Carros para torcer “de verdade” pelo Brasil na Copa do Mundo

Bandeira-Brasil

Hoje foi a estréia do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. Uma magra vitória contra a grande seleção da Coréia do Norte. Durante o dia inteiro fiquei acompanhando a movimentação pelas ruas. Como as pessoas viram patriotas em época de Copa – ou seja, há cada quatro anos…

Vários carros estavam decorados com bandeiras do Brasil. Outros, como um Opala, dois Chevettes e um Fuscas estavam pintados de verde e amarelo (acho até que usaram tinta guache no Volkswagen pela qualidade da pintura). Fiquei pensando então nos carros decorados pelas fábricas para a Copa do Mundo de 2010.

Volkswagen-Gol-Selecao-Copa-do-Mundo-futebol-Africa-do-Sul

Volkswagen Gol

Pela rápida pesquisa que fiz, encontrei o Volkswagen Gol Seleção, o Smart Fortwo Brazilian Edition, que estão a venda, e o Kia Soul, comemorativo. A Volks lançou em 1982, 1994 e 2006 o Gol Copa, edição especial em homenagem à Copa do Mundo. Mas, como a Volkswagen virou patrocinadora oficial da seleção brasileira, o modelo virou Gol Seleção. Seu uniforme é discreto: carroceria G5, adesivos “Seleção” na traseira e nas laterais, lanternas escurecidas e o símbolo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) bordado nos bancos dianteiros.

E, assim como o técnico Dunga, a VW deixou muitas estrelas de fora ou no banco. Em “campo”, por R$ 33.790, apenas direção hidráulica, rodas de liga-leve 14”, faróis de neblina e CD-Player com entrada USB e conexão Bluetooth. Ar-condicionado, airbag duplo, ABS, computador de bordo I-System, trio elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade; e sensor de estacionamento: todos opcionais.

Smart-Fortwo-Brazilian-Edition

Smart Fortwo Brazilian Edition

Já o Smart Fortwo Brazilian Edition conseguiu continuar super compacto, menos caro, mais fraco e ainda mais chamativo em relação às outras versões do modelo. A Smart conseguiu transformar o seu modelo num outdoor ainda mais chamativo pintando a carroceria de amarelo, com detalhes que lembram a bandeira do Brasil.

Por R$ 49.900, o Fortwo verde e amarelo tem ar-condicionado, direção hidráulica, controle de estabilidade (ESP), vidros elétricos, rodas de liga leve (R15) e transmissão automatizada de cinco marchas. O motor é o três cilindros 1.0 turbo (a gasolina) que desenvolve 71 cv de potência.

Kia-Soul-Brasil-Copa-do-Mundo-Futebol-especial

Kia Soul

Já a Kia, como patrocinadora oficial da Copa do Mundo, decorou o Soul com as cores da bandeira do Brasil para “entrar no clima de festa”. O modelo ficará exibido nas concessionárias da marca durante os 30 dias da Copa do Mundo.

Mas o que os três modelos têm em comum? Nenhum deles é de uma marca genuinamente brasileira! Tudo bem que o Gol é o carro mais vendido do Brasil desde 1987, mas a Volkswagen é alemã. É de impressionar que uma das maiores potências automotivas do mundo não tenha uma marca totalmente brasileira.

Comentários