Mais uma pérola de taxista

Nos últimos meses, tenho tido dificuldades de atualizar o De 0 a 100 como eu gostaria por causa do meu volume de trabalho. Mas acabei conseguindo uma forma de fazer um post com isso.

Como tenho andado muito de táxi (por questões profissionais), converso com os motoristas como se eu não conhecesse absolutamente nada sobre automóveis. Os papos são bem interessantes e alguns taxistas realmente sabem o que estão falando. Porém, por outro lado, ouço pérolas que deveriam fazer parte de um livro.

Vejam os carros dos taxistas que peguei em janeiro e fevereiro (até 11/02) de 2011, do mais recente para o mais antigo:

Chevrolet Meriva Joy 1.8
Chevrolet Meriva Maxx 1.4
Chevrolet Meriva Premium 1.8 Easytronic
Ford Focus Sedan 2.0 (velho Focus)
Fiat Idea ELX 1.4
Chevrolet Meriva Joy 1.4
Chevrolet Astra Sedan 2.0
Chevrolet Mervia Joy 1.8
Chevrolet Zafira Comfort 2.0
Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 8V

O último taxi que andei era, como esperado, uma minivan. Mas, ao invés de um Meriva, veio uma Zafira Expression 2.0 2010/2011. Me chamou a atenção o fato do modelo ter câmbio automático. Comecei a fazer perguntas sobre carro e ouvi uma “boa” e uma pérola.

Durante o papo, o motorista disse que teve um Astra Sedan, um Meriva e que resolveu pegar a Zafira por causa do espaço interno e desempenho. Tudo bem sobre o espaço, mas resolvi perguntar sobre o desempenho. Ele me disse que o Meriva 1.8 andava bem menos que a Zafira 2.0 por causa do peso. O detalhe é que o Meriva pesa 1.253 kg e a Zafira automática (de 4 marchas) 1.480 kg. São 112/114 cv de potência e 17,7 mkgf de torque (1.8) contra 133/140 cv e 18,9/19,7 kgfm (2.0)

Perguntei então sobre o Astra Sedan, que também é 2.0 e é mais leve (1.220 kg) que a Zafira, e ouvi a “boa”: “Meu Astra era 2.0 8V flex. Minha Zafira é 2.0 16V flex, por isso anda bem mais”. Pensei em contra argumentar, mas vi que não valeria a pena.

Câmbio

Foi então que decidi focar a conversa no câmbio. O motorista me disse que as “trocas eram tão ‘lisas’ que nem tinha jeito de perceber quando o carro mudava de marcha” – fui até o meu destino contanto “1ª… 2ª… 3ª…”, já que é possível sim sentir a troca. Perguntei ao taxista se o comportamento do câmbio era bom na estrada, e ele disse que sim.

Eu questionei se a transmissão, por só ter quatro marchas, deixava a desejar nas ultrapassagens. A resposta veio com uma pérola: “você está vendo aqui na marcha, tem esse botão ‘S’, que deveria se chamar ‘T'”. Eu perguntei “por que ‘T’?”, e ele respondeu “é ‘T’ de turbo – quando eu aperto, o carro liga um turbo que só funciona em altas rotações do motor… assim consigo ultrapassar qualquer carro na estrada”.

Edição especial e única do Chevrolet Zafira, com exclusivo botão T para acionar o turbo!

O imaginário popular é realmente extraordinário. Só para esclarecer: não existe, atualmente, Zafira 2.0 16V, e o botão ‘S’ aciona o modo ‘Sport’, que estica mais as marchas, fazendo com que o carro efetue as trocas com rotações mais altas do motor 2.0 8V (isso melhora o desempenho e sacrifica o consumo).

Mas puxa vida: uma Zafira 2.0 16V flex, com câmbio que possui um botão para acionar um turbo? Por essa nem o mais otimista engenheiro da Chevrolet do Brasil esperava.

(Fotos: Chevrolet/Divulgação – a última imagem tem uma arte de Renato Parizzi)

Comentários

  • Mário Cesar disse:

    “T” de turbo, essa foi muito boa mesmo, só falta quando ele assistir velozes e furiosos 5 aqui no brasil ele falar para as pessoas que o carro dele tem turbo igual aos carros do filme.

  • Félix disse:

    O taxista viajou na maionese.. hehe. Mas a maioria dos consumidores não está assim tão interessada nos detalhes técnicos (ou está?). Mesmo muitos vendedores não conhecem o produto que oferecem… ou nunca ninguém ouviu uma pérola numa concessionária?

  • Mário Cesar disse:

    Félix

    Pior que é verdade quando fui comprar o Punto só deus para perdoar o que os vendedores falaram pra mim do carro, é lamentável ver que até os “profissionais” do ramo automotivo mesmo sendo somente vendedores não entendam praticamente nada sobre carro.

  • Wladimir Pereira disse:

    Já pensou Parizzi se o N vira NITRO no câmbio automático. Haja braço para segurar o carro passando uma carreta bi-trem. Essa aqui foi mais viajem que a do motora do taxi.

    Você quer andar com emoção ou sem!?

    Segura ai moço no banco do taxi afivela o cinto de 4 pontas e seguro que o meu taxi tem NITRO, mais aí a corrida vai ser bandeira 3 e com emoção.

    Só com bom humor já que até quem vende carro não sabe o que o produto dele tem, pois vendem emprétimo de banco e não carros.

  • Félix disse:

    Eu me lembrei de um conhecido (muitos anos atrás…) que me chamou a atenção para o volante ESCANHOTÁVEL do Monza! Pra que simplificar se dá para ser chique e falar bonito!

  • Tem palhaço para tudo.

    Mas sou suspeito a falar do câmbio 4 marchas. O Corolla, C4 e o 307, por exemplo, andam mais que o Civic AT com uma marcha a mais (um overdrive). Aí entra escalonamento, motor, torque, peso, etc.

    E esses mesmos 3 (Corolla, C4 e 307 automáticos) também andam mais que um Golf, Stilo ou Vectra equipados com um câmbio manual de 5 marchas, por exemplo.

    Vai muito do casamento do motor / câmbio em função do peso e motorização do carro.

    Mas que o S não é T, isso é verdade. Eu mesmo tenho a teclinha no meu. Melhora, mas não faz milagres.

  • Enrico disse:

    Stilo 1.8 manual x C4 2.0 16V aut
    Golf 2.0 manual x 307 2.0 16V aut
    Vectra 2.0 manual x Corolla 1.8 16V aut
    Será que o trio que vc citou vence mesmo?

    Corolla 2.0, C4 2.0 e 307 2.0 automáticos andam mais que o Civic 1.8 por obrigação, mesmo só com quatro marcas. Agora vamos ver quem consome menos combustível…

  • Enrico, já tivemos um Golf 2.0 manual e atualmente tenho um 307 2.0 16v tiptronic. A diferença de desempenho, mesmo com o 307 sendo automático, é significativa, principalmente na estrada.

    O Stilo 1.8 fica BEM distante do C4. O C4 tem peso semelhante, bem mais torque e 40 cavalos a mais. Enfim, é outro padrão. Mesmo com uma marcha a menos, ele anda mais sim.

    O Vectra tenho certeza que não acompanha o Corolla 2.0. Quanto ao 1.8 não sei te responder.

  • Resumindo, o taxista aciona o botão, sport, em seguida, o turbo, depois o KERS e despeja o nitro…rsrsrsrs… eu acho que vai voar…. peças do motor pra todo lado isso sim vai voar… huahuahuahua

  • Mário Cesar disse:

    Pior do que essa Chevrolet Zafira turbinada com o cambio de 4 marchar do ano de 2002 é o Peugeot 408 top de linha com um cambio também de 4 marchas.
    Ainda bem que a Peugeot se tocou e vai trazer em breve o 408 com o 1.6 16V Turbo High Pressure e com um cambio de 6 marchas.

  • Fico envergonhado qdo um colega comete uma bobagem dessas ele não conheçe a sua ferramenta de trabalho e acha só porque a cilindrada é maior ou o carro que anda mas que os outros e não deve acelerar o carro ao menos par testar pois saberia facilmente que tudo que lhe disse era só besteira e me faz lembrar de um ditado que diz que taxista qdo não conta dinheiro conta mentiras que pena que pertenço a essa classe tão desprivilegiada ,mas quem sabe a zafira dele não era modelo exclusivo rsrsrsrs!!!!!!!!!

  • Anonymous disse:

    Alguém descorda que o melhor carro pra taxi é o Zafira??? infelizmente o carro já tá com visual ultrapassado. trabalho na porta de um hotel no Rio de Janeiro e meu ponto tem 40 carros entre eles 3 Zafiras,Elas são mais requisitadas do que o Corola, Vectra, Meriva do ponto. se não tivesse fora de linha compraria outra sem pestanejar.

  • CARLOS disse:

    CONCORDO PLENAMENTE COM VC. TENHO UMA 11/12, TRABALHO COMO TAXISTA NO AMARELINHO A 25 ANOS, A ZAFIRA ATÉ AGORA FOI O MELHOR CARRO QUE TIVE. NÃO ME DEU PROBLEMA NENHUM. A ÚNICA DESPESA QUE TIVE ATÉ O MOMENTO FOI A TROCA DA CORREIA DENTADA COM 80.OOOKM. PENA QUE TIRARAM DE LINHA, REALMENTE O VISUAL ESTÁ ULTRAPASSADO, MAS ERA SÓ DAR UMA REESTILIZADA, SERIA MELHOR DO QUE COLOCAREM ESTA BOSTA DE SPIN, HORRÍVEL, PARECE CARRO DE FUNERÁRIA E DIZER QUE FICOU NO LUGAR DA ZAFIRA É SACANAGEM.

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