Impressões: bom Punto ELX e sua fechadura de Aquiles

Já faz algum tempo que venho conversando com o Mario Cesar sobre qual carro ele deveria comprar. Depois de muito pensar, ele fez a escolha e está muito satisfeito. Mas, antes de falar do veículo novo, o Mário me mandou as Impressões dele sobre o seu “mais novo ex-carro”: um Punto ELX 1.4 flex. A Fiat tem fama de fazer excelentes carros compactos. Será que o Punto tem mais pontos positivos do que negativos?

Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas, o Rafael, o Jow, o Hugo, o Bruno, o Joathan, o Leônidas (de novo!), o Hugo Leite, o Pedro, o Piauí Jr., o Renato Dantas e o Mário Cesar, basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com. Fale um pouco sobre o seu carro. Descreva os pontos positivos, negativos e conte alguma coisa curiosa! E não se esqueça de mandar fotos do veículo (só serão publicados posts com fotos). Garanto que a placa (ou algum outro detalhe) não será mostrada.

Fiat Punto ELX 1.4

“Pontos Positivos

– grande rede de concessionárias
– excelente empunhadura do volante
– bom isolamento acústico
– grande quantidade de porta objetos (incluindo o local onde ficaria o AIR-BAG)
– potencia adequada para a cidade
– direção hidráulica
– chave canivete com fechamento automático dos vidros dianteiros
– computador de bordo (consumo instantâneo, autonomia, distancia A e B, data e hora)
– ar-condicionado
– baixa manutenção
– ajuste de profundidade e altura do volante
– tomada 12V no painel
– bancos muito confortáveis
– apoio para cabeça do terceiro ocupante traseiro
– farol de milha de série

Pontos Negativos

– o vidro embaça com extrema facilidade
– o ar-condicionado é fraco e barulhento mesmo, ainda na primeira velocidade
– o carro pega muito em lombadas e valetas devido a sua frente baixa
– ausência de cinto de segurança 3 pontos para o 3º ocupante traseiro
– tanque de combustível pequeno apesar de ser um carro 1.4
– material usado no painel é áspero
– porta-malas muito pequeno
– ausência de alarme de série (o carro só vem com o fechamento automático dos vidros e das travas)
– atendimento nas concessionárias é extremamente ruim e desleixado
– baixa qualidade na montagem da luz de ré (tive que aparafusar ela 2 vezes enquanto estive com o carro)

– FECHADURA DO PORTA-MALAS É EXTREMAMENTE FRÁGIL DE SE ABRIR (É POSSÍVEL ABRIR ELA COM UMA CHAVE DE FENDA)
– FECHADURA DAS PORTAS SÃO MUITO FRÁGEIS, SENDO FACILMENTE VIOLADAS;

Falta de segurança

Um dos principais motivos para a minha troca de carro é a falta de segurança do Punto em relação a suas fechaduras, principalmente a traseira. O estepe e meus documentos já foram roubados 3 vezes por causa da facilidade com que a fechadura do porta-malas é violada.

E não foi um caso isolado a violação do meu carro. Nas comunidades do Orkut foi possível perceber que vários e vários Puntos estão tendo seus estepes roubados e suas fechaduras danificadas.

Conclusão

Fora o ponto negativo das fechaduras do carro, o Punto é um carro muito bom e me serviu muito bem enquanto estive com ele. Não tenho nem uma reclamação a fazer sobre seu motor.”

Opinião do blogueiro

Sempre gostei muito do Punto, especialmente das versões mais potentes. A posição de dirigir é excelente, graças aos ajustes de altura e profundidade do volante. Concordo com o Mário em vários aspectos. Entre eles sobre a empunhadura do volante do Punto, que realmente aumenta o prazer de guiar o carro.

Porém, discordo em relação ao motor. Acho o Punto muito pesado para o propulsor 1.4. Em cidades mais planas, como Brasília e São Paulo, ele pode até se dar bem. Mas, em Belo Horizonte, por exemplo, ele sofre muito. Se a Fiat conseguisse dar mais uns 10 cv e 1 mkgf de torque à motorização, o modelo ficaria melhor. Como ele é pesado, o motor precisa estar sempre cheio para atender o motorista, sacrificando a média de consumo, que já é atrapalhada pelo tanque pequeno até 2008 – a partir da linha 2009, a capacidade do tanque do Punto subiu para 60 litros.

Voltando aos pontos que concordo com o Mário, também notei o problema do embaçamento dos vidros e do ventilador barulhento não só no Punto, mas também no Palio 1.8R, Siena HLX, Strada Adventure e Palio Adventure Locker que já testei. Por ser um carro maior que o Palio, o Punto deveria ter o porta-malas maior do que o do seu irmão, e não 10 litros menor: 280 l x 290 l. Se a capacidade fosse de 300 l a 320 l, já seria muito bom para o tamanho do carro.

Em relação às fechaduras, é uma lástima que isso aconteça. Não sei se o problema foi resolvido no Punto 2011, mas fica a dica para quem tiver interesse no carro, como o Pedro: cuidado com as fechaduras.

Comentários (19)

  1. Bizarro FIAT o mais vandido do BRASIL pegue qualquer um na rua com qualquer chave. Alias quase ninguém faz estestestes básicos já que os carros tem travas elétricas. ISSO AI MERECE RECALL.

  2. Esse 1.4 da fiat é muito manco!
    Essa parada da fechadura da mala tb é muito escrota!
    Quando estava pra comprar carro a 2 anos atrás o Punto saiu da minha lista por ter uma mala ridícula pro tamanho do carro, e por não ter um meio termo entre esse 1.4 manco e o beberrão 1.8 da GM. Se esse 1.4 pelo menos fosse esperto como o da GM…

  3. Blindar todas fechaduras e melhorar os sistemas anti-furto deveria ser parte obrigatória da “tropicalização” dos carros no Brasil.

    Isso tá igual ao Golf…
    O carro vem da Europa…onde quase não deve ter ladrão de carro…e o alarme de criança continua o mesmo…
    Incrível!

    PS: E façam o favor os possíveis compradores, de chegar na concessionária e dizer: “muito legal esse Punto mas não vou levar por causa dessa fechadura ridícula!”
    Só perdendo venda e sabendo dos motivos, as montadoras talvez melhorarão nossos carros um dia!

  4. Eu tenho um Punto ELX com som Original e Calotas e nunca tive 1 problema (19 meses). Sei do problema das maçanetas e procuro não deixar nada no interior do veiculo nem mesmo papel nos bancos tendo em vista que vagabundo não gosta de roubar som original por conta do ‘code’. O motor 1.4 é subdimensionado para o peso do carro fazendo o mesmo beber um pouco quando se anda conforme o ritmo dos outros carros. Na minha versão o tanque já tem 60 litros e eu até gosto do tato do painel meio rugoso. Um carro perfeito? Longe disso, mas pra mim é, já que não passo perrengue em hora nenhuma.

  5. O punto e o melhor carro da FIAT produzido no brasil, so esse 1.4 e fraco mesmo, mas a 1.8 no punto nao e tão beberrona quanto no stilo, visto que ele e mais leve um pouco.

  6. É um Fiat e tudo pode acontecer, além das chaves servir a todos, a porta só fecha na porrada.
    Numca tive um Fiat e jamais comprarei um destes.

  7. Fiat Punto um carro coletivo, qualquer chave serve.
    Caro DJ VAN PETTEN, e eu que nunca tentei comprar um Fiat e nem vou tentar se Deus quiser.

  8. Tenho 2 Punto nunca tive problema com nenhum dos 2… esse pessoal que fala q nunca vai comprar FIAT não tem noção sobre autos… o Punto não é o melhor de sua categoria mas existem atrativos nele que não tem em outros de sua categoria… sobre o consumo desculpe pessoal mas mmeus carros estão fazendo 8 KM com AR ligado, no alcool… acredito que é suficiente pelo conforto e potencia limitada… lembrando que o mesmo não se encaixa como popular então esse consumo seria satisfatório… a maioria desses comentários são de pessoas que nunca tiveram punto, não sei como comentar de algo que nunca tive…rzsss

  9. Se vc observar as portas se fecham com dificuldade por causa do bom isolamento do carro, ja que o video com os vidros abertos a porta fecha facilmente, vai faze isso no polo ve se da certo kkk , fora que a suspenção da VW e um lixo por causa das famosas buchas do leque que equipam o FOX e o POLO duas bosta

  10. Tive meu punto roubado, ele estava estacionado entre dois carros, quero saber se tem como dar a partida direta ou sei la como para terem roubado o punto! Li que as fechaduras do carro tem problemas… mais quero saber se alguem sabe de a chave codificada tbem ha problemas?
    Patricia

  11. Tenho dois PUNTO, um 1.4 e um Sporting 1.8, nunca foram arrombados pelas fechaduras… Porem para roubar uma bolsa no Civic, os ladrões quebraram o vidro com insufilme.
    Ou seja, não é a fechadura que segura o ladrão!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *