Qual carro comprar: hatch médio ou sedã?

Tenho conversado com o internauta Renato há duas semanas e a dúvida dele em relação ao próximo carro é realmente cruel (e interessante). Atualmente ele tem um carro apenas com airbag duplo e sua intenção é comprar um automóvel mais seguro (com airbags, ABS e mais algumas coisas). Ele está pensando em três modelos: Honda Civic LXL, Ford Focus GLX 2.0 e Chevrolet Vectra GT – todos com câmbio manual ou automático.

A compra mais racional seria o Civic, que atende ao meu xará em todos os sentidos. O modelo é seguro, bem equipado, bonito e tem toda a confiabilidade Honda por trás, o que garante baixa manutenção pouquíssima desvalorização na revenda. Porém, o Civic é o mais caro, ficando cerca de R$ 4.000 (manual) e R$ 9.000 (automático) acima do que o Renato pretende gastar, mesmo depois de negociações em concessionárias distintas.

O Honda é o único com câmbio automático de cinco marchas, com direito até a paddle shift na versão LXL. O Renato não olhou o Civic LXS porque ele praticamente não é mais comercializado pelas concessionárias da marca japonesa.

O Vectra GT, por incrível que pareça, para o meu xará, é a compra mais emocional. O Renato adora o visual do modelo, que seria o mais barato e ficaria exatamente dentro do que ele pretende gastar. O Chevrolet não tem a excelente suspensão traseira dos outros dois adversários aqui do post, mas, mesmo assim, tem boa estabilidade e mecânica confiável, já que o Vectra GT é um Astra hatch.

O pacote de opcionais escolhido pelo Renato seria a R6F, que tem ABS + EBD; ou então o R6H: ABS + EBD e câmbio automático que, como ponto negativo, tem apenas quatro marchas.

Já o Focus GLX 2.0 (ilustrado aqui na nova versão Titanium) seria a compra mais equilibrada em termos de emoção e razão. Ele é confortável, estável, tem excelente desempenho e vem com diversos itens e dispositivos de segurança. Porém, praticamente nenhuma concessionária da Ford tem o carro na versão GLX 2.0 de pronta entrega. De acordo com o Renato, a previsão mais otimista seria para o fim de janeiro de 2011.

Por causa disso, não foi possível negociar o preço do veículo, mas meu xará ouviu o valor sugerido e divulgado pela Ford no Salão do Automóvel de São Paulo 2010: R$ 61.500 (manual) e R$ 66.260 (automático sequencial de apenas quatro marchas) – já como linha 2011/2011 (mais equipada). Na fala dele: “por esse preço, compro o Civic, que consegui por menos do que isso”.

Realmente a dúvida é cruel. Civic e Focus são “mais carro” que o Vectra GT. Ambos são mais espaçosos, modernos e contam com soluções mais seguras e tecnológicas. Por outro lado, o Chevrolet cabe no orçamento do Renato.

Passo a dúvida para vocês: Civic LXL, Focus GLX 2.0 ou Vectra GT?

O Renato não gostou do desempenho da dupla New Fiesta e City. Além disso, para ele, o único sedã que entra na sua garagem é o Civic. No mais, só hatches (compacto premiuns ou médios). O Hyundai i30 estava até pouco tempo atrás na disputa, mas meu xará não gostou do preço das peças e das revisões do coreano. (fotos: Honda/Divulgação, Chevrolet/Divulgação e Ford/Divulgação)

Atualização: O escolhido foi o Honda Civic! Parabéns!

Comentários (36)

  1. Ou seja, ele tem um grande mal gosto e quer gastar pouco? Bom, como sugerir essas carroças japonesas ñ é comigo, pq ñ o Bravo? Pelos 66 mil do Focus 2.0 vc leva um na versão intermediária muito bem completo, acho que com tudo menos o teto e os air bags. Aliás, eu sugiro o Bravo mesmo, tem o porta-malas maior que o Civic, um espaço interno menos porém melhor dividido [na japarroça vc anda esfregando a bunda no chão pq banco que é bom…] e por 66 mil vc leva o absolute com pintura metálica, sensor de pressão dos pneus, retrovisores com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento dianteiro, som com subwoofer ou troca tudo isso pelo kit com os 7 air bags [que custa míseros 2.900 réis]. Vc ñ tem a suspensão independente, porém tem mais segurança [que ambos] e mais mimos [que o Civic].

  2. Caros, obrigado pelos comentários. N tenho interesse no Bravo pq n compro lançamento. Só daqui a 1 ano o Bravo entraria na minha lista – se o carro vingar mesmo, o que não aconteceu com o Stilo. Sobre o porta-malas, 340 litros é o minimo q preciso no meu uso normal, por isso qualquer um dos 3 carros do post me atende. Abraço.

  3. Bom acho o seguinte! O new civic já virou old civic, em breve vai mudar, já o Focus esse sim vale a pena esperar, carro mais moderno, novo e está sendo muito bem aceito no mercado, o Focus é muito mais completo! O Civic já está entrando em processo de queda de vendas! Até pq ele já tem um bom tempo de mercado com nenhuma alteração, mesmo que ele tenha revenda boa a diferença de preço você pagaria uns 3 anos de seguro total no Focus.

    Vá no equilibrio! Nunca pese muito para um lado, você pode se arrepender! Vou te falar minha irmã tem um Civic e o carro aqui em BH é barulhento demais! Não acho que ele seja o melhor!

    Iria de Focus mesmo!

    Vectra GT=Stilo=Golf= R.I.P. 😀

  4. Renato, alguns meses atrás foi publicado neste blog a minha dúvida (Focus x Corola). Por incrível que pareça, até hoje não comprei meu carro. Decidi por esperar o Focus com as novidades e ver qual preço conseguiria, porém nada do carro chegar (Ford=lentidão).
    Ainda tenho dúvida entre Corola e Focus, mas já acrescento o Cerato AT 6 marchas. No entanto, só compraria o Cerato hoje se ele fosse flex (e a KIA está demorando demais a lançá-lo). O Corola também muda (facelift) no início do ano que vem, por isso não o compro por agora.
    Resumindo, vou acabar comprando a primeira opção que chegar (possivelmente o Focus GLX/Titanium na cor branca).
    Renato, no seu lugar, eu esperaria e compraria o Focus. VECTRASTRA não dá. Civic também muda em 2012 e já tá muito batido.
    Concordo com você sobre o Bravo (vide problemas iniciais com o Punto, além de ser FIAT…).
    Portanto, tenha um pouco da paciência que eu AINDA estou tendo, e vá de Focus… ou Cerato se não se importar com carro monocombustível.
    Leonardo Carvalho!

  5. Com certeza o Focus. Renato, depois ligue na concessionária Ford de Sete Lagoas (Motorsete). Fale com o vendedor Luiz. Quando comprei o meu carro ele conseguiu um ótimo preço.

    Na cidade o Civic é um carro com suspensão muito dura, chegando a incomodar. E o visual dele, na minha opinião, já está bem desgastado, tando que em breve sofrerá um mudança profunda.

    Com relação ao câmbio automático de 4 marchas, na cidade ele é muito suave, e digo isso comparando com o antigo Honda Fit CVT que tive antes. Já na estrada, basta colocar no sequencial e aproveitar.

    Quanto ao Vectra GT, sugiro fazer um test drive no Focus e no Vectra. Depois disso vai ficar evidente que o conjunto motor/câmbio/suspensão do Focus é bem superior.

  6. Se for para comprar com câmbio manual, iria de Vectra. Sem dúvidas. Pode não ser tão refinado quanto o Focus, mas é mais barato e tem um mercado melhor.

    Já automático, CIVIC! Mesmo com 4/5 anos de mercado, é um carro moderno e com mecânica confiável. E, para quebrar a monotonia, as borboletas ajudam.

  7. Bom, se o Bravo fosse GM, Ford ou VW u até concordaria que é mais seguro esperar, mas a Fiat ñ é tão traste como as principais concorrentes, ela lançou o Linea e até agora nenhum defeito, Lançou o Uno que é um sucesso e nada de problemas, lançou o Idea e já o reestilizou, sem nenhum problema. Pq, eu pergunto, o Bravo que passou 3 anos em lua-de-mel apresentaria algum problema? Típico do brasileiro mesmo, segurança em ultimo lugar. Lembrando que o Focus tem ridículos air bags de estágio único [!!!!!!!] e nenhum deles, excerto o Bravo, tem a opção de mais que apenas 2 air bags e em se tratando de Honda [seu bolso] com certeza estaria atrelado ao modelo mais caro que custaria no mínimo 100 mil. Mas tudo bem, se dá mais importância a carros velhos e em fim de vida que ñ oferecem lá tanta segurança assim e que 2 deles até hoje ainda apresentam defeitos mesmo sendo velhos no mercado [CheVectra GT e Focus]…

  8. Não sendo um francês qualquer carro serve agora, se quer um automóvel de verdade e do tipo sedã nada melhor que um Honda Civic, quem disse que o Civic já está entrando em processo de queda de vendas não acessa o sítio da FENABRAVE, média de venda este anos 2.496 unidades mês, é confiável, durável, revenda garantida e ainda por cima é um belo automóvel.
    Agora se prefere um Hatch vá de Focus e faz muito bem não comprar por agora o tal de Bravo, lançamento só quem compra são os afobados, pode ter dez anos na Itália porém é lançamento aqui e fica a incógnita? vai decolar?.
    Pode não fazer seu estilo mas temos no mercado outro verdadeiro automóvel o Toyota Corolla, com as mesmas qualidades de um Honda outro verdadeiro automóvel.

    Em tempo 16.000km e nada por fazer.

  9. E aí Renato Parizzi, como ficam os incautos que compraram o Cerato automático de 4 marchas?, eis minha opinião:
    Eis a razão da Kia espertalhona efetuar promoção do Cerato para vender bastante e zerar o estoque, enquanto isso secretamente estava produzindo o de seis marchas, já os incautos que compraram de 5 marchas ou automático de 4 marchas estão com um gorila na mão, casamento para o resto da vida ou desvalorização total.
    este tipo de jogada nunca vi numa montadora japonesa, alemã ou sueca,já na Fiat isso também é normal.
    Se alguém sabe de algo nas montadoras acima por favor diga-nos.

  10. Uns meses atrás escolhi o Focus 2.0 GLX. Mas o Civic estava bem mais caro na época (agosto). Paguei 57K no Ford, mas hoje pelo mesmo preço do Civic ficaria em dúvida por causa do acabamento e do banco traseiro bem melhor… mas o visual tá meio cansado… Se pelo menos a GM lançasse logo o Cruze hatch!

  11. Uns meses atrás escolhi o Focus 2.0 GLX. Mas o Civic estava bem mais caro na época (agosto). Paguei 57K no Ford, mas hoje pelo mesmo preço do Civic ficaria em dúvida por causa do acabamento e do banco traseiro bem melhor… mas o visual tá meio cansado… Se pelo menos a GM lançasse logo o Cruze hatch!

  12. Vectra GT de jeito nenhum!! Mesmo que tenha emoção por fora, logo você percebe que fez besteira…

    Quanto a Honda Civic e Focus é pau a pau, mas carro por carro ficaria com o Civic. Agora essa de se preocupar com as revisões do i30 não entendi… Qualquer um desses carros você vai gastar bem mais do que gastaria com um popular, não tem jeito. E tem mais, qualidade do i30 é alta, você não terá gastos com manutenções, além de garantia de 5 anos do carro, sem contar que negociando na hora da compra você consegue pega-lo por um excelente preço. Um automático saindo ai por 58 mil reais. É um carro que não te dará problemas… pense grande Renato, saia do tradicional…

    Dentre todos esses seria i30. Reveja a sua postura quanto a este e aproveite o preço…

  13. Olá Gustavo. Olhei um i30 e gostei do carro. Mas, na pesquisa q fiz, o preço das revisões é superior em cerca de 30% em relação às do Civic nos 3 primeiros anos (garantia do Civic), por ex. A cotação de seguro do i30 tb ficou aproximadamente 35% mais cara q a do Civic e ligeiramente mais cara q a do Vectra GT.

    Pelo q o Parizzi me contou, a Hyundai não deve demorar muito para lançar o i30 flex, o q deve acontecer em algum momento de 2011. Com isso eu perderia na revenda, mesmo com garantia mais longa.

  14. Paulo Freire, a Fiat é a melhor marca para fazer carros compactos no Brasil (PONTO). Mas o 1º ano do Punto n foi dos melhores, com peças caindo dos retrovisores e com problemas de pintura. O Linea n tem problema, mas tb n vende. O motor 1.9 era horrível e agora nem existe mais… foi bom isso, mas quem comprou se fu%&#. Pelo preço da versão que me atrai do Linea, prefiro o Focus.
    Em relação ao Bravo, com certeza ele entrará na disputa do meu próximo próximo carro, junto com o Cruze.

  15. Até parece que é só a Fiat que se dá mal em carros grandes. Me diz um carro da VW que até hoje seja sonho de consumo depois de usado. O mesmo vale p/ Ford e GM, NENHUMA tem um carro de categoria fora dos populares que faça a alegria de quem os compra depois de alguns anos.

  16. Vocês notaram que o anônimo e o Felix digitaram o mesmo texto?, será que a máscara caiu para o anônimo?.
    Logo teremos no sítio da 4patas o resultado da longa duração do i30 e pasmem, a concessionária Hyundai só compraria o carro se fosse efetuado uma revisão dos 60.000km disseram para os jornalistas vai ficar caro.

  17. Mudando as vacas de curral, vocês viram a queda nas vendas do Cerato?, o fenômeno desconto funciona mesmo, imaginem se ela avisa que chegaria o seis marchas aí desabava mesmo, por isso que eu digo foi esperteza guardar segredo para desovar estoque.

  18. Com uma, duas, três, quatro, cinco ou seis marchas o cerato é um ótimo carro, com um ótimo custo x benefício. Quem comprou a desova de estoque fez um ótimo negócio, com um bom desconto.

  19. Eu compraria o Bravo. É lançamento, com design moderno e bem equipado.

    O New Civic está mais para Old Civic. As vendas estão em desaceleração. Daqui uns dias vai parecer com o VW Santana.

    O Focus é um carrão, mas está caro.

    O Vectra GT Não me agrada. Para ce um Agile. Como dizem: É um New Astra. Alto consumo de combustível.

    ESPERE E COMPRE O BRAVO. ELE SERÁ BEM ACEITO NO MERCADO. É UM CARRO BONITO, JOVIAL E MODERNO.

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