Finalmente flex, Ford Focus quer decolar de vez

Praticamente um ano e meio depois, a Ford lança o Focus com motor 2.0 flex! Quem comprou o veículo à gasolina deve estar chateado, principalmente porque a nova linha bicombustível ficou mais barata, equipada (GLX) e recebeu melhorias no câmbio. Com as novidades, a marca espera fazer os seus médios (hatch e sedã) decolarem de vez no mercado nacional, algo que nunca aconteceu até hoje.

Os preços partem agora de R$ 56.570 (hatch GLX com câmbio manual) e chegam a R$ 71.900 (sedã Ghia com câmbio automático). Segundo a Ford, a redução de 3% nos valores aconteceu por causa da nacionalização de alguns componentes, como o câmbio (IB5 Plus), que torna a condução do veículo mais tranqüila e agradável, e o sistema de som, que antes era da Sony e agora é da Visteon, o mesmo do Focus 1.6 Sigma.

Agora flex, o motor 2.0 desenvolve 143 cv de potência e 18,8 mkgf de torque com gasolina e 148 cv e 19,5 mkgf com álcool. Se o câmbio manual mudou para aproveitar melhor o ganho de potência do propulsor, o automático seqüencial de quatro marchas também foi recalibrado, melhorando as respostas e a suavidade em rotações mais baixas.

Toda linha Focus 2.0 vem equipada agora com volante revestido de couro com detalhes cromados, faróis de neblina e encosto de cabeça com regulagem de altura e cinto de três pontos para os cinco ocupantes.

O Ford Focus GLX, traz de série ar-condicionado, direção assistida, freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento), EBD (controle eletrônico de distribuição de frenagem) e CBC (controle de frenagem em curvas), airbag duplo, computador de bordo, rodas de liga leve aro 16”, rádio CD-Player com entrada auxiliar, entre outros itens.

Já a versão topo de linha, Ghia, sai de fábrica com todos os itens da GLX além de ar-condicionado digital, ajuste elétrico da altura do banco do motorista, bancos revestidos de couro, teto solar elétrico, sistema de partida sem chave, sensor de estacionamento traseiro e sistema de áudio com conexão com iPod, USB e Bluetooth.

Vejam os preços sugeridos pela Ford para o Focus 2.0 flex:

Sedan
2.0 flex GLX manual: R$ 58.570
2.0 flex GLX automático: R$ 63.100
2.0 flex Ghia manual: R$ 67.450
2.0 flex Ghia automático: R$ 71.900

Hatch
2.0 flex GLX manual: R$ 56.570
2.0 flex GLX automático: R$ 61.100
2.0 flex Ghia manual: R$ 65.450
2.0 flex Ghia automático: 69.900

Análise
No Brasil, o Focus nunca teve um conjunto tão atraente como agora. São várias versões de acabamento, duas opções de motorização flex, de câmbio e carroceria, e preços que variam de R$ 49.900 até cerca de R$ 72.000. A linha GLX, 1.6 e 2.0, é bem equipada e tem valor de mercado bastante competitivo. O custo/benefício é realmente muito bom.

Vamos esperar para ver se o Focus vai passar o Volkswagen Golf, terceiro colocado do segmento em 2010 até o momento; desbancar o Chevrolet Astra, o segundo; para aí sim derrubar o Hyundai i30 do trono. Qualidades para isso o Ford tem. (fotos: Ford/Divulgação)

Comentários (13)

  1. O FOCUS desde a versão anterior é um carro realmente bem feito e a frente do seu tempo em termos de estilo e tecnologia. Mas a FORD nunca foi boa de marketing. Talvez com o baixo preço de entrada ele consiga figurar entre os masi vendidos, mas desbancar o ASTRA que esta muito barato e o i30 com preço equivalente e mais completo que o FORD FOCUS. Sem querer ser pessimista acho que ele só vai desbancar o VW GOLF por este ter parado no tempo e não ter caído o preço como a GM fez com o ASTRA.

  2. Um ótimo carro era minha opção porém, com o péssimo atendimento pós venda inclusive com minha filha Lorena, e visitando sítios com diversos depoimento negativo, tive que desistir do carro.
    Se não houver melhora significativa no pós venda nas revendas Ford, o Focus vai padecer em vendas.

  3. Eu fui absurdamente mal atendido na Ford também (Jorlan). A minha namorada ficou impressionada com a falta de educação! Em compensação, na Toyota, trouxeram um cafezinho assim que botamos o pé na concessionária. Levaram a gente até no setor de manutenção para ver os preços e como funcionava o esquema todo.

  4. Por que não troca o nome do Blog para “Puxa Saco Focus”. Eu tenho um, e é um carrão. Porém não tem nada de tão maravilhoso assim, especialmente a versão GLX, que é totalmente sem sal. Não é para tanto gente. Menos. Menos.

    Vocês falam de Focus como se fala de BMW, Audi e Porshe.

    Sem falar que tiraram um baita som da Sony para botar uma porcaria de Visteon… preferia pagar mais caro pelo Sony.

  5. Fui apenas ver o City na auto japan depois confimei por telefone que queria fazer um teste, caso ficasse satisfeito eu o compraria sabe o que aconteceu?, foram me buscar e levar no trabalho isso é que é atendimento, os mecânicos só trabalham de branco, o chão da oficina é mais limpo que o chão da minha cozinha, você chega com o carro e são dois para atendê-lo, eles põe película no volante antes de entrar no veículo, em momento algum o consultor (vendedor) forçou a barra deixando você à vontade, conhecia o carro de cabo a rabo, informou sobre todos os acessórios.
    Isto chama-se padrão japonês de atendimento e qualidade.

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