Fiat Punto 2011 prepara terreno para o Bravo. Motor E.torQ é beberrão?

Finalmente o Fiat Punto 2011 chegou ao mercado nacional! Com ele a Fiat estreia os novos motores E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, ambos bicombustível. Além disso, o carro tem agora a opção do câmbio manual automatizado Dualogic.


O Punto 2011 é vendido nas versões Attractive 1.4, Essence 1.6 16V e 1.8 16V, Essence 1.8 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V, Sporting 1.8 16V Dualogic e T-Jet. Visualmente, o Punto não mudou, o que foi muito bem-vindo, já que o Punto EVO é um “downgrade” em termos visuais. A única coisa relevante que a Fiat fez foi alterar as rodas do Punto 2011, que ficaram muito bonitas por sinal, especialmente as da versão Sporting (acima).

Confiram os preços oficiais sugeridos pela Fiat para o Punto 2011:

. Attractive 1.4 8V: R$ 39.290
. Essence 1.6 16V: R$ 44.190
. Essence 1.8 16V: R$ 46.250
. Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 48.750
. Sporting 1.8 16V: R$ 51.200
. Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 53.730
. T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 64.670

Como de costume, achei que todas as versões fossem custar um pouco menos. Pelo menos eu esperava que os valores divulgados por engano no site da Fiat há cerca de 15 dias fossem confirmados (com exceção da versão Sporting). Vejam os preços divulgados erroneamente:

Attractive 1.4 8V: R$ 38.940
Essence 1.6 16V: R$ 42.630
Essence 1.8 16V: R$ 45.840
Essence Dualogic 1.8 16V: R$ 48.370
Sporting 1.8 16V: R$ 52.920
Sporting Dualogic 1.8 16V: R$ 55.450
T-Jet 1.4 16V turbo: R$ 64.090

A diferença não é muito grande, mas se os preços errados das versões Attractive, Essence e T-Jet se juntassem ao valor certo da Sporting, o Punto ficaria bem mais atrativo no mercado nacional. Ainda assim, o compacto premium da Fiat deve vender mais do que vendia antes, já que a oferta ficou bem mais atrativa.

Deixando o Punto Sporting mais barato, a Fiat acaba abrindo um espaço maior para o esperado hatch médio Bravo, que deve custar a partir de R$ 55.000, provavelmente com o motor 1.8 16V E.torQ. Com o Bravo, quem morrerá será o Stilo, adorado pelo Leônidas. Atualmente, o Stilo custa entre R$ 48.490 e R$ 68.720, sempre com o motor 1.8 8V flex.

E.torQ X Flexpower

Fiz um pequeno comparativo dos números oficiais divulgados pela Fiat entre os novos motores E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, fabricados pela Fiat Powertrain Technologies (na fábrica da ex-Tritec), e o antigo propulsor 1.8 8V Flepower, produzido pela GM Powertrain.

O que mais chama a atenção é que o motor 1.8 8V é mais econômico que as novas motorizações. E bebedeira é exatamente o maior problema do motor fabricado pela GM. Uma vergonha para os modernos motores E.torQ. Não custa repetir: os números abaixo foram divulgados oficialmente pela Fiat.

Punto Essence 1.6 16V

Potência (cv): 115 / 117
Torque (mkgf): 16,2 / 16,8
Peso (kg): 1.170
Velocidade máxima (km/h): 180 (G) / 182 (A)
De 0 a 100 (s): 10,7 (G) / 10,5 (A)
Consumo na cidade (km/l): 12 (G) / 8,1 (A)
Consumo na estrada (km/l): 16,1 (G) / 10,8 (A)

Punto HLX 1.8 8V

Potência (cv): 113 / 115
Torque (mkgf): 17,8 / 18,5
Peso (kg): 1.157
Velocidade máxima (km/h): 181 (G) / 183 (A)
De 0 a 100 (s): 10,8 (G) / 10,6 (A)
Consumo na cidade (km/l): 12,1 (G) / 8,3 (A)
Consumo na estrada (km/l): 16,2 (G) / 11,2 (A)

Punto Essence 1.8 16V

Potência (cv): 130 / 132
Torque (mkgf): 18,4 / 18,9
Peso (kg): 1.176
Velocidade máxima (km/h): 189 (G) / 191 (A)
De 0 a 100 (s): 10,1 (G) / 9,8 (A)
Consumo na cidade (km/l): 11,8 (G) / 7,8 (A)
Consumo na estrada (km/l): 15,9 (G) / 10,6 (A)

Equipamentos

A versão Attractive 1.4 vem equipada de série com computador de bordo, direção hidráulica, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa de combustível, Follow me home, My Car Fiat, limpador/desembaçador do vidro traseiro, maçanetas externas, retrovisores e para-choques na cor do veículo, trava e vidros dianteiros elétricos (com função one touch e antiesmagamento).

A Essence 1.6 16V tem os mesmos itens da Attractive, além de ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina e computador de bordo com 10 funções. A Essence 1.8 16V vem ainda com apóia-braço central no banco do motorista, retrovisores externos elétricos e chave canivete com telecomando para a abertura e fechamento das portas e vidros.

A versão Sporting oferece todos os equipamentos de série da Essence 1.8 16V mais faróis com máscara negra, cintos de segurança vermelhos, minissaias laterais e frisos no teto na cor do veículo, recobrimento esportivo dos pedais e apóia-pé, ponteira de escapamento esportiva, spoiler na tampa traseira; rádio CD Player/MP3 integrado; volante em couro com comandos de rádio e rodas de liga leve aros 16”; além do kit HSD (High Safety Drive) composto por airbag duplo e freios com ABS.

Lembrando que quem escolher o câmbio Dualogic leva, “de brinde”, piloto automático.

A versão T-Jet é equipada com os itens da Sporting, além de bancos esportivos, minissaias laterais na cor preta, ponteira de escapamento esportiva com saída dupla cromada, freio a disco nas quatro rodas, piloto automático, sensor de estacionamento, vidros elétricos traseiros (com one touch e antiesmagamento), sistema Blue&Me (inclui volante em revestido em couro com 8 botões), som Hi-Fi com subwoofer e rodas de liga leve aro 17”, com pneus 205/50.

Se eu fosse comprar um exemplar do Punto 2011, eu escolheria a versão Essence 1.8 16V. Mas eu precisaria testar a transmissão Dualogic com esta motorização para escolher qual seria o melhor câmbio.

Comentários

  • Peraê né, vc tb acredita em paipai noel Parizzi? Pq acreditar nesses nºs de consumo dados pelas montadoras… Entra no BCWS e vê lá o teste de 30 dias que fizeram com o Palio 1.8 Dualogic, vê lá o consumo “baixo” desse 1.8 Chevettech.

  • Os números de consumo foram divulgados pela Fiat… é impossível repetí-los com os motoristas reais… mas é vergonhoso que os números oficiais mostrarem que o 1.8 da GM bebe menos do que os novos e modernos motores E.toQ…

  • Eu vou dar uma olhada nele com carinho, mas a falta do ABS no 1.8 é um pecado.

    Eu queria ter uma noção de quanto custa o pacote airbag + ABS.

    Se ele com ABS, airbag e couro ficar até R$10 mil mais barato que o Ford, acho que talvez compense.

    Caso contrário, é Focus na cabeça. Como carro o Punto não chega perto (só observar a Multilink do Focus trabalhando que vocês têm uma ideia do que eu tô falando).

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    E.TorQ é um motor contrário a evolução mundial, pois não visa a economia de combústivel e consequente redução de emissões na atmosfera.
    Seria Parizzi o E = evolução + TorQ = torque, que somados é igual segundo a FIAT a um motor moderno, inédito e beberão. Esse motor aí já nasceu pra morrer igual a frente do PALIO 4.

  • Anonymous disse:

    Um excelente carro, tenho um 1.4 e só peca pela falta de desempenho. Agora com estes motores será uma ótima opção nessa faixa de preço. Já penso em pegar o 1.8 dualogic.

  • renato dantas disse:

    Será que o fracassado Hatch Punto esticado chamado Linea receberá estes motores?, e mesmo que receba este tal de E.TorQ não vai melhorar suas já falidas vendas, já o Punto até que vende bem para um Fiat.

  • Anonymous disse:

    ATÉ ISSO A FIAT CONSEGUE FAZER.
    CONSEGUIU “FUDER” COM O EXCELENTE MOTOR TRITEC QUE JÁ EQUIPOU ATÉ O MINI,EM MINHA GARAGEM,UM fiat NUNCA!!!!

    Marcus Quintanilha

  • FIAT e seus diversos motores….

    E esse Bravo que não chega nunca hein? Cruzes…ta pior que o novo Golf!

    Sobre carros desse valor com ABS e airbag de série anotem aí. Isso só vai acontecer em 2014 quando os acessórios forem obrigatórios.
    E falo mais. 1 mês antes dessa lei entrar em vigor, alguma montadora vai lançar um carro com tais itens de série e ainda se gabar “fomos a primeira a fazer isto!”!
    Artimanha muito usada pela Oi em outro setor… hehe

    Abraços!

  • Bom, o Punto 1.8 16v parte de R$45.850.

    Será que eu consigo ele com airbag + ABS + couro + rodas 16 por no máximo R$50.000?

    Se der, provavelmente vou pegar um. O Focus que eu quero tá saindo por R$61.000 e nem por isso tão mais completo ou com desempenho extra que justifique o preço.

  • Como este tópico fala de motores vai aqui mesmo.

    Lendo a interessante história do VW Scirocco no Bestcars anotei: em 1983, (isso mesmo oitenta e três!) a VW preparou um motor aspirado de 4 cilindros, 1.8 litro e 16v para tirar dele 180 cavalos! (sem turbo mané!)

    E hoje no Brasil, quase 30 anos depois, ficamos felizes em ver motores 1.8 ou 2.0 com 140/150HP…

    Sei que são propostas diferentes mas pense bem, foi em 83! (talvez você nem tivesse nascido!) hehe

    Abraços!

  • Anonymous disse:

    ja tive 3 carros fiat um uno 94 1.0 ,um palio 2003 1.0 16v e agora estou c/palio 2007 1.0 peguei zero não tenho o que reclamar da FIAT são todos carros exelentes , nunca fiquei na mão c/estes carros ,tem um gente que nunca teve um carro da FIAT e fica falando mau do fabricante são um bando de pangaré , filho compra um carro zero FIAT e depois me fale sobre os CARRÕES FIAT, não fiquem comentando besteiras sobre o fabricante

  • Anonymous disse:

    Quero gastar até 50 mil num carro. Mas antes do Ceratto Hatch eu não faço nenhum negócio, o Punto é um baita carro, mas ou não anda ou anda e bebe. O Focus é mais carro no conjunto, outra categoria, porém o valor é absurdo. Por isso aguardo a chegada do Ceratto Hatch, que reza a lenda será vendido por menos de 50 mil com todos equipamentos de série, incluindo ar,direção,airbag,abs,cb etc… tomara que a KIA arregace o mercado brasileiro para esse bando de exploradores baixarem os preços e oferecer coisa de qualidade.

  • Anonymous disse:

    Comprei um Punto Sporting 1.8 – 16V Duallogic em janeiro/11 e realizei vários testes e o consumo real ficou assim:
    Velocidade máxima 187 km/h com alcool e com gasolina não foi feito o teste de velocidade.
    Consumo na cidade 11,1 (G) / 7,3 (A) numa média de 34,6 km/h.

    Consumo na estrada 15,2 (G) / 11,1 (A) percorrendo 22 km a uma velocidade constante (piloto automático) de 136 km/h
    Gostei do carro! Compraria novamente.

  • lucas menezes disse:

    sei que Deus esta preparando pra me intregar um desses na minha mao, nao tenho dinheiro algum. Daqui um tempo posto outro comentario com ele na mao. Tudo é dele eu sou o chofer..

  • Anonymous disse:

    Olá Renato, bem bacana seu blog. Você é bastante neutro em seus comentários, não é tendencioso. parabéns.
    Tenho Punto Sporting com motor GM, o carro é excelente, baixíssima manutenção porém torque em primeira e segunda marcha é muito fraco e motor é muito beberrão.
    Na estrada com gasolina especial 14 km/litro,q com álcool 10 km/litro. Na cidade, gasolina 9,0, álcool 6,0.
    Já chegamos a 220 km/h. Gostaria de andar no 1.8 E-TORQ.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *