Resultado do prêmio o Melhor Carro do Brasil

Por Henrique Rodriguez 
Especial para o De 0 a 100

O Prêmio O Melhor Carro do Brasil, organizado pelos principais blogs do país, já tem seus vencedores definidos. Foram quase 2 meses de votação e, em algumas categorias, a disputa foi bastante acirrada. Acompanhe os resultados:

Melhor Carro do Brasil

Na categoria que elege o principal carro lançado em 2010, quem levou foi o novo Uno, com 25.92% dos votos. Este é o 10° prêmio que o Novo Fiat Uno leva neste ano. Lançado em maio não é só um sucesso de crítica, mas também nas vendas, junto com o veterano Mille, o Uno é o 2° carro mais vendido do país. Logo atrás, com apenas 0.66% de diferença está o New Fiesta Sedan, seguido pelo Hyundai Sonata (16.18%).

1. Fiat Uno – 25.92%
2. Ford New Fiesta – 25.26%
3. Hyundai Sonata – 16.18%
4. Chevrolet Malibu – 10.74%
5. Citroën AirCross- 7.05%
6. Hyundai i30 CW – 5.32%
7. Volkswagen SpaceFox – 4.81%
8. Chery Face – 3%
9. Novo Fiat Idea – 1.71%

Melhor Picape do Brasil

A Volkswagen entrou neste ano em um segmento onde nunca tinha atuado em sua história, o das picapes médias. Mas, mesmo que ainda faltem versões mais acessíveis e câmbio automático, a Volkswagen Amarok tem capacidade para conquistar seu lugar ao sol, com um motor econômico e potente e a maior capacidade de carga da categoria, sem contar o design. Com esses predicados a Amarok obteve 36.95% dos votos, seguida pela tradicional Toyota Hilux (17.43%) e por outra picape VW, a Saveiro (16.11%).

1. Volkswagen Amarok – 36.95%
2. Toyota Hilux – 17.43%
3. Volkswagen Saveiro – 16.11%
4. Fiat Strada – 13.57%
5. Chevrolet Montana – 8.40%
6. Peugeot Hoggar – 7.54%

Melhor SUV/Crossover do Brasil

Com marketing agressivo – até demais – a Hyundai conquistou seu espaço no mercado brasileiro nos últimos anos. Neste ano ela lançou no país a nova geração do Hyundai Tucson, com o nome ix35, que leva o prêmio de melhor SUV com 26.51% dos votos. Além de um belo design o modelo é equipado com um moderno motor 2.0 16v com injeção direta e 170cv. Logo atrás, coladinho, veio o novo Kia Sportage (25.82%) lançado durante o Salão do Automóvel e que usa a mesma plataforma e motor do ix35, sequido pelo magnífico Porsche Cayenne (18.14%), em sua nova geração.

1. Hyundai ix35 – 26.51%
2. Kia Sportage – 25.82%
3. Porsche Cayenne – 18.14%
4. Ford Edge – 16.28%
5. Mitsubishi Pajero Dakar – 6.91%
6. Peugeot 3008 – 6.35%

Melhor Carro Premium do Brasil

O segmento dos carros premium é um dos que mais crescem no país. Nunca se vendeu tanto carro de luxo como agora, e o desempenho nas vendas de alguns lançamentos mostram isso. Com design controverso para os puristas fãs da Porsche, o Panamera conquistou o brasileiro e o prêmio de Melhor Carro Premium do Brasil com 23.77% dos votos, seguido pelos alemães Audi A8 (20.43%) e Mercedes-Benz SLS AMG (18.89%).

1. Porsche Panamera V6 – 23.77%
2. Audi A8 – 20.43%
3. Mercedes-Benz SLS AMG – 18.89%
4. Audi A5 Sportback – 12.94%
5. Land Rover Discovery 4 – 10.98%
6. BMW Série 5 GT – 8.91%
7. Mercedes-Benz Classe E – 4.08%

Melhor Motor do Brasil

Em 2010 a linha de motores da Fiat passou por uma boa mudança. Os motores 1.0 e 1.4 Fire passaram por alterações e se tornaram mais potentes e econômicos, saiu o motor 1.8 8V que era comprado da GM e entraram os novos motores E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V. Pois foi a versão 1.8 16V, com sua força em baixas rotações quem levou o prêmio de Melhor Motor do Brasil. Em 2° lugar, mas por muito pouco, ficou o moderno2.0 TDI Biturbo que equipa a Volkswagen Amarok, seguido pelo Ford 2.0 Duratec Flex.

1. Fiat E.torQ 1.8 – 30.80%
2. Volkswagen 2.0 TDI Biturbo – 30.71%
3. Ford 2.0 Duratec Flex – 17.53%
4. Toyota 2.0 Dual VVT-I – 12.84%
5. Hyundai 2.4 16v – 8.13%

Comentários

  • renato dantas disse:

    Deixe-me ver se entendi a privada com volante chamado Uno o melhor do Brasil?, Volkswagen Amarok melhor que Toyota Hilux?, Hyundai ix35 juntamente com o Kia Sportage melhor que Porsche Cayenne?, com certeza absoluta esta pesquisa fora feita no jardim de infância da cidade de Miracema do Norte pertinho da baixa da égua, ora venhamos e convenhamos temos coisas melhores no Brasil do que este tal de Fiat Uno, garanto que se houver pesquisa sobre time de futebol o Ibis de pernambuco ficará em primeiro ligar.

  • Mário Cesar disse:

    UNO … parece + uma das materias compradas pela FIAT … Lamentável as pessoas elegerem um carro que não vem nem com AR QUENTE o melhor carro do BRASIL.

  • Acho que e uma das únicas vezes que vou ter que concordar com o dantas, uno perder pro new fiesta? amarok ganhar? nem sei o que mais comentar, e por essas e por outras que no brasil se paga tao caro em carro que nem bom e equipado e…. lamentável

  • renato dantas disse:

    Certíssimo Felix, como lançamento no seu segmento como carro de entrada é louvável agora, como o melhor carro do Brasil essa foi uma compra caríssima da Fiat.

  • Estou a quase 3 meses tentando entender os pre requisitos para estar nessas listas.
    Posso não ter o melhor carro, mais não sou leigo em questão de automovel.
    Por enquanto parece unanimidade nesse blogue, que ninguém concorda com os resultados dos melhores do Brasil.
    Gostaria de ter tempo para ver os comentários no outros blogues…mais não tenho.

  • Essas pesquisas tinham que ser mais específica.
    Como comparar um Uno com qualquer outro carro de categoria superior?
    A comparação deveria ser feita por preço. Por exemplo carros até 27000, Ka, Celta, Uno, Gol etc… Aí sim eu queria ver. Imagina um Uno completo com o preço absurdo, comparado com um carro médio de entrada. Eu compraria o médio.

  • Eu não sei quanto a vcs, mas mudo muito de opinião com relação ao desenho dos carros. Quando lançaram o novo Uno, eu gostei muito, mas hoje, apesar do pouco tempo, eu já me cansei do visual. Outros carros, já aconteceu o contrário, é o caso do novo Focus. Eu gostava tanto do desenho do Focus antigo, que não gostei quando mudou o modelo. Com o tempo eu passei gostar e hoje tenho um. Mas ainda acho o modelo antigo muito bonito.

  • renato dantas disse:

    Desvirtuando o assunto em pauta tenho a dizer: Fui na Ford por curiosidade do consultor (antigo vendedor), como estão as vendas belo carro?, resposta: apesar de estar disponível no Brasil a pouco tempo, o mesmo vende mesmo que o fiesta tupiniquim por um simples motivo “o espaço do banco traseiro”, quem procura este tipo de carro quer espaço e conforto, conforto tem mas peca e muito no banco traseiro.
    Como disse antes eu e o mano fizemos o teste, após colocar o banco na posição ideal de condução, não deu para eu sentar no banco traseiro atrás do motorista é uma pena, será um grave defeito?, como é o carro que vai para a terra do Tio Sam?.

    Feliz natal para todos.

  • Opa! Só faltaram me avisar sobre churrasco! hehehehe

    No meio de novembro fui a duas concessionária da Ford olhar um Focus 2.0 para test drive. As revendas simplesmente não têm o carro, nem para vender, nem para test drive. Um absurdo!

    Outro aspecto negativo foi a vendedora da Ford Caoa da Rua da Consolação em São Paulo dizendo que o câmbio automático do Focus tem seis marchas, que o modelo é produzido na Bahia e que a Ford tem apenas um escritório em São Bernardo do Campo.

    Acho que um cone seria mais simpático e eficiente do que ela…

  • renato dantas disse:

    CORRIGINDO O TEXTO ACIMA E ABAIXO.

    Desvirtuando o assunto em pauta tenho a dizer: Fui na Ford ver de novo o novo Fiesta e por curiosidade perguntei ao consultor (antigo vendedor), como estão as vendas deste belo carro mexicano?, resposta: apesar de estar disponível no Brasil a pouco tempo, o mesmo vende menos que o fiesta tupiniquim por um simples motivo “o espaço do banco traseiro”, quem procura este tipo de carro quer espaço e conforto, conforto tem mas peca e muito no banco traseiro.
    Como disse antes eu e o mano fizemos o teste, após colocar o banco na posição ideal de condução, não deu para eu sentar no banco traseiro atrás do motorista é uma pena, será um grave defeito?, como é o carro que vai para a terra do Tio Sam?.

    Feliz natal para todos.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *