Gosta de hatches médios? Vote na enquete e mande a sua lista!

ATUALIZADO: 12/02/10 – 17:45

Como não tenho como fazer uma enquete que permita a todos listar os carros em ordem de preferência, estou abrindo esse post, que vou tentar atualizar sempre que for possível, para podermos publicar as listas dos hatches médios de todo mundo.

Depois vamos ver qual carro foi o mais votado em primeiro, segundo, até o nono. Confiram algumas listas já enviadas por e-mail ou postadas nos comentários:

PEDRO e MARIANA
1. C4
2. Focus
3. 307
4. i30
5. Vectra GT
6. Tiida
7. Stilo
8. Astra
9. Golf

LEÔNIDAS
1. STILO
2. I30
3. 307
4. Golf
5. Focus
6. Astra
7. Tiida
8. C4
9. Vectra GT

HUGO
1. C4
2. Focus
3. 307
4. I30
5. Vectra GT
6. Tiida
7. Stilo
8. Golf
9. Astra

MARIO
1. Citroen C4 – Tecnologia
2. Ford Focus – Motor inovador
3. Hyundai I30 – Igual ao europeu
4. Chevrolet Vectra GT – Beleza
5. Fiat Stilo – Econômico (4 rodas)
6. Peugeot 307 – Qualidade
7. Chevrolet Astra – Custo/Beneficio
8. Volkswagen Golf – Seguro caro
9. Nissan Tiida – Feio

LEONARDO CARVALHO
1. Focus 2.0
2. Hyundai i30
3. Citroen C4 2.0
4. Focus 1.6
5. Peugeot 307 2.0
6. Citroen C4 1.6
7. Golf 2.0
8. Golf 1.6
9. Vectra GT
10. Stilo
11. Peugeot 307 1.6
12. Tiida
13. Astra

DANIEL
1. Focus
2. i30
3. C4
4. 307
5. Stilo
6. Vectra GT
7. Golf
8. Astra
9. Tiida (pode ser bom mas e muito feio mesmo)

DANIEL LUIZ CHECHETTO CHAVES
1. Focus
2. I30
3. C4
4. 307
5. Vectra GT
6. Golf
7. Stilo
8. Astra
9. Tiida

VILKER
1- Focus
2- i30
3- Stilo
4- C4
5- Vectra GT
6- 307
7- Golf
8- Tiida
9- Astra

WLADMIR PEREIRA
1. Ford Focus
2. Nissan Tiida
3. Hyundai i30
4. Volkswagen Golf
5. Fiat Stilo
6. Chevrolet Astra
7. Peugeot 307
8. Chevrolet Vectra GT
9. Citroën C4

RAFAEL DIAS DE ALMEIDA
MODERNOS
1- Ford Focus
2- Hyundai i30
3- Citroën C4
4- Nissan Tiida
PRIMITIVOS
5- Peugeot 307
6- Fiat Stilo
7- Volkswagen Golf
8- Chevrolet Vectra GT
9- Chevrolet Astra

ALEXANDRO PALMA

1. Focus
2. Golf (poderia ser o 5 ou 6?)
3. Tiida
4. Vectra GT
5. Astra
6. 307
7. Stilo
8. C4
9. i30

HUGO M
1. Ford Focus
2. Hyundai i30
3. Citroën C4
4. Nissan Tiida
5. Chevrolet Astra
6. Chevrolet Vectra GT
7. Volkswagen Golf
8. Fiat Stilo
9. Peugeot 307

HUMBERTO
1. Focus – tecnologia, design, motor
2. Hyundai i30 – design, acabamento
3. Golf – mecânica
4. Vectra GT – o nome vectra ainda pesa
5. C4 – tecnologia
6. Stilo – custo benefício
7. Tiida – design, é japonês
8. 307 – pelo menos é melhor que o Astra
9. Astra – preço

DIEGO ABEL
1. i30
2. C4
3. 307
4. Focus
5. Stilo
6. Golf
7. Astra
8. Vectra GT

FILIPE BH
1. Focus
2. i30
3. Astra
4. Stilo
5. Golf
6. Vectra GT
7. Tiida
8. C4
9. 307

PIAUÍ JR
1. i30
2. 307
3. Focus
4. C4
5. Vectra GT
6. Golf
7. Astra
8. Tiida
9. Stilo

VINICAR
1. Ford Focus
2. Hyundai i30
3. Citroën C4
4. Nissan Tiida
5. Chevrolet Astra
6. Chevrolet Vectra GT
7. Peugeot 307
8. Fiat Stilo
9. Volkswagen Golf

MARCUS QUINTANILHA
1. Focus
2. i30
3. 307
4. Astra
5. Vectra GT
6. Golf
7. Tiida
8. C4
9. Stilo

BRUNO MEDINA
1. i30
2. Focus
3. Golf
4. 307
5. C4
6. Astra
7. Vectra GT
8. Stilo

———————————————————————————————————

Listas especiais

LEONARDO CARVALHO
1- BMW 130i
2- Volvo C30 T5
3- Subaru Impreza WRX (o WRX STI não é mais vendido no Brasil – seria minha 1ª ou 2ª opção)
4- Audi A3 2.0 TFSI
5- BMW 120i
6- Audi A3 1.6
7- BMW 118i
8- Volvo C30 2.0
9- Subaru Impreza 2.0
10- Impreza 1.5

RENATO DANTAS
1 – Focus
2 – Dodge Polara
3 – Fiat 147 (era um Hatch?)
4 – Privada com volante (é um hatch?)
5 – Fusca Zé do Caixao
6 – Brasília
7 – Corcel I duas portas
8 – Chevette duas portas
9 – Gol 1 geração
e finalmente em 10 lugar o i30 com i minúsculo, é assim que se escreve

PAULO FREIRE
1º – Impreza;
2º – i30/Focus (empate técnico);
3º – Soul (ñ sei o que diabo ele é, então vai p/ os hatchs mesmo);
4º – Stilo (melhorou a suspensão, tem ótimo acabamento, excelente espaço interno, muitos itens de conforto e etc);
5º – Astra (pelo preço);
6º – Golf (pelo câmbio tanto manual quanto automático);
7º – Vectra GT (um Astra maior e mais caro nem merecia estar na lista);
.
.
.
1584º – C4 e 307 (carro francês, preciso dizer mais alguma coisa?).

ANSELMO COYOTE
Lista de Hatches Nacionais:

1. Kadett
2. Kadett
3. Kadett
4. Kadett
5. Kadett
6. Kadett
7. Kadett
8. Kadett
9. Kadett
10. Kadett

Lista de Hatches Importados
1. Porsche (é coupé ou hatch?)
2. Porsche
3. Porsche
4. Porsche
5. Porsche
6. Nissan 370Z (idem)
7. Mercedes SLK
8. BMW Z4
9. Audi TT
10. Porsche.

OBS. Divida os Porsches em Carrera GT, 911 e Caiman… rsrs.

ALEXANDRO PALMA

Usados (mas bem usados, mesmo):
1. VW Golf 3 (de boyzinho da favela)
2. Fiat Tipo (faltou grana pra comprar um Golf 3)
3. GM Monza S/R (não ficou em primeiro porque está extinto)
4. Escort Guarujá (XR3 com 4 portas…extinto)
5. Fiat Brava (não fica bravo comigo, por favor…)
6. VW Pointer (era pra ser e não foi)
7. Fiat Uno CSL 1.6 4portas (quem não tem Stilo caça com Uno)
8. VW Passat LSE (se não foi explodido no Iraque é uma boa opção)*
9. GM Chevette Hatch (se tivesse 4 portas ninguém segurava…abririam a toda hora…)
10. Walk Machine (afinal é uma moto hatch…putz, essa foi horrível!!!)
* o Passat modelo LSE foi exportado para o Iraque nos anos 80.

———————————————————————————————————

POSTE A SUA LISTA NOS COMENTÁRIOS OU ME ENVIE POR E-MAIL!

Comentários (63)

  1. 1. C4
    2. Focus
    3. 307
    4. i30
    5. Vectra GT
    6. Tiida
    7. Stilo
    8. Astra
    9. Golf

    Achei sacanagem tirar o ABS do Astra. Caiu umas posições por causa disso.

    C4 e 307 são os mais completos e têm o melhor motor. Mas o C4 sai na frente por conta da vinda do 308 e de alguns sensores a mais…

    i30 vem em quarto porque é o carro mais mascarado de todos, apesar de moderno. Carro nesse preço que não tem um câmbio com trocas sequenciais, regulagem de altura dos faróis, botões tipo um toque e fechamento automático do teto, não merece ficar entre os 3. E o bom é que a Hyundai não tem cobrado tanto nas revisões.

    Tirando os 4 primeiros, compraria um Golf dos que sobraram, mas reconheço que ele já está bem cansado.

    Não tem carro ruim nessa lista. Na minha opinião, só existem 4 melhores e mais modernos (que são os primeiros).

    Votei no 307.

  2. 1.Citroen C4 – Tecnologia
    2.Ford Focus – Motor inovador
    3.Hyundai I30 – Igual ao europeu
    4.Chevrolet Vectra GT – Beleza
    5.Fiat Stilo – Econômico (4 rodas)
    6.Peugeot 307 – Qualidade
    7.Chevrolet Astra – Custo/Beneficio
    8.Volkswagen Golf – Seguro caro
    9.Nissan Tiida – Feio

  3. Minha lista seria esta, caso pudesse incluir os importados:
    1- BMW 130i
    2- Volvo C30 T5
    3- Subaru Impreza WRX (o WRX STI não é mais vendido no Brasil – seria minha 1ª ou 2ª opção)
    4- Audi A3 2.0 TFSI
    5- BMW 120i
    6- Audi A3 1.6
    7- BMW 118i
    8- Volvo C30 2.0
    9- Subaru Impreza 2.0
    10- Impreza 1.5

    Excluindo-se os importados:
    1- Focus 2.0
    2- Hyundai i30
    3- Citroen C4 2.0
    4- Focus 1.6
    5- Peugeot 307 2.0
    6- Citroen C4 1.6
    7- Golf 2.0
    8- Golf 1.6
    9- Vectra GT
    10- Stilo
    11- Peugeot 307 1.6
    12- Tiida
    13- Astra.

    Eu acho que o Leonidas andou pedindo para alguns amigos do trabalho votarem no Stilo…
    Brincadeira Leonidas rsrsrs!!!
    Mas não tem lógica tantos votos.
    Abraço!
    Leonardo Carvalho!

  4. O pessoal parece que acreditou no que foi publicado na 4 Rodas. O i30 não é tudo isso. Entrem no Clube i30 e vejam o tópico “coisas que não gosto no meu i30”. Por ele fica IMPOSSÍVEL colocar o carro na frente ou de Focus, 307 e C4.

    Uma pequena lista de coisas que o carro deve a estes que citei.

    – Couro ou tecido nas portas
    – Sistema one touch dos vidros
    – Fechamento automático do teto no alarme
    – Falta do retrovisor fotocrômico
    – Falta do câmbio sequencial.
    – Cinto do passageiro do meio de três pontos
    – Regulagem de altura dos faróis
    – Não tem local próprio para prender o triângulo de sinalização
    – Falta iluminação nos comandos de teto solar e fechamento dos retrovisores
    – O ar do i30 não tem os recursos dual zone e sensor de qualidade
    – O sensor de chuva do i30 não é indexado à velocidade do automóvel como nos carros da PSA.
    – O retrovisor não rebate automaticamente.

    Ele só ganha nos airbags, garantia (com condicionantes) e na entrada mp3 (não é de fábrica nos Citroen / Peugeot).

    Some isso tudo a manutenções mais caras que a concorrência e à peças de reposição mais caras ainda.

    No entanto, ele continua sendo um carro muito bom e melhor que os de concepção antiga, mas não bate os 3 que citei. Prova disso é que a própria 4 Rodas realizou um comparativo de hatches acreditando que o i30 possuia ESP e controle de tração, e na verdade a versão com estes itens chegou há pouco tempo no Brasil, custando mais de 70k na maioria das concessionárias. A mídia anda meio perdida e sem critérios ultimamente (vide o comparativo i30 vs 118i e i30 vs Focus e C4).

  5. Renato Parizzi, sem querer agradar ninguém e também não uso este tipo de carro, vou tantar fazer minha lista.
    1 – Focus
    2 – Dodge Polara
    3 – Fiat 147 (era um Hatch?)
    4 – Privada com volante (é um hatch?)
    5 – Fusca Zé do Caixao
    6 – Brasília
    7 – Corcel I duas portas
    8 – Chevette duas portas
    9 – Gol 1 geração
    e finalmente em 10 lugar o i30 com i minúsculo, é assim que se escreve.

  6. Aí vai a minha:
    1º – Impreza;
    2º – i30/Focus (empate técnico);
    3º – Soul (ñ sei o que diabo ele é, então vai p/ os hatchs mesmo);
    4º – Stilo (melhorou a suspensão, tem ótimo acabamento, excelente espaço interno, muitos itens de conforto e etc);
    5º – Astra (pelo preço);
    6º – Golf (pelo câmbio tanto manual quanto automático);
    7º – Vectra GT (um Astra maior e mais caro nem merecia estar na lista);
    .
    .
    .
    1584º – C4 e 307 (carro francês, preciso dizer mais alguma coisa?).

  7. Você poderia compartilhar conosco o problema que seus carros franceses te deram.

    Dá pra notar o preconceito seu em relação à marca com uma lista dessa.

    Prefiro carros alemães e japoneses (VW, BMW, Audi, MB, Honda, Toyota, etc). Mas como no Brasil a nossa VW não tem tantas ligações com a europeia (e os japoneses focam mais os sedans), os franceses estão entre os 3 melhores hatches e não há o que se discutir no momento (muito em razão do demérito das montadoras abrasileiradas). Porque na europa nem mesmo o francês gosta tanto do seu carro (costumam ir na alemanha, pagar menos e levar um carro melhor).

  8. Ñ só preconceito como tb discriminação. A começar que elas sempre sacanearam o brasilóide oferecendo carros bonitinhos e ordinários. Cobravam barato (e ainda cobram) na compra mas na hora de manter…

    Tivemos um Xantia (me pai trocou a Dakota que tinhamos pelo Xantia de um amigo pois o mesmo precisava de dinheiro). No começo o carro foi limpeza, rodou legal e tudo mais, com 3 dias o a/c parou derrepente e quando o carro foi levado a uma oficina constataram que a tubulação do ar estourou e deixou vazar todo o gás. O custo foi de 280 reais p/ deixar tudo funcionando. 2 dias depois o carro foi ao chão de uma vez, após ser levado a oficina de novo foi constatado que a suspensão já era. O custo? 4.800 reais p/ deixar tudo como novo. Aí ele deu uma trégua e um mês depois começou a apresentar um ruído alto e anormal nos freios, após ser levado a oficina (mais uma vez…) disseram que os discos de freio direitos estavam empenados e o traseiro estava sem pastilha, a troca das 4 pastilhas (as outras 3 estavam já gastas) custou pouco mais de 600 reais já com o desempenamento dos discos. 2 dias depois o carro foi furtado e quebraram o painel p/ levar só o som (ñ sei o pq), na Citroën cobraram 5200 reais e disseram que o carro tinha de ficar parado 1 mês pois ñ tinham o painél em estoque… Isso fora o vidro lateral que a Citroën tb ñ tinha em estoque e o mais barato que achamos cobrava 700 reais pelo vidro (carro importado e ainda por cima francês é dose…) e mais 100 reais de mão de obra.

    Com tudo isso vc acha que sou preconceituoso com os franceses sem causa?

  9. Xantia? Vc’s deviam ter levado o carro em um mecânico de confiança, antes de trocar! Quantos anos o carro tinha? Estava zero? Outra coisa…fica economizando e estacionado carro na rua…depois não pode reclamar…outra coisa…não tinha seguro?
    Vc’s deviam ter devolvido essa merda pro amigo da onça de vc’s!
    Desculpe a franqueza!

  10. Paulo, mas hoje a situação é diferente. Tem muita gente que sofreu e ainda sofre com os franceses, embora isso esteja mudando.

    Hoje manter o carro é barato (encontra-se facilmente peças para substituição em oficinas que não as concessionárias), o carro tem uma durabilidade aceitável (me refiro a C4 / 307) e as revisões são tabeladas, consideravelmente baratas na minha opinião.

    Tudo bem que você teve seus problemas, mas culpar a marca eternamente por isso eu já não concordo.

  11. Lista de Hatches Nacionais:

    1. Kadett
    2. Kadett
    3. Kadett
    4. Kadett
    5. Kadett
    6. Kadett
    7. Kadett
    8. Kadett
    9. Kadett
    10. Kadett

    Lista de Hatches Importados
    1. Porsche (é coupé ou hatch?)
    2. Porsche
    3. Porsche
    4. Porsche
    5. Porsche
    6. Nissan 370Z (idem)
    7. Mercedes SLK
    8. BMW Z4
    9. Audi TT
    10. Porsche.

    OBS. Divida os Porsches em Carrera GT, 911 e Caiman… rsrs.

    Abs.

  12. Segue a lista. A ordem segue a modernidade do projeto, ou seja, o que é vendido fora do Brasil.

    MODERNOS
    1- Ford Focus
    2- Hyundai i30
    3- Citroën C4
    4- Nissan Tiida
    PRIMITIVOS
    5- Peugeot 307
    6- Fiat Stilo
    7- Volkswagen Golf
    8- Chevrolet Vectra GT
    9- Chevrolet Astra

  13. Rafael, como assim “o que é vendido fora do Brasil”?

    Se fosse assim o Golf estaria entre os primeiros, idem ao Astra. São projetos bem atuais na Europa.

    Quanto ao Focus, já existe outra geração engatinhando nos EUA. Ou seja, o que é novo pra gente já é velho para eles.

    Mas se você estiver se referindo aos vendidos aqui, vou lhe passar uma informação.

    C4 e 307 usam 60~70% dos mesmos componentes. Mesmo motor, câmbio, computador de bordo, suspensão, chassis, etc… A diferença principal fica na calibração da ECU (mais “esportiva” no Peugeot e mais suave e confortável no C4) e na suspensão (mais rígida no Pug e mais macia no Citroën).

  14. Hugoas o kra pegou a Dakota e desapareceu e nem devolveu os pertences nossos que estavam dentro do carro! Fomos no mecânico de confiança (até Marea o kra desenrolava!). O carro ñ tinha seguro pois era p/ vender (assim como a Dakota), estacionar o carro na rua ñ tem jeito, mas calma, Fortaleza ñ é um inferno feito S.P e R.J ainda. O assalto foi pq meus pais sairam p/ uma casa de show (conhecido como Mucuripe, pelos fortalezences) e tinha vigia (sabemos que foi ele quem roubou o carro, até cortou os fios da bateria e tirou as cornetas do alarme), ñ podião adivinhar que o kra ia roubar logo o nosso…

    O lance do amigo, o kra tava lascado nas mãos de um pessoal do tráfico, inclusive no fim de Dezembro saiu a notícia que ele foi assassinado (queima de arquivo). Foi até melhor, ele queria levar a Dakota e depois ia deixar o Xantia, ficamos no prejuízo mas pelo menos foi melhor que perder um carro, afinal quem iria garantir que ele ñ iria desaparecer com os 2 carros?

  15. Caro Paulo freire apenas um correção a posição correta do C4 e 307 (ainda não sei para que serve), é a seguinte:
    C4 1585 e 307 1586, a minha lista por não gostar deste tipo de carro, é apenas uma brincadeira. É FATO.(licença Leônidas).

  16. Stilo, Golf, 307 e Astra disputam a lanterna, sem dúvida. São carros que há anos não são mais produzidos na Europa. Vendem no Brasil porque aqui o consumidor aceita veículos defasados com muito mais facilidade.

    Já na outra ponta, Focus, i30 e C4 estão em sintonia com os modelos vendidos na Europa. São carros mais modernos, bonitos, seguros e atuais.

    Ford Focus

    Hyundai i30

    Citroën C4

    Nissan Tiida

    Chevrolet Astra

    Chevrolet Vectra GT

    Volkswagen Golf

    Fiat Stilo

    Peugeot 307

  17. Caro Hugo,

    Se fossemos pegar a Europa como parâmetro, a enquete teria que possuir o 308 e o novo Golf. Aqui no Brasil, Vectra, Golf, Stilo e Astra são os arcaicos. Para sua informação, o 307 e o C4 são basicamente os mesmos carros com “roupas” diferentes. Muda uma coisa ou outra, mas motor, câmbio, chassis, freios, eletrônica e uma série de outros itens são iguais. Portanto, ou o C4 é arcaico também ou o 307 é “moderno”.

  18. A grande maioria que não são os Bloqueiros, pq pelas nossas listas, o Stilo não está com essa bola toda não! Não que o Stilo seja um carro ruim…mais seu tempo acabou, está na hora da Fiat fazer uma plástica nele!

  19. Fato é que o BoStilo não é carro. Aquilo é uma carroça maquiada e sem vergonha… Aquela imitação fajuta de duplo escapamento é uma piada.
    Viva a catchupila, firmex manos é nóiss. Ponte Preta é lei

  20. Pedro e Mariana,

    essa reportagem ilustra muito bem a realidade. Apesar de utilizarem a mesma plataforma o C4 é superior, já que se trata de um veículo mais moderno.

    Já o 307 está ultrapassado, tanto que já foi substituído pelo 308, esse sim concorrente do C4 em pé de igualdade.

    Na prática o C4 e o 308 representam uma evolução do 307. O C4 e 308 possuem a mesma base do 307, mas com mais modernidade.

    Quanto ao Stilo eu até entendo que alguns gostem dele, mas não há dúvidas de que se trata de um modelo antigo.

    Se realmente fosse um bom carro ainda seria vendido na Europa e concorreria com Focus, C4, Golf VI, etc.

    Mas como o Stilo já ficou um degrau abaixo dos concorrentes mais modernos, a Fiat na Europa já o substituiu pelo Bravo, o que deve ocorrer no Brasil em breve.

  21. 1 – Focus – tecnologia, design, motor
    2 – Hyundai i30 – design, acabamento
    3 – Golf – mecânica
    4 – Vectra GT – o nome vectra ainda pesa
    5 – C4 – tecnologia
    6 – Stilo – custo benefício
    7 – Tiida – design, é japonês
    8 – 307 – pelo menos é melhor que o Astra
    9 – Astra – preço

  22. Hugo M,

    O C4 tem alguns mimos a mais para justificar a imagem de modernidade transmitida pela marca. O que eu quis dizer é o seguinte: como compartilham praticamente tudo (principalmente mecânica e eletrônica), não existe diferença de geração entre eles.

    Há quem prefira a suavidade do C4 ou a toca mais firme do 307. Até a ECU é a mesma, porém com diferente calibração. A diferença entre os carros é mínima.

    Hoje eu compraria um C4 pela eminência da chegada do 308. Mas um hatch que eu tô botando fé é o Fiat Bravo.

  23. Concord com você.

    No caso do Peugeot, o 308 representa uma evolução do 307.

    É diferente do Golf VI, Bravo e Novo Focus, que são verdadeiras revoluções frente aos antigos Golf, Stilo e Focus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *