Rápidas de hoje: revisão fantasma do Hyundai i30 e recall manco do Chevrolet Agile

Queria compartilhar uma dúvida sobre motor e dois acontecimento com vocês: um sobre uma revisão fantasma do Hyundai i30 e outro sobre um recall “manco” do Chevrolet Agile.

Acontecimento 1

Um amigo ligou para a central de atendimento da Hyundai e agendou a primeira  revisão (troca de óleo e mais algumas coisas) do i30 dele. Foi então marcada uma data e uma concessionária específicas para ele levar o automóvel. Além do dia, horário e local, ele recebeu também o nome do consultor técnico (mecânico) que o receberia. Ele cumpriu a parte dele e foi até a concessionária conforme estava agendado.

Mas, chegando lá, a concessionária não fazia nenhum serviço de revisão no sábado (dia marcado pela própria marca), nem havia nenhuma marcação a respeito da revisão do i30 do meu amigo. E o pior: o consultor técnico que receberia o carro não trabalha na concessionária (ninguém de lá sabia da existência dele). Um descaso completo por parte da Hyundai com o cliente que investiu na marca.

Chevrolet-Agile-Brasil-carro-do-ano

Acontecimento 2

Recentemente, a Chevrolet convocou os proprietários do Agile para um recall para a substituição da mangueira de alimentação de combustível. O problema foi que a marca convocou o donos sem ter a peça, com sobra, em estoque. Resultado: peça em falta e clientes impossibilitados de agendar o recall (e insatisfeitos). Não custa lembrar que o problema pode causar vazamento de combustível com a possibilidade de incêndio no motor.

Conversei com uma proprietária que entrou em contato com o SAC da marca que a orientou a fazer o agendamento pelo site. Entrando na página, ela disse que não encontrou a opção para a marcação da substituição da peça. De acordo com a dona do Agile, a atendente do SAC da Chevrolet disse que a opção estaria “bem visível no site”.

Depois disso, a proprietária entrou em contato com a concessionária onde ela comprou o carro e, como já era esperado (por mim), a peça não estava em estoque. Ela ligou então para mais quatro revendas, sendo duas na cidade de São Paulo, uma em Santo André e outra em São Caetano do Sul (local onde a General Motors tem uma grande fábrica), mas não conseguiu agendar pelo mesmo motivo. Complicada a situação. Espero que a Chevrolet consiga logo um estoque de peças para atender todos os donos de Agile “contemplados” pelo recall.

Dúvida

Alguém sabe o que significa a sigla EA dos motores da Volkswagen? O propulsor 1.6 VHT, por exemplo, que equipa quase toda a família Volks no Brasil, tem a sigla EA 111. Já perguntei para 4 pessoas da Volkswagen, para um pessoa ex-Volkswagen e para mais algumas fontes e ninguém soube a resposta certa. Só me disseram que o E é de Engine.

(fotos: Hyundai/Divulgação e Chevrolet/Divulgação)

Comentários

  • ” Como parte do acordo Ford-VW da Autolatina, a Parati CL, recebia o motor CHT 1.6 Ford, rebatizado de AE 1600, cuja sigla tem por significado “Alta Economia”. Com 76cv de potência, a versão a álcool não primava pelo desempenho compensado pelo bom consumo. Na virada da década a Parati tinha como propulsores os: CL AE 1600(1.6) e CL AP-800(1.8), GL AP-600(1.6), GL AP-800(1.8), GLS 1.8 com duas opções de combustível. No Salão de São Paulo, de 1990, a VWB lança a linha 91 com a reestilização frontal. A frente dos carros torna-se mais arredondada, apesar de quadrada ainda, na Parati, mudanças discretas na traseira, com novas cores e estofamentos para toda a linha. ”

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Parati

  • Traduzindo do Manual em Alemão da VOLKSWAGEN.DE, no contexto, pesar de não traduzir claramente mostra que EA está relacionado a um motor Economico e de Tecnologia inovadora! Veja o texto original!

    ” Sparsame, innovative Technik
    Der Standort ist in seiner Grundkonzeption
    für die Herstellung von Ottomotoren
    der Baureihen EA 111 von 1,0 bis 1,6
    Litern ausgelegt worden. Inzwischen
    haben völlig neue Technologien wie die
    Benzindirekteinspritzung (FSI) oder
    die verbrauchsarmen TDI –Motoren
    in Chemnitz Einzug gehalten. Bis zum
    Redaktionsschluss war die Chemnitzer
    Motorenfertigung exklusiver Hersteller
    der FSI-Motoren bei Volkswagen.
    Durch FSI (Fuel Stratified Injection)
    wird eine höhere spezifische Leistung
    bei gleichzeitig geringerem Kraftstoffverbrauch
    und schadstoffarmer Verbrennung
    ermöglicht.”

    Agora Traduzido:

    ” Econômico, tecnologia inovadora
    O site está em sua estrutura básica,
    para a produção de motores a gasolina
    EA série 111 de 1,0-1,6
    Litros interpretado. Enquanto isso
    completamente novas tecnologias, como
    injecção directa de gasolina (FSI), ou
    o consumo de combustível os motores TDI
    coleta realizada em Chemnitz. Até
    data de corte foi o Chemnitzer
    Motor fabricante de fabricação exclusiva
    motores FSI na Volkswagen.
    Por FSI (Fuel Injection estratificada)
    uma maior potência específica
    com menos consumo de combustível
    e emissões muito baixas
    possível.”

    Percebe que nós erdamos um motor genuino alemão em que me parece que o termo foi elaborado em ALEMÃO…..imagino eu com os meu conhecimentos linguísticos da alemanha deduso ser a sigla EA = ECONOMIC AUTO…..

    Será?

  • Só um detalhe o este texto está no arquivo PDF do site da VW.DE

    ” Gemeinsame Umwelterklärung 2002 Volkswagen Sachsen GmbH ”

    ” Declaração Conjunta Ambiental 2002 Volkswagen Sachsen GmbH “

    Faz mais sentido não?

  • renato dantas disse:

    Acredito piamente que esta atendente trabalha para o grupo CAÔ CAÔ como é chamado o famigerado grupo CAOA, quanto ao Frágile a GM faz de propósito para alguns esquecerem de fazer o recall.
    A sigla AE 111 significa Ato de Enganar os cento e onze ou mais trouxas com o novo Gol.

  • renato dantas disse:

    Eu paguei R$ 57.000,00,sabendo deste detalhe, paguei R$ 90,00 e resolvi o problema.
    em tempo: 10.000 km rodados e duas idas a concessionária uma para trocar o óleo aos 5.000(mania minha), e a segunda para revisão só isso, até hoje nem lâmpada queimada.

  • renato dantas disse:

    Mas concordo com você Hugoas, deveria pelo menos ter um forro na tampa economia porca da Honda, a reportagem acima um mês como City estou acompanhado e alguns comentários eu discordo pois os repórteres não faz uso diário para elaborar um parecer justo, haja vista que são vários a testar o carro com pouco tempo para desfrutar o máximo do que este verdadeiro automóvel é capaz de proporcionar ao seu feliz proprietário.

  • Também queria saber o que significa o EA dos motores VW, após pesquisar encontrei o significado da sigla do câmbio MQ200, que significa M de mecânica / Q de transversal (em alemão) e 200 de torque que a caixa de marchas suporta.

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