Da China para o Brasil: Chevrolet lança o Classic 2011

Chevrolet-Classic-sedan-General-Motors-Brasil-flex
Velho X “novo” Classic

E finalmente a Chevrolet lançou o Sail no Brasil… digo o Classic 2011 no Brasil!

Por mais que o sedã compacto da General Motors seja uma cópia do modelo chinês, que já foi substituído por uma versão totalmente nova por lá, aprovo a mudança de design do Classic.

Visualmente ele está melhor e menos ultrapassado (não chegou a ficar moderno). Sua dianteira está mais leve e bonita – até porque, com algumas exceções, quase qualquer frente é melhor do que essa do Corsa antigo. A traseira ficou mais “magra”, fazendo um bom conjunto com a dianteira. Se a lateral e o interior tivessem mudado, poderíamos até achar que se tratava de um carro inédito.

Acompanhando o aumento do IPI, o preço do Classic subiu de R$ 26.623 para R$ 28.294, mas a lista de equipamentos continuou escassa: apenas desembaçador elétrico do vidro traseiro, imobilizador eletrônico, vidros verdes e preparação para som. Uma pena. A Chevrolet perdeu um excelente momento para tornar o seu sedã compacto de entrada mais equipado, sem necessariamente roubar as vendas do Prisma mais barato (Joy 1.0).

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Velho X “novo” Classic

Seria demais colocar, como equipamentos de série, ar quente, alarme (o Ka tem), protetor de cárter, alça de segurança do teto, quebra-sol direito com espelho, cabide e apoios de cabeça para todos os ocupantes? Parece até que estou mendigando quando peço isso. Como não existe a chance do Classic ter airbag duplo e ABS (pelo menos até 2014), o jeito é pedir por isso mesmo.

Bons tempos aquele em que o Classic (na época Corsa Sedan) podia ser equipado até com câmbio automático.

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O motor é o velho conhecido 1.0 8V VHCE, que desenvolve 77 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 78 cv e 9,7 mkgf com etanol. O porta-malas também continua com seus bons 390 litros.

Se, por um lado, o custo/benefício do Classic 2011 piorou, por outro, ele está com visual menos ultrapassado, o que pode fazer bem para as suas vendas. Falando nelas, a Chevrolet espera comercializar 11 mil unidades do modelo por mês, número bastante otimista, especialmente se lembrarmos que a redução do IPI chegou ao fim. Mas vamos ver o que acontece.

Segundo (ou primeiro) lugar à vista

A Chevrolet está tão empolgada com o Classic 2011 que ela quer que o modelo seja o sedã mais vendido da história no Brasil. Mas a tarefa é muito complicada. Atualmente em terceiro, o modelo precisa bater, primeiro, o Chevette Sedan, e, depois, o VW Sedan (Fusca). Vejam os números:

. VW Sedan (Fusca) – 3.150.000 unidades
. Chevette Sedan – 1.065.113 unidades
. Classic (Corsa Sedan) – 1.015.000 unidades (entre dezembro 1995 e março de 2010)

Como não considero o Fusca um sedã, ainda em 2010 o Classic pode ser o sedã mais vendido da história no Brasil.

Comentários

  • Bom o que podemos falar sobre este super lançamento! hehehehehe realmente 3estão querendo vender muito, mas acho pode até vender até pq concorrente dele seria o próprio Prisma e o Logan. Nunca compraria isso! Numa boa com este preço vc pega um Ford Ka com ar, trava, vidros eletricos, alarme que abre o port-malas, rodas aro 14 de liga-leve, direção hidráulica e som integrado da Ford com MP3, Bluetooh e outra coisas…..dai vc terá um carro que vai te dar mais conforto do que do que isso! heheheheh Pelo mesmo preço antes do aumento do IPI tava custando 27.500,00 na BHFOR, gerente Murilo, cidade nova!

    vamos ver se este museu decola mesmo!

  • Renato, vc até explicou no final que vc não considera o Fusca um sedã, mas ele era considerado um sedã??? E o “Zé do Caixão”? Esse sim era um sedã…
    Agora, apesar do custo benefício, até hoje eu não entendo pq o Classic vende tanto e, para mim, a mudança trocou 6 por “meia-dúzia”.
    Abraços
    Rodrigo

  • É assim que as montadoras tratam nós brasileiros… continuam oferecendo veículos antiquados, ultrapassados.. E povo continua comprando… Que pelo menos a GM mudasse o volante do classic.. rs

    Enquanto isso o chile, a argentina e companhia… recebem modelos que são vendidos na europa.

  • Corsa Classic x Logan
    R$ 28.294,00 x R$ 28.690,00
    Comp: 415,3 x 424,7(+9,4)
    E.Ex. 244,3 x 263,0(+18,7)
    Larg: 160,8 x 174,0(+13,2)
    Alt: 143,6 x 153,4(+9,8)
    Mala: 390L x 510L(+120L)

    Obs: medidas em centimetros.

    Se for pra ser feio, que pelo menos tenha mais conforto,mais espaço e tenha 3 anos de garantia.
    Claro, tem que desembolsar a absurda(rs) quantia de R$ 396,00 a mais para comprar o Logan.

    Brasileiro é bicho muito preconceituoso mesmo, prefere comprar essa tranquera que já saiu de linha na China, a perder o preconceito e arriscar em algo novo e de qualidade comprovada(tirando a suposta feiura).

  • Realmente! Esse comparativo mostra que o quadradinho está na frente! Até pq o motor é 1.0 16V! Aliás um amigo meu tem! Já quase 2 anos! Está satisfeito! Sabe que não é bonito e por incrivel que pareça ele tinha um Corsa Hatchback antes ano 2001, e ele pesa uns 120 Kilos e tem 1,85cm de altura! Realmente o Logan dele deu um maior conforto! E adivinha qual adesivo ele pregou no tampo do Porta-malas?

    o adesivo do VOLVERINE!!!! hehehehehehehe

    Se vcs quiserem podemos fazer um impressões com ele, já até perguntei e ele topou!

  • Sr. Paulo, não é a questão de nada haver, mas estou falando em quantidade de itens pelo preço de um carro de 15 anos maquiado deveria pelo menos vim completo! Daw!! E outra coisa eu sou solteiro e novo se fosse comprar um carro completo e zero barato seria um Ka sim! Eu tenho um aqui em casa ano 2001 e cabe em muita vaga de BH, do que este sedan cacareco, que mais parece carro de Avô!! hehehehehehhehehehehe Vou te falar 90% do meu tempo ando sozinho! E não com filhos, esposa e compras de supermercado!

  • Jose disse:

    Bem…

    Eu não compraria mas perto do Prisma (que tem aquela traseira parecendo uma gorda sentada, mais feio que o Logan) achei que ficou uma maravilha…

  • Anonymous disse:

    Caro Renato Parizzi, parabens pelo site!!! Gostaria que voce comentasse o fato de o novo Uno não ser tão novo assim, ja que eh baseado em um arquitetura (Panda), que está dando adeus na Europa. Confesso estar um pouco decepcionado, pois eu estava cogitando adquirir pela primeira vez um fiat, já que o carro estava me surpreendendo… mas como não podemos comprar carros so pela casca, a arquitetura conta muito e uma arquitetura defasada não pode ser levada em consideração. Pra quem quiser fonte é so ir no blog do autoblog español.

  • Anonymous disse:

    Caro Renato Parizzi, parabens pelo site!!! Gostaria que voce comentasse o fato de o novo Uno não ser tão novo assim, ja que eh baseado em um arquitetura (Panda), que está dando adeus na Europa. Confesso estar um pouco decepcionado, pois eu estava cogitando adquirir pela primeira vez um fiat, já que o carro estava me surpreendendo… mas como não podemos comprar carros so pela casca, a arquitetura conta muito e uma arquitetura defasada não pode ser levada em consideração. Pra quem quiser fonte é so ir no blog do autoblog español.

  • Novo Polo no Chile com air bag, ABS, etc, etc por R$ 30 mil, quase o mesmo preço dessa porcaria maqueada da GM. Enquanto brasileiro comprar essas porcarias, não pressionar as montadoras com o poder que só o consumidor tem, viveremos só lamentando…

  • Anonymous disse:

    Paulo Freire, é por causa de sujeitos como voce, que compra essas tranqueiras (Celta, Prisma, Uno, Palio, Gol G4) que o Brasil continua fazendo carroças… ou voltou a faze-las… precisamos exigir que as montadoras lancem produtos de qualidade aqui; veja que no Chile o novo Polo custa 30 mil e ja bem equipado. E é uma incoerencia da Fiat investir tanto num produto que ja esta saindo de linha na Europa. Porque nao investir um pouco mais e trazer algo realmente inovador? Sera que merecemos menos??? Outra coisa, o Ka pode ter a arquitetura do Fiesta chorao, mas sua arquitetura é muito mais moderna, nao deriva do Fiat 147 e é muito mais prazeroso e divertido de dirigir, falour???

  • Anonymous disse:

    Paulo Freire, é por causa de sujeitos como voce, que compra essas tranqueiras (Celta, Prisma, Uno, Palio, Gol G4) que o Brasil continua fazendo carroças… ou voltou a faze-las… precisamos exigir que as montadoras lancem produtos de qualidade aqui; veja que no Chile o novo Polo custa 30 mil e ja bem equipado. E é uma incoerencia da Fiat investir tanto num produto que ja esta saindo de linha na Europa. Porque nao investir um pouco mais e trazer algo realmente inovador? Sera que merecemos menos??? Outra coisa, o Ka pode ter a arquitetura do Fiesta chorao, mas sua arquitetura é muito mais moderna, nao deriva do Fiat 147 e é muito mais prazeroso e divertido de dirigir, falour???

  • Anonymous disse:

    Paulo Freire, é por causa de sujeitos como voce, que compra essas tranqueiras (Celta, Prisma, Uno, Palio, Gol G4) que o Brasil continua fazendo carroças… ou voltou a faze-las… precisamos exigir que as montadoras lancem produtos de qualidade aqui; veja que no Chile o novo Polo custa 30 mil e ja bem equipado. E é uma incoerencia da Fiat investir tanto num produto que ja esta saindo de linha na Europa. Porque nao investir um pouco mais e trazer algo realmente inovador? Sera que merecemos menos??? Outra coisa, o Ka pode ter a arquitetura do Fiesta chorao, mas sua arquitetura é muito mais moderna, nao deriva do Fiat 147 e é muito mais prazeroso e divertido de dirigir, falour???

  • Anonymous disse:

    Paulo Freire, é por causa de sujeitos como voce, que compra essas tranqueiras (Celta, Prisma, Uno, Palio, Gol G4) que o Brasil continua fazendo carroças… ou voltou a faze-las… precisamos exigir que as montadoras lancem produtos de qualidade aqui; veja que no Chile o novo Polo custa 30 mil e ja bem equipado. E é uma incoerencia da Fiat investir tanto num produto que ja esta saindo de linha na Europa. Porque nao investir um pouco mais e trazer algo realmente inovador? Sera que merecemos menos??? Outra coisa, o Ka pode ter a arquitetura do Fiesta chorao, mas sua arquitetura é muito mais moderna, nao deriva do Fiat 147 e é muito mais prazeroso e divertido de dirigir, falour???

  • WLADIMIR PERIRA disse:

    CLASSIC deveria ganhar poacote de despedida dos itens de série do GM ASTRA e vendê-lo por uns 30 ou 32 mil aí venderia 11 mil unidades mês sem IPI. A tendência é o número de vendas diminuir.

  • Célio - BH/MG disse:

    Este carro seria muito bonito nos anos 90…A campanha publicitária de lançamento que tem passado deste carro, é até legal, porém o carro em sí tem linha atrasadas…

  • Anonymous disse:

    Made In China Made in Porcaria mudou o modelo na china chevrolet Sail de la veio para ca rsrsrs modelo Sail da china para ganhar novo design pega a ferramentaria e jogo no Brasil chama de no classic a traseira nao veio do sail mas sim do corolla 1 modelo feito no brasil a Toyota numa camaradagem concedeu as lanternas velhacas do corolla 1998 ficou aquele seu sedan suas conquista isso foi o q nos Brasileiros conquistamos a 2 maior fabrica da chevrolet fora EUa é a Brasileira e o lucro agente manda para os americanos e seus acionistas fazerem carros la na america acho q foi por isso q a Sol da Novela america tanto queria ir para la a pobrezinha ja nao aquentava mais astra com desing velho q na europa ja mudou a decadas,vectra ou melhor astra q o vectra aq é exportado como astra tamanha porcaria chassi de astra,monta um vectra/Astra agente lança no Faustao e o povo vai ficar o loco meu,zafira existe ainda isso,meriva ja mudou la fora aq aqente espera pra q pressa ne mesmo a S10 esta vende bem mas ja nao é 10 e marca pioneira em picapes medias com a entao revolucionaria S10 enterrou de tantas plasticas vende para classe media mais quem tem dinheiro mesmo sabe q picape é a Hilux.A Nova referencia do mercado.
    Tema das montadoras no Brasil.Agente vai levando e empurrando no C… do Brasileiro.

    Wesley Alves Meireles

  • Anonymous disse:

    Q os Japoneses,coreanos enfien um pepino bem grande no C… da Chevrolet,Ford no Brasil e no EUA como ja vem acontecendo.

    Wesley Alves Meireles

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