Impressões: Ford New Fiesta – De quarta opção para a escolha certa na garagem

A seção Impressões hoje tem um modelo muito especial, que foi lançado no Brasil (e em outras partes do mundo) com um objetivo estratégico: fazer a Ford crescer e ganhar mercado com um carro moderno, bonito, confortável e seguro. Com vocês o New Fiesta do José Barbosa Júnior.

Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas, o Rafael, o Jow, o Hugo, o Bruno, o Joathan, o Leônidas (de novo!), o Hugo Leite, o Pedro, o Piauí Jr., o Renato Dantas, o Mário Cesar, o Mário Cesar (de novo!), o Renato Dantas (de novo!), o Joathan (de novo!) e o José Barbosa Júnior, basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com. Fale um pouco sobre o seu carro. Descreva os pontos positivos, negativos e conte alguma coisa curiosa! E não se esqueça de mandar fotos do veículo (só serão publicados posts com fotos). Garanto que a placa (ou algum outro detalhe) não será mostrada.

Ford New Fiesta

Em julho resolvi trocar de carro. Tinha um Focus hatch GL 1.6 08/08. Minha primeira opção foi pelo Novo Focus hatch GLX 2.0. Cheguei a encomendar um. Mas recebi a notícia que em outubro seria lançado a versão 2011 e ½, com mais opções. Cancelei a compra. Não queria um carro novo que em três meses estaria ultrapassado!!!

Neste tempo utilizei um Fiesta 1.0 de minha esposa. Mas em setembro, decidi não mais esperar e resolvi escolher meu novo carro. Minhas opções iniciais eram:

Honda City
Kia Cerato
Ford New Fiesta

O City eu descartei de inicio, pelo preço. A versão de entrada estava em 57 mil e não vinha com ABS. Acho que a Honda cobra por griffe, pois o carro não vale isto tudo. Além disto, minha prioridade na compra do novo carro era segurança.

Parti então para a segunda opção. Gostei muito do Cerato. Fiz o teste drive e achei o carro muito confortável, espaço interno muito bom e com preço justo. Confesso que não escolhi o Cerato por dois motivos: falta de encosto e cinto de 3 pontos para o 5º passageiro.

Fui então conhecer o new Fiesta. Achei o carro muito bonito (apesar da traseira não ser tão harmônica – talvez por ser derivado de um hatch). Fiz o teste drive e decidi que seria meu novo carro. É incrível como o carro é macio e o motorista encontra uma posição confortável para dirigir. Na verdade, o que mais me atraiu no carro foi a segurança: ABS + 7 airbags. Inclusive, nos bancos, existem sensores para determinar a posição do banco e o peso do motorista, regulando assim como o airbag vai abrir.

Achei os bancos de couro com costura branca muito interessante. Dá um ar de carro bem acabado.

O carro possui um sistema de som bom e bonito. O volume se adapta com a velocidade do carro. Mas falta entrada USB e bluetooth. O painel central incorpora informações do som e ajustes de configurações do carro, como alarme para avisar qual porta esta aberta; ou, o não uso de cinto de segurança (motorista e passageiro). É possível ajustar também a seta de direção, para que, com um breve toque, a lâmpada pisque 3 vezes.

O sedã está hoje com 3 mil quilômetros e seu uso é praticamente na estrada. Ele esta fazendo aproximadamente 16 km/l (com gasolina e ar-condicionado ligado). O carro apresenta muita segurança nas curvas (não senti muita diferença para o meu antigo Focus, apesar do New Fiesta não possuir amortecedores traseiros independentes), mas, passa todas as imperfeições do solo para o interior. Achei o nível do barulho do motor alto nas arrancadas, mas em velocidade de cruzeiro a cabine é muito silenciosa (os vidros possuem lâminas adicionais para diminuir o barulho externo).

O carro é muito confortável para dirigir. Como seu interior é praticamente igual ao do Fiesta Rocam (o entre-eixos é um pouquinho maior que o Fiesta Rocam, mas por ter um banco do motorista mais largo, esta vantagem vai embora), os passageiros atrás não têm muito conforto. Apesar de ter um porte externo grande, o carro não possui espaço dos sedans médios (Civic, Corolla, Cerato).

Outro ponto que me incomoda no New Fiesta são os apêndices abaixo do para-choque dianteiro. Eles raspam com facilidade em rampas de garagem. Mas não raspou em nenhum quebra-molas ou passagens de nível.

Na semana passada, usei o carro da minha esposa. Quando fui manobrá-lo, achei a direção dura. Acostumei com a direção elétrica do New Fiesta. Ela torna o carro extremamente leve para manobrar, mas sem passar insegurança em altas velocidades, pois nestas condições, a direção endurece um pouco.

É interessante dirigir o carro e todos te olharem. Uma vez quando fui abastecer, o frentista pediu para tirar uma foto do carro. Quando deixei o New Fiesta em um lava jato, todos os funcionários pararam o serviço para conhecerem o carro de perto. Um lavador achou que fosse um Corolla. Enquanto for novidade isto vai acontecer.

Apesar do pouco tempo de pós-venda, já tenho uma reclamação contra a Ford. Os vendedores usaram como argumento de venda a segurança do veículo, como a presença de 7 airbags, e de um sistema especial para prender a cadeirinha da criança chamada LATCH. Mas tive uma surpresa quando fui procurar esta cadeirinha. Ela não é vendida no Brasil (somente nos Estados Unidos). Inclusive no manual do carro vem escrito na página 2-54: “Em sua maioria, as cadeiras para crianças voltadas para frente incluem uma cinta de fixação que passa sobre a parte de trás da cadeira e é enganchada em um ponto de ancoragem no encosto do banco.”

Ford, vocês se esqueceram de colocar que são as cadeirinhas norte-americanas e não as brasileiras. Liguei para a Ford para questioná-los sobre este erro. A atendente me disse que a Ford não tem nenhuma responsabilidade sobre isto, que a responsabilidade é somente sobre o carro. Como assim? A Ford esta usando um argumento de vendas de um produto que não pode ser utilizado no Brasil (a não ser que eu importe a cadeirinha).

De qualquer forma, a atendente abriu uma reclamação (nº 4667908), mas disse que a Ford não daria um retorno!!! Fiquei sem entender. A Ford precisa valorizar mais seus consumidores!!

Principais pontos negativos do carro:

. Pouco espaço para quem vai atrás.
. Passa facilmente as imperfeições do solo.

Principais pontos positivos:

. Baixo consumo.
. Extremamente confortável para o motorista (é fácil achar uma posição para dirigir, que te encaixa perfeitamente no carro, inclusive com todos os comandos na mão).
. Direção e embreagem muito macias.
. Muito seguro (7 airbags, ABS, cockpit feito de liga de boro).

CONCLUSÃO

Estou muito satisfeito com o New Fiesta, principalmente pelo que eu procurava em meu novo carro: SEGURANÇA. Acho que o brasileiro precisa valorizar mais a segurança. O Latin NCAP talvez ajude a mostrar para o brasileiro, e principalmente para as MONTADORAS, que a segurança dos carros é um item fundamental. Impressionou-me os vídeos que vi neste blog com os primeiros testes de impacto. Principalmente em relação ao Toyota Corolla, que recebeu somente uma estrela no impacto para crianças (é revoltante ver o boneco bater a cabeça no banco da frente). Não tenho coragem de colocar minha filha em um Corolla.

Enfim, recomendo o New Fiesta para todos que procuram segurança em um carro, que queiram dirigir um carro extremamente macio, mas que não se importam muito com a falta de espaço para os passageiros de trás.

Opinião do blogueiro

Acho o New Fiesta uma das compras mais racionais do segmento no mercado nacional, ainda mais para quem busca segurança, como eu e o Júnior. O modelo da Ford casou muito melhor com o motor 1.6 16V Sigma flex do que o Focus, embora eu considere que o propulsor pudesse ter uns 10 cv a mais de potência. O acabamento e a posição de dirigir também me agradam, diferente do espaço para quem vai no banco traseiro (muito apertado).

O visual também é um dos destaques do New Fiesta. A dianteira foi um tiro certeiro, mas a traseira é polêmica. Ela não é feia, mas é bem grande. Reparem no tamanho da área que existe entre o para-lamas traseiro e o porta-malas.

Para finalizar, foi um completo ABSURDO o que aconteceu com o Júnior em relação à cadeirinha de criança, quando ele foi comprar o New Fiesta dele. Passaram uma informação errada e o atendimento da Ford não foi correto no tratamento com o cliente. Isso não pode ficar “por isso mesmo”. (fotos: José Barbosa Júnior/divulgação)

Comentários (33)

  1. Excelente compra. O New Fiesta foi muito elogiado no mercado europeu justamente pela sua dirigibilidade que encaixou muito bem no veículo. Quanto ao City, como já era de se esperar, qualquer consumidor com mais entendimento no assunto acaba descartando o carro… Realmente a Honda está delirando no valor desse veículo. E o Cerato acredito ser a melhor compra no segmento, enquadrando todos os quesitos em ótimo nível e dando um excelente custo-benefício ao consumidor

  2. Muito boa compra! Está de parabéns pela escolha! Agora em relação a cadeirinha, minha irmã comprou nos EUA uma da CHICCO que coloca o recem-nascido em posição contrário ao passageiro e acoplado em uma base que é predida no sistema no sinto de segurança! Se for este que o new fiesta aceita, de uma olhada na loja TOOL BOX, lá é um das poucas lojas que vendem cadeiras diretas dos EUA….claro, eles vão furar seu olho!

    Abs! e boa sorte!

  3. Parabéns José, pela escolha racional.
    O carro tem ótimos argumentos de compra…apesar de eu achar que poderia ainda ser um pouquinho mais barato…pelo menos uns 2 mil em cada versão. Mais se comparar com o Gato por Lebre(City), ainda sim fica uma pechincha.
    Eu ficaria com o Cerato, por precisar de mais espaço interno, mais como não é flex ainda seria uma escolha difícil.
    Quanto a Ford, vc’s deveriam no mínimo importar e dá essa cadeirinha de brinde, na compra do carro.
    Cada dia que passa a Ford caga mais no pau do galinheiro.
    Oh Ford…acorda aí…para de cuspir no prato que come!

  4. Sem dúvida uma excelente escolha. E uma coisa interessante, é que quando o José Barbosa for para a Europa ou EUA, verá vários carros como o dele rodando, o que demonstra a segurança e refinamento do projeto.

    Se fosse um City, teria que ir em algum país em desenvolvimento (como a Índia) porque nem mesmo a Honda acredita que esse carro tenha qualidades suficientes para vender na Europa ou EUA.

    Quanto à cadeirinha realmente foi um evento ruim. Mas com o dólar baixo, talvez seja uma boa oportunidade para ir nos EUA fazer algumas compras.

  5. Obrigado amigos,
    realmente estou muito satisfeito com o carro, principalmente pela segurança. com relacao à cadeirinha, procurei em todas as lojas (inclusive tool box) e nao achei para criança de 2 anos.
    abs,
    Junior

  6. Também fiquei em dúvida entre o Focus ou o novo Fiesta… acabei comprando um Focus pois gosto mais de hatch. Mas parabéns pela escolha, mais racional que o City.

  7. É uma bela escolha como você disse o espaço interno é de arrepiar testamos eu e o mano e foi de lascar o mano 1.70m eu 1.72m sentei-me atrás do banco do motorista e meus joelhos o incomodava, se fosse viajar teria que ir de pernas abertas, quanto a este ou aquele carro escolhi o Honda modelo City por serem comprovadamente confiáveis, duráveis e um pós venda digno de seu preço, não importa para onde ele seja direcionado para este ou aquele País, é caro? sim mas até agora 14.000km e está valendo seu preço R$ 57.000 LX automático, até agora painel e demais compartimento sem barulho nenhum, outra falha gravíssima da Ford além da caldeirinha não ser automático.
    Não comprei o Focus sedã por um pequeno detalhe, O PÓS VENDA DA FORD É DE FAZER CHORAR DE RAIVA,espero que você tenha mais sorte e boa sorte com o carro.

  8. Mudando de assunto antes que eu esqueça, vocês sabem que sou fã incondicional da Honda e Toyota (fora os alemães e suecos),eu disse e vou dizer de novo “a nova privada com volante (leia-se novo e velho Uno), jamais iria vender mais que a carrocinha do GOl”, alguns em outros blogs até riram quando eu escrevi, juraram que o reinado do Gol iria acabar.
    Disse que quando a privada com volante caísse na mesmice e caiu suas vendas iriam diminuir.
    alguém discorda?.

  9. Dantas, as vendas do uno realmente diminuiram, mas acho que vc nao está totalmente informado, pois as mesmas diminuiram porque a FIAT nao esta dando conta da demanda, justamente por isso o siena a partir do ano que vem será fabricado somente na argentina, e sobre o link do protesto do proprietario do logan, ja vi um proprietário de um mercedez fazer um protesto parecido, ou seja, nao e exclusividade de nenhuma montadora estar livre de problemas.

  10. Quanto ao pós venda da Ford e da Honda posso falar por experiência, e não por achismo.

    Fui proprietário de um Honda Fit por 4 anos e agora estou com um Focus há 1,5 anos, e garanto que o pós-venda da Ford sempre me atendeu muito bem. Quando precisei deixar o meu Focus para olhar um grilo no banco traseiro, deixaram comigo um carro reserva automático. Na Honda, quando deixei o meu Fit para olhar um problema elétrico, fiquei a pé por 4 dias.

    Além disso, outro dia estava num viaduto da Cristiano Machado e pouco antes de entrar na avenida o pedal de freio começou a tremer. Quando olhei para a frente um carro tinha soltado óleo na pista, um motoqueiro caiu, um carro quase atropelou o motoqueiro e eu com a maior tranquilidade e segurança do mundo saiu da área escorregadia. Se fosse meu saudoso Fit (sem ABS) teria sofrido um belo acidente, e talvez machucado gravemente alguém.

  11. Dantas, o seu City pode ser confiável, durável e etc. Mas definitivamente não tem nada há mais que um Cerato, só o preço! (pra mim ainda é mais feio e menos equipado). Se estivéssemos comparando um BMW ou Mercedes com um carro da Kia, ai sim o preço poderia valer pelo status e glamour da fábrica… Mas Honda e Kia? pfff Mesma coisa! Deixa de ser orgulhoso cara, aproveita e troca logo esse City antes que saia de linha!!

  12. Vou trocar por outro Honda ou Toyota, a Honda avisa antes de você comprar ele não tem carro reserva, a Ford fez minha filha chorar não queriam dar um carro reserva porque foi socorrida pela seguradora, com 1.600km o motor do seu Ecosport 2.0 automático ano 99/10 simplesmente teve o volante motor despedaçado.
    Digo e afirmo a privada com volante caiu na mesmice, e o. o Gol carrocinha vai reinar por muitos anos.

  13. Pedro Mariana (também com esse nome), posso até calar-me se você provar o contrário do porque o verdadeiro automóvel Honda City é lider em venda no seu segmento, se vier com firulas cale-se você.

  14. Isso aqui tá virando um barraco…hehe. Eu entendo que exista paixão por carros, mas defender fanaticamente carros comuns e populares que a gente vê aos montes por aí?!? Hoje tenho um Focus, gosto dele, mas não me dá o direito de esculhambar quem é dono de Uno. Discutir com paixão só se eu tivesse um Focus RS e o amigo um Impreza WRX. E só daí pra cima, e seria um prazer discutir qual o melhor.

  15. Amigos, meu nome é Carlos Teixeira (octaviano2004@hotmail.com) e sempre tive carros confiáveis, mas dessa vez resolvi ousar e comprei o New Fiesta.
    Detalhe: Trabalho em uma empresa que possue um desconto especial na compra de veículos Ford (8%). O New Fiesta, como é lançamento, não tem desconto, porém o Focus está em promoção com 50% de entradas + 24 sem juros… Comparei o preço do New Fiesta (pagando 50% a avista e financiando o resto) com a promoção do Focus 2.0 e percebi que sairia mais barato comprar um Focus (muitos sabem que o Focus é mais carro, tem mais opcionais e é um destruidor de comparativos), porém acabei ficando com o New Fiesta… Muitas pessoas me perguntam o “porque” da escolha, já que o New Fiesta se trata de um carro novo e que certamente precisará acertos (ou até recall) e a minha resposta é sempre a mesma: CANSEI DE COMPRAR BENS BASEADO NO DESEJO E EXPERIÊNCIA DOS OUTROS! Não quero mais ter o que os outros querem, quero ter aquilo que me agrada! (e este carro me agradou demmmmmaiiiiisssss) Sei que fui ousado em minha escolha e estou disposto a pagar o preço (mesmo que isto represente ficar sem carro devido a algum possível problema), mas serei sempre um apoiador daqueles que ousam e por isso, parabéns a Ford pelo novo produto!

    • Dissestes bem…CANSEI DE COMPRAR BENS BASEADO NO DESEJO E EXPERIÊNCIA DOS OUTROS…
      Só porque não deu certo para você, não quer dizer que não poderá dar certo para mim.

  16. Oi Carlos,
    acho que podemos ficar tranquilos com relação à qualidade do carro. Este carro é sucesso na Europa e nos EUA. Inclusive, na America do Norte ele é mais caro que o Focus. Além disso, só ele possui 7 air bags. Também estou muito satisfeito com o carro.

  17. Acabei de adquirir um New Fiesta e devo pegá-lo em 2 ou 3 dias, porém hoje fiquei preocupado com a compra pois alguns proprietários estão tendo problemas com o carro e nenhum suporte da Ford, várias peças de reposição faltando. No site da Autoesporte tem uma proprietária que está a 4 meses aguardando peças…
    Outro aguardou um retrovisor por quase 2 meses…
    Outro com problemas no marcador de combustível e segundo eles a Ford não sabe qual é o problema…
    Acho que a Ford deve tratar deste assunto com seriedade para que não queime a imagem do carro

  18. VIXI!!!
    COMPREI UM NEW EM UM CONCESSIONÁRIO DO JUAZEIRO DO NOTE/CE, NEM O RECEBÍ AINDA; VOU PEGÁ-LO AMANHA. MAS PELO JEITO, SEM A POSSIBILIDADE DE REPOSIÇAO DE PEÇAS E OUTROS PROBLEMAS DE FÁBRICA E ATENDIMENTO, JÁ ESTOU ARREPENDIDO SEM TER ANDADO NEM 01 KM SEQUER COM O CARRO. NUNCA FUI ADMIRADOR DA FORD, MAS POR QUESTÃO DE SER UM CARRO INTERESSANTE RESOLVI “ARRISCAR”. ESPERO QUE NÃO TENHA TANTA DECEPÇÃO QUANTO ALGUNS AMIGOS QUE POSTARAM MSG. QUALQUER COISA A GENTE TROCA POR UM GM…
    ABRAÇO
    KLB –

  19. Cara, alguem pode tirar uma dúvida? Hoje eu fui ver o New Fiesta, e procurei pela USB e o vendedor não sabia nem onde era… ou seja, só me mostraram uma Auxiliar próximo ao freio de mão… Bom, existe a possibilidade de usar um adaptador tipo P2/USB (femea) para ouvir minhas músicas do pen drive?! Ou vou ter que me contentar com esse erro da FORD?? Agradeço desde já!

  20. Caros,

    Eu comprei um New Fiesta, na Caoa, há 4 meses.
    O carro já apresentou inúmeros problemas, me arrependi totalmente.
    Pelo preço que oferecem, o carro é uma furada.
    Eu montei um Blog onde detalho todos os problemas com o veículo.
    A Ford fez um carro para rodar em países de 1º mundo, não adaptou em nada ao brasil.

    http://newfiestanuncamais.blogspot.com/

  21. Amigo vcs não vão se arrepender! O carro eh mto bom, silencioso, economico, mto potente pra um carro 1.6, Som de alta qualidade, embreagem e direção mto leve qndo eu pego qualquer outro carro eu estranho a embreagem.

  22. Comprei um Hatch. Estou admirado com o carro. Nos quesitos segurança e conforto ao dirigir. A direção impressiona por tamanha facilidade de fazer manobras e curvas. Um detalhe me chamou a atenção: O Meu New Fiesta Hatch não veio com a tampa de combustível. Importante relatar que ao acionar a trava e alarme, o tampo do compartimento não trava. Se qualquer pessoa resolver jogar “Água…areia…refrigerante ou até mesmo colocar uma Banana no compartimento” ela consegue. Falha terrível da Ford. Já solicitei a tampa no 0800. Quem quiser comprar custa R$70,00. No mais, o carro é Show no design. Estou muito satisfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *