opinião, o motivo do civic ter perdido as vendas para o corolla foi única e exclusivamente por causa do city, se o city custasse na faixa de 45 e 50k o civic continuaria sendo líder de vendas, e pra mim ele e bem mais atrativo pelo desing em relaçao ao corolla que tem um estilo muito conservador e o civic mais inovador, que pra mim ainda não precisa de reformulação.

  • Anonymous disse:

    A Honda parece ou não quer entender o mercado. Se um dos motivos do Civic ter vendido menos foi o preço alto e o lançamento do City, aliado ao bom preço do Corola. Então a Honda deveria lançar um modelo abaixo do lxs para garantir bom preço, ou abaixar o preço do city (que não vale R$55mil nunca). Deixo a pergunta no ar. Vocês acham que a medida adotada pela Honda suritirá efeitos na venda do Civic? Eu duvido!

  • Antes do City, tinha civic por R$ 59.999,99. Agora pra evitar a canabalização interna, o carro de entrada ( não tem nem farol de neblina )custa só R$ 65.745. Todas essas Mudanças que o Parizzi falou são ótimas, mais agora quem o compra é obrigado a pagar R$ 5.500,00 a mais por elas. Não podemos esquecer que até pouco tempo atrás o civic, não tinha nem computador de bordo. Acho que o visual aguenta mais 1 ano…no minimo.
    No geral só tenho duas reclamações:
    Preço e o porta malas com seus ridículos 340 litros.

  • A Honda cobra caro pelo Civic, apesar de ser um carrão. Quando fomos trocar de carro cogitamos o Civic, mas por um valor um pouco mais baixo, fizemos a opção por um 307 hatch (com 4 anos de garantia no motor e câmbio automático) que, além de ter mais potência e equipamentos, tem um porta-malas maior (420L) e não deve nada em acabamento e espaço interno. O problema nas vendas do Civic é o City. O Corolla vende tanto porque caiu na graça do brasileiro, é econômico, barato de manter e não tem um carro dentro da marca para roubar suas vendas.

  • renato dantas disse:

    Eita automóvel porreta, eita automóvel classudo, eita automóvel lindo, eita automóvel caro… é caro mas é um verdadeiro automóvel, acredito Pedro e Mariana, se o Pirus ou outro sedã médio da Toyota for realmente lançado no Brasil, vai derrubar um pouco as vendas deste também verdadeiro automóvel chamado de Toyota Corolla.
    Vai ser difícil aparecer outro modelo de automóvel para causar admiração na beleza tanto quando o New Civic foi lançado.

  • renato dantas disse:

    Uma curiosidade vocês já ouviram algum amigo dizer: acabei de comprar um Honda, acabo de comprar um Toyota ou acabo de comprar uma mercedes ou Audi sem mencionar o modelo?, quanto aos demais “carros” das 4 grandes a frase é a seguinte: acabo de comprar um Pálio, acabei de comprar um Celta, vou comprar um Gol, comprei um C3, tô de Focus novo, na minha garagem tem um Logan, tô pensando comprar a privada com volante(Uno) e asim por diante, nunca dizem o nome da marca e sim o modelo, porque será?.

  • Enquanto isso…a Kia continua conquistando o mercado Norte Americano…

    Kia Soul e Kia Cerato são eleitos melhores do ano por sites dos EUA

    Fonte: Imprensa Kia Motors

    Depois de conquistar o prêmio ‘Carro Pequeno do Ano’, na semana passada, da revista americana FAMA, o Kia Soul foi nomeado o ‘Melhor Hatchback de 2010’ pelo site automotivo Cars.com, visitado por mais de 10 milhões de compradores de veículos por mês. O Soul foi escolhido pelo Cars.com por características como estilo, equipamentos de segurança, direção ágil e valor.

    “Desenvolvido para quem procura um novo jeito de rodar, o Soul oferece combinação imbatível de estilo, personalização, itens de segurança e valor”, disse Michael Sprague, vice-presidente de marketing da Kia Motors América. “O Soul foi o ponto inicial da maior transformação que nossa marca já teve, seguido do Novo Cerato, do Cerato Koup e do Sorento 2011. O título da Cars.com mostra o apelo do Soul, que continua a ser aclamado pelos consumidores e pela mídia e a atrair novos consumidores aos showrooms da Kia”.

    De cerca de 70 veículos novos ou redesenhados para 2010, a Cars.com reviu e selecionou os melhores em seis categorias, incluindo Melhor SUV 2010, Melhor Compacto 2010, Melhor Hatchback 2010, Melhor Hatchback Híbrido 2010, Melhor Sedã Híbrido 2010 e Melhor Wagon 2010. O vencedor de cada categoria apresentou ótimo valor, itens de segurança, conforto interior e estilo atrativo.

    Já o sedã Kia Cerato foi eleito entre os ‘Melhores Carros Novos de 2010’ pela fonte de pesquisa online About.com. Ele foi um dos 12 veículos selecionados pelo site por ter uma combinação atraente de alta qualidade e extensa lista de itens de segurança. Recentemente, o veículo foi chamado de ‘Carro do Ano’ pelo NADAguides.com 2010.

    “Na economia atual, os consumidores buscam veículos atrativos, bem equipados e com um bom preço; o estiloso Kia Cerato oferece exatamente isso”, afirma Sprague. “O reconhecimento de um site como o About.com traz mais atenção e credibilidade à marca Kia, e os consumidores podem esperar ver mais dessa nossa nova direção no design em um futuro próximo”.

  • Renato Dantas, eu comprei um “FORD FOCUS”. E sempre falo assim. A FORD ainda é uma montadora excelente. Dentre as americanas, foi a única a não precisar de ajuda do governo.
    Quando alquem fala que comprou um Honda ou um Toyota, vc pensa que é um Civic ou um Corolla pq estas duas não tem muitos carros/modelos para vender. E estes dois foram os primeiros de cada marca a entrar no Brasil.
    O Corolla vende mais porque é melhor que o Civic. Apesar de eu achar o Civic mais bonito.

  • Se eu tivesse dinheiro para pegar um sedan hoje seria o Civic, justamente pela estética e por ser um bom carro.

    Mas eu concordo com o rod: acho a mecânica do Corolla mais robusta (escuta-se menos problemas sobre os Toyotas) e ele é um pouco mais completo no mesmo preço.

    Melhor que os dois, na minha opinião, é o Focus sedan Ghia e o C4 Pallas com pacote tecnológico (são carros com mais equipamentos e tecnologia, além de ter um motor maior), mas mesmo assim eu não os compraria. O único sedan que me agrada visualmente (tirando BMW e cia) é o Civic. Ôh carro bonito…

  • Tendo essa nova dos Hatch´s, o focus deve massacrar, por ser mais novo, excelente carro e vencer todos os comparativos que disputa, tanto na versão mais completa quanto na de entrada.

  • Marco, respondi ao seu post (tenho vasculhado tudo sobre esse carro há um bom tempo). Achei interessante a sua colocação sobre o i30, principalmente porque é um projeto atualizado com o resto do mundo. Mas, ao ler seu texto, fiquei com a sensação de que o i30 é superior aos demais da categoria (e não é bem assim). Existem 3 carros que competem de igual para igual com ele, superando-o até em alguns aspectos.

  • Medina, eu vi essa matéria hoje pela manhã! E como eu já tinha certeza, o problema não era só o tapete.
    É como eu disse, Honda e Toyota, estão no mesmo patamar das outras montadoras, no máximo elas tem carros esteticamente melhores…mais estetica é gosto, e cada um tem o seu.

  • Olha, se o Linea receber os Tritec e estes cumprirem com todas as expectativas, eu digo que a Honda tem mais a se preocupar do que com o Corolla. Corolla 2.0 vai ser minoria, a começar que são poucos os burros a pagarem 86 mil num carro que ñ oferece metade de um Azera que custa 20 mil a menos ou mesmo de um Fusion. P/ mim ela tinha que baixar os preços geral e acabar com essa (perdão o termo) viadagem de querer um Civic básico custando mais que um Sheet (city) completo de tudo, quantos Sheet top de linha vcs já viram rodando? Quem perde é a Honda e mais ainda, quem perde é o Civic.

  • Complementando ao que o Paulo disse, além do fusion e azera, tem tb o jetta que acho maravilhoso, com um baita motor e nao fica distante do corolla ou civic em preço, sendo mais barato que as versões mais equipadas dos dois.

  • Célio - BH/MG disse:

    Há carros vendidos atualmente no Brasil que já passaram da hora de saírem de linha ou ganharem uma revitalização de verdade, leia-se: CIVIC, STILO, ASTRA, GOLF e tantos outros… Gosto de CARRO DE VERDADE e nenhum desses citados acima são!!!

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