Nissan começa a ser ousada (até demais) no Brasil

Eu sempre disse no De 0 a 100 que faltava ousadia para a Nissan no mercado brasileiro. A marca lançou bons carros, mas sempre pareceu tímida demais, chegando a passar a impressão de falta de ambição. Entretanto, a empresa aparentemente mudou de ideia de vez e, agora, quer aparecer de forma agressiva na mídia, usando uma estratégia adorada por partidos políticos, especialmente em época de eleição: atacar os adversários.

No anúncio das revistas, o Tiida Sedan “bateu” no Chevrolet Astra Sedan, um adversário mais fraco, mas que, no mês passado, vendeu quase o dobro do sedã japonês (410 x 229). Foi uma surpresa ver a Nissan se comportando dessa forma. Mas ela continuou o ataque, alfinetando também a Volkswagen e a Toyota, mostrando os engenheiros alemães levando um banho de lama e os “irmãos” japoneses comendo poeira.

Agora é a vez do Livina partir para o confronto direto com os concorrentes (na TV). Usando como base as conquistas do seu monovolume, a Nissan “bateu” no Fiat Idea, no Chevrolet Meriva e no Honda Fit, líder absoluto da categoria.

Vejam abaixo o comercial, enquanto a CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) não o retira do ar.

Você acha que a Nissan está certa em atacar os concorrentes? Será que a área de marketing da Hyundai está inspirando a marca japonesa?

Atualização (01/10/2010)

E não demorou muito para a Nissan ser obrigada a retirar o comercial do Livina do ar. Mas a marca não perdeu a oportunidade de cutucar novamente os concorrentes. Vejam:


(Foto: Reprodução do anúncio da Nissan na revista Quatro Rodas)

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