Nissan começa a ser ousada (até demais) no Brasil

Eu sempre disse no De 0 a 100 que faltava ousadia para a Nissan no mercado brasileiro. A marca lançou bons carros, mas sempre pareceu tímida demais, chegando a passar a impressão de falta de ambição. Entretando, a empresa aparentemente mudou de ideia de vez e, agora, quer aparecer de forma agressiva na mídia, usando uma estratégia adorada por partidos políticos, especialmente em época de eleição: atacar os adversários.

No anúncio das revistas, o Tiida Sedan “bateu” no Chevrolet Astra Sedan, um adversário mais fraco, mas que, no mês passado, vendeu quase o dobro do sedã japonês (410 x 229). Foi uma surpresa ver a Nissan se comportando dessa forma. Mas ela continuou o ataque, alfinetando também a Volkswagen e a Toyota, mostrando os engenheiros alemães levando um banho de lama e os “irmãos” japoneses comendo poeira.

Agora é a vez do Livina partir para o confronto direto com os concorrentes (na TV). Usando como base as conquistas do seu monovolume, a Nissan “bateu” no Fiat Idea, no Chevrolet Meriva e no Honda Fit, líder absoluto da categoria.

Vejam abaixo o comercial, enquanto a CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) não o retira do ar.


Você acha que a Nissan está certa em atacar os concorrentes? Será que a área de marketing da Hyundai está inspirando a marca japonesa?

Atualização (01/10/2010)
E não demorou muito para a Nissan ser obrigada a retirar o comercial do Livina do ar. Mas a marca não perdeu a oportunidade de cutucar novamente os concorrentes. Vejam:


(Foto: Reprodução do anúncio da Nissan na revista Quatro Rodas)

Comentários (16)

  1. Apelação inadequada pode ser um tiro no pé, talvez pelo desespero de vender custe o que custar eles acham que vale tudo, veja bem Renato Parizzi, a Nissan fez em BH seu primeiro feirão no BH Shopping.
    Outro dia eu li que o i30 da Ruindai era o carro mais seguro do mundo pergunto: conseguiu ultrapassar a Volvo?, é de lascar.

  2. Aproveitei o feirão no BH shopping pra conhecer toda a linha da Nissan. São bons carros, mesmo. Mas alguns detalhes me desagradaram.

    No entanto, adorei as propagandas. GM só tem velharia, Fiat vem melhorando e a Honda é mascarada, mas tem bons carros que não valem o que custam.

  3. Estranho que outra propaganda idêntica a essa do Astra [porém mostrando do ângulo traseiro] começa com um Siena e termina em um Tiida sedan. A julgar que o Siena é um sedan compacto de entrada e o Astra é um médio… a Nissan elevou a moral do Siena! ahuahuahuah muito bem Nissan.

  4. A propaganda no Br deveria ser liberada mesmo no caso de atacar a imagem dos concorrentes. Liberdade de Espreção!
    Nos EUA tem um monte de marcas que zoam as outras em seus comerciais.
    Pobre Br.

  5. Nossa quem é esse demente que acha que uno da pau em march? Pqp brasileiro e uma bosta mesmo gosta de pagar muito em nada! fiquem com seus unos e gols que nada agradam e muito custam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *