Honda Civic 2012 – TODOS os concorrentes agradecem

A Honda mostrou, na semana passada, todas as versões do novo New Civic 2012 norte-americano. Confesso que, se eu já tinha ficado desanimado anteriormente, minha esperança está diminuindo cada vez mais. O carro vai continuar com excelente mecânica e a velha e (re)conhecida confiabilidade Honda. Mas seu visual deu um passo atrás.

Fizeram o City baseado no New Civic. O sedã compacto premium ficou até bonito e moderno. Mas, a impressão que tenho é que, ao inverter a situação, o resultado de fazer o novo New Civic tendo o City como base não deu muito certo. Para onde foi a esportividade? Parece que o carro engordou…

A nova dianteira parece a do New Civic, só que sem ousadia. Já a traseira parece ter vindo dos coreanos de anos atrás. Nem o novo New Civic Si, logo acima, parece um esportivo de verdade.

Internamente, o painel ficou praticamente a mesma coisa, mas com duas aparente melhorias e uma piora. A tela de navegação por GPS caiu muito bem no painel (e já passou da hora dos carros nacionais saírem de fábrica equipados com tela multifunção, sensível ao toque, de série no painel), assim como aquela outra telinha misteriosa ao lado direito do velocímetro. Seria, finalmente, um computador de bordo? Seria um local para mostrar as imagens da câmera de ré (de série)?

Em relação ao que piorou, se o carro perdeu o visual esportivo por fora, por que manter o esportivo volante por dentro? A novo New Civic precisa acompanhar internamente a caretice do lado de fora, por isso ganhou um novo volante, que pode até ter excelente empunhadura, mas que é bem mais feio que o antigo (atual).

Já ouvi dizer que o novo New Civic nacional pode passar por ligeiras mudanças estéticas antes do lançamento. Acho pouco provável que isso aconteça e, se acontecer, dificilmente veremos grandes alterações visuais.

Penso que o novo New Civic vai continuar fazendo sucesso por aqui, principalmente pelo seu excelente conjunto e confiabilidade mecânica. Sua lista de equipamentos de série precisa compensar os erros visuais para manter o carro mais atrativo que os concorrentes.

Falando nos adversários, o Corolla muda de visual em breve e ganha melhorias no motor 1.8 e no câmbio – deve continuar na liderança. A Kia alterou recentemente o Cerato, que ganhou câmbio manual e automático de seis marchas. Quanto virar flex, se consolida de vez no mercado.

A Chevrolet prepara o Cruze, que será um importante representante do segmento, com pretensões de brigar pela ponta. Peugeot 408 e Renault Fluence precisam mostrar suas qualidades antes que seja tarde demais. E o novo Jetta? A versão mais cara será excelente, com motorização maior. Já o previsto Jetta 2.0 flex deve passar muito aperto no mercado com seu superado motor, que atualmente desenvolve impressionantes 120 cv de potência com etanol. Temos ainda o Elantra, da Hyundai, que deve dar as caras no segundo semestre com toda força. E não podemos esquecer do Ford Focus Sedan, que é bom, mas não vende bem.

O segmento de sedãs médios conta ainda com o Citroën C4 Pallas, o (bom) carro que mais desvaloriza do Brasil (segundo informações publicadas na Quatro Rodas) e com o Nissan Sentra, eterno coadjuvante. Fiat Linea? Esse briga com Ford New Fiesta e Honda City na categoria de baixo.

Se o novo New Civic mudou para melhor, isso ainda não podemos saber. Se o consumidor brasileiro vai amá-lo, também é uma incógnita. Mas, uma coisa é certa: a situação dele no mercado está ficando cada vez mais complicada, ainda mais com um visual desses.

(fotos: Honda/Divulgação)

Comentários

  • Se esse carro vier bem equipado e por um preço justo, vou até pensar em um.

    O que esse tem de feio na traseira (ao menos na foto) o atual carece de equipamentos básicos. Tá difícil de entrar pro lado nipônico da força.

    Espero que melhorerem a motorização também (não que seja ruim, mas um pouquinho a mais de torque em baixa ajuda).

    Vamos ver no que dá. O 408, por exemplo, achei muito feio de início. Agora já o acho bonito. Espero que o Civic seja assim.

  • Só pra constar, achei a frente muito bacana, melhor que a atual (me lembra o novo Jetta). E a traseira precisa melhorar.

    Esse é o típico desenho que fica mais bonito ao vivo. Aposto que não vai ser feio. É um desenho mais sóbrio e menos agressivo.

    Acho que criaram uma expectativa muito grande sobre esse carro. O Civic atual revolucionou muito. É difícil manter um padrão inovador durante duas gerações.

  • Tadeu disse:

    A honda conseguiu fazer a SEGUNDA proeza no Civic. A primeira foi deixar o porta-malas menor do que do Fit, a segunda agora foi “enfeiar” o painel em 2 andares,ficou feio,voltou no tempo,e ficou como carro dos anos 80,só que com alguns mostradores digitais.O volante ridiculo,esse negócio de camera de ré acho muito dificil vir para o Brasil,externamente ficou agradavel,mas ainda prefiro o visual atual,Pra todo mundo que criticou a reestilizaçao do corolla, a honda tbm nao foi bem,nas geraçoes atuais era mais fã do civic do que do corolla,agora com essa daí,ja vou repensar nos meus conceitos…

  • ACHO QUE A HONDA PERDEU TERRENO PARA O COROLLA NO PÚBLICO “TIOZÃO” E AGORA QUER RECONQUISTAR. FICOU MAIS SÓBRIO.
    PARA O PÚBLICO JÓVEM, DEIXOU O CITY QUE É MUITO BONITO E MAIS BARATO.

  • Wladimir Pereira disse:

    Por enquanto por foto parece que este modelo da HONDA vai sofrer igual ao PALIO. A geração anterior era muito bonita e um simples face light deixou o carro mais feio e gerou 2 novas frentes.

    Não sei não, mas pelo que vejo COROLLA agradece a preferência. Quem sabe até o segundo lugar tenha um novo dono que o diga o KIA CERATO. Será que ele chega ao topo!?

  • Adriano - BH/MG disse:

    Dificilmente a honda conseguiria lançar um civic com linhas tão ou mais revolucionárias quanto ao atual modelo vendido… Particularmente não gostei e foi um passo atrás neste seguimento tão concorrido!!Como diz o título da matéria: “TODOS os concorrentes agradecem”

  • renato dantas disse:

    Como já devem saber sou fã incondicional da Honda e Toyota, mas por enquanto por foto não estou achando essa beleza toda (talvez quando for ao vivo teremos outra concepção de beleza), o New Fiesta por foto agradou-me já ao vivo achei meio esquisito, parece um carro frágil.
    Os importados estão fazendo a festa por um simples motivo dólar barato, caso ele venha a dobrar de valor aí quero ver como fica os preços dos Kias da vida.
    Eu fiz algumas previsões aqui que o Hoggar não ia decolar, o Puntão Línea não atingiria a meta da Fiat, o Sentra (bom carro), não ia vender o esperado, o horroroso Tiida Sedã vai pro brejo e assim sucessivamente.
    Quanto ao C4 Pallas ser bom?, não apela xará, minha irmã que o diga, foi à justiça buscar seus direitos enfim, o reinado do Corolla e Civic vai continuar vendo os demais pelo retrovisor sabem porque?, voi repetir são extremamente confiáveis e por isso vos digo VERDADEIROS AUTOMÓVEIS.

  • Félix disse:

    É uma pena a imagem dos franceses. É só fazer um test-drive do Fluence para ver que ele é muito bom (pessoalmente acho que, em suavidade e câmbio, é superior à dupla japonesa). Mas no nosso mercado ainda vão reinar o Civic e o Corolla, ou até que os coreanos resolvam de vez o pós-venda, pois estes já são tão bons quanto e MUITO mais bonitos.

  • O Dantas vive no mundo mágico dos japoneses. Só pode.

    Imagino a capa do filme “Dantas no mundo da Honda e suas maravilhas”. Seria mais ou menos assim: ele, trajado de rosa, acompanhado de um arco-íris por trás e vários japoneses com dentes de coelho à sua volta. E no céu, sobre uma nuvem, seu amável City. Perfeito, não? :B

  • O Corolla tem um apelo menos esportivo que o Civic atual e vende muito bem (inclusive mais que o Civic). Vai ver a Honda pensou nisso e transformou o Civic 2012 num carro de coroa. O problema foi que a mascarada não pegou bem, o visual realmente não está harmônico como o do rival Corolla.

  • renato dantas disse:

    Se você um dia conseguir comprar um japonês verá que eu tinha razão não se engane, dos sedãs vendidos no Brasil Honda e Toyota são imbatíveis.
    Abraço Pedro Mariana.(que nome esquisito).

  • Dantas,

    Não é questão de não poder ou poder. Comprar até posso, mas eu vejo outras opções (até mais caras) com bons olhos. Tanto é que o Peugeot custava o mesmo preço do Civic (até mais), e me entregava mais mimos, recursos eletrônicos e desempenho.

    Eu tenho vontade de ter um carro com borboletas (um Civic). Tô até olhando um. Só não sei se espero o novo chegar.

    E aposto com você que o Fluence é uma opção melhor que os dois japoneses.

  • Félix disse:

    Está mais que na cara que os japoneses estagnaram e precisam baixar a bola (posso falar isso sem medo, pois sou filho de japoneses). A Kia já faz os mais belos carros orientais e é só olhar os sites japoneses da Honda e Toyota para perceber que seus carros ficaram pra trás em termos de design. Não sou só eu quem pensa assim, quem acessa o jalopnik deve também ter visto a notícia:

    http://www.jalopnik.com.br/conteudo/editorial-de-jornal-economico-japones-da-um-tapa-na-cara-das-fabricantes-locais

    Na mecânica, TALVEZ a Honda e a Toyota AINDA tenham mais bagagem. Mas vendo o novo Civic, tenho CERTEZA que a Honda está dormindo e não percebeu que tem gente se movendo…
    Senão a Honda será como a Sony, que se percebe que a diferença de preço só vem de um status que não mais se justifica.

  • Anonymous disse:

    O sr. Dantas mais uma vez sendo preconceituoso: pagou caro por um carro totalmente pelado e fica botando banca… Francamente! Já enviou seu currículo para a Honda?

  • Henrique disse:

    Bem… fiquem com as suas carruagnes francesas e italianas, eu ja tive Corolla e realmente o carro tem muita qualidade, e ja tive a infelicidade de ter Peugeot e Fiat, esses dois nunca mais entram na minha garagem.

    Só nào tive problema com Toyota, Ford e Volks, apesar que a Volks peca muito em conforto e acabamento.

  • Félix disse:

    Essa preferência por marca “x” ou marca “y” beira o fanatismo religioso … hehe. Eu não tenho problema nenhum em comprar um carro japonês, coreano, italiano, francês ou americano. Os coreanos estão melhorando e muito, só falta melhorar o pós-venda… e é o que falta também às francesas, que acaba refletindo na desvalorização. Mas acho que a VW, a Toyota e a Honda tentam vender carros pelados por um plus de preço baseado na “confiança” da marca, o que é algo que nem todos estão a fim de pagar. É como pagar mais por um notebook da Vaio: tem a “aura” da Sony, mas qual a vantagem real? Mas se vc não se importar com a desvalorização do modelo 2011, pode ser um bom momento para comprar o Civic, que ainda é um belo carro, não?

  • Anonymous disse:

    Voltou a ser um carro de velho, tenho certeza agradou ao público com mais de 65 anos…
    Porém quem mais gostou deste carro foram as outras montadoras.

  • Anonymous disse:

    Que lixo, concordo com o autor no que se diz do painel sem mudanças com volante tosco e na traseira baseada em modelos coreanos anteriores. Mas era de se esperar, porque quando a esmola é demais o santo desconfia. O Civic sempre foi um carro meia-boca quanto ao design, só esse modelo atual que realmente surpreendeu. Agora tudo volta ao normal.

  • Webson Dantas disse:

    Eu devo estar com problemas de gosto, só pode, que carro feio, mesmo para mim, um amante incondicional do Honda Civic. Não entendo como a Honda muda o modelo 2005 para um projeto arrojado denominado new civic, deixa todos com os olhos brilhando, mesmo hoje, quando passa o carro, e depois regride com um veículo na contra-mão como este modelo 2012. Credo, meu sonho de ter um civic zero este ano se foi, vou ficar no model anterior, esperar que alguém de um minimo bom senso no designer da fábrica tire este modelo rapidamente de linha (antes de entrar), so assim, um dia poderei ter um Civic zero, porque até lá, vou conservando o último de bom gosto que foi feito. O motor é outra controversia, tinhamos um 1.6 com 127cv, econômico, forte, manutenção barata, foi mudando para 1.7 com 3cv apenas a mais, depois 1.8 com apenas 13cv a mais e tome mais gasolina, mais manutenção, mais gastos. O que há com a Honda? alguém morreu na fábrica e levou os segredos de como evoluir o que é bom? Ta ai Toyota, sua grande chance, mude aquele horrivel carro um pouquinho e irá ganhar muitos clientes do Civic. Em resumo, digo ARGH! quem fez isto????

  • Anonymous disse:

    O new civic atual é uma porcaria, tem retardo de aceleração, bebe mais do que papudim, tem uma suspensão tão dura quando o Troller, o banco do carro bate demais, o forro plástico do banco do motorista solta direto, o porta malas é muito fácil de violar, a bateria é de moto, de deixar o pisca funcionando por meia hora, vc pode ficar no prego, a calha do vidro se desgasta muito rápido, ocasionando o sobe e desse do vidro, o coxim do motor quebra muito, o rangido do pedal de embreagem é um item de serie, buzina colando é um complemento, amortecedor traseiro estourando igual a balão de aniversário, amortecedor dianteiro empena igual a aro de bicicleta, evaporador do A/C fura sozinho, entre outras coisas menos comum.
    Quem acabou de ler, deve pensar, “Esse cara é da concorrente”.
    Sou não, trabalho numa concessionária Honda, e recebo essa porcaria todo dia com os mesmos problemas, e sempre digo as mesmas mentiras, o melhozinho é o city, claro, tirando o fato do barulho na traseiro que é uma característica da suspensão, a bateria, que também é de “moto”, descarrega até se a porta ficar muito tempo aberta, caso inusitado, cliente teve que quebrar a tampa do tanque, a bosta não abria, etc, etc.
    PRA FINALIZAR, A HONDA NÃO TEM PEÇA DE REPOSIÇÃO, E AS POUCAS QUE TEM, DEMORA ATÉ 20 DIAS PARA EMBALAR, MAIS 10 PRA TE ENVIAR, MAIS 10 PARA RECEBER….

    Ass. Consultor de Serviços Honda

  • Anonymous disse:

    Esse “Consultor de Serviços Honda” que postou acima, certamente está de aviso prévio ou já recebeu a carta de demissão da Honda e está expondo sua revolta hahah. Eu saí de um VectraMonza e agora tenho um Honda City. Estou satisfeito com o carro, atende minhas necessidades muito bem! Quer perfeição? Compre um Audi RS8, Mercedes SLS, BMW 550i, Ferrari Modena, Aston Martin…

  • Anonymous disse:

    Realmente não consegui entender a estratégia da Honda com esse novo modelo do Civic. Concordo que o New Civic já estava precisando de uma revigorada mas a nova proposta deixa muito a desejar, principalmente quando nos lembramos do estrondo que foi o lançamento do Civic atual. Acredito que a mecânica continuará a ser o ponto forte do carro da Honda, mas, quanto ao design não podemos dizer o mesmo. As lanternas traseiras são de um mau gosto terrível. A frente do carro é sem graça, sem aquele ar mais agressivo e arrojado que o atual Civic conseguiu conquistar quando do seu lançamento. Até parece que depois de haver conquistado o estado da arte com o modelo atual do Civic, a Honda ficou perdida sem saber como melhorá-lo. Será?

  • Alenc disse:

    acho que o carro segue um designer dos futuros modelos,porém a traseira ficou um pouco parecida com a do antigo accord….Embora seje um dos mais bonitos, sempre achei que traseira nunca combinou com a esportividade destacada pela frente….Entretanto, acredito que vai ser bem aceito como sucessor do atual….vai ser uma questão de tempo para acustumarem com sua aparencia.

  • Eu iria comprar um honda civic, mas depois de ler todos esses comentários a respeito do referido carro, decido ficar com meu fuquinha memo!!! pois o bichinho bebe bem pouquinho e quando encalha eu memo arumo!!!rsrs até…
    Joel Meirinho

  • Anonymous disse:

    Esse Civic ficou uma porcaria só para tiozão comprar uma merda dessa….eu nunca comprario…pra fazer isso era melhor ter continuado do jeito que tá….tenho um Astra e iria trocar futuramente em um civic mas agora…prefiro mil vezes o Cruze da GM

  • Anonymous disse:

    HAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHHAHA….

    CRUZE DA GM, O NOVO VECTRA DA MARCA AMERICANA!!!!!! HAHAHAHAHHAAHHA

    NEGO FALA DESSE CARRO, DEVERIA TOMAR VERGONHA NA CARA…

    FALAR QUE OS COREANOS SAO BONITOS??? ENTAO QUER DIZER QUE DEVE-SE COMPRAR CARRO POR BELEZA E NAO POR CUSTO BENEFICIO….UM PARA CHOQUE DE UM CERATO CUSTA NADA MENOS DO QUE 1700,00 E NEGO ACHA LINDO, UM CARRO FEIO, CÓPIA DO CITY, ALEM DE QUE CUSTA UM ABSURDO, REVISOES CARAS E PEÇAS BARATINHAS E BARATINHAS HAHAHA, QUE QUASE NÃO DEMORAM 4 MESES PARA CHEGAR.

    FALARAM DO CIVIC, BOM É O VELOSTER COM SEU INCRIVEL MOTOR 2.6 DE INCRIVEIS 128 CV DE POTENCIA PELO PREÇO DE 89.000,00 HAHAHAHAHHAHAHA

    HAHAHAHAHAHHAHA EU RACHO O BICO COM ESSES ENTENDEDORES DE AUTOMOVEIS…. COMPRAR POR BELEZA, PEÇA AJUDA PARA UAM CONSULTORA DE MODA.

    SEUS ZE RUELAS DO CARA LHOOOOO

  • Anonymous disse:

    Espera mais a traseira matou o civic a frente ficou cópia do new city. acho que o carro evolui em eletronica embarcada e perdeu em estilo e esportividade , acho o atual muito mais bonito, é uma pena vou ter que mudar para o elantra.
    Ex. dono de Civic

  • Chico Mineiro disse:

    Vou te contar uma anedota viu! Esse povo que fala que New Civic não presta é pq não teve, tem e por ser zé ruela nunca terá! Experimenta ter 1 carro japonês como new civic e corolla, que voce vai ver a diferença pro lixo gm, fiat, etc que vc tem…
    E o pior, os koreanos tão rindo sem parar (lá do fim do mundo) da cara da maioria dos brasileiros que se acham espertos comprando os carrinhos de brinquedo que eles trazem pra cá, pq são lindos por fora, e é isso que importa não é donos de flho do tuc?
    Até eu faço 1 comercial na tv e falo que meu gol quadrado ganhou como melhor hatch do ano e vai chover nego na volks querendo comprar um com motor a ar!!!
    Se tiver dinheiro, compre um porsche que isso sim é carro, senão ande de civic ou corolla que é o melhor que podemos andar aqui abaixo do equador!
    Abraço

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *