Qual carro comprar: Hyundai i30 x Hyundai Tucson x Honda Civic

Recebi uma dúvida interessante do internauta Mário. Ele está querendo trocar o seu Punto 1.4 em breve. São três modelos em disputa: Honda Civic, Hyundai Tucson e Hyundai i30. Vejam, nas palavras do próprio Mário, o que ele quer no próximo veículo:


“Para meu próximo carro eu quero mais segurança, pois o Fiat Punto não tem nem ABS nem Airbag, e o 3º passageiro do banco de traz não tem o cinto de 3 pontos disponível. O que mais eu quero evitar é a dor de cabeça quanto a quebra de peças e falhas na construção do veiculo, no caso do Punto a fechadura do porta malas. Também quero uma boa média de consumo. Quanto ao espaço para bagagem, não precisa ser muito, pois só uso o carro na cidade. O desempenho também não é fundamental. Para mim, o motor 1.4 da fiat, apesar de ser fraco, agrada no meu uso diário.”

Com o interesse apresentado, vamos aos veículos. Entre aspas estão as considerações do Mário sobre cada carro.

“Se eu for comprar o Tucson ou o Civic, eles serão semi-novos, ambos de 2007 até 2009. O Civic seria flex.”

Hyundai Tucson

“Tucson é alto e não pega tanto em buracos como o Punto. Porém ele é somente a gasolina e fico com medo do consumo elevado do carro.”

O Tucson é um veiculo maior e mais alto, o que facilita bem a vida do motorista. Em breve ele vai virar nacional. A versão de entrada, GL, peca em itens de segurança. O motor 2.0 16V a gasolina tem até um bom desempenho, com uma media de consumo razoável. O principal problema do Tucson, que também é o grande defeito do i30, é o pós-venda. Muitos proprietários têm reclamado da falta de peças de reposição. Outro problema é o preço das revisões. Mesmo com cinco anos de garantia, elas não costumam ser baratas.

Hyundai i30

“I30 é um lançamento da Hyundai que fez o maior sucesso. Porem, na Europa, ele já passou por um facelift que muito possivelmente vai chegar ao brasil nesse ano e, além do mais, tem ainda a velha historia da Hyundai trazer o motor bicombustível para a linha Tucson e i30 ainda esse ano.”

Já o i30 não deve ganhar uma versão nacional tão cedo. Sobre a reestilização, veja o que me disse uma fonte ligada a Hyundai: “não será surpresa se o i30 reestilizado chegar ao Brasil ainda em 2010”. Seu “novo visual” pode ser uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, que começa no final de outubro e vai até a primeira semana de novembro. O i30 é a sensação do mercado nacional do momento. Está vendendo muito pela relação custo/benefício, já que ele anda bem e tem muitos equipamentos. Seu visual também agrada. Falta agora o motor flex.

A vantagem do i30 seria a de ser comprado 0 km.

Honda Civic

“O Civic é minha mais nova dúvida pois ouço muito todos os proprietários de Civic se gabarem de que seu carro não da dor de cabeça – coisa que em meu Punto não falta. O Civic é um carro bem completo vindo já em suas versões básicas com airbag e ABS.”

O Civic é um dos carros mais consagrados do mercado nacional. Ele seria a minha escolha entre os três pela qualidade em geral (construção inclusive), pelo preço das peças e pelo visual. A lista de equipamentos também é boa. Ele peca mesmo no tamanho do porta-malas para um sedã médio: 340 litros. Mas, como o porta-malas não é um item essencial na escolha do Mário, o Civic vai atender bem.

Minha lista seria:
1. Honda Civic
2. Hyundai i30
3. Hyundai Tucson

Mas repito o que eu sempre digo: escolha o carro que te deixar mais feliz. Não adianta comprar um modelo que não vai te agradar por completo. Vale dirigir os três carros para saber qual deles mais agrada o Mário. E sempre é uma boa ideia fazer cotações de seguro para saber se a diferença vai compensar o investimento.

E vocês, o que acham?

Comentários

  • renato dantas disse:

    Este é um tipo de dúvidas um pouco incoerente, se fossem do mesmo tipo aí sim seria viável uma recomendação mas temos três tipos distintos que são: um Sedã médio, um Hatch Médio e Suv, destes iria de Honda Civic com certeza um verdadeiro automóvel e peças a disposição.

  • Eu iria de Civic, mesmo usado. Eu procuraria um Civic bem conservado.

    De hatch médio eu não compraria o i30, porque o câmbio automático sem trocas sequenciais é uma baita sacanagem (até o Tucson tem). O carro também deve vários itens comuns à concorrência, como Focus, 307 e C4, e ainda faltam peças de resposição.

    As revisões da Hyundai são baratas até os 20 mil quilômetros. Após esta marca, a mão de obra deixa de ser gratuita e as revisões ficam bem caras. A garantia de 5 anos é para câmbio + motor. O resto é 1 ou 3 anos se não me engano.

    Minha lista é a mesma do Parizzi.

    1) Civic
    2) i30
    3) Tucson.

  • Concordo!!!! Os koreanos ainda vão demorar bastante em relação a peças e serviços com uma boa relação custo/beneficio!

    Porém são carros ¨baratos¨!

    O Civic é muito caro porém de peças e manutenção mais barata!

    Faça um comparativo do tempo que for ficar com o carro versus sua manutenção e depois tire a diferença do preço de compra de um zero km e sua desvalorização! Dai vc verá no papel o real preço!!

  • Anonymous disse:

    Se eu fosse o Mário também incluiria o novo Focus na lista. Tá no mesmo nível destes que ele citou, é flex e manutenção é baixa.

  • Entre os citados nao resta dúvida, o civic com certeza…
    agora algo que nao dou muita importancia e o caso de um carro ser flex ou nao, ate pq no caso o alcool sempre está com valor alto nao compensando assim usá-lo.

  • Hm… Se o kra quer um Civic usado, deixa ele fazer um test drive. Mas tem que ser nas ruas mais carimbadas da cidade, p/ ele sentir todos os seus ossos sairem do lugar cada vez que passar por um buraco…

  • muito obrigado pelas suas opiniões … quanto ao Ford Focus eu deixei ele de lado pois além da grande tempo de espera para receber(mais de 1 mês) o carro ele vem apresentando uma serie de defeito como a ferrugem e baixa qualidade no seu acabamento.
    Porem antes de trocas o meu carro eu vou passar outra vez em uma Concessionária Ford para saber se o veiculo ainda esta demorando para chegar.

  • Henrique disse:

    Fujam da Hyundai e do grupo Caoa, são um bando de picaretas, entre os tres, sem dúvidas fico com o Civic.

    Mas fique esperto, o Civic Automático é um beberrão que só ele, mas no resto o carro é excelente.

  • O pós-venda da Hyundai tá funcionando bem. Eu acompanho diariamente o Clube i30 e não se vê nenhuma reclamação. O carro é bom, mas possui algumas economias no acabamento e em itens bastante comuns a outros carros da categoria que decepcionam. O câmbio automático dele é bastante longo também, deixando ele menos ágil.

  • Acho esses 3 muito carro pra usar só na cidade, mais vamos lá.

    O Tucson está mudando, e vai perder valor de mercado, com certeza não é economico.

    O civic é japones, e os carros japoneses estão sendo possuídos por demônios que estão sendo exorcizados em algumas dúzias de recalls.

    O I30 é ame ou odeie….mais as vendas falam por si…

    Pois bem, dessa lista eu pegaria o civic, mais já exorcizado, e colocaria água benta no limpador de parabrisa só por garantia!

  • Acho esses 3 muito carro pra usar só na cidade, mais vamos lá.

    O Tucson está mudando, e vai perder valor de mercado, com certeza não é economico.

    O civic é japones, e os carros japoneses estão sendo possuídos por demônios que estão sendo exorcizados em algumas dúzias de recalls.

    O I30 é ame ou odeie….mais as vendas falam por si…

    Pois bem, dessa lista eu pegaria o civic, mais já exorcizado, e colocaria água benta no limpador de parabrisa só por garantia!

  • Edson Lara disse:

    Olha o velho preconceito com a marca Hyundai falando mais alto pessoal. A Honda um dia também já foi novata.

    Com o preço do Civic usado, ele compra o i30 zero com 2x mais de equipamentos. 2x mais completo.

    Dúvidas? Visite uma concessionária e veja se o Civic versão de entrada (mais caro que o i30) possui:

    – Computador de bordo
    – Som mp3 com entrada USB e iPod
    – Comandos de som no volante
    – Motor 2.0 de 145cv
    – Rodas aro 17″
    – Retrovisores com rebatimento elétrico
    – Sensor de chuva
    – Sensor crepuscular
    – Encosto ativo
    – Ajuste de lombar para o motorista
    – Farol de neblina
    – Repetidor de seta nos retrovisores
    – Garantia de 5 anos.

    Tudo isso o i30 “básico” possui.

    Para não ser imparcial, o i30 não é flex, e as revisões de fato são mais caras (mais caras sim, não extorsivas. Visite o HTForum e verão que a de 10.000 custa 250 reais).

    A Honda é uma marca muito boa, eu TENHO um Civic, o acabamento e a qualidade de construção é impecável e o carro é gostoso de dirigir. Sem falar no atendimento impecável.

    Porém, a marca “Honda” causa um sobrepreço incrível (pense numa roupa de marca).

    Os Coreanos chegaram com altíssima qualidade. Retirem seus pré-conceitos e façam um test-drive no i30. Não é a toa que está em 1º lugar pessoal.

    Não trabalho na Hyundai (tanto que acho o Tucson ruim, prepare-se para um consumo de 5km/l com ele).

    Agora não posso negar que o i30 tem qualidades de sobra, poucos defeitos, e política de presso extremamente “destrói-concorrência”.

    Faça o test-drive nos três Mário, e depois coloque suas impressões aqui. Não faça como os comentaristas em geral aqui que “acham” que o modelo X é melhor.

    Eu e várias outras pessoas estamos “migrando” do Civic para o i30. É uma evolução natural. Sair do ótimo Civic para o excelente i30.

    Mês que vem pego meu novo i30 AUTOMÁTICO e com TETO SOLAR pelo preço de um CIVIC BÁSICO. 60 mil.

    No mais Mário, aproveite esse momento de escolher o carro, no meu caso foram 2 meses de muita diversão incomodando vendedores e fazendo test-drives!

    E parabéns, qualquer que seja sua escolha, será uma vida nova pós punto!

  • O i30 é um carro muito bom. Ele tem seus méritos. Mas ele deve alguns itens importantes aos concorrentes diretos, como o 307, C4 e Focus.

    Um deles é a falta de trocas sequenciais no câmbio. Outro são o computador de bordo fraquíssimo, ausência de bluetooth e, por fim, o fato do carro ser todo de plástico por dentro: manopla de câmbio, revestimento do câmbio e das portas, etc (não me refiro à versão mais cara).

    E as revisões a partir de 20 mil quilômetros são MUITO caras (a de 20k fica por volta de R$1.100,00). As de 5 e 10 mil são baratas, pois a mão de obra ainda é gratuita.

    Visitem o Clube i30 e comprovem.

    Quanto a ser Hyundai, eu acredito neles. A marca tá investindo no Brasil e o i30 inclusive será fabricado por aqui. O pós-venda da Hyundai tem se saído muito bem.

  • Eu ainda não olhei o vectra pois achei seu custo/beneficio muito ruim pois na versão básica tanto do sedan quanto o hatch não possuem ABS, e seu acabamento pelo que meus colegas comentaram comigo é muito pobre, dos tecidos usados nos bancos até o plástico usado na cabine.

  • vantagem dele e na venda e manunteção. tem o Cerato tambem, não custa nada olhar, mas na sua lista eu iria de Civic, realmente ele não tem o conforto que parece, mas tem um bom espaço interno, acabamento bem feito e suas revisões não costumam ser caras.

  • Apesar de não estar nos planos do Mário, vi uma propaganda do 307 com cambio tip tronic, teto, ar digital , air bag duplo pelo preço de R$52.900. E ainda motor 2.0 flex. Se não for propaganda enganosa, é o melhor custo benefício atual.

  • eu ia fazer o test-drive agora no dia do trabalho porém eu estou com sintomas da dengue por isso não estou nem conseguindo sair da cama. Eu vou tentar fazer em algum domingo desse mês mais certeza mesmo vai ser no feriado de Corpus Christi que vai ter também uma emenda ai eu vou poder “incomodar os vendedores fazendo test-drives!” como disse o Edson Lara.

  • Fernando eu acabei de entrar no site da Peugeot e é verdadeira a propaganda.Porém o 307 apesar de todas suas qualidades ele vai sair de linha para da lugar ao 407 e também por ser carro frances ele apresenta uma desvalorização maior do que a maioria.

  • Ionax é mesmo a vantagem do vectra esta ligada a sua venda e sua manutenção que é barata. Já o Cerato se fosse Flex seria minha escolha com certeza pois ele possui um conjunto muito harmonioso e bem acabado.

  • Mario,

    O 307 hatch deve ser substituído pelo 308 dentro de 1 ano e meio ou, no máximo, 2 anos. A Peugeot não vai parar de fabricar o 307 tão cedo, porém o anúncio do 308 vai impactar em muito no valor do 307, principalmente para revenda.

    E o i30 desvaloriza mais que ele e tem revisões / peças de reposição bem mais caras.

  • Ah, e a promoção do 307 acabou em Belo Horizonte. Você pode, com muita sorte, conseguir um com IPI ainda reduzido. Mas as chances são mínimas.

    Fui à Bordeaux semana passada dar uma olhada nessa promoção.

  • renato dantas disse:

    Porque optaria pelo Civic?, hoje 04/05/2010 fui a Auto Japan para troca de óleo com agendamento para às 9:00h (não importa o manual sempre troco com 5.000km incluindo o filtro), ao chegar vieram dois funcionário para me atender e perguntei porque dois?, um para receber o veículo e o outro para encaminhar ao balcão dos consultores e pasmem, às 9:10m o carro já estava no elevador para efetuar a troca de óleo ao custo de R$ 109,40, é por isso Mário que você depois de efetuar os testes drives opte pelo Civic e será mais um feliz proprietário de um verdadeiro automóvel..

  • Dantas, o atendimento da Honda é geralmente bom, mas isso existe em outras concessionárias.

    Na Peugeot Bordeaux, por exemplo, o povo já te recebe com cafezinho, te encaminham para uma sala com TV por assinatura + internet e em 15 ou 20 minutos trocam o óleo do carro. Só é mais caro: eu pago R$120,00 no óleo, anel e filtro. Ao fim do dia ligam perguntando se o atendimento foi bom ou não.

    É lógico que existem lugares em que o tratamento é bom e outros em que ele é ruim. Conheço gente que teve dor de cabeça com Honda também.

    Fanatismo é complicado.

  • Encheu o saco você vir falar isso aqui. Eu não tenho que ficar fazendo propaganda de marca nenhuma.

    De maneira oposta ao atendimento atual da Bordeaux, existem algumas que te tratam como um cachorro. Cada caso é um caso.

    Se eu tô falando que a m**** do atendimento é desse jeito, é porque eu sou atendido desta maneira. Tem cafezinho e internet na hora.

    Aqui a tabelinha com as revisões: http://carros.peugeot.com.br/servicos/services/revisoes/index.do

    Creio que não seja muito diferente do seu verdadeiro automóvel desequipado.

  • Dantas, vc troca o óleo antes do que o manual manda??? Além do fato de ser somente pela sua vontade, existe alguma explicação técnica para isso??? Se puder responder eu e os demais colegas ficaremos gratos!
    Calma Pedro e Mariana, o Dantas tem uma paixão cega pelos Japoneses.

  • renato dantas disse:

    Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Aoutomotiva e alguns manuais (o da Honda recomenda e eu sempre fiz a troca com 5.000km)recomenda o seguinte: Quando o carro é submetido as condições severas o óleo deve ser trocado na metade do tempo recomendado pelo fabricante o que vem a ser isso, é o uso do carro que roda na maioria do tempo de: casa – trabalho x trabalho – casa, como também deve ser trocado a cada 1 ano de uso do óleo o que vencer primeiro, isso é condições severas de uso.
    No caso em que o carro roda muito nas estradas recomenda-se obedecer o manual.

  • Só uma pergunta Dantas.
    Qual óleo eles colocam no seu carro você sabe?
    Pois pra gastar só 110,00 trocando óleo + filtro só pode ser do mineral. hehe
    Eu pago no sintético mais barato que conheço aqui em BH 27 no litro lá na VW!

    Eu sei que vão dizer aí que se é a Honda que está trocando não se deve preocupar, etc blablabla e tal…

    Mas um amigo tinha um Fiat com trocas de óleo só em concessionária (mineral claro) e uma noite sem mais nem menos com uma queda brusca de temperatura o óleo virou graxa dentro do motor dele!
    Pode ter sido 1 em 1 milhão mas óleo mineral no meu carro sem chance.

    Fica a dica.

  • renato dantas disse:

    Se ele usava o carro em condições severas e trocava o óleo como recomenda o manual só pode dar nisso, como aconteceu nos Mareas da vida, é altamente recomendável a troca na metade do tempo estipulado pela montadora quando do uso severo que são descritos no sítio acima.

  • Dantas, meu manual fala para não “esgoelar” o carro com motor frio, e recomenda trocas de oleo a cada 10.000 Km.
    Como na cidade raramente estico as marchas até 2500rpm(1.6 8V) normalmente as troco na casa dos 2000rpm, meu carro não tem uso severo. Não existe uso severo, existe motorista severo!

  • Só sei de uma coisa!! Eu tenho uma Variant 75 azul pavão! E eu troco óleo mineral a cada 5 mil km e vou completando quando o nível baixa! Não tenho problema com ela hehehehehehehe, tb nunca fez retifica e está com 120 mil km rodado…..agora casa- trabalho-clube -casa não é uso severo, mas deixar o carro e mão de mulher É USO SEVERO!!!!! Recomendo nem deixar! Dai cada um troca o óleo no tempo em que o MANUEL pede! Os 2 Polos da minha casa troca tb de 10 em 10 mil e a saveiro tb! E o ford KA de 5 em 5 pois é motor 1.0!!!!!!

  • Uso severo não tem a ver se a pessoa esgoela ou não o carro.
    Tem a ver com o regime de uso quando o motor aquece e esfria num curto espaço de tempo.

    Quanto mais tempo o motor funcionar fora da faixa entre 90 e 100 graus pior será para ele.

  • Realmente o uso severo acontece em percorrer pequenas distancias mesmo, nao e que se esquele o carro, e simplesmente pq na maioria das vezes ele nao atinge a temperatura desejada e um tempo maior de funcionamento, esse foi o problema do motor do gol, enquanto pensamos que andar pouco e pequenas distancias e o melhor, na verdade e o pior e esse e o uso severo.

  • Meu carro chega na temperatura ideal com 3 a 4 minutos rodando…meu percuso leva de 20 a 30 minutos e são 6 Km de ida e mais 6 Km de volta…então onde está o uso severo? Isso pra mim é historinha de montadora pra botar a culpa no zé ruela do consumidor…com certeza 99% da frota de carros de passeio são utilizados 85% do seu tempo em “uso severo”, que pra mim não passa de mais uma lenda criada pelas montadoras para não assumirem suas responsabilidades com produtos tabajaras, e quem paga o pato é o consumidor como sempre.

  • Marcelaum disse:

    Tucson nem pensar. A Hyundai está lançando o IX35 e em pouco tempo o antigo Tucson estará ultrapassado. O Civic é um carrão, mas em minha opnião está muito batido. Está igual bunda, “todo mundo tem”. Nessa lista eu ficaria em primeiro com o I30. A considerar outras opções, sugeriria um Cerato ou Focus.

  • renato dantas disse:

    Um carro que chega a temperatura ideal que é entre 90 e cem graus em menso de 5 minutos?, nem turbina de avião chega a esta temperatura neste tempo, essa foi de lascar conta outra Hugoas es is os us.
    Foi seguindo o manual que muitos Mareas estouravam o motor por causa da borra.

  • A Hyundai tá se firmando no nosso mercado. Esse mês ela passou a Honda.

    A hora em que colocarem uma fábrica no Brasil, aí eu quero ver.

    Nos EUA o Hyundai Sonata desbancou todos os sedans até 25 mil dólares, e o Fusion inclusive ficou em último, com o Camry em segundo e o Accord em quinto. A marca coreana tá de parabéns.

  • Hugoas procure se informar mais e verá que o seu regime de uso é SEVERO sim e que realmente a grande maioria das pessoas usa o carro da mesma forma.

    Não existe nada de “lenda de montadoras” nesse caso.
    Sem mais.

  • E sobre o carro chegar na temp. ideal em menos de 5 minutos não tem nada demais nisso, basta que você ligue o carro e saia dirigindo. (se mesmo assim demorar mais do que isso pode verificar sua válvula termostática!)

    Já, se ligar o carro e ficar parado na garagem, pode esperar uns 15 minutos ou mais pro ponteiro da temp. chegar no meio. hehe

  • O Dantas; Mantas ou Antas é daqueles Velhos que ligam o carro de manhã deixam o motor ligado enquanto escovam o dente, tomam banho e depois café…então ele deve levar uns 45 minutos fazendo isso…

    Meu Manual diz: “Ao ligar o motor Frio, este deve ser aquecido em movimento e não em ponto morto(parado).”

    E eu não coloco meu carro no microondas não, pq no microndas não pode colocar metal, então eu acendo uma pequena foqueira embaixo do motor! É cada uma…

  • Eu prefiro andar de carro com o motor aquecido em banho maria! Ai ele não esquenta muito rápido e nao tem perigo de queimar o motor!! Hehehehehehe

    Eu também costumo colocar o meu carro dentro da sala de televisão! Ai eu ligo o motor e funciona como uma lareira! Esquenta bem em menos de 5 minutos!!

    Tb tenho outra alternativa! Quando vou acampar com os meu sobrinhos uso o motor do carro como chapa de dia para fazer comida e a noite uso para derreter Marshmellow enquanto contamos estórias de escoteiro!

    auhuahuahuhauhauhuahuahuahuhauahuahuahuhauahuahuahuahuhauhauhauhauhuahuahauhauhuahuahuah

  • renato dantas disse:

    Pô hugoas, es, is, ós e us nem banho eu tomo quanto mais escovar os dentes, eu uso chapinha para esquentar o motor o bixim fica quentim demais da conta sô.

  • Anonymous disse:

    Wesley Alves Meireles
    Eu se fosse vc escolheria o Toyota Corolla o + economico dos 3,o Civic é beberão o design dele é show mais tbm deve mudar em 2011 pois ja esta no mercado desde 2006.Minha escolha seria:
    1- Toyota Corolla,apesa de ser caretao vende bem mercado de usados,economico nao quebra nunca,acabamento bom.
    2- Hyundai i30,um carro que vem desbancando todos hatch medios,ja mostra q nao é fraco nao carro com desing atual apesar de sofre um leve facelift.
    3-Honda civic seu design é sua maior marca mais bebe bem,revende dele nao chega aos pes do corolla mercado de usados.
    4-Hyundai Tucson acho seu design horrivel o novo é uma surra em desing agora este q isso mais um carro tbm de otimas vendas nao faz meu estilo.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *