Ford Focus esquenta a briga entre os hatches médios

Quem diria! Finalmente a Ford conseguiu fazer o Focus emplacar! Em maio, o modelo ultrapassou o Astra na segunda posição e ficou apenas atrás do i30.


Maio – 2010
Hyundai i30 – 2.617
Ford Focus – 1.889
Chevrolet Astra – 1.815
Volkswagen Golf – 1.282

No acumulado do ano, o Focus já dominou a terceira posição, deixando de vez o Golf em quarto. O hatch médio da Chevrolet ainda é o segundo, com uma certa folga, mas a GM precisa ligar o sinal de alerta, já que o Ford vem com tudo!

Quando digo “vem com tudo” é porque o Focus, nos primeiros 15 dias de junho, vendeu mais que o i30: 1.304 unidades x 1.210 unidades. O Astra segue em terceiro (842 unidades), com o Golf (604) em quarto. Vou esperar o término do sexto mês do ano para divulgar os números finais. Vejam as vendas entre janeiro e maio de 2010.

Acumulado do ano (janeiro a maio de 2010):

Hyundai i30 – 14.805
Chevrolet Astra – 12.386
Ford Focus – 7.867
Volkswagen Golf – 7.413
Citroën C4 – 5.180
Peugeot 307 – 4.718
Chevrolet Vectra GT – 4.227
Fiat Stilo – 3.166
Nissan Tiida – 2.299
Chery Cielo – 121

Será que o Focus é fogo de palha ou veio mesmo para assumir a ponta (ou pelo menos a segunda posição)?

Comentários

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Esta na hora do GM ASTRA nacional ceder lugar ao ASTRA Europeu (VECTRA HACTH) para continuar no segmento baixe o preço e estinga-se o modelo anterior. É uma estratégia, mas a GM gosta de tirar leite de pedra. Vide GM Corsa Classic ressucitado. Não é só ela FIAT Uno, VW Gol G4, até uma que não faz sucesso mas não sai de linha é a FORD Courier. Isto é Brasil.

    Talvez o FOCUS ultrapasse realmente o i30 pelas peças de reposição e quantidade de assitência técnica, pois em um FORD o comprador esperar muito menos em fila de espera para a manutenção programada do carro.

    Talvez também este seja o segredo do GM ASTRA preço e manutenção rápida com vasto número de peças.

  • O Focus sai na frente do i30 não só pelas peças e pela fila, mas como carro também, viu…

    O que tem de gente no clube i30 reclamando do sistema de freios do carro nas curvas, que repentinamente desgarra a traseira quando em uma frenagem mais forte.

    E não são só os casos extremos. Frenagens mais fortes acima de 60km/h, algo como uma pisada no freio em uma curva na estrada, desestabiliza o carro de maneira além do normal.

    O nível de ruído e vibrações internas é maior que no Focus e nos franceses, principalmente os que vem de dentro do porta-malas.

    Coloque na cesta o câmbio automático sem trocas sequenciais, falta de alguns itens que todos concorrentes tem e um computador de bordo digno de um carro popular… no fim das contas, o i30 não é tudo isso.

  • Vamos fazer um POST comparativo do i30 X FOcus!!!!!

    Acho que vai dar pano para manga, calça, lençol e para o bandeirão do América……hehehehehe (time neutro)….evitar a fadiga!

    No mais poderiamos discutir, PREÇO X CUSTO X SEGURO X QUALIDADE X FICHA TÉCNICA X BENEFÍCIO….. se faltou algo coloquem ai!

    Vamos virar de aveso estes dois carros que tem gente que ama e que odeia! Eu acho interessante!

    Valeu!

  • renato dantas disse:

    Era de se esperar que o brasileiro acorde para o que tem no mercado nacional, infinitamento o Focus hatch é o melhor de todos, principalmente do i30 da ruindai, que só o retrovisor custa R$ 830,00.
    Não fã de Hatch mais se for para escolher com certeza Focus na cabeça sem remorso.
    A Ford acha que ele sozinho se vende ledo engano, se a Ford utilizar uma política agressiva de informação via mídia impressa, televisiva e ou falada(boca a boca), o Focus vai vender que nem farinha no nordeste.

  • Anonymous disse:

    O i30 é uma grande enganação, uma bomba relógio que irá detonar o bolso de seus “propriotários” mais cedo ou mais tarde. Todo o sucesso da Hyundai é graças às milionárias campanhas publicitárias ENGANOSAS. Quem pesquisa e compara, não compra.

  • Eu tenho um FORD FOCUS GHIA 2009 e estou muito satisfeito. Adoro dirigir e o carro é muito confortável, estável, ágil com um design incrível. Fiz o teste drive no i30 e não gostei. O interior é menor e a aparência lembra um celta grande. Não gostei do carro de cara. Tem que levar em consideração que o FOCUS é um projeto em conjunto com a VOLVO. Acho que não preciso falar mais.

  • renato dantas disse:

    Estás bem servido Rod, não sou fã de Hatch mas iria de Focus com certeza, quanto aos chineses estão longe da qualidade e acabamento, comprem e depois vão chorar na cama que é o lugar quente.

  • Vinícius disse:

    Quanto aos comentários que estão por vir, adianto que o PRÉ conceito (quanto ao produto chines) deve, de imediato, se deixado de lado. O maior exemplo disso são as japonesas e coreanas que aí estão: olha o i30. Portanto, quem fez o test drive no chines sabe muito bem o que estou dizendo. Mas volto a tocar na tecla do preço: a Chery TINHA como sua principal arma um ótimo preço neste produto (Cielo). Então, basta ela voltar a investir nessa política voltando o preço para o que foi sugerido inicialmente (R$ 39.900) que terá sucesso garantido.

  • Vinícius disse:

    Renato, alguma razão especial em ter colocado o chinesinho Cielo na lista? Vejo que se compararmos o modelo da Chery com os demais, pelo preço sugerido (mesmo não sendo os R$ 39.900 anunciado antes da sua chegada no Brasil) ele ainda tem a melhor relação custo/benefício dos demais. Se colocarmos todos os itens de serie do Cielo (leia ABS e AIR BAG) nos concorrentes, nunca vão encontrar algo menos de 50 mil. Portanto, vejo o Cielo, ainda que com preço fora do anunciado (na casa dos 45 mil), a melhor relação.

  • Coloquei o Cielo porque ele é o mais novo concorrente do segmento. Vamos ver se ele vai conseguir vender bem ou o suficiente para derrubar o Stilo (fase final de vida) e o Tiida (bom, mas sem apelo… sem sal).

    Mas a Chery aumentou o preço do Cielo agora: R$ 42.900. Culpa do frete internacional, que, segundo a Chery, aumentou.

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Parizzi não creio que o o tal CHERY Cielo vá vender por conta do preço. O antigo FORD FOCUS tinha preço a partir de R$ 40 mil e não vendia. Pode ser que se iguale ou supere o NISSAN Tiida(é bom mas não vende pelo visual duvidoso, pois por peças de reposição o HYNDAI i30 não venderia também), mas o FIAT Stilo não sei, se bem que tem o FIAT Bravo chegando aí. Será que o GM ASTRA vai agora numa descendente de vendas para dar lugar ao irmão GM VECTRA GT?

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *