Estepe do lado de fora é uma boa ideia?

estepe-pneu-corrente-cadeado-externo-carroConfesso que me senti um trouxa. Outro dia saí para comprar algumas coisas usando o carro de uma pessoa muito próxima. Resolvi então fazer uns “agrados veiculares” como forma de agradecimento pelo empréstimo. O primeiro foi levar o automóvel para lavar, seguido de uma calibragem de pneus, e de um tanque cheio de etanol.

Feito isso, lembrei que o carro, um Ford Ka 1.0, tinha estepe do lado de fora. Encostei o carro numa vaga e fui conferir se o veículo ainda tinha o pneu sobressalente. Felizmente ele estava lá! Mais aliviado, resolvi comprar uma corrente e um cadeado para prender o pneu no eixo do compacto da Ford. Assim que comprei, me senti um trouxa. Eu não deveria estar comprando isso para um automóvel. Considerei um abuso!

O estepe deveria ficar sempre dentro do carro (estou deixando as picapes de fora) , onde o pneu fica mais seguro, seco e limpo – sem contar que é muito mais fácil guardá-lo. Do lado de fora, o estepe fica sempre sujo (e molhado), correndo o risco de levar pedradas e de beijar outros objetos, e, principalmente, de ser furtado (a corrente ajuda, mas não evita o roubo) – além do fato de ser bem mais complicado calibrá-lo. E, para as mulheres, tentem guardar um pneu novamente no suporte do estepe do Ka, por exemplo. Não é uma situação muito complicada, mas é muito chato. Guardar no porta-malas é mais prático, rápido, seguro e simples.

O carro ter o estepe do lado de fora, como o Ford Ka (já citado), Fiat Palio Weekend, Chevrolet Zafira e Renault Sandero, entre outros, não significa ele seja ruim e/ou inferior aos concorrentes. Mas, quando penso no meu próximo carro, nenhum modelo com estepe externo faz parte da lista – e nem fará! Esse é mais um dos critérios que tenho para escolher um automóvel.
pneu-estepe-sobressalente-fora-carro-externo-fiat-palio-weekend-adventureTermino com uma pergunta simplória: se a marca faz um vão para colocar o estepe de baixo para cima na região do porta-malas pelo lado de fora, qual seria a dificuldade de fazer o vão ficar invertido, colocando o pneu sobressalente de cima para baixo, dentro do porta-malas? Na enquete, meu voto foi para “Não, mesmo que o carro seja interessante”.

Você compraria um carro com o estepe do lado de fora?
. Não, mesmo que o carro seja interessante – 26 (38%)
. Sim, mas se o carro for bom – 22 (32%)
. Talvez. Depende do carro – 19 (28%)

Sobre o estepe externo no Idea Adventure, CrossFox e EcoSport, esse é assunto para outro post.

fotos: Renato Parizzi (1ª e 3ª) e Fiat/Divulgação (2ª)

Comentários

  • Sinceramente pra mim tanto faz onde vai estar o estepe…o único incoveniente é ter que calibra-lo…quanto a roubo, evito situações de risco…e quando vou fazer as revisões olho o estepe antes e depois da revisão…só por garantia, seguro morreu de velho! Acho que todos os seguros tem um serviço para troca de pneus furados, então se a tia não quer quebrar a unha…e só ligar!
    Garanto que por mais sujo que possa estar o estepe do lado de fora, ele ainda está mais limpo que o pneu que roda, com seus sulcos cheios de restícios de dejetos, principalmente caninos!

    • clesio disse:

      Mas e na estrada , e na estrada de terra chovendo? não vai ter seguro pra ir la!!! Além disso todo dia te roubam o pneu e entorta todo o suporte. Se põe corrente estragam o supote se não conseguem levar arranham o carro. já passei por isso.

  • NAO GOSTO E NÃO COMPRARIA UM CARRO COM ESTEPE FORA. PRINCIPALMENTE COM ESTEPE ABAIXO DO CARRO. NO FORD KA O ESTEPE NÃO FICA DENTRO PORQUE NÃO DARIA ACESSO, ELE É MAIOR QUE O PORTA MALAS FICANDO UM POUCO ABAIXO DO BANCO TRASEIRO. NOS OUTROS CARROS TAIS COMO ECOSPORT DEVERIA FICAR DENTRO POIS CABE PERFEITAMENTE.

  • Gustavo Meneghetti disse:

    Sinceramente à primeira vista achava que a enquete se tratava justamente do estepe externo, como o do EcoSport. Faltou um pouco mais de clareza na pergunta. Enfim, como não é assunto deste post, deixarei minha opinião resguardada para a próxima.

    Quanto ao estepe do lado de fora, provavelmente a medida adotada pelas montadoras se deve a economia e agilidade (para a construção veícular). Realmente estas almejam de todas as formas maximizar lucros e muitas vezes “ferram” o consumidor. Sem dúvida é uma desvantagem, pois o estepe fica exposto a uma maior degradação, sem contar o risco de roubo.

  • Daniel disse:

    Concordo com você, não compraria um carro com estepe embaixo no carro. Na tampa traseira, ou dentro de caçamba, não me incomoda, apesar do risco de roubo.

    Agora, é só ler os comentários do seu blog para entender porque os carros no Brasil são tão caros e atrasados: o consumidor compra qualquer coisa e não liga. Se for cinza e quatro portas com acessórios bonitinhos, faz sucesso.

  • renato dantas disse:

    A invenção do limpador do parabrisa foi de um português, os alemães aperfeiçoaram e o colocaram do lado de fora, a mesma coisa é o estepe do lado de fora só pode ser idéia de jerico, ainda bem que os sedãs não corre este risco.

  • De qualquer forma sujamos as mãos quando trocamos o pneu furado!

    Então do lado de dentro ou de fora tanto faz! Jah roubaram 2 vezes Step do meus carros e por incrivel eles estavam dentro do carro! Um Palio e Um Saveiro! hehehehe

  • Anonymous disse:

    Quem pensa que estepe dentro do pm é seguro, terá uma triste surpresa. O estepe hoje é o que o toca-fitas era no passado. Malandro arromba seu carro só pra roubar o estepe interno, além da malandragem de funcionários de estacionamento pago. Sou a favor do cadeado para qualquer carro.

  • Tatiana disse:

    Para mim, está claro que o estepe do lado de fora é para as montadoras economizarem, e nós, consumidores babacas, termos de arcar com o prejuízo, caso este seja furtado. Haja paciência com um desrespeito desses. É ridículo ter de sair com um pneu acorrentado embaixo do carro. (sou proprietária de um sandero…)

  • Alexandre_Cps disse:

    O problema é que esses carros foram originalmente projetados pensando em países civilizados onde esse tipo de roubo não acontece, e não essa terra de bandido que é aqui, infelizmente.

    Tendo isso em mente, o estepe embaixo do carro tem a vantagem de que voce não precisa esvaziar o porta-malas para ter acesso a ele.

    Considerando o avanço da tecnologia, já era hora de atualizarem a lei de trânsito e permitir que o estepe seja substituído por um “kit de reparo”. Ou que pelo menos possa ser usado aquele estepe magrinho igual de carro importado, que deve interessar menos aos ladrões.

  • Emílio disse:

    Comprei um Renault Sandeiro stepway 2014 e com menos de 5000Km já me roubaram o estepe jamais comprarei outro carro que tenha o estepe embaixo do carro alem da facilidade do roubo imagine você indo para uma festa todo arrumado e furar o seu Pneu e você ter que tirar o estepe la debaixo para trocar, terá que voltar para casa e tomar um banho novamente. já tive Eco Esport e o Estepe é por fora também mas na tampa do porta malas é muito maís Pratico de tirar e mão se suja tanto , sem contar que fiquei 4 Anos com a Ecosport e nunca roubaram o estepe pois até para se por uma corrente é melhor, enfim primeira e ultima vez que compro Carro com estepe em baixo.

  • Savio Rocha disse:

    Eu não curto analisar as coisas pela ótica da “teoria da conspiração”, mas nesse caso até parece que o motivo é exatamente gerar algumas vendas adicionais de pneus e rodas por causa dos furtos. Não faz sentido um estepe que cabe dentro do carro ser invertido seu compartimento para deixa-lo para fora… 🙁

  • Clenismar Alves disse:

    Estepe pelo lado de fora é uma questão de sorte e tempo para ser furtado…..
    tenho uma saveiro, o estepe fica embaixo da carroceria preso por um cabo de aço, então resolvi colocar duas correntes com dois cadeados pra garantir…. demorou um ano e dois meses, a alegação da vw que o estepe embaixo libera mais espaço útil, concordo mas é quase o mesmo que vir sem o estepe pois quando vc precisar ele não estará lá.

  • Costa Limma disse:

    Me falaram que e possivel cortar o vão onde é encaixado o estepe do lado de fora da weekend e solda-lo invertido no mesmo lugar! Me parece que no ka isso não é possível!

    • Renato Parizzi disse:

      Eu acho que não, por causa da estrutura do veículo. Mas vale consultar a Fiat, ou um mecânico de concessionária da marca, ou, também, o mecânico da sua confiança.

    • A.Junior disse:

      Tenho um Strada cab dupla e tambem a mesma vontade, pois as vezes falta exatamente o espaco que o estepe consome para carregar algo, o problema é o escapamento tera que ser modificado para liberar espaço sob a carroceria.
      Mas dá sim!!!
      Tudo é possivel.
      Estou bolando esse sistema, me mande um email e trocaremos alguma ideia
      cemaqtratores@hotmail.com

  • A.Junior disse:

    Ja possui um Ford Ka em 2010, comprei zero e vendi ano passado, foram 140000 kms de puro “pau na maquina” e so tenho a falar bem do carrinho, o fato de o estepe ficar em baixo para mim era vantagem e nao desvantagem, precisei trocar uma vez e era muito simples, abrir a tampa do porta malas e puxar a alça da trava q era do lado de dentro, nisso o pneu caia e vc puxava, nao era preciso se sujar, o pneu substituido tambem nao precisava ir para o lugar do estepe, levava ele na mala msm e ao chegar na borracharia trocava novamente e deixava o borracheiro ter o trabalho de por em baixo.
    Via vantagem nesse sistema pois nao precisava esvaziar a mala para ter acesso ao pneu, para que gosta de sonzao na mala (nao e o meu caso) é uma boa pedida nao ter o estepe do lado de dentro.
    Quanto ao roubo, pode ser dentro, fora, atras ou sob o capô, se puder passar uma corrente passe……moramos no Brasil!

  • Manoel Lima disse:

    Cheguei até aqui por querer saber do modelos de automóveis que usam estepe externo, pois sempre que precisei usar um estepe, foi em viagens, porta-malas com muita bagagem, e da ultima vez, chovendo. Então tenho a opinião que o estepe deve ficar mais acessível possível e, para protegê-lo usar métodos que usamos para as outras quatro rodas do veículo. Cito o comentário do A.Junior.

  • clesio disse:

    Na estrada e na estrada de terra chovendo?vai dar trabalho deitar debaixo do carro nessa situação…e se mulher pior ainda e não vai ter seguro pra ir la!!! Além disso todo dia te roubam o pneu e entorta todo o suporte. Se põe corrente além de estragar estragar o suporte se não conseguem, levar arranham o carro. já passei por isso.custa fazer a bacia no porta malas e colocar o pneu? economia porca.

  • Fernando disse:

    Hoje tive minha experiência, trocar um pneu tenho uma palio weekend, me senti um completo trouxa, pra tirar o pneu foi um parto o cabo de aço que segura estepe não sai fácil fora a sujeira que está o pneu pelo fato de ficar do lado externo, pagamos um preço absurdo pelo nossos carros que em questão de qualidade e facilidade não oferece muita coisa, gostaria de saber se a fiat pode fazer um video mostrando alguém fazendo a troca de um pneu.

  • João Marcos disse:

    Estepe em baixo do carro só dá trabalho e pra quem viaja muito com a mala cheia é complicado esvaziar a mala pra retirar um estepe de dentro. Melhor opção seria fabricar mais modelos com o estepe no fundo pelo lado de fora como em pick ups

  • Chuenlai Matos disse:

    Tenho um Ford KA 2011 e confesso que não gostei de como o estepe é guardado (na parte externa embaixo do porta malas). Estou na luta de descobrir um jeito pra adaptar o porta malas pra guardar o estepe do lado de dentro. Fora isso o carro me cativou.

    • Renato Parizzi disse:

      Mais prático, realmente, trocar o carro. A última geração disponível do Ka no Brasil, que foi a que eu tive, tinha o estepe dentro do porta-malas. Um abraço!

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