Renault Sandero 2011 tem poucas e quase inúteis novidades

Tudo bem que o título pode estar um pouco forte, mas a Renault perdeu uma bela chance de tornar o seu compacto premium ainda mais atrativo no Brasil. As alterações para o Sandero 2011 foram tão pequenas que quase não posso chamá-las de melhorias.


O Sandero Authentique, versão de entrada da família, que custa R$ 29.690 com motor 1.0 16V Hi-Flex, recebeu mudanças no pacote de opcionais. O Pack Plus, que já era composto apenas por ar quente e desembaçador e limpador do vidro traseiro, agora ganhou maçanetas internas e difusores de ar na cor prata. Tudo isso sem alteração no preço: R$ 550! QUE BELEZA!

Já Sandero Expression, que é a versão mais vendida da linha e conta com preço sugerido a partir de R$ 32.440 (1.0 16V) e de R$ 34.740 (1.6 8V Hi-Torque), passa a vir de fábrica com espelhos retrovisores na cor da carroceria, manopla de câmbio com acabamento de alumínio e com maçanetas e difusores de ar na cor prata. Ou seja, mudanças estéticas mínimas e que praticamente não acrescentam nada ao modelo.

Fotos: Renault/Divulgação

A versão Expression passa a contar com um opcional novo, o rádio CD Player com MP3, com quatro alto-falantes e comando satélite na coluna de direção. O equipamento pode ser adquirido casado com o Expression Pack (ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas e do porta-malas por comando de radiofreqüência instalado na chave, sistema CAR de travamento automático das portas a partir de 6 Km/h e alarme perimétrico). Se não tiver sofrido nenhuma alteração de preço, o Expression Pack custa R$ 3.650 no Expression 1.0 16V e R$ 3.850 no Expression 1.6 8V, enquanto o som vale R$ 400.

O acabamento topo linha, Privilége, tem três novidades. A primeira, como adiantei aqui no De 0 a 100 em abril, é o fim da oferta do motor 1.6 16V. Por causa disso, o Sandero Privilège 1.6 8V acabou recebendo as outras duas novidades: rodas de liga leve de 15 polegadas como componente de série e a opção de comprar o Pack Segurança, que inclui airbag duplo, freios ABS e volante revestido de couro.

A partir da linha 2011, o Sandero Stepway tem uma única novidade: ele é o único da família a ser equipado com o propulsor 1.6 16V flex, que desenvolve 107 cv de potência e 15,1 mkgf de torque com gasolina e 112 cv e 15,5 mkgf com etanol. O resto continua a mesma coisa.

O modelo tem como opcionais o Pack Airbag (airbag duplo + 3º apoio de cabeça traseiro); Pack Top (vidros elétricos traseiros + retrovisores elétricos + alarme perimétrico + Rádio CD-Player MP3 com comando satélite na coluna de direção); Pack Top + Couro (Pack Top + bancos revestidos em couro + puxadores das portas dianteiras com acabamento Sport); Pack Segurança (Pack Top + airbag duplo + 3º apoio de cabeça traseiro + freios ABS + volante com revestimento em couro); e Pack Segurança + Couro (Pack Segurança + bancos revestidos em couro e puxadores das portas dianteiras com acabamento Sport).

Crítica

Apresentada a linha 2011 do Sandero, vejam porque a minha reclamação inicial tem fundamento. Se a Renault é a quinta colocada no mercado nacional, a culpa é principalmente do Sandero, o carro mais vendido da marca no Brasil. Se le já tem design interessante, ótimo espaço interno, bom port-malas e três anos de garantia, então por que não melhorar o modelo para torná-lo mais competitivo no segmento (que já conta com o Fox reestilizado, Agile se dando bem e, em breve, vai receber o Punto 2011), aumentando assim o seu potencial de vendas do carro? Mas melhorar como?

Simples: reposicione os comandos dos vidros elétricos (que ficam na parte central do painel e deveriam ir para a porta), ofereça ajuste de altura do volante – duas alterações já feitas na linha Logan 2011 -, e aumente a oferta de equipamentos de conforto, como o rádio CD Player com MP3 e comando satélite na coluna de direção (para a versão Authentique) e segurança (ABS para as versões Authentique e Expression e airbag duplo também para a Authentique).

Comentários

  • Alterações insignificantes.
    O ajuste de Volante seria muito bem vindo!
    Será que a Renault está usando a tática de “Não mecher em time que está ganhando!”!?
    Afinal de contas o carro vende como água(levando em conta que não pertence as 4 grandes) desde o seu lançamento!

    Não vi ninguém chamando nada de novo Sandero cara palida!

  • Anonymous disse:

    As poucas mudanças no 2011 mantém a atualidade de meu 2010. Diferente do que ocorre com carros sem personalidade, que têm que mudar muito a cada ano para manter-se bem no mercado.
    Os tradicionalistas chevroletianos e golzinhonianos que me desculpem, mas considero-os uns cabeças duras…

  • renato dantas disse:

    Está ficando surdo? preste atenção na propaganda onde aparece a familia fat, e depois a familia lean e o locutor diz o novo sandero, cole o ouvido no alto falante e ouvirá.

  • Célio - BH/MG disse:

    Na minha opinião, suas linhas são um tanto quanto duvidosas assim como os outros carros da marca, mas,já que o Sandero representa o líder de vendas da renault, estes deveriam se esforçar mais em melhorar coisas básicas neste veículo, para a partir daí se firmar de vez no segmento.

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Acho que Sandero esta curtindo o mesmo sucesso do GM ASTRA. Se está vendendo para que mudar. Porém o ASTRA é bem equipado.
    Infelizmente vão esperar as vendas do carro caírem para mudar. É uma pena.

  • Anonymous disse:

    Por duasvezeso queme empediu de comprar um sandero foi o pacote de opcionais maluco da renault onde a direçãohidraulica acrescentamais de 5000 reais no preço final do carro

  • Anonymous disse:

    Comprei um Sandero 2011…estava entre o Novo Uno e ele….mas o espaço interno é algo melhor,até porque quem vai andar no carro,quem está de fora vendo ou o proprietário? Queria ter grana de comprar um Fit..mas chego lá!!!

  • Anonymous disse:

    Tudo bem,Uno Novo,Novidade..bonitinho,carro que as mulheres vão amar,tiro pela minha,pacote interessante..mas vai ser Uno quando acabar a novidade.Sandero é carro grande.Tudo bem o consumo não é o melhor deles o que perde para o Uno.Mas andar intalado dentro da carro ninguem merece.Vou de Sandero sim e sei o que estou dizendo…porque já possui 2.Agora como o amigo falou,se não quiser gastar agora,junte grana e compre um Fit,ai sim é o CARRO.Abraços

  • Anonymous disse:

    Tenho um Sandero 2009 Privilège 1.6 8V, gosto muito dele, mas reconheço que faltava a opção de ABS nesta versão, bem como as melhorias adotadas no Logan 2011 (volante com regulagem de altura e comandos dos vidros nas portas). Por incrível que pareça, parece que a Renault só incluiu o ABS opcional, até porque o motor 1.6 16V agora só será encontrado no Sandero Stepway. Que decepção!

  • José Eduardo - São Paulo-SP disse:

    Tenho um Sandero 2009 Privilège 1.6 8V, gosto muito dele, mas reconheço que faltava a opção de ABS nesta versão, bem como as melhorias adotadas no Logan 2011 (volante com regulagem de altura e comandos dos vidros nas portas). Por incrível que pareça, a Renault só disponibilizou o ABS como opcional, até porque o motor 1.6 16V agora só será encontrado no Sandero Stepway. Que decepção!

  • COMPREI UM SANDERO VIBE 1,6 8V FAZ 2 SEMANAS, O CARRO TEM ESPAÇO INTERNO E PORTA MALAS MUITO BOM, VISÃO AO DIRIGIR COM ASSENTO REGUL DE ALTURA, COMANDO DE SOM NO VOLATE, ACABAM INTERNO MUITO BOM, SÓ NÃO GOSTEI DA VIBRAÇÃO DO CÂMBIO, ATÉ EM PONTO MORTO ELE VIBRA BASTANTE. FAZ 8,5 COM ALCOOL E 12,7 COM GASOLINA. NÃO TENHO MAIS NADA A RECLAMAR DO CARRO. NO GERAL É MUITO MELHOR QUE CELTA, FIESTA, GOL, UNO, FOX.

  • Anonymous disse:

    Afinal de contas quem comprou esta droga vampiresca chamado de Sandero? foi uma empresa ou um individuo?, pelo início do texto deve ter sido um individuo, ou seria “Compramos um Sandero Vibe(ratório)”.

  • Anonymous disse:

    Bom Tenho um sandero 2009, e naum troco por nada, até me param na rua pra perguntar sobre o carro, cosumo e tal , isso porque tirei em 2009 ele, enfim um carro excepcional, e a Renault tem respeito com seus clientes e naum muda radicalmente um modelo, aos que falem mal, fica então com seus golzinhos, palios, unos da vida, porque quem é burro sempre vai ser burro.

  • Anonymous disse:

    Em Agosto desse ano, comprei um Sandero Authentique, 1.0 16V Hi-Flex. Infelizmente não consegui visualizar de forma positiva o seguinte slogan da campanha
    “Sandero, o Renault que você não esperava”. Encontrei alguns incômodos como “Ruído interno (barulho nas portas, na ventoinha do ventilador e motor muito barulhento), fraco para retomadas (mesmo para 1.0).

    De qualquer forma o atendimento está bom e espero que parte desses problemas seja resolvida.
    Na próxima compra não será um Sandero.

  • Anonymous disse:

    Comprei um Sandero Expression 1.6 em 2008, confesso que um pouco desconfiado. Hoje este carro esta com 44.000 km e digo-lhes que jamais tive que trocar um pneu ou uma lampada no carro. Concordo que o carro nao eh uma beldade mas esta questao eh compensada pela robustez do carro. Esta foi a melhor compra que ja fiz sem duvida alguma.

  • Anonymous disse:

    Por que eu escolhi o Sandero? http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Testes_Conteudo.vxlpub?hnid=38574 Amigo leia a matéria… Outra, comprei um Sandero 2011 versão Privilege motor 1.6 8V e pasme: Computador de Bordo, Air-Bag Duplo, Freio ABS, Roda de Liga Leve 15”, Ar condicionado, Retrovisores Eletricos, Bancos com revestimento em veludo, MP3 com comando satélite, Retrovosores eletricos, acinamento elétrico dos vitros nas 4 portas, conta-giros, 3 encostos de cabeça trazeiro, Porta-malas de 320 Litros, banco Rebatível e Bi-Partido, Estepe dentro co carro, viajei com ele e puchava facilmente 160/170 Km/h e o carro dava mais. Veja no you tube que vai ver Sanderos com este motor a 200Km/h. Esperto na cidade, chega a 100Km/h em 11 segundos tranquilamente olhe aqui: http://www.youtube.com/watch?v=DxtZbgaAQJo O carro faz mais de 15 KM/L com Gasolina com a minha esposa, Veja aqui, média de 17/18 Km/l na estrada a 100 km/l http://www.youtube.com/watch?v=dz2KfzAnrBE !!!! 3 ANOS DE GARANTIA, meu amigo, Seguro Barato, peça disponível no mercado, tocada espostiva, adaptado para as condições das nossas pistas, suspensão macia, carro estável em curvas, Revisões baratas, cem, duzentos cada! A mais cara de 60 mil kilometros custa pouco mais de R$400 !!!! Paguei menos de 42 mil por este carro! E se você for menos exigentes com opicionais, consegue outra versão com este mesmo motor por 33, 34 mil reais aproximadamente… Pra mim este carro só tem um único defeito: O motor e, alto giro faz um pouco de barulho internamente, só isso!!! Sandero foi Eleito a melhor compra pela revista 4 Rodas, ganhou vários outros prêmios! gora, há quem prefira andar no moderníssimo Volkswagem GOL, gosto é gosto e eu Respeito.

  • Anonymous disse:

    EU QUERIA COMPRAR UM UNO DO NOVO , TIVE UM PECIMO ATENDIMENTO NA FIAT POR ISSO FUI NA RENAULT O ATENDIMENTO OTIMO ADOREI POR ISSO COMPREI UM SANDERO UM CARRO MARAVILHOSO NAUM ME ARREPENDI E COMPRARIA OUTRO .

  • Glauco disse:

    O Anonimo que critica demais o Sandero ainda sentira a vontade de ter um Renault. Experimenta que vc vai gostar.

    Eu tambem tive um pessimo atendimento na Fiat e fui comprar o Clio na Renault, mudei de opiniao e levei um Sandero basico em 2008.

    Meu caro anonimo, troquei meu Sandero 2008 por outro Sandero (2011) e, olha, estou contentissimo, atende as necessidades da minha familia, e a minha.

    Abracos.

  • Comprei um Sandero 2010 e só tenho elogios a fazer. Primeiramente é uma carro bem diferente dos populares em geral, tem presença, tamanho e formato inovador. É um carro que não consome como outros da mesma potência e na estrada dá uma estabilidade superior a do gol, palio e uno por exemplo. Quem estiver em dúvida pode comprar sem o menor receio! Até mesmo em filas de postos de gasolina você encontra curiosos e compradores admirados pelo Sandero.

  • Comprei um Sandero Stepway 2010. O carro é lindo!!! Surpreendente em tudo que oferece. Claro que como em todos os carros, nunca vai agradar em todos os aspectos. Chama a atenção por onde passa. Pessoas me perguntam sobre ele e demonstram grande interesse em comprar um. Em fim, é um carro diferente, agradável de ver, confortável, econômico e que oferece diversas vantagens e também desvantagens em relação aos seus concorrentes top de linha. Com todo o respeito as outras montadoras, o Sandero não fica devendo nada em todos os sentidos.

  • Joyce disse:

    Acho que o péssimo atendimento na Fiat está ajudando bastante a Renault.

    Também fui muito bem atendida na Renault, extremamente diferente da Fiat, e não encontrei outro carro, como todos os opcionais, que se equiparasse ao preço que encontrei no Sandero.

    O carro ainda nem chegou, mas acho q fiz uma boa escolha.

  • Comprei um expression 2011, preto nacre…já começa pela cor totalmente diferenciado dos demais de outra linha, a economia e o espaço internome deixam comletamente satisfeito com o carro, fora o diferencial de ser Renault e linhas arrojadas…estou completamente satisfeito.

  • Anonymous disse:

    Sandero é um carro muito bom.
    Gostoso de dirigir, estável, espaçoso.

    O comando do retrovisor dá de goleada no do “Fiesta Sedan Class”.

    Só comparando com outros carros da mesma faixa, podemos constatar o quanto o carro satisfaz.

  • Anonymous disse:

    Fernando,

    Ja tive carros das 4 “grandes” do Brasil, o Sandero é incomparavel pelo conjunto que oferece ao proprietario, espaço, consumo, estabilidade, beleza, altura do solo, durabilidade do motor entre outras, a Renault me encantou, custei a escolher um carro otimo para esta faixa de preço, ainda tem gente que compra uno e gol, nossa só lamento!

  • Anonymous disse:

    Pessoal,
    Comprei um Sandero 1.0 Expression 2011 – ainda não chegou. Também tenho minhas dúvidas quanto ao motor (apesar de viajar pouco). mas deve ser mais econômico que o 1.6. Alguém pode me falar sobre o 1.0…..muito obrigado.

  • Anônimo, o motor 1.0 16V do Sandero tem desempenho de razoável para bom entre os 1.0. O 1.6 8V casou melhor com o carro, mas o 1.0 dá conta do recado.

    A diferença de consumo vai depender da forma como você dirige o carro.

  • Comprei um Sandero Expression 1.6 em Dezembro de 2010. É um carro de ótimo custo benefício, com ótimo espaço interno, de baixo consumo, confortável e bem esperto. Mas tem algumas coisas que me incomodam, como já foi dito aqui o câmbio e o pedal do acelerador vibram muito, chegando a causar desconforto no pé. O calor do mator passa pra dentro do carro, obrigando a estar sempre com o ar condicionado ligado, mesmo em dias com temperaturas mais amênas. O carro está com 1300 km e ainda não levei a uma assistência Renault para escutar o que eles dizem. Mas, a julgar por outras reclamações semelhantes, que tenho visto, isto é “normal” no Sandero (pra não dizer que é deficiência de projeto).

  • Anonymous disse:

    Alexandre Pereira da Costa,
    O calor do motor do Sandero não passa para dentro do carro, êle está dentro do carro. Se olhares no interior do Sandero, embaixo do painel, verás que passam por ali a tubulação de entrada e saída da água quente do motor, usada para aquecimento do radiador de aquecimento interno da cabine, quando é selecionada a calefação.
    Cuidado para não tocar neles enquanto o motor estiver quente, pois queimarás as mãos como me aconteceu ao tocar por descuido nestas tubulações.
    Sei que não fui o único e nem serei último, já que por não sei por qual razão a Renault não isolou as tubulações, o que faz com que ocorra o aquecimento interno que relatas aumentando o desperdício de combustível e por isto sendo ecologicamente incorreto, já que causa um desperdício de combustível, sem falar no financeiro, obrigando a ligar o ar condicionado quando a opção é só por ar fresco, e ainda põe em risco qualquer pessoa, principalmente as crianças, que tocarem neles desavisadamente, podendo por isto causar queimaduras graves nas partes do corpo que entrarem em contacto com os mesmos.
    A causa de tudo isto, no meu ver não é um erro de projeto, mas sim uma total ignorância dos Princípios de Termodinâmica, Isolamento Térmico e sem falar das Normas de Segurança, o que qualquer Engenheiro Principiante jamais se descuidaria para não criar problemas como estes.
    A solução mais viável é isolar estas tubulações , desde que haja concordância da Renault para não haver prejuízo nas Garantias do Veículo.

  • Anonymous disse:

    Crítica totalmente vazia… Dizer que precisa melhorar pra aumentar as vendas???
    O carro é sensacional e ponto final!
    A Renault dá a opção de ajuste do volante no Logan,então compra um Logan!!!!

  • Anonymous disse:

    Tb comprei um SANDERO 1.0 16v, ainda não chegou. Após longa análise acredito ter feito uma boa compra, comparei com UNO, FOX, etc. A relação custo beneficio sopra afavor do RENAULT. Tenho um FIT e um CLIO que será substituido pelo SANDERO

  • Anonymous disse:

    Boa Tarde,

    Sou estudante de mestrado com foco em estratégia de empresas e meu tema é Consumidor Insatisfeito, como a empresa usa a reclamação na estratégia da empresa. Preciso fazer a pesquisa com consumidores (satisfeitos ou não) e não consumidores.

    A pesquisa apenas servirá para a conclusão do meu curso de mestrado. Tenho que tentar pesquisar o maior número de pessoas.
    Gostaria de contar com a ajuda de vocês para conseguir o maior número de opiniões!

    O local da pesquisa é:

    http://www.surveymonkey.com/s/7LVTXPV

    Muito obrigada,
    Luciana

  • Anonymous disse:

    Meu SANDERO está ótimo o consumo médio decombustível áté os atuais 600 km é de 10 km/l na cidade, o Clio fazia 12, mas não tinha ar. Até o momento satisfeito.

  • Anonymous disse:

    Tenho um Sandero Privilège 1.6 16v completinho, banco,controle no volante e tal. Tinha um polo 1.6 e não chegava aos pés do renault. Acabamento, espaço, painel,altura tudo de bom. Estou vendendo ele para comprar o novo modelo. Ele peca apenas no consumo, o meu faz 8,5 por litro na gasolina, mas também pego muito transito e tenho o pé pesado…EStou muito satisfeita com o carro e não troco por essas porcarias plastificadas como punto,palio, uno,corsa e fox que tudo é item adicional.
    Quem fala mau é porque nunca dirigiu. Eu aprovo.

  • Mariana disse:

    FRANCAMENTE!! Fiquei muito decepcionada com o modelo anterior, e o novo(2011) nao passa de mais uma porcaria. Um motorzinho de 1.6 que eh pior do que um celtinha 1.0, com barulho de motor de Brasilia!! Depois de 5.000Km o carro ainda nao desenvolde… Pelo mesmo preco, se pega um Peugeot, que nao tem como comparar. Renault eh uma bosta.

  • Lilian disse:

    Compramos um Sandero zero,estavamos entre ele e o Fiesta Sedam,mas quando vimos o Sandero,ultra moderno,diferente de todos da mesma faixa de preço,com designe arrojado,robusto,espaço interno enorme e porta malas idem…não resistimos,fora o bom atendimento da Renault,vai completar 3 anos que estamos com ele e muito satisfeitos,não tivemos nenhum problema!!!

  • Comprei um Sandero Expression 1.6 2012 e estou esperando chegar. Pelo que li e ouvi, certamente nao irei me arrepender. tava em duvida ente ele e um Novo Uno. depois de muitas avaliaçoes escolhi o Sandero.

  • Raimundo disse:

    José Raimundo dos Santos ,
    O calor do motor do Sandero não passa para dentro do carro, êle está dentro do carro. Se olhares no interior do Sandero, embaixo do painel, verás que passam por ali a tubulação de entrada e saída da água quente do motor, usada para aquecimento do radiador de aquecimento interno da cabine, quando é selecionada a calefação.
    Cuidado para não tocar neles enquanto o motor estiver quente, pois queimarás as mãos como me aconteceu ao tocar por descuido nestas tubulações.
    Sei que não fui o único e nem serei último, já que por não sei por qual razão a Renault não isolou as tubulações, o que faz com que ocorra o aquecimento interno que relatas aumentando o desperdício de combustível e por isto sendo ecologicamente incorreto, já que causa um desperdício de combustível, sem falar no financeiro, obrigando a ligar o ar condicionado quando a opção é só por ar fresco, e ainda põe em risco qualquer pessoa, principalmente as crianças, que tocarem neles desavisadamente, podendo por isto causar queimaduras graves nas partes do corpo que entrarem em contacto com os mesmos.
    A causa de tudo isto, no meu ver não é um erro de projeto, mas sim uma total ignorância dos Princípios de Termodinâmica, Isolamento Térmico e sem falar das Normas de Segurança, o que qualquer Engenheiro Principiante jamais se descuidaria para não criar problemas como estes.
    A solução mais viável é isolar estas tubulações , desde que haja concordância da Renault para não haver prejuízo nas Garantias do Veículo.Sandero 2011/2012 Stepway

  • Anonymous disse:

    Acabei de comprar um Sandero, ele tem menos de uma semana de uso. Quando paro solta água e fica com barulho de água caindo em chapa quente. Gostaria de saber se isso é normal, tal como explicou o mecânico da Renault.

  • Meu Sandero disse:

    Bom, carro nenhum atenderá plenamente todas as expectativas de seus usuários, a não ser que vc tenha dinheiro o bastante para pagar por todas as regalias que te agradem. Problemas com carros zero todos estão sujeitos, cabe as concessionárias prestar o devido e respeitoso atendimento. Comprei um Sandero a um ano e é o melhor carro que já tive na relação custo-benefício entre o fiesta, uno e corsa. O carro tem excelente espaço interno, boa visão pelos retrovisores, é alto possiblitando boa visibilidade, o porta malas é amplo, bonito, arrojado, fácil de manobrar e estacionar, preço fixo na revisão com um valor bem interessante, 3 anos de garantia, atendimento super atencioso dos profissionais da Renault e o valor do seguro ficou muito inferior aos demais para o meu perfil. O carro vale cada centavo que custa e se o motorista deseja algo a mais deve poder pagar por isso com outros modelos mais completos e luxuosos.Super satisfeita!!!

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *