Malditas formigas no carro

Prezados, cerca de oito meses depois que comprei o meu carro, apareceram várias formigas andando por ele. Fiz uma grande busca e nada encontrei. Mesmo assim, joguei remédio em alguns lugares chaves do veículo. Elas sumiram por um tempo, mas voltaram uns 5 meses depois, numa quantidade ainda maior.

Fiquei tão preocupado que levei o carro na concessionária, onde ele ficou por 3 dias e, mais uma vez, nada foi encontrado. Ao chegar em casa, as formigas tinham sumido. Depois de quase 10 meses sem formigas, elas voltaram a aparecer, mas apenas algumas esporádicas. No ano novo agora, elas apareceram num volume maior. Fiquei novamente muito preocupado – para quem não sabe, as formigas adoram comer colas, lubrificantes e fios, destruindo a parte elétrica do veículo.

Abri o capô, todas as portas, o porta-malas, usei uma lanternas e procurei por quase uma hora. Não achei nada. Precisei sair com o carro e, quando voltei, notei uma sujeira estranha no tapete do motorista. Encontrei mais da sujeira abaixo do volante, perto da tampa de um porta-trecos do automóvel. Ao abrí-lo, para a minha surpresa, as malditas formigas estavam lá – cheias de ovos e tudo mais! Imediatamente peguei um inseticida e ataquei com força. O resultado da “carnificina” vocês conferem na foto acima, tirada com um celular.

Não gosto de matar nenhum tipo de animal, mas as formigas podem causar um dano no carro que pode colocar em risco a vida dos ocupantes e, por quê não, de pedestres e das pessoas em outros veículos.

Espero que esta seja a última vez que as formigas apareçam no meu automóvel.

Atualização (14/01/10)

Quero acrescentar uma solução definitiva para formigas, enviada pelo meu amigo Alberto. É só eu colar a imagem abaixo na tampa do porta-malas do veículo.

Comentários

  • *Imaginando elas se escondendo em algum canto quando você entra no carro*.

    É até engraçado e preocupante, como você falou. E achei bacana também a sua atitude quanto aos animais, sendo que a morte das formigas é totalmente justificável.

    Cupins e formigas representam um grande problema para a sociedade, mas em muitos casos a culpa é nossa, deixando o lixo exposto, a madeira sem o devido tratamento e, de uma maneira geral, um ambiente com condições favoráveis para a proliferação destes e outros insetos.

    Nos EUA eles recebem uma atenção muito maior. Existem profissionais extremamente especializados e eficientes no trabalho de combate à baratas, formigas, cupins e outras pragas urbanas.

    Um abraço, Renato!

  • Kaleb disse:

    Parizzi, eu tb tive um problema parecido. Só q eram aquelas bem pequenas…

    Certa vez fomos daqui a Vila Velha, eu e minha namorada matando essas formiguinhas q apareciam andando sobre o painel. Após a viagem elas sumiram (acho q só queriam uma carona pra praia) rsrsrsrsrs

    De vez em qdo aparece uma ou outra, bem esporadicamente.

    Falou…

  • Célio - BH/MG disse:

    Isso já aconteceu no meu carro anterior. As formigas e seus ovinhos ficavam nos frisos e dobradiças das portas e se escondiam próximo ao motor.
    Inicialmente comprei alguns produtos que só foram paleativos. Posteriromente tive que fazer uma dedetização especial para não estragar nenhuma parte do carro. Porém, resolveu!!

  • renato dantas disse:

    O problema delas terem aparecido em maior quantidade Renato Parizzi foi que, como disse no ínicio do texto você jogou remédio no lugar de veneno… bincadeirinha, já vi em aparelhos eletrônicos mas em carro para mim é novidade, que bom quando tudo acabou bem.

  • Parizzi provavelmente estas formigas estão vindo de algum lugar onde vc guarda o carro, ou na garagem do seu predio ou casa, ou na garagem do seu trabalho. Na verdade elas estão migrando pro seu carro…dê uma verificada nos locais onde vc deixa o carro. Compre aquele veneno pra “tanagura” e espalhe pelo carro. Esse remédio é igual a comida pra sabiá. Elas levam pra Batcaverna delas, distribuem pra suas irmãs, e acabam cometendi suicídio coletivo involuntário. Vc deve achar esse veneno em coperativas agropecuárias.

  • Na reforma do meu Maverick, foi achado o cadáver de um rato… mandei o corpo para o iml para identificação e para que a família providencie o funeral…. rsrsrs…

  • jow disse:

    Parizi,

    Como o vinicar disse, fico feliz em saber que vc é mais um de nós! hehehe! ASTREIRO!

    Não anima de comparecer ao Astraclub? Fiz bons amigos por lá.. o pessoal é gente fina!

  • Paulo Freire disse:

    Em compensação o Stilo tem melhor acabamento, melhores opcionais, ar bi-zone, opção de 6 air bags, rodas 17′, Sky window, visual mais moderno e etc. Fora que o Stilo 8V leva benga do Astra, mas quero ver o 2.4 e o 1.8 16V. O Astrinha disaparece do retrovisor do Stilo em 2 tempos. hahahaha

  • Só foi uma brincadeira com o Leônidas, pois acho divertido o modo com que ele se refere ao Stilo. No mais, ele tem maior diversidade de itens, mas falta um motor bacana pra imagem mais esportiva do carro (desconsiderando a versão 2.4). Ambos não deixam de ser ótimos carros.

  • Anonymous disse:

    Amigo, recomendo para as formigas pequenas, aquelas que aparecem nas cozinhas, um produto chamado SWTRIKgel. Para as formigas carpinteiras -umas formigas maiores amareladas – um produto chamado BLATANEX. Essas carpinteiras destroem computadores, televisores e as partes elétricas dos automóveis.Após aplicar o produto nas trilhas e orifícios onde elas entram para construir ninhos. Meu Honda Fit já foi vítima desses insetos que se instalaram depois que esteve na Autorizada para fazer a primeira revisão.Desejo-lhe boa sorte.

  • Renata, leve o carro no seu mecânico de confiança ou na concessionária para um varredura completa.

    As formigas “gostam” ficar mesmo nos dutos de ventilação ou em locais que possuem algum tipo de cola ou lubrificante.

    Faça um teste: ligue o ar-quente o mais quente possível e na máxima velocidade do ventilador e veja se elas vão sair pelo saídas de ar do painel.

    Não deixe de levar o carro. Formigas são perigosas porque elas podem atrapalhar o carro. A parte elétrica costuma ser a primeira a ter problemas.

  • Paulo Cesar dasilva disse:

    Meu celta tá cheio dessa formiguinha s pretas……tá difícil acabar com elas..primeiro apareceram perto do sinal do ar condicionado
    ..fiz uma limpeza geral…aí sumiram…agora tão aparecendo na lateral do console do carona…não sei mais oque fazer…
    Paulo Bananal sp

    • Renato Parizzi disse:

      Leve em alguma loja de acessórios ou oficina e peça para eles retirarem o acabamento da porta antes que o problema possa evoluir para a parte elétrica!

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *