Fiat Linea ganha motor 1.8 16V E.TorQ. Propulsor 1.9 vai embora sem deixar saudades

Mais uma vez a velha discussão sobre a Fiat. Se algo não está dando certo, a empresa logo muda alguma coisa. Se, por um lado isso é excelente, pois mostra dinamismo e eficiência para corrigir o “erro”, por outro, é ruim, pois o cliente acaba investindo em algum produto que logo vai sair de linha, como Palio Citymatic e Siena 6 marchas. O mesmo acontece agora com o sedã Linea.

O carro não está saindo de linha, mas sim o seu motor (argentino) 1.9 16V flex (que na verdade é um 1.8 16V), que desenvolve 130 cv de potência e 18,1 mkgf de torque com gasolina e 132 cv e 18,6 kgfm com etanol. As potências e os torques máximos chegam a 5.750 rpm e 4.500 rpm, respectivamente. O Linea 1.9 16V manual pesa 1.315 kg, enquanto as versões com câmbio Dualogic pesam 1.320 kg.

Em seu lugar entra o novo 1.8 16V E.TorQ, que fez a sua estreia no Brasil no Punto. Ele tem os mesmos 130 cv e 132 cv, mas que são alcançados a 5.250 rpm. Já o torque máximo é superior, 18,4 mkgf (G) e 18,9 mkgf (E), e alcançado na mesma rotação do 1.9. O Linea E.TorQ pesa: 1.300 kg (LX), 1.305 kg (LX Dualogic), 1.310 (HLX), 1.315 kg (HLX Dualogic) e 1.325 kg (Absolute Dualogic).

Demorei um pouco mais para escrever esse post porque pude rodar com o Linea E.TorQ. Para quem já dirigiu o 1.9, a diferença será pequena, mas para melhor. O desempenho é parecido. Mas, com o novo motor 1.8, o sedã da Fiat ficou com seu comportamento mais “redondo”. Tudo parece melhor, mais suave e gradual. A “aspereza” do carro com o 1.9 sumiu com a adoção do E.TorQ. Até o câmbio Dualogic está mais eficiente, com trancos ligeiramente menores que o 1.9.

Em relação ao consumo, não tive como medir. Mas, levando em consideração os dados de fábrica, o Linea 1.9 bebe menos na cidade, enquanto o Linea 1.8 E.TorQ é mais econômico na estrada. Acredito que, na prática, os números de consumo divulgados pela Fiat são (um pouco) mais próximos da realidade de um motorista comum – embora seja praticamente impossível alcançá-los.

Com uma gama de versões mais variadas, preços mais baixos em relação ao lançamento e um foco de mercado diferente (menos direcionado em bater de frente com Civic e Corolla), finalmente o Linea terá condições mesmo de fazer sucesso no mercado nacional.

Dados de fábrica

Fiat Linea 1.9 16V
Velocidade máxima (km/h): 186 (G) / 188 (E)
De 0 a 100 km/h: 10,7 s (G) / 10,5 s (E)
Consumo urbano: 11,5 km/l (G) / 8,1 km/l (E)
Consumo estrada: 15,3 km/l (G) / 10,7 km/l (E)

Fiat Linea 1.8 16V E.TorQ
Velocidade máxima (km/h): 190 (G) / 192 (E)
De 0 a 100 km/h: 10,3 s (G) / 9,9 s (E)
Consumo urbano: 11,3 km/l (G) / 7,7 km/l (E)
Consumo estrada: 16,1 km/l (G) / 10,8 km/l (E)

Preços sugeridos

Fiat Linea 2011
Linea LX 1.816V Flex – R$ 55.450
Linea LX Dualogic 1.8 16V Flex – R$ 58.430
Linea HLX 1.8 16V Flex – R$ 58.180
Linea HLX Dualogic 1.8 16V Flex – R$ 61.140
Linea Absolute Dualogic 18.16V Flex – R$ 67.030
Linea T-Jet 1.4 16V Turbo Gasolina – R$ 71.290

Fiat Linea no lançamento
Linea 1.9 16V manual – R$ 60.900
Linea 1.9 16V Dualogic – R$ 63.900
Linea 1.9 16V Absolute Dualogic – R$ 68.890
Linea T-Jet 1.4 16V Turbo Gasolina – R$ 78.900

(fotos: Fiat/Divulgação)

Comentários

  • Anonymous disse:

    Sem desmerecer as qualidades do novo motor, para mim o mais importante foi a redução do preço. É uma enganação inflacionar o preço e tentar concorrer com carros de categoria acima – Corola e Civic, médios. Melhor concorrer de igual para igual com – e superar por seus próprios méritos – carros de mesmo porte, como o City e o New Fiesta.

  • Oi Pedro!
    Rodei, na semana passada, num Fox I-Motion e num SpaceFox I-Motion. Poucos dias depois dirigi o Linea E.TorQ.

    Os câmbios estão bem parecidos (antes existia um abismo entre o I-Motion e o Dualocig do Stilo). Cada vez mais as trocas estão ficando menos perceptíveis e com menos trancos, mas as fábricas ainda não conseguiram atingir o mesmo nível de uma transmissão automática tradicional. Acho que eles ainda chegam lá, mas ainda falta um caminho a ser percorrido.

    É tudo uma questão de costume. Eu achei o Stilo Dualogic péssimo. Também achei o Meriva Easytronic fraco (não de força, mas de qualidade). Já o Idea 1.8 8V Dualogic ficou melhor, assim como o Linea Dualogic 1.9.

    O Idea E.TorQ Dualogic e o Linea E.TorQ evoluiram e se aproximaram bastante dos modelos I-Motion da Volks. Acho que agora é uma questão de gosto.

    Eu precisaria de mais tempo para me acostumar com os câmbios automatizados atuais. Mas já é notável a evolução em relação ao Stilo, que eu não compraria nunca.

  • Confesso que gostei muito do Linea mas depois da minha decepção com o Punto resolvi trocar de marca indo para a Chevrolet, uma das coisas que também não me agradou no Linea é o preço dele, muito caro para um carro que vem quase sem nada e que é de uma categoria inferior aos outros sedans medios ….

    Parizzi o Linea ainda esta sendo vendido com algum DESCONTO ???

  • Confesso que gostei muito do Linea mas depois da minha decepção com o Punto resolvi trocar de marca indo para a Chevrolet, uma das coisas que também não me agradou no Linea é o preço dele, muito caro para um carro que vem quase sem nada e que é de uma categoria inferior aos outros sedans medios ….

    Parizzi o Linea ainda esta sendo vendido com algum DESCONTO ???

  • Acho que se for pra melhor tem que mudar mesmo, nao acho “sacanagem” com quem comprou com o motor antigo, afinal tudo evolui, se vc compra um supercomputador hoje, semana que vem ele ja deverá vir com algo a mais, funciona assim em praticamente tudo que compramos e com carros nao vejo problema em ser igual também. Agora quanto ao linea nao vende e nao vai vender bem pq a Fiat ja carrega o emblema de mico nessa categoria além do carro ser caro e disputar espaço talvez na categoria mais acirrada que temos.

  • Célio - BH/MG disse:

    Em minha opinião, a FIAT é mestre em micos de mercado, pois, quer competir em certos seguimentos com marcas mais tradionais e superiores ficando em clara desvantagem. A FIAT é uma das marcas que mais fazem “upgrades” em seus motores e veiculos de um mesmo seguimento, e no final das contas, quem faz papel de otário são os consumidores que compram certas “carroças”.

  • Oi Pedro.

    Não notei uma grande diferença, embora o manual tenha respostas mais rápidas.

    Um ponto que me incomodou foi numa mudança de faixa. Tirei o pé do acelerador para reduzir a velocidade, esperando o veículo ao meu lado passsar, me permitindo o acesso. De repente, o carro reduziu uma marcha e o giro subiu, dando um tranco. O módulo eletrônico entendeu que a redução era necessária, embora ela não fosse. Isso me atrapalhou na mudança já que, quando acelerei, o giro estava alto e o câmbio demorou um pouco para trocar novamente de marcha.

    Queria ter tido mais tempo para refazer essa manobra, o que me permitiria estudar melhor a situação.

    Um abraço!

  • renato dantas disse:

    A Fiat para acertar no segmento de sedãs tem que começar do zero, e humildemente pedir ajuda a Mercedes ou outra marca famosa por fazerem sedãs de qualidades inquestionáveis, este Puntão Línea disfaçado de sedã não vai emplacar nem com motores da Mercedes quanto mais com este tal de E.TorQ.
    Pergunta: porque o E, o T e o Q são maiúsculas?.

    • marcus mendes disse:

      Pode pedir ajuda à Alfa Romeo, Maserati, Chrysler, Dodge a Fiat é proprietária de todas essas empresas.
      Alfa Romeo e Maserati não ficam atras de Mercedes, BMW e Audi.

  • Eu não comprei nem uma Omega nem um Malibu … quem sabe na minha próxima troca pegue algum deles … com os 55.450 reais do Linea LX eu compraria um carro mais completo … no caso poderia ser até mesmo o Vectra GT, por 5 mil reais a menos que o Fiat ele ja entrega de serie: rodas de liga leve 16″ calçadas por pneu 205/55 R16 ,alarme anti-furto ( no caso do linea é somente uma Chave canivete com telecomando para o fechamento das portas e vidros),protetor de cárter, ar condicionado digital, espelho interno eletrocrômico, regulagem eletrica de altura do farol (dianteiro), Luz de neblina acoplada à lanterna traseira, radio conta com Bluetooth, entrada auxiliar e MP3, Ar condicionado dutos para o porta-luvas, Motor 2.0 de 140 CV enquanto o do linea é um 1.8 de 127 CV .

  • Filipe BH disse:

    É um carro com um belo desenho. O problema é que os sedãs médios da fiat ainda não passam a confiança de marcas mais tradicionais, como toyota, honda e GM. Quem sabe, com o tempo o povo descobre que o motor não é uma máquina de fabricar borra e passa a prestar mais atenção nele.

  • Anonymous disse:

    Engraçado como é comum dizerem q a FIAT não tem tradição nesse segmento.
    Como ja disse Einstein: A tradição é a personalidade dos imbecis.
    O mundo só não evolui mais rapidamente pq a maioria dos homens se ligam nesse negocio de tradição, q no fundo é um ranço preconceituoso q chega até a cheirat mal.

  • renato dantas disse:

    Se a tradição é uma coisa imbecil, porque a Fiat não emplacou o Marea ou o Puntão Linea?, a tradição da Mercedes é fazer excelentes sedãs, ou alguém já viu um hatch de entrada 1.0 com a marca Mercedes Benz?.
    Identifique-se ou abandone a moita.

  • Pois é, mas o Linea tem vidros laterais laminados, computador de bordo completo, acerto de suspensão melhor, ABS de ultima geração, melhor posição de dirigir, melhor acerto de suspensão, som com comandos no volante tb com Bluetooth, entradas USB e mais, comando de voz. Luz de neblina traseira e dianteira, cintos de 3 ponto e encostos de cabeça para todos, motor mais moderno e silenciosos [lembrando que o Monzatech de 140 pangarés tem o mesmo desempenho do de 127 mulas pois possui mais catalizadores], acabamento melhor, bancos melhores e p/ matar, garantia de 3 anos com as vantages do Clube L’Unico.

  • Anonymous disse:

    Olá

    o câmbio automático quando você para em uma ladeira, ele não deixa o carro descer, tem que engatar a ré. Pelo que sei, o Dualógic não segura o carro deste modo. O que você achou do câmbio em ladeiras? ( já que o carro não tem embreagem e puxar o freio de mão sempre que for parar em aclive é chato )
    Obrigado

    Marcelo

  • O que falar, comprei um Linea branco e coloquei as rodas 17″ do Linea T-jet O CARRO ESTA LINDO, quem falar mal e pq tem inveja fato ! confortavel boa estabilidade e tudo mais, mas opnião de dono, pode ser pq meu carro esta so com 900km mas ELE CONSOME FEITO UMA DESGRAÇA, dados de fabria 7,2km/l no alcool MENTIRAAAAAA DESLAVADA faz 5,5 km/l no alcool SE fizer 6km/l no alcool ja tenho que me dar por feliz, estrada ele realmente e economico, fiz 10 km/l DESCENDO a serra, gasolina ele faz 8km/l na cidade, NAO ADIANTA FALAREM ECONOMICO e uma coisa que definitivamente ele nao e. se vc nao se importar de colocar toda hr combustivel, compre pq vc nao vai se arrepender e um carro sem comentarios, alem deste e logico !

  • JUNIOR.. disse:

    CARRO PERFEITO, ÓTIMO PARA QUEM GOSTA DE ARRANCADA E VELOCIDADE,EU MESMO JA GANHEI EM VELOCIDADE DO CERATO,POLO 2.0, PAJERO, HILUX UMA PORRADA, ASTRA,QUEM TEM SABE QUE ESTOU FALANDO FATO COMPROVADO TENHO UM ABSOLUTE DUAL LÓGIC O CAMBIO É TÃO BOM QUANTO O AUTOMATICO SEM FALAR QUE PROPORCIONA MAIS ECONOMIA O CARRO BOM QUEM TEM SABE O QUE ESTOU FALANDO. SE VC TEM UM CARRO DIFERENTE E Ñ ACREDITA FAÇA PROVA TENTA FAZER UMA CORRIDA COM UM.

  • Anonymous disse:

    Primeiro comprem o Linea, depois façam suas criticas. Falar que o carro é ruim, só mesmo quem nunca teve um Linea. Tinha um I.30, nem sinto saudades. O Linea é mais carro em tudo.
    Comprei o top dos tops da linha Linea. Estou realizado com a compra.

    João Batista de Macedo.

  • Anonymous disse:

    Rodei 100mil km com meu linea 2009 1.9 absolute duallogic. Na estrada, o carro faz jus ao nome, é simplesmente absoluto. Só anda junto com carro que possui mais de 200cv. Melhor relação R$ por desempenho dos carros nacionais. Como sou realmente tarado por velocidade e já rodei tudo que foi estrada de MG ao RS (a trabalho), talvez eu tenha amaciado bem o motor, mas a melhor explicação para ele dar 220 km/h facinho facinho eu creio que seja a engenharia da caixa e motor, que tem uma curva torque muito agressiva. Note que o carro da 180km/h com 6,5 mil rpm, e ao passar para a quinta marcha, a rotacao baixa pra 5 mil rpm, o que coincide com o pico de torque desse motor argentino, ai meu amigo… ninguem mais segura o carro, a partir dos 180 km/h, o lineao sobe o giro linearmente fazendo a velocidade gabaritar 220 km/h no velocimetro, deixando qualquer banheira super motorizada e qualquer pequeno turbinado pra trás. Só importadão, com preço 2 vezes maior pra colocar no lado em trechos longos. Hoje mesmo um Passat 2.0T deu showzinho de arrancada e foi alcançado pelo Linea a 220km/h. Claro que tudo isto deve-se tambem a super aerodinamica, otima distribuição de peso e uma eletronica fantastica que proporciona estabilidade em curvas, frenagens e em elevada velocidade.

    Upgrade de um Linea? só se voce puder dobrar a cavalaria, rapá!

    Fiat Linea, pra mim é realmente um carro absoluto!
    Parabens a você que entende de desempenho e escolheu este venenoso elegante.
    Parabens FIAT por esta machina incredibile.

  • Ubiratan Rodrigues disse:

    Bom dia! Nos sentimos melindrados qdo as vezes temos os nossos argumentos sendo subjulgados pelos fatos e isto e coisa do ser humano. Pura vaidade! Qdo fui comprar um Linea pesquisei e comparei muito ate perceber que, apesar de ja conhecer as outras marcas e modelos, o Fiat Linea era o mais completo e moderno dentre todos a epoca. Ponto alto pro quesito segurança. Tenho um Hlx E-TorQ ha 2 anos e nunca precisei nem refazer alinhamento depois de ja ter viajado muito por nossas estradas que sao nada boas. Carro maravilhoso! Assistencia muito boa e baixo custo de manutençao. Provavelmente qdo for troca-lo ainda estara na garantia sem nuca ter acionado, pois sao 3 anos.
    Ressalto que nao aliso carros e uso pra tudo, seja na cidade ou na estrada de chao.

    Ubiratan Rodrigues – DF
    Funcionario Publico

    Ubiratan Rodrigues – DF

  • fernando sales dos santos disse:

    Pretendo comprar um linea absolut, mas quero um usado o motor 1.9 ja tá fora de linha e o 1.8 ainda esta fora de minhas finanças, será que o motor antigo seria uma grande decepção, o que fazer?

    • daniel disse:

      amigo tenho um linea 1.9 absolute, 93k rodados, nada a reclamar,abaixo de 2000rpm é manso, mas encima disso bem arisco!!!, na estrada é o cara! em cilindradas < 2.0L
      vou colocar um turbo de 0.8bar só pra entrar na brincadeira com o jetta TSI 2.0.

  • Acabei de Comprar um Linea HlX 11/11 TOP UNICO DONO 50.000 KM , DEPOIS DE varias dias estudando sobre o carro . e o resultado foi impresionante os pros venceram e disparada os contra carro top so reclamam os comedias que nao podem ter,,,,

  • Hugo Xavier disse:

    É fácil falar que teve um 1.9 e 1.4 turbo, e desejar boa sorte aos outros, sera que soube cuidar? Ou diz ter um carro e só coloca combustível e roda até acabar e depois vem criticando o carro!!! apenas para criticar a FIAT, Volks (carro de tradição de ser duro), comprei um Linea 1.8 16v e.torq 2011 dualogic, enfim até agora confortável, atraente , pilotagem segura. Nada a declarar de contra…

    • Carlos disse:

      Tenho um Linea 1.9 16v dialógica 2010, o carro simplesmente é TOP em todos os aspectos é confortável, seguro, econômico e referente ao câmbio não tenho nada a reclamar o carro responde muito bem e acima de tudo muito bonito pessoas quebram o pescoço quando eu passo com o meu Linea. Quem fala mal é pq nunca teve e fica com inveja o único problema do Linea é desvalorização quando pega ele zeo.

  • Nilton disse:

    Mais um que fala mal do motor 1.9, mas não aponta os motivos.
    Coisa de quem não entende sobre o assunto, mas quer se mostrar como se fosse especialista.

    • Roberto Farizier disse:

      Exatamente! #sqn
      Na verdade, se esse motor fosse bom mesmo, estaria em produção até hoje, como o Etorq. Esse motor 1.9 é o pior já feito pela Fiat na sua história na América Latina. Se o seu (ainda) não deu problema, considere-se um sortudo!

      • O meu peguei usado. Ta com 161k km. Até agora nao me deu dor de cabeça mas fiquei receoso em comprar. A primeira coisa que fiz foi trocar óleo e filtro. Mesno com a recomendação de troca a cada 10 nil km troco com 6 mil e uso militec.

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