Qual carro comprar: japoneses ou franceses?

O internauta Gustavo e sua família estão em busca de um novo carro. Depois de muito pesquisarem, eles chegaram a quatro finalistas, sendo que um corre por fora (e outros também podem aparecer de surpresa). De um lado temos dois japoneses: Tiida hatch e Livina, ambos da Nissan. Do outro tempo o Citroën C3 e, por fora, o Peugeot 307. Qual carro o Gustavo e sua família devem comprar?

Vejam o que ele disse (com pequenas edições de texto, e não de conteúdo):

“Minha esposa quer um C3, porém numa visita a concessionária da Nissan vi dois modelos que me chamaram a atenção. Livina e Tiida hatch. Achei o primeiro muito bacana pelo espaço e gostei do test-drive – achei o veículo muito firme. O segundo apesar de um visual diferente, me chamou atenção pela qualidade no acabamento e pelo amplo espaço interno. Cabe a cadeirinha do bebê mais dois atrás com tranquilidade. Isto só complicou a nossa escolha pois o C3 esta na casa dos 40 mil (Exclusive) o Tiida sai a titulo de promoção por 49 mil. Apesar da diferença de preços significativa o financiamento de ambos em 36x acaba por colocar os dois quase com o mesmo valor no final, pois a taxa de financiamento do Tiida é bem mais baixa.

O Peugeot 307 está em promoção. Dei uma olhada com minha esposa e gostamos muito do espaço interno, mas achamos o acabamento e o conforto dos carros da  Nissan superior (exceto Livinia).”

Meu comentário, enviado por e-mail, com ligeiras edições:

Sobre os três carros, como a maioria dos Citroën 0 km, o C3 sofre com uma desvalorização acima da média (um bom desconto na hora da compra pode compensar isso). A Citroën também tem fama de um pós-venda ruim, com peças caras e revisões não muito em conta (mesmo com o preço fixo). Por outro lado, o modelo é adorado pelas mulheres. Elas gostam do visual, acabamento e posição de dirigir.

Já o Tiida é um carro muito bom. Testei o modelo logo que ele virou flex e fiquei bastante surpreendido com o conjunto do modelo. Porém, ele não foi bem aceito no mercado brasileiro. Mesmo com o preço inicial interessante, na casa dos R$ 49.000, o carro não vende bem. Isso pode ser ruim na hora de revender, pois ele vai desvalorizar demais. Não tenho muitas informações do pós-venda do Tiida, mas um conhecido está no terceiro Sentra e diz que o carro dá pouquíssima manutenção e que as peças e revisões estão na média da categoria.

Já o Livina é um carro que vende cada vez mais no Brasil, embora, tenha ficado em quarto na categoria em 2010, atrás de Honda Fit, Fiat Idea e Chevrolet Meriva (nessa ordem). O Livina tem um detalhe interessante: muita gente não sabe que ele é nacional. Isso é uma vantagem na reposição de peças e também deveria ser no preço das peças (o valor está ligeiramente acima dos concorrentes, embora alguns componentes seja mais baratos). Ele se assemelha ao “old Fit” em termos de acabamento, com com um pouco mais de espaço interno e porta-malas maior. A garantia é de 3 anos. O motor 1.6 tem desempenho satisfatório, enquanto o 1.8 trabalha com mais folga.

O 307 Sedan praticamente já morreu com a chegada do Peugeot 408. Já o 307 hatch é um pouco caro, mas está fadado a sair do mercado muito até o 2012 já que a marca tem planos de lançar o 308 por aqui. Se você gostar do 307 ou 307 Sedan e achar que o preço esteja realmente bom, não vejo porque não comprar.

Fotos: Citroën/Divulgação, Peugeot/Divulgação e Nissan/Divulgação

E para vocês, qual carro o Gustavo e sua família devem comprar?

Comentários (57)

  1. Os carros da Peugeot, tanto o 307 hatch quanto o sedan, estão dando lugar a modelos novos que devem substituí-los dentro de 1 ano. O sedan acho um tiro no pé, além de ser feio. O hatch ainda vive um pouco e o 1.6 tem melhor mercado que o 2.0.

    Quanto a manutenção e seguro, o 307 é um carro que não trará dores de cabeça. Mas a chegada do 308 vai desvalorizar ainda mais o veículo. Eu mesmo estou para vender o meu no primeiro trimestre.

    Não conheço muito os carros da Nissan, então não posso opinar. Mas eu daria preferência a eles neste momento.

  2. Acho que ele deve ficar com Nissan, se a familia for grande (filhos) o Livina é o ideal, do contrário o Tiida. A Nissan tem investido pesado em marketing no Brasil, ela quer crescer e tem ótimos carros com 3 anos de garantia.
    A Citroen já teve muitas chances de acertar no Brasil mas sempre ficou no mais ou menos. Sempre ouso falar mal do pós venda deles, atendem como se estivessem fazendo favor.

  3. Sou fã do Tiida, acho que ele é bem superior ao C3 e briga feio com o 307 (se não me engano este está pra ser aposentado). Já o Livina é carro pra familia mesmo, espaçoso e muito confortável.

  4. EU FICARIA ENTRE O LIVINA E O 307. A NISSAN ESTÁ APOSTANDO MUITO NO LIVINA E O 307 VAI SAIR DE LINHA, POR ISSO O LIVINA SERIA A MINHA PRIMEIRA APOSTA.
    JÁ TENTEI COMPRAR VARIAS VEZES O PICASSO, MAS QUANDO PROCURAVA INFORMAÇÕES SOBRE REVENDA E MANUTENÇÃO ME DESANIMAVA, NÃO SEI SE OCORRE O MESMO COM O C3. JÁ O TIIDA É UM MICO DE MERCADO, SOMENTE COM UM DESCONTO GIGANTESCO VALERIA A PENA. MAS É UM CARRO SUPERIO A TODOS OS OUTRO.
    MAS SIGA O CONSELHO DE UM AMIGO EM COMUM… O RENATÃO…
    ANDE EM TODOS ELES E COMPRE AQUELE QUE TE AGRADA MAIS…
    “CARRO É EMOÇÃO ANTES DA RAZÃO”

  5. Não entendo alguns comentários contra carros franceses.
    Tive um Peugeot 206 SW 1.4 e estou no segundo 207 SW 1.4.Os citados veículos nunca deram o menor problema e são muito econômicos. Nenhuma queixa contra a Concessionária Strabourg de Itajaí/SC. São muito atenciosos e profissionais.
    Vai ver que eu não entendo nada de carro.

  6. Anônimo, também não tive problemas com o meu. E sempre fui muito bem atendido nas concessionárias. O meu é bem confortável, potente, silencioso e confio demais nele.

    Mas existem lugares em que as concessionárias realmente são sem vergonha. As do Espirito Santo são uma porcaria na sua grande maioria.

    A Vernon aqui em BH vendeu um 307 que caiu na lagoa da Pampulha. Aparentemente o comprador não foi avisado. São coisas que só os franceses fazem por você. ;D

  7. Dentre os citados, ficaria com o Tiida hatch ou sedan (que tem preço melhor), embora não sejam bonitos. Mas pela proximidade de preço, apertaria um pouco mais o orçamento e levaria um Cerato, Focus 1.6 ou New Fiesta. Com boa negociação, qualquer um destes fica próximo de 50 mil reais.

  8. Eu iria de Tiida. E acho que o Sedan é mais negócio que o hatch.

    Tem um bom acabamento, excelente espaço interno, um ótimo motor (1.8), o câmbio de 6 marchas é ótimo, o porta malas e ideal para a família.

    Além disso o carro é muito econômico (faz 15 na estrada e 12 na cidade com gasolina).

    Mas a maior vantagem é o preço. Bem negociado consegue-se o carro na faixa de 43.000 (o preço de tabela é 44.500).

    Internamente, o Tiida Sedan é praticamente igual ao Tiida Hatch S (o SL é mais equipado, mas custa mais caro).

  9. Como você pode perceber Gustavo a maioria dos blogueiros apontam os japoneses, são melhores em tudo, as (des)autorizadas fracnesas principalmente a Citroen tem um pós venda de irritar o Jó, veja o índice de reclamação das carruagens francesas e das japonesas no sítio http://www.reclameaqui.com.br:
    Nissan – 319 reclamações
    Citroen – 989 reclamações
    Fuja das francesas é dor de cabeça e casamento para o resto da vida.

  10. 307 Hatch: Se eu fosse você excluiria o 307 já de cara. Apesar de ser um excelente carro, no Brasil ele está em profunda desvalorização e não por menos, o carro já tem um estilo e aspecto desgastado sendo que a gota d’água será a chegada do 308 Sedan e posteriormente o 308 Hatch no mercado brasileiro. Ou seja, o 307 sairá de linha e você jogará muito dinheiro pela janela. Aqui só vale a pena um modelo usado.

    
C3: Como o próprio Parizzi já falou, o carro tem muita desvalorização. Tendo em vista o aspecto ‘família’ que você procura, o carro não se enquadra muito bem. A sua manutenção é cara pelo patamar do veículo. Além de tudo, um novo modelo, completamente reformulado e que já lançou na Europa há algum tempo, é esperado no Brasil.

    
Tiida Hatch: Um bom carro, sem muito alarde. O que conta é seu custo-benefício, mas pela total falta de mercado e pelo design ‘novo, entretanto desgastado’, deixaria o Tiida de lado, a não ser que se consiga uma ótima oportunidade.

    

Livina: Dentre todos esses, acredito que o Livina seria a melhor escolha diante das suas perspectivas. O carro tem bastante espaço, oferece um bom conforto e tem um bom mercado (bem melhor que os outros já falados). A vantagem desse fica por conta do custo-benefício quando comparado a de seus concorrentes de categoria.

    
Agora, diante destes modelos, eu também lhe recomendaria dar uma olhada em outros que provavelmente atenderiam as suas necessidades, como o Novo SpaceFox, Fiat Weekend, New Fiesta (o importado do México), o Sentra (Nissan), New Fit, e principalmente o Cerato (Kia). Dê uma olhada e verifique a possibilidade diante do seu orçamento.



    Abraços

  11. Conselho, tenho um Renault Sandero Stepway 1.6 16V, meu carro anterior era um Gol Power 1.6. Se for comprar o Nissan compre com motor 1.8 pois é mais potente e como tem comamndo de válvula variável responde bem, e diga-se de passagem muito bem, em qualquer rotação. Dirigi um carro dito candidato a mico, Tiida Sedan, e a impressão final foi melhor que a de dirigir um VW Polo. Mutio conforto, silêncio e o motor japonês fala alto. Já o meu Sandero tem que dar uma bobadinha no acelerador para ele animar na arrancada. Isso não era necessário no VW Gol, mas o silêncio do renault é bom, consumo equivale ao Gol. Porém o carro é quase da altura de um Tucson. Pense com carinho no motor 1.8. Abraço a todos e feliz 2011!! Muitas relaizações e sucesso a todos.

  12. Gostaria de agradecer a todos até momento pelas dicas. O Cerato e New Fiesta não atendem a minha esposa pois são veículos de 3 volumes o que a desagrada. Gostei da dica do Ford Focus, já vi comentários sobre ele. Na minha pesquisa até o momento consegui na concessionária da Nissan aqui em BH o Livinia com 3 anos de garantia, óleo grátis nas 3 primeiras revisões e garantia de recomprar pela tabela fipe após 3 anos. O único incoveniente do carro até o momento e a falta de regulagem da altura do banco. Minha esposa gosta de veículos que possuam a posição de dirigir alta. Alguém tem alguma opinião sobre o Kia Soul, pois minha vizinha comprou um e parece que está gostando muito do carro. Minha eposa gostou do carro. Vamos fazerum teste-drive neste fim de semana no Focus e no Kia Soul. Depois eu conto pra vcs. Com disse ao Renato está cada vez mais difícil comprar um carro devido a grande variedade de boa opões.]

    Gustavo e família

  13. Depende do que ele precisa! Acho que não deve ficar preso a preço, mas comparar os equipamentos. De cara, já descartaria o 307 porque, como o Parizzi disse, “já morreu”. O C3, pelo visto, também seria descartado, já que o negócio é um carro família. Ele mencionaou cadeirinha de bebê! O Citroën, embora seja um carro excelente, com bom nível de equipamentos, conforto e tecnologia, está longe de atender às necessidades de uma família. Seu espaço interno é exíguo, sobretudo no bco traseiro. Além de ser bem estreito tb. A mala, como é hatch, é a menor de todos esses. Sobraram os Nissan: Se a mala do Tiida serve, a opção é essa, apesar do preço maior. MAs o bco traseiro corre sobre trilhos, então vc pode passar de 290L para 460L (se for a versão inermediária ou TOP). Agora, se vc quer bcos em couro e um espaço de mala maior, o Livina tem a melhor relação custo benefício: 52mil o modelo SL 1.6 (só não vem o alarme, mas vc pode conseguir como acessório de css, na negociação). Eu ficaria com o Livina, pelo fato de ser nacional e estar vendendo bem e, na minha opinião, ser mais bonito que o Tiida! De qualquer modo, minha escolha recairia sobre a Nissan, sem dúvida!

  14. Se for comprar o Livina faça um teste drive nas duas versões. O 1.8 (motor japonês com comando de válvula variável responde bem em qualquer faixa de rotação). Veja a superioridade dele em relação a versão 1.6 (motor francês) creio que o consumo de combustível não será tão diferente.

    Quanto ao Renault Sandero Stepway tenho um completo (Air Bag, ABS e Couro) tem bastante espaço no banco de traseiro(uso 1 cadeiras de bebê – filho de 1 ano e 3 meses; 1 acento elevado com enconto de cabeça – p/ filho de 6 anos e ainda sobra espaço para um adulto no banco traseiro). Já o porta malas não tem muita altura nem é tão grande quanto o do Nissan Livina, mas as vezes vale fazer um teste drive e sentir o carro.

    A Renault ainda tem a versão do MEGANE GRAN TOUR (R$ 46.000,00 no DF – vendida abaixo da tabela Renault) vale fazer um teste drive e conferir o espaço para as cadeirinhas no banco traseiro, já o porta malas você não vai ter do que reclamar.

    Confira e veja se atende a sua necessidade nesta faixa de preço e início de ano você pode ainda ter um desconto nos remanecente 2010/2011. Se vale a pena o que dirá é o custo/benefício ou o Parizzi aí para você não cair num mico.

    Mas como o Parizzi diz a opinião de todos vale, mas compre o carro que vai te fazer feliz.

    Aliás é você que vai acordar todo dia de manhã e se deparar com a sua escolha e não com a que escolheram para você. Aqui neste espaço vale a colaboração e o ponto de vista de cada um ora convergindo ora divergindo, mas é assim que vamos progredindo, evoluindo e tendo novas experiências isso é que é viver.

    Abraço a todos.

  15. E a cada dia que passa a decisão vai ficar mais difícil.

    Novos modelos chegando, outros se consolidando, já outros abaixando o preço as vezes se equipando e na sua maioria ficando pelado para concorrer.

  16. Comprei um TIIDA e me dei bem!
    Eu, meu marido e minha filha estamos amando o conforto ao dirigir e andar no TIIDA. Silencioso, motor potente e econômico. Já viajamos com ele e foi muito bom. Olha dirija e me diga depois. Os outros carro parecem ser ocos.

  17. Compre um livina 1.8 completo co um ou dois anos de uso e fará um bom negócio, além de todos opcionais, ainda estará na garantia e economiz
    ará mais de Dez mil reais, faça as contas!

  18. Eu vou de TIIDA, com certeza! Já avaliei todos os carros que podia nesta categoria e, o melhor custo benefício é o da NISSAN. Se não, vejamos: o carro TOP de linha: SL, 1.8, 16 V. vem com: freios ABS completo, Combustível FLEX, bancos de couro, GARANTIA DE 3 ANOS, sistema ONEWAY – assistência técnica 24 hrs se de der pane ou colisão no veículo (até carro os cara te dão e hotel pago também) – mais: piloto automático para direção assistida, ignição automática com chave inteligente, amplo espaço interno e teto alto, bancos deslizantes traseiros aumentando o porta malas pra mais de 460 litros, enfim: mais ítens de série como aérofolio, saia na cor do veículo, pneus com aro 16 e rodas liga leve, etc., etc., ALGUÉM AINDA TEM DÚVIDAS? Sem contar que o carro é diferente de todo o padrão que existe por aí nas ruas. A sensção de EXCLUSIVIDADE é muito legal. BOA SORTE!

  19. Eu vou de TIIDA, com certeza! Já avaliei todos os carros que podia nesta categoria e, o melhor custo benefício é o da NISSAN. Se não, vejamos: o carro TOP de linha: SL, 1.8, 16 V. vem com: freios ABS completo, Combustível FLEX, bancos de couro, GARANTIA DE 3 ANOS, sistema ONEWAY – assistência técnica 24 hrs se de der pane ou colisão no veículo (até carro os cara te dão e hotel pago também) – mais: piloto automático para direção assistida, ignição automática com chave inteligente, amplo espaço interno e teto alto, bancos deslizantes traseiros aumentando o porta malas pra mais de 460 litros, enfim: mais ítens de série como aérofolio, saia na cor do veículo, pneus com aro 16 e rodas liga leve, etc., etc., ALGUÉM AINDA TEM DÚVIDAS? Sem contar que o carro é diferente de todo o padrão que existe por aí nas ruas. A sensação de EXCLUSIVIDADE é muito legal!tem mais: NAS Concessionárias aqui em SP, você compra com 60% de entrada e paga o resto em 24 meses com taxa 0. Esqueci de mencionar também no TOP de LINHA ele vem com TETO SOLAR que é show de bola. Esquevci de falar também que ele tem direção elétrica que dá um pau nas hidráulicas. UFA!! Se você gastar mais que R$55,000 em um outro carro, com certeza não estará levando tudo que o TIIDA tem e nem o CONFORTO de dirigir que esse carrinho proporciona. Pareço vendedor da NISSAN, né? Mas, não sou, pode ter certeza. Apenas, me apaixonei pelo carrinho. BOA SORTE!

  20. furtaram o carro da minha gol g5 2009, a segurada depositou o 27.000,00 depois de passados 20 dias.
    Com este dinheiro dei de entrada num nissan tiida hatch e vou pagar 36 prestações de 550,00 reais, ou seja, 40% do valor do carro dividido em 36 parcelas sem juros.
    Obs. Moro me Brasília.

  21. Eu iria de Nissan. A minha familia sempre teve carros VW, Fiat e GM (hoje incluo os franceses neste hall).
    Eu tive, também, a oportunidade de ter carros dessas marcas que citei. Meus conceitos mudaram drasticamente até eu comprar o meu primeiro carro japonês. Por um acaso um carro nissan. Posso dizer com propriedade que o motor 2.0 16v que ele tem consegue ser mais ou tão (dependendo da disposição de andar) economico quanto os carros 1.4 das citadas marcas.
    É imbatível a qualidade, acabamento, robustez e durabilidade.
    Atualmente estou procurando um carro para minha esposa. Estou pesquisando um Honda FIT semi novo.
    Se Deus continuar me permitindo, só ponho carros japoneses na garagem.

  22. Afnet, a Nissan é Japonesa. Pesquise no site da marca. A nissan apenas tem uma fábrica no méxico, assim como a VW tem uma fábrica no Brasil e nem por isso é brasileira.

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