Entre os irmãos de mesmo nome, quem vende mais?

O mercado brasileiro de carros é realmente muito interessante e bastante peculiar. Temos o mesmo carro com visuais diferentes. O Fiat Siena, por exemplo, é vendido com três (3) designs: o da geração 3 (Fire), o da geração 4 (EL) e o da 4,5 (ELX e HLX). Mas qual carroceria é a mais procurada?

Pensando nisso, em parceria com a consultoria Jato Dynamics, a revista Quatro Rodas de junho publicou uma matéria interessante, respondendo parcialmente à esta pergunta. Eles pegaram a tabela de vendas de janeiro a março de 2010 e selecionaram cinco modelos que possuem mais de um visual, revelando assim qual design vende mais.

Na tabela, existe apenas o CORSA SEDAN, que engloba o Corsa Sedan e o Classic. E quem vende mais?
. Classic: 43.341 (77,2%)
. Corsa Sedan: 12.809 (22,8%)

Realmente o atual Corsa Sedan nunca caiu definitivamente no gosto do brasileiro, enquanto o Classic (antigo Corsa Sedan) tem uma boa relação/benefício, embora o seu nível de segurança seja muito baixo.

Já a Mitsubishi entrou na pesquisa com duas linhas de modelos: L200 e PAJERO. Confiram:

. Pajero TR4: 4.657 (59,9%)
. Pajero Sport: 1.655 (21,3%)

. Pajero Full: 864 (11%)
. Pajero Dakar: 603 (7,8%)

. L200 Triton: 4.194 (44,4%)

. L200 Outras: 5.251 (55,6%)

E o GOL, como fica? Desde a chegada da nova geração, quem será que vende mais: o G4 ou o G5?
. Gol G4: 37.397 (28,8%)
. Gol G5: 92.967 (71,2%)

Não existe dúvida aqui: o Gol G5 é infinitamente melhor do que o G4 que, cada vez mais, tende a sair de linha. Veremos se ele estará entre nós até 2014.

Diferente do Gol, a situação do PALIO é o oposto no mercado. Atualmente ele é vendido com duas opções de carroceria: G3 e G4,5. Vejam:

. Palio Fire (G3): 53.283 (70,5%)
. “Novo” Palio (G4,5): 22.263 (29,5%)

A Fiat realmente não foi muito feliz com a “evolução” do Palio. A carrocria G4 foi um desastre tão grande que a marca logo lançou a 4,5, que melhorou um pouco a situação. Ainda assim, o atual Palio Fire Economy tem o ápice visual da história do Palio no Brasil.

Comentários

  • renato dantas disse:

    Vamos pensar o seguinte: a Fiat sabe que todo dia sai um otário de casa portanto, vamos fazer esta miscelânia de frente e trazeira (a plataforma é a mesma deste 96), e vender para estes incautos que prefere economia de combustível à segurança pessoal.

  • Vamos por partes, essa baboseira de “geração” é coisa de VW, tanto que só ela que usa [e abusa]. E por falar nisso, apesar de ser infinitamente melhor que o “G4”, o “G5” é um L-I-X-O. Uma dessas m*rdas já passou por aqui por casa, P/ NUNCA MAIS. Ô carro vagabundo meu Deuziu, num tinha 1 mês em que ñ fosse necessário levar esse lixo p/ a concessionária p/ resolver algo.

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Na evolução das gerações de carro talvez só a VW tenha conseguido conveser o seu público de que realmente o carro evoluiu pelo menos em design. Já os outros fabricantes não coseguiram isto. Já a Komi não evoluiu quase nada e continua vendendo.

  • Felipe disse:

    Tem gente que chama o Palio de lixo? Tive um Palio G3 e era difícil dar problemas graves de deixar na mão, fui trocar ele pelo “aclamado” Gol G5 que muita gente gosta, me ferrei, o carro só da problema e não tem nem 10.000km rodados, este lixo de VW está parado em minha garagem por coisas que nem a garantia não consegue resolver. VW isso sim que é LIXO!

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *