Impressões: bom Punto ELX e sua fechadura de Aquiles

Já faz algum tempo que venho conversando com o Mario Cesar sobre qual carro ele deveria comprar. Depois de muito pensar, ele fez a escolha e está muito satisfeito. Mas, antes de falar do veículo novo, o Mário me mandou as Impressões dele sobre o seu “mais novo ex-carro”: um Punto ELX 1.4 flex. A Fiat tem fama de fazer excelentes carros compactos. Será que o Punto tem mais pontos positivos do que negativos?

Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas, o Rafael, o Jow, o Hugo, o Bruno, o Joathan, o Leônidas (de novo!), o Hugo Leite, o Pedro, o Piauí Jr., o Renato Dantas e o Mário Cesar, basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com. Fale um pouco sobre o seu carro. Descreva os pontos positivos, negativos e conte alguma coisa curiosa! E não se esqueça de mandar fotos do veículo (só serão publicados posts com fotos). Garanto que a placa (ou algum outro detalhe) não será mostrada.

Fiat Punto ELX 1.4

“Pontos Positivos

– grande rede de concessionárias
– excelente empunhadura do volante
– bom isolamento acústico
– grande quantidade de porta objetos (incluindo o local onde ficaria o AIR-BAG)
– potencia adequada para a cidade
– direção hidráulica
– chave canivete com fechamento automático dos vidros dianteiros
– computador de bordo (consumo instantâneo, autonomia, distancia A e B, data e hora)
– ar-condicionado
– baixa manutenção
– ajuste de profundidade e altura do volante
– tomada 12V no painel
– bancos muito confortáveis
– apoio para cabeça do terceiro ocupante traseiro
– farol de milha de série

Pontos Negativos

– o vidro embaça com extrema facilidade
– o ar-condicionado é fraco e barulhento mesmo, ainda na primeira velocidade
– o carro pega muito em lombadas e valetas devido a sua frente baixa
– ausência de cinto de segurança 3 pontos para o 3º ocupante traseiro
– tanque de combustível pequeno apesar de ser um carro 1.4
– material usado no painel é áspero
– porta-malas muito pequeno
– ausência de alarme de série (o carro só vem com o fechamento automático dos vidros e das travas)
– atendimento nas concessionárias é extremamente ruim e desleixado
– baixa qualidade na montagem da luz de ré (tive que aparafusar ela 2 vezes enquanto estive com o carro)

– FECHADURA DO PORTA-MALAS É EXTREMAMENTE FRÁGIL DE SE ABRIR (É POSSÍVEL ABRIR ELA COM UMA CHAVE DE FENDA)
– FECHADURA DAS PORTAS SÃO MUITO FRÁGEIS, SENDO FACILMENTE VIOLADAS;

Falta de segurança

Um dos principais motivos para a minha troca de carro é a falta de segurança do Punto em relação a suas fechaduras, principalmente a traseira. O estepe e meus documentos já foram roubados 3 vezes por causa da facilidade com que a fechadura do porta-malas é violada.

E não foi um caso isolado a violação do meu carro. Nas comunidades do Orkut foi possível perceber que vários e vários Puntos estão tendo seus estepes roubados e suas fechaduras danificadas.

Conclusão

Fora o ponto negativo das fechaduras do carro, o Punto é um carro muito bom e me serviu muito bem enquanto estive com ele. Não tenho nem uma reclamação a fazer sobre seu motor.”

Opinião do blogueiro

Sempre gostei muito do Punto, especialmente das versões mais potentes. A posição de dirigir é excelente, graças aos ajustes de altura e profundidade do volante. Concordo com o Mário em vários aspectos. Entre eles sobre a empunhadura do volante do Punto, que realmente aumenta o prazer de guiar o carro.

Porém, discordo em relação ao motor. Acho o Punto muito pesado para o propulsor 1.4. Em cidades mais planas, como Brasília e São Paulo, ele pode até se dar bem. Mas, em Belo Horizonte, por exemplo, ele sofre muito. Se a Fiat conseguisse dar mais uns 10 cv e 1 mkgf de torque à motorização, o modelo ficaria melhor. Como ele é pesado, o motor precisa estar sempre cheio para atender o motorista, sacrificando a média de consumo, que já é atrapalhada pelo tanque pequeno até 2008 – a partir da linha 2009, a capacidade do tanque do Punto subiu para 60 litros.

Voltando aos pontos que concordo com o Mário, também notei o problema do embaçamento dos vidros e do ventilador barulhento não só no Punto, mas também no Palio 1.8R, Siena HLX, Strada Adventure e Palio Adventure Locker que já testei. Por ser um carro maior que o Palio, o Punto deveria ter o porta-malas maior do que o do seu irmão, e não 10 litros menor: 280 l x 290 l. Se a capacidade fosse de 300 l a 320 l, já seria muito bom para o tamanho do carro.

Em relação às fechaduras, é uma lástima que isso aconteça. Não sei se o problema foi resolvido no Punto 2011, mas fica a dica para quem tiver interesse no carro, como o Pedro: cuidado com as fechaduras.

Comentários

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Bizarro FIAT o mais vandido do BRASIL pegue qualquer um na rua com qualquer chave. Alias quase ninguém faz estestestes básicos já que os carros tem travas elétricas. ISSO AI MERECE RECALL.

  • Esse 1.4 da fiat é muito manco!
    Essa parada da fechadura da mala tb é muito escrota!
    Quando estava pra comprar carro a 2 anos atrás o Punto saiu da minha lista por ter uma mala ridícula pro tamanho do carro, e por não ter um meio termo entre esse 1.4 manco e o beberrão 1.8 da GM. Se esse 1.4 pelo menos fosse esperto como o da GM…

  • Blindar todas fechaduras e melhorar os sistemas anti-furto deveria ser parte obrigatória da “tropicalização” dos carros no Brasil.

    Isso tá igual ao Golf…
    O carro vem da Europa…onde quase não deve ter ladrão de carro…e o alarme de criança continua o mesmo…
    Incrível!

    PS: E façam o favor os possíveis compradores, de chegar na concessionária e dizer: “muito legal esse Punto mas não vou levar por causa dessa fechadura ridícula!”
    Só perdendo venda e sabendo dos motivos, as montadoras talvez melhorarão nossos carros um dia!

  • Eu tenho um Punto ELX com som Original e Calotas e nunca tive 1 problema (19 meses). Sei do problema das maçanetas e procuro não deixar nada no interior do veiculo nem mesmo papel nos bancos tendo em vista que vagabundo não gosta de roubar som original por conta do ‘code’. O motor 1.4 é subdimensionado para o peso do carro fazendo o mesmo beber um pouco quando se anda conforme o ritmo dos outros carros. Na minha versão o tanque já tem 60 litros e eu até gosto do tato do painel meio rugoso. Um carro perfeito? Longe disso, mas pra mim é, já que não passo perrengue em hora nenhuma.

  • renato dantas disse:

    É um Fiat e tudo pode acontecer, além das chaves servir a todos, a porta só fecha na porrada.
    Numca tive um Fiat e jamais comprarei um destes.

  • renato dantas disse:

    Fiat Punto um carro coletivo, qualquer chave serve.
    Caro DJ VAN PETTEN, e eu que nunca tentei comprar um Fiat e nem vou tentar se Deus quiser.

  • Anonymous disse:

    Tenho 2 Punto nunca tive problema com nenhum dos 2… esse pessoal que fala q nunca vai comprar FIAT não tem noção sobre autos… o Punto não é o melhor de sua categoria mas existem atrativos nele que não tem em outros de sua categoria… sobre o consumo desculpe pessoal mas mmeus carros estão fazendo 8 KM com AR ligado, no alcool… acredito que é suficiente pelo conforto e potencia limitada… lembrando que o mesmo não se encaixa como popular então esse consumo seria satisfatório… a maioria desses comentários são de pessoas que nunca tiveram punto, não sei como comentar de algo que nunca tive…rzsss

  • Anonymous disse:

    Se vc observar as portas se fecham com dificuldade por causa do bom isolamento do carro, ja que o video com os vidros abertos a porta fecha facilmente, vai faze isso no polo ve se da certo kkk , fora que a suspenção da VW e um lixo por causa das famosas buchas do leque que equipam o FOX e o POLO duas bosta

  • Patricia disse:

    Tive meu punto roubado, ele estava estacionado entre dois carros, quero saber se tem como dar a partida direta ou sei la como para terem roubado o punto! Li que as fechaduras do carro tem problemas… mais quero saber se alguem sabe de a chave codificada tbem ha problemas?
    Patricia

  • Tenho dois PUNTO, um 1.4 e um Sporting 1.8, nunca foram arrombados pelas fechaduras… Porem para roubar uma bolsa no Civic, os ladrões quebraram o vidro com insufilme.
    Ou seja, não é a fechadura que segura o ladrão!!!!!!

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *