Impressões: Ford Ecosport XLT – De carta fora do baralho a ótima opção!

Mais um Impressões aqui no De 0 a 100! Acho interessante notar como carros quem nem faziam parte dos planos acabam sendo escolhidos como “azarões” e agradando bastante ao dono. Foi mais ou menos isso com o Leonardo Vilela, que manda suas impressões do Ford Ecosport XLT.

Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas, o Rafael, o Jow, o Hugo, o Bruno, o Joathan, o Leônidas (de novo!), o Hugo Leite, o Pedro, o Piauí Jr., o Renato Dantas, o Mário Cesar, o Mário Cesar (de novo!), o Renato Dantas (de novo!), o Joathan (de novo!), o José Barbosa Júnior, o Jefferson de Oliveira, eu mesmo (Volvo XC60 e Astra) e o Leonardo Vilela, basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com. Fale um pouco sobre o seu carro. Descreva os pontos positivos, negativos e conte alguma coisa curiosa! E não se esqueça de mandar fotos do veículo (só serão publicados posts com fotos). Garanto que a placa (ou algum outro detalhe) não será mostrada.

Ford Ecosport Brasil

Ford EcoSport

Eu sempre gostei dos Peugeots, tanto que eu e minha esposa tínhamos dois 206 Presence 1.4, e já estávamos com a programação da troca programada, o dela eu trocaria em uma Pajero ou Tucson e o meu em um 307.

Mas como sempre tem um porém, nossa primeira filha iria nascer em novembro de 2010, então tivemos que antecipar a troca de pelo menos um dos veículos, justamente pelo espaço de porta-malas e também porque nenhum dos 206 tinha airbag ou ABS.

O Ford Ecosport nunca esteve em minha lista de desejos, ate porque sei que na verdade ele é um Fiesta mais alto e não um SUV efetivamente. Mais ai entrou outro aspecto: meu pai iria vender seu Ecosport XLT 2007 completo, inclusive airbag duplo, mas sem ABS.

O que me levou a comprá-lo ao invés de um Tucson ou Pajero foi a grande desvalorização que ocorreu no carro, o fato de ter airbag duplo e, principalmente, por causa da origem. Sendo do meu pai, eu sei que o carro passou por todas revisões, nunca foi batido e era bem cuidado.

Mas vamos as impressões:

Acessórios e opcionais e instrumentos

O carro é bem completo, com som original duplo din, com entrada auxiliar (boa para iphone ou celular p2), tem vários porta-trecos, o ar-condicionado gela muito bem e os bancos de couro de fabrica são bem confortáveis.

Destaque para o airbag duplo, que é raro achar neste carro. Na época da compra, meu pai aguardou 45 dias para chegar o carro com airbag.

O painel de instrumento é objetivo, muito embora eu não goste do mostrador de combustível e temperatura serem digitais. Os acionadores dos quatro vidros estão em boa posição, assim como o do retrovisor elétrico.

Motorização

O motor 1.6 8V não é esperto, mas leva o carro com certa facilidade. Obviamente em ultrapassagens deve-se tomar o dobro de cuidado. O consumo do carro começou muito ruim. Estava fazendo 4,5 km/l na gasolina. Mas descobri (com a perda de potência) que era hora de trocar a embreagem (com 60 mil km). Hoje ele faz 8,5 km/l na gasolina (com ar-condicionado ligado). No álcool ainda não fiz a medição.

Nunca precisei de desligar o ar para uma subida ou coisa assim.

Cambio

O cambio é bom, mas as relações poderiam ser melhor ajustadas (acho que ocorreu no modelo 09), porque a primeira começa fraca e quando ganha potencia você já tem que passar a segunda. A 4ª e 5ª são boas, para estradas você anda a 110 km/h ou 120 km/h sem forçar ou esgoelar o motor.

Suspensão

Na minha opinião, a suspensão é a pior parte do carro. Seu ajuste (talvez puxando o Fiesta) atrelado a altura da carroceria faz o carro “dobrar” demais e, na estrada, principalmente em velocidade acima de 90 km/h, passa uma sensação de que ele pode literalmente tombar. Então não é o tipo de carro para manter 110 km/h constante, por exemplo. Já a questão do conforto em pisos acidentados é boa, até por causa da maciez da suspensão.

Segurança

Apesar de não ter ABS, o carro freia bem se levado em consideração o seu peso. O airbag dá uma segurança a mais. As portas tem travamento automático e trava de segurança para crianças. Acho que faltou aviso no painel de portas abertas.

Espaço interno

O espaço não é ruim, mas também não é muito bom. Na frente é muito bom e se acha fácil uma boa posição para dirigir graças ao ajuste de altura e lombar. Atrás é um pouco mais apertado (mas muito melhor que o Pajero TR4). Acho que o ideal em viagens é 4 adultos. O ocupante do meio sofre com o túnel.

Como tenho criança, para colocar a cadeirinha (de recém nascido, onde a criança fica de costas para a frente) e o seu suporte no banco de trás, tive que arredar bem o banco dianteiro do passageiro para a frente, devido ao espaço traseiro reduzido.

Como já disse anteriormente, o ar-condicionado da conta do recado com sobras.

O porta-malas não é GRAAAANDE, mas comporta bem as bagagens e o carrinho do bebe (muito melhor que o do 206), e tem duas luzes de cortesia. O único problema é abrí-lo quando tem algum carro atrás.

Particularmente acho o interior pobre, há algumas rebarbas no plástico e faltou um certo requinte para um carro que em 2007 custou R$ 61 mil.

Pneus

Os pneus são 15”, com rodas de liga-leve inclusive no estepe, o que particularmente acho bonito. Porém, eles poderiam ser 16” e mais largos para ajudar a segurar o carro.

Exterior

Mesmo sendo a primeira geração do Ecosport, ele ainda não perdeu o seu charme e considero um carro muito bonito, principalmente com os para-choques pintados da mesma cor e o estribo lateral, tudo de fábrica.

Visão geral

É um bom carro, com um motor regular, bom porta-malas e a altura do solo faz muita diferença para o lado ruim (estabilidade) e também para o lado bom (andar em estrada de terra). O fato do meu ter airbag me deixa um pouco mais tranquilo, porque chega uma idade que começamos a pensar mais na segurança que no conforto. Um grande problema é que o estepe ficar na tampa e o para-choque é mais recuado do que ele. Então em caso de uma colisão traseira, a primeira coisa que ira amassar é sua tampa de porta-malas e não o para-choque, tornando o conserto mais caro.

Prós

1. Altura do solo (em estrada de terra)
2. Ar-condicionado
3. Segurança
4. Estética ainda atual
5. Radio com entrada auxiliar
6. Bancos de couro com ajuste de altura e lombar
7. Espaço interno banco dianteiro

Neutros

1. Motor (podia ser melhor, mas não é ruim)
2. Espaço interno banco traseiro
3. Porta-malas (podia ser maior se não tivesse tanto plástico nas laterais).

Contras

1. Step com menor recuo que o para-choque traseiro
2. Suspensão muito macia que cria insegurança em curvas
3. Interior pouco refinado
4. Falta ABS

Opinião do blogueiro

Muito interessante as impressões do Leonardo! Das suas quatro reclamações principais, duas foram ouvidas pela Ford, que melhorou o acerto da suspensão e, principalmente, o acabamento do Ecosport. Tanto é que ele perdeu o carinho apelido de “NHEcosport”.

O Ecosport realmente evoluiu desde quando foi lançado no Brasil em 2003. É uma opção muito legal no mercado nacional que agrada homens e mulheres. Mas ele fica realmente devendo em eficiência do motor 1.6 8V Rocam flex (como disse o Leonardo), que não é ruim, mas poderia ser melhor (quem sabe o 1.6 16V Sigma não resolveria?); e em equipamentos de segurança de série desde as versões mais básicas. Pagar R$ 53.400 (valor sugerido) num Ecosport XL 1.6 0 km sem ter, pelo menos, airbag duplo não é uma boa ideia – custo/benefício bem ruim. O Ecosport 2.0 também poderia ser mais barato, não importando se o câmbio é manual, automático ou se a tração é 4×2 ou 4×4.

Mesmo assim, é inegável que o jipinho da Ford está em seu momento mais maduro e de melhor qualidade. E esse é o último momento do carro no Brasil com a carroceria atual, já que seu substituto está previsto para 2012/2013.

Fotos: Leonardo Vilela/Arquivo pessoal

Comentários (10)

  1. Legal o EcoSport do Leonardo. Eu tinha um XLT q era completo, com motor 2.0 a gasolina. Vendi pq ele deixava a desejar no conforto para os ocupantes, na estabilidade e na capacidade do porta-malas – a família cresceu e precisei de mais espaço e conforto… mas era um bom carro.

  2. Pois é Leonidas, ja estou percebendo isso. Com o carrinho atras um bocado das bagagens tem que ir no banco do passageiro da frente (minha esposa vai atras com a nenem.
    Mas aqui entre nos, entre este porta-mala e o do 206 que eu tiha melhorou bem ne…
    abracos a todos
    Leonardo Vilela

  3. O Ecosport só se justifica como carro de família porque foi comprado do pai (confiança da origem!). Tirando isso é só um carro de imagem, que nem uma Palio Adventure: muitos esquecem que ainda é compacto e pagam preço de carro médio.

  4. “Então não é o tipo de carro para manter 110 km/h constante, por exemplo.”

    Desculpe gente mas essa frase para mim apareceu desse jeito:

    “Então é um pedaço de ferro da morte pronto para matar a mim e minha família”;

  5. Concordo com a opinião do anônimo: carro de família tem que transmitir segurança. Se parece inseguro a 110/hora, então pouco adianta ter air-bag.

  6. Ei felix, concordo com vc totamete no que disse que o carro de familia é pq comprei do meu pai. Todos sabemos (e eu disse claramente nas impressoes) que ele é um fiesta alto.

    Quanto ao comentario do anonimo e o 2o do felix eu devo dizer que nao sou nao tanto 8 nem 80…

    De fato no se consegue estabilidade nem seguranca andando a 110 com ele. Mas justamente por isso eu piso mais alto para fazer curvas a 80 o 90 no maximo.

    E de fato ele passa mta inseguranca a 110, entao para nao ser um “pedaco de ferro da morte” eu nao faco curvas nesta velocidade.

  7. O fato de não passar segurança em curvas é normal em carros altos, é só ler sobre isso em qualquer teste. Quanto ao motor 1.6 é excelente para o Fiesta mas o Eco é maior e mais pesado mas não fica a desejar dá conta do recado sim. Considero que é um carro pra tudo, bom pra cidade, estrada, família, solteiro e ainda aguenta uma estrada de terra sem exageros.

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