Dupla escolha: o que vale mais? Citroën C4 GLX 1.6 16V ou 2.0 16V?

Citroen-C4-GLX-Brasil-flex-1.6-2.0

Quem tem obsessão por carros sempre quis ter na garagem um transformers, um carro que, nas horas vagas, vira robô. O único modelo a venda no Brasil com esta característica, pelo menos no comercial de TV, é o Citroën C4 hatch. Então vem a dúvida: compro um 1.6 16V ou um 2.0 16V?

A única versão disponível com estas duas opções de motor é a GLX, a mais simples do C4 no Brasil – abaixo da topo de linha Exclusive (2.0). Mas nem por isso o modelo vem pouco equipado. Muito pelo contrário.

De série, não importando a motorização, o hatch médio francês vem equipado com airbag duplo; freio a disco nas quatro rodas com ABS com REF (repartidor eletrônico de frenagem) e AFU (auxílio a frenagem de urgência); cinto de três pontos para todos os ocupantes; faróis com regulagem elétrica de altura; trio elétrico; apoio de braço central dianteiro e traseiro; ar-condicionado; porta-luvas refrigerado e com iluminação; computador de bordo; e rádio CD Player MP3 com comando no volante, com seis alto-falantes.

Citroen-C4-GLX-Brasil-flex-dianteira

O Citroën C4 GLX 1.6 16V tem preço inicial sugerido de R$ 54.880. Existem apenas dois opcionais: pintura metálica, que custa R$ 800, e rodas de liga-leve de aro 16”, que vale R$ 1.000 – o modelo é equipado de série com rodas de aço de aro 15” (pneus 205/55 R15). Completo, a versão GLX 1.6 sai por R$ 56.680, quase o mesmo preço do C4 GLX 2.0 básico, que custa R$ 57.840, já equipado com rodas de liga-leve de aro 16” (205/55 R16). Com a pintura metálica, único opcional (R$ 800), o preço sobe para R$ 58.640. A Citroën oferece ainda a versão GLX BVA 2.0 com câmbio automático, que custa R$ 63.220 (com pintura metálica).

Os preços são realmente próximos, não importando se os veículos estão completos ou não. Por causa disso, a diferença de desempenho é o fator decisivo para a decisão de compra. Neste caso, o Citroën C4 GLX 2.0 leva vantagem.

Citroen-C4-GLX-Brasil-flex

Motores, peso e consumo

O motor 2.0 16V flex desenvolve 143 cv de potência e 20,4 mkgf de torque com gasolina e 151 cv e 21,6 mkgf com etanol. Mesmo pesando 76 kg a mais, o C4 2.0 tem desempenho muito superior ao C4 1.6 16V, cujo motor gera 110 cv e 14,5 mkgf com o combustível fóssil e 113 cv e 15,8 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

O C4 1.6 contra-ataca bebendo menos, mas sua média de consumo poderia ser melhor se ele não fosse tão pesado: 1.200 kg. Na cidade, a média foi de 8,8 km/l com gasolina e 6,1 km/l com etanol. Na estrada, a média foi de 12,4 km/l com gasolina e 9,2 km/l com álcool. Já o C4 2.0 fez, com gasolina, 7,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Com álcool, a média cai para 5,9 km/l no perímetro urbano e 9,3 km/l no trecho rodoviário.

O Citroën C4 hatch mede 4,26 metros de comprimento, 1,773 m de largura, 1,458 m de altura e tem 2,608 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 320 litros, bom espaço para um hatch médio.

Citroen-C4-GLX-Brasil-flex-interior-painel

Decisão

Mais uma vez o carro mais potente vence o Dupla Escolha. Como os dois têm os mesmos equipamentos de série, a pequena diferença de preço a favor do Citroën C4 GLX 1.6 não foi suficiente para torná-lo a melhor compra, já que ele anda bem menos e bebe ligeiramente menos. O C4 GLX 2.0 anda bem mais, bebe um pouco mais e não custa muito mais.

Texto original feito por mim: Jalopnik Brasil

Comentários (12)

  1. Eu amo esse carro sempre quis ter um desse mais e muito difícil de encontrar nas concessionárias , mais eu procuro o que tem a mala toda em acrílico.

  2. Eu não sei oque tem neste carro que me deixa muito atraído por ele, desejo muito em ter um C4 GLX, não tenho condições de ter um sou vigilante ganho pouco mais um dia quem sabe aparece uma pessoa que tem um coração bom e me dá um, tem tantos milionários por aí. Rsrsrs

  3. Carlos Eduardo, sinceramente você tem um ótimo gosto.
    Quanto a ter um carro desse é só uma questão de tempo.
    Se você tem um sonho, apenas acredite nele e não olhe as circunstâncias a sua volta. Apenas fique atento que a oportunidade passará diante de você e você terá que abraçá-la no momento certo.

  4. Também não sei o que vi nesse carro
    Mas sou louco pra ter um
    Mas, como conheço pouco sobre a marca e modelos ainda fico em dúvidas
    Se alguém quiser me ajudar …
    Queria saber mais sobre a marca e qual o melhor modelo do C4
    De preferência o 2.0

    • Comprei o meu no último sábado. Era o meu sonho de consumo, primeiro carro. Tenho 22 anos, acho que estou começando bem até. GRAÇAS A DEUS! Não tem o que falar, carro sensacional.

  5. O CARRO E MTO BOM SO ACHO O CONSUMO ALTO O MEU ESTA FAZENDO 7,2 NO ALCOOL E 9,9 A GASOLINA SE ALGUEM SABE ALGUMA COISA PRA MELHORAR O CONSUMO POR FAVOR ME DIGA PORQUE EU GOSTO MTO DESSE CARRO E NAO QUERO ME DESFAZER DELE ,E UM 1,6 16V

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *