Carros para torcer “de verdade” pelo Brasil na Copa do Mundo

Bandeira-Brasil

Hoje foi a estréia do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. Uma magra vitória contra a grande seleção da Coréia do Norte. Durante o dia inteiro fiquei acompanhando a movimentação pelas ruas. Como as pessoas viram patriotas em época de Copa – ou seja, há cada quatro anos…

Vários carros estavam decorados com bandeiras do Brasil. Outros, como um Opala, dois Chevettes e um Fuscas estavam pintados de verde e amarelo (acho até que usaram tinta guache no Volkswagen pela qualidade da pintura). Fiquei pensando então nos carros decorados pelas fábricas para a Copa do Mundo de 2010.

Volkswagen-Gol-Selecao-Copa-do-Mundo-futebol-Africa-do-Sul

Volkswagen Gol

Pela rápida pesquisa que fiz, encontrei o Volkswagen Gol Seleção, o Smart Fortwo Brazilian Edition, que estão a venda, e o Kia Soul, comemorativo. A Volks lançou em 1982, 1994 e 2006 o Gol Copa, edição especial em homenagem à Copa do Mundo. Mas, como a Volkswagen virou patrocinadora oficial da seleção brasileira, o modelo virou Gol Seleção. Seu uniforme é discreto: carroceria G5, adesivos “Seleção” na traseira e nas laterais, lanternas escurecidas e o símbolo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) bordado nos bancos dianteiros.

E, assim como o técnico Dunga, a VW deixou muitas estrelas de fora ou no banco. Em “campo”, por R$ 33.790, apenas direção hidráulica, rodas de liga-leve 14”, faróis de neblina e CD-Player com entrada USB e conexão Bluetooth. Ar-condicionado, airbag duplo, ABS, computador de bordo I-System, trio elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade; e sensor de estacionamento: todos opcionais.

Smart-Fortwo-Brazilian-Edition

Smart Fortwo Brazilian Edition

Já o Smart Fortwo Brazilian Edition conseguiu continuar super compacto, menos caro, mais fraco e ainda mais chamativo em relação às outras versões do modelo. A Smart conseguiu transformar o seu modelo num outdoor ainda mais chamativo pintando a carroceria de amarelo, com detalhes que lembram a bandeira do Brasil.

Por R$ 49.900, o Fortwo verde e amarelo tem ar-condicionado, direção hidráulica, controle de estabilidade (ESP), vidros elétricos, rodas de liga leve (R15) e transmissão automatizada de cinco marchas. O motor é o três cilindros 1.0 turbo (a gasolina) que desenvolve 71 cv de potência.

Kia-Soul-Brasil-Copa-do-Mundo-Futebol-especial

Kia Soul

Já a Kia, como patrocinadora oficial da Copa do Mundo, decorou o Soul com as cores da bandeira do Brasil para “entrar no clima de festa”. O modelo ficará exibido nas concessionárias da marca durante os 30 dias da Copa do Mundo.

Mas o que os três modelos têm em comum? Nenhum deles é de uma marca genuinamente brasileira! Tudo bem que o Gol é o carro mais vendido do Brasil desde 1987, mas a Volkswagen é alemã. É de impressionar que uma das maiores potências automotivas do mundo não tenha uma marca totalmente brasileira.

Comentários (17)

  1. Talvez o Gurgel tivesse melhor aceitação no mercado se existisse até hoje. É uma pena ver indianos e chineses entrando no mercado e nos não termos o nosso próprio carro.

  2. E Marcelo, eu sei que PS3 ñ é a sua área e que esse ñ é o blog p/ fazer essa pergunta, mas no XBOX360 GRAUs vc ñ responde as perguntas: eu ouvi dizer que terá um GT5 p/ XBOX, isso é verdade ou é só p/ PS3 mesmo? Vi o trailler dele e parece que [finalmene] ele sai, 2 de Novembro [se ñ jogerem p/ o próximo ano…].

  3. Se algum brasileiro construir uma fábrica de automóveis vem uma das 4grandes e arremata ou chineses, lebram da Troller e foi comprada pela Ford.

  4. O mercado brasileiro tá igual essa seleção…uma vergonha! essas versões especiais que eles lançam são desagradáveis e nada acrescenta no mercado. Lancem modelos mais bonitos e baratos, aí sim o consumidor agradece!

  5. O ruim é que o Forza é MUITO limitado, no GT5 terá rallys, Nascar e tal. No Forza nem uma corridinha noturna! Isso sem falar que o jogo ñ reconhece os LEDs, uma enorme falha. Só espero que o Forza 4 melhore e muito os defeitos e limitações do 3, pq do 2 pro 3 foi uma coisinha pouca de mudanças. A propósito, o Forza só vai até o level 50 [qe eu já alcancei], depois disso ñ há nenhum evento que dê um carro a ñ ser que vc mesmo compre…

  6. OBS: Os LEDs que eu falei, são nos carros, sem falar que a câmera interna é terrivelmente mal posicionada, parece que o kra tá pilotando em cima do volante feito uma velha. E o painel nem iluminação tem, certas corridas é quase impossível andar com a câmera interna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *