Dupla escolha: o que vale mais? Citroën C4 GLX 1.6 16V ou 2.0 16V?

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Quem tem obsessão por carros sempre quis ter na garagem um transformers, um carro que, nas horas vagas, vira robô. O único modelo a venda no Brasil com esta característica, pelo menos no comercial de TV, é o Citroën C4 hatch. Então vem a dúvida: compro um 1.6 16V ou um 2.0 16V?

A única versão disponível com estas duas opções de motor é a GLX, a mais simples do C4 no Brasil – abaixo da topo de linha Exclusive (2.0). Mas nem por isso o modelo vem pouco equipado. Muito pelo contrário.

De série, não importando a motorização, o hatch médio francês vem equipado com airbag duplo; freio a disco nas quatro rodas com ABS com REF (repartidor eletrônico de frenagem) e AFU (auxílio a frenagem de urgência); cinto de três pontos para todos os ocupantes; faróis com regulagem elétrica de altura; trio elétrico; apoio de braço central dianteiro e traseiro; ar-condicionado; porta-luvas refrigerado e com iluminação; computador de bordo; e rádio CD Player MP3 com comando no volante, com seis alto-falantes.

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O Citroën C4 GLX 1.6 16V tem preço inicial sugerido de R$ 54.880. Existem apenas dois opcionais: pintura metálica, que custa R$ 800, e rodas de liga-leve de aro 16”, que vale R$ 1.000 – o modelo é equipado de série com rodas de aço de aro 15” (pneus 205/55 R15). Completo, a versão GLX 1.6 sai por R$ 56.680, quase o mesmo preço do C4 GLX 2.0 básico, que custa R$ 57.840, já equipado com rodas de liga-leve de aro 16” (205/55 R16). Com a pintura metálica, único opcional (R$ 800), o preço sobe para R$ 58.640. A Citroën oferece ainda a versão GLX BVA 2.0 com câmbio automático, que custa R$ 63.220 (com pintura metálica).

Os preços são realmente próximos, não importando se os veículos estão completos ou não. Por causa disso, a diferença de desempenho é o fator decisivo para a decisão de compra. Neste caso, o Citroën C4 GLX 2.0 leva vantagem.

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Motores, peso e consumo

O motor 2.0 16V flex desenvolve 143 cv de potência e 20,4 mkgf de torque com gasolina e 151 cv e 21,6 mkgf com etanol. Mesmo pesando 76 kg a mais, o C4 2.0 tem desempenho muito superior ao C4 1.6 16V, cujo motor gera 110 cv e 14,5 mkgf com o combustível fóssil e 113 cv e 15,8 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

O C4 1.6 contra-ataca bebendo menos, mas sua média de consumo poderia ser melhor se ele não fosse tão pesado: 1.200 kg. Na cidade, a média foi de 8,8 km/l com gasolina e 6,1 km/l com etanol. Na estrada, a média foi de 12,4 km/l com gasolina e 9,2 km/l com álcool. Já o C4 2.0 fez, com gasolina, 7,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Com álcool, a média cai para 5,9 km/l no perímetro urbano e 9,3 km/l no trecho rodoviário.

O Citroën C4 hatch mede 4,26 metros de comprimento, 1,773 m de largura, 1,458 m de altura e tem 2,608 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 320 litros, bom espaço para um hatch médio.

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Decisão

Mais uma vez o carro mais potente vence o Dupla Escolha. Como os dois têm os mesmos equipamentos de série, a pequena diferença de preço a favor do Citroën C4 GLX 1.6 não foi suficiente para torná-lo a melhor compra, já que ele anda bem menos e bebe ligeiramente menos. O C4 GLX 2.0 anda bem mais, bebe um pouco mais e não custa muito mais.

Texto original feito por mim: Jalopnik Brasil

Comentários (22)

  1. Eu amo esse carro sempre quis ter um desse mais e muito difícil de encontrar nas concessionárias , mais eu procuro o que tem a mala toda em acrílico.

  2. Eu não sei oque tem neste carro que me deixa muito atraído por ele, desejo muito em ter um C4 GLX, não tenho condições de ter um sou vigilante ganho pouco mais um dia quem sabe aparece uma pessoa que tem um coração bom e me dá um, tem tantos milionários por aí. Rsrsrs

  3. Carlos Eduardo, sinceramente você tem um ótimo gosto.
    Quanto a ter um carro desse é só uma questão de tempo.
    Se você tem um sonho, apenas acredite nele e não olhe as circunstâncias a sua volta. Apenas fique atento que a oportunidade passará diante de você e você terá que abraçá-la no momento certo.

  4. Também não sei o que vi nesse carro
    Mas sou louco pra ter um
    Mas, como conheço pouco sobre a marca e modelos ainda fico em dúvidas
    Se alguém quiser me ajudar …
    Queria saber mais sobre a marca e qual o melhor modelo do C4
    De preferência o 2.0

    • Comprei o meu no último sábado. Era o meu sonho de consumo, primeiro carro. Tenho 22 anos, acho que estou começando bem até. GRAÇAS A DEUS! Não tem o que falar, carro sensacional.

  5. O CARRO E MTO BOM SO ACHO O CONSUMO ALTO O MEU ESTA FAZENDO 7,2 NO ALCOOL E 9,9 A GASOLINA SE ALGUEM SABE ALGUMA COISA PRA MELHORAR O CONSUMO POR FAVOR ME DIGA PORQUE EU GOSTO MTO DESSE CARRO E NAO QUERO ME DESFAZER DELE ,E UM 1,6 16V

  6. Tenho um C4 2.0 Flex, e infelizmente não é o primeiro carro da Citroen que tenho. Pode ser um baita carro, mas bebeeeeeeeeeeeeeeeeee de mias. Como exemplo, viajei de Itajai para Campo Largo no Paraná e tive que abastecer mais de duas vezes, e não corro na estrada, levo o carro na velocidade de 110km / 120 km.
    Os outros que tive, tinham o mesmo problema. Suga o combustível.

  7. Boa noite! Ganho razoavelmente bem, comprei minha casa e financiei um Peugeot 206, baita carro. Mas esse C4 Hatch quando vejo na rua meu coração dispara, me vejo dentro de um, sonho a cada dia, por sinal é um carro ótimo no custo x benefício. Na minha cidade achei um C4 Hatch 2011 R$ 20.000. No momento estou impossibilitado de me meter em financiamento, se deus quiser vou realizar meu sonho.

  8. Olá a todos.
    Uma coisa eu posso dizer, na certeza:
    Quem tem preconceito contra carro francês precisa pensar melhor.
    Meu primeiro foi um Megane 2.0 RXE. Maravilha de carro.
    Troquei por um um citroen C3 1.4, 2006 e tenho ele até hoje, faz 6 anos.
    Só troquei a bateria e tive um pneu furado.
    Minha esposa e eu juntamos dinheiro 3 anos e acabamos de comprar outro citroen. Mas esse C3 “velhinho” vai ficar conosco.
    Não vendo nem a pau
    Mas o xodó agora é um C4 2014 competition GLX 1.6, 16 válvulas.
    Pensem num sonho realizado!!! É uma nave espacial.
    A reportagem diz que anda menos que o 2.0. Pois é, mas isso é óbvio.
    Esse 1.6, palavra, tenho que segurar para não chegar a 200 kmph.
    Preto, detalhes cromados, detalhes em vermelho, rodas de liga originais, um show.
    Paguei 38.500,00, em Curitiba. Moro no litoral do Paraná.
    Consumo? 13,5 na estrada, 10,2 na cidade.
    Mas vejam, sou motorista desde os 13 anos e hoje tenho 56.
    Quem sabe administrar o pé, tem essa vantagem.
    Por último, faço questão e recomendo o câmbio manual.
    Espero que os amigos que tenham esse sonho, consigam realizar.
    Sei o que é isso pois como disse, levamos 3 anos para juntar o dinheiro.
    Sorte a todos e espero ter ajudado com minha humilde opinião.
    Américo

  9. Tou quase tirando um, mas preciso de mais conhecimento sobre o carro c4 hatch’ Tou me apaixonando por esse carro.Até agora oq eu percebi é que 1.6 flex glx ta sendo o melhor pra se manter, preciso dicas e se alguem puder me ajudar aí desde já eu agradeço 👐

  10. Tenho um C4 GLX 1.6 16v a 2 anos, segundo dono comprei com 50 mil km hoje tá com 95… Entendo de mecânica e praticamente faço sozinho toda manutenção…. Diferenciais pra desse carro na minha opinião…. Manutenção para o padrão muito baixo…. Mesmo motor de todos os Peugeots e Citroen 1.6 até 2013…. O meu tem todas liga leve originais aro 16 que acho lindas…. Freio a disco nas 4 rodas… Que pra mim isso é um dos maiores diferenciais… Que junto com as rodas geram muita segurança e estabilidade… O carro é muito bem acabado por dentro… Comandos no volante… Bancos em veludo… Que acho ótimos e bonitos…. Já tive vários carros novos… E esse foi o queenos me deu problema… Fora a manutenção preventiva normal.. até agora nada…

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