Nissan Tiida X Ford Focus: Round 2

A Nissan realmente conseguiu chamar a atenção de todos com o polêmico anuncio do Tiida envolvendo o Ford Focus. Mesmo que o Focus venda mais, realmente a versão de entrada do Tiida tem melhor desempenho (pelo menos comparando os números oficiais) e preço mais em conta (principal argumento do comercial). Ambos oferecem uma lista de equipamentos de série semelhante.

Resolvi perguntar no De 0 a 100: Entre os hatches médios, qual vale mais comprar? Com um total de 140 votos, vejam o resultado final:

Nissan Tiida 1.8 S – 78 votos (55,7%)
Ford Focus 1.6 GL – 62 votos (44,3%)

Expandindo um pouco mais a briga para as versões logo acima dos dois carros, vemos que o Tiida SL continua custando um pouco menos, mas vem com uma lista de equipamentos de série bem mais atraente do que a do Focus GLX. Os motores não mudam: 1.8 16V flex e 1.6 16V flex, respectivamente. Mais uma vez vantagem para o Nissan.

Para tentar equilibrar a disputa, inclui a versão GLX 2.0 do Focus, aumentando o potencial desse rápido comparativo. Com o motor Duratec, o Focus realmente oferece uma lista de itens de série muito mais ampla do que seu irmão Sigma e números desempenho muito superiores ao concorrente japonês (mesmo critério de antes). Por outro lado, a versão 2.0 do Focus cobra bem mais do consumidor, passando da casa dos R$ 60.000 (sugeridos).

Tiida 1.8 SL (hatch)

. Preço sugerido: R$ 56.190, mas vendido por R$ 54.190
. Principais equipamentos de série: Alarme, airbag duplo, ar-condicionado digital, banco do motorista e volante com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40, dobrável em 180º, câmbio manual de seis marchas, computador de bordo, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, rádio AM/FM/CD Player com leitor de arquivos em MP3, entrada auxiliar para iPod e seis alto-falantes; rodas de liga-leve de aro 16″ e “quinteto elétrico” (travas, vidros, retrovisores, teto solar e direção); banco traseiro reclinável e sistema de deslizamento horizontal (240 mm), console central dianteiro com tampa, apoio de braço e tomada 12V, descansa braço dos passageiros traseiros com porta-copos integrado, faróis de neblina, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BAS), piloto automático integrado ao volante, revestimento principal dos bancos, painéis de porta e volante em couro. Garantia de 3 anos.

. Números: O motor 1.8 16V desenvolve 125 cv de potência com gasolina e 126 cv com etanol e 17,5 kgfm de torque com qualquer combustível. O porta-malas tem capacidade que varia entre 289 e 463 litros; o tanque comporta 52 litros e o peso da versão SL 1.8 manual é 1.246 kg.

Ford Focus 1.6 GLX (hatch)

. Preço sugerido: R$ 56.140
. Principais equipamentos de série: Ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, rodas de liga leve 16″, rádio AM/FM/CD Player com leitor de arquivos em MP3, entrada auxiliar e seis alto-falantes; alarme anti-furto, ajuste de altura dos faróis e do banco do motorista; ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, chave canivete, computador de bordo; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; câmbio manual de cinco marchas; travas, vidros e retrovisores elétricos; porta-luvas refrigerado; e faróis de neblina. Garantia de 3 anos.

. Números: O motor 1.6 16V Sigma desenvolve 109 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina e 116 cv e 16,3 kgfm com etanol. O porta-malas tem capacidade de 328 litros; o tanque comporta 55 litros e o peso da versão GLX 1.6 manual é 1.290 kg.

Ford Focus 2.0 GLX (hatch)

. Preço sugerido: R$ 62.440
. Principais equipamentos de série: Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, airbag duplo, rodas de liga leve 16″, sistema de som MyConnection com bluetooth, conexões para USB e iPod e comandos por voz + rádio AM/FM/CD Player com leitor de arquivos em MP3, entrada auxiliar e seis alto-falantes; alarme anti-furto, ajuste de altura dos faróis e do banco do motorista; ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, chave canivete, computador de bordo; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; câmbio manual de cinco marchas; travas, vidros e retrovisores elétricos; porta-luvas refrigerado; faróis de neblina; freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e CBC; partida sem chave (Ford Power), acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocromico e sensor de chuva. Garantia de 3 anos.

. Números: O motor 2.0 16V Duratec desenvolve 143 cv de potência e 18,7 kgfm de torque com gasolina e 148 cv e 19,5 kgfm com etanol. O porta-malas tem capacidade de 328 litros; o tanque comporta 55 litros e o peso da versão GLX 2.0 manual é 1.353 kg.

Levando em consideração os critérios preço, equipamentos de série e desempenho (se possível nessa ordem de avaliação), qual dos três seria a melhor compra?

Comentários

  • O Focus 2.0 deve andar parecido com o Tiida. Ele é mais pesado.

    O pecado do Nissan é ser muito feio, mas isso é subjetivo.

    Vou de Focus 2.0 sempre. Se a grana for curta, com certeza a escolha não seria o Tiida e muito menos o Focus 1.6.

  • Se verificarmos a relação peso/potência o Tiida briga mesmo é com o Focus 2.0, aí a vantagem é do Focus principalmente devido a suspensão traseira, que na minha opinião é o ponto forte dele.
    Mas se comparar com o Focus 1.6 o Tiida leva fácil.

  • Anonymous disse:

    Quanta demagogia. Perguntem a todos os homens se se casariam com uma mulher feia mas prendada em vez de uma mulher bonita mas que não sabe cozinhar nem lavar nem passar. Este Tiida é muito feio e não adianta a Nissan colocar teto solar, central multi mídia ou dez air bags, continuará sendo muito feio, só serve para andar de noite numa rua sem iluminação.

  • renato dantas disse:

    Não sou e nunca fui fã de carros hatch porém, o tiida não é feio é horroroso, assim como seu irmão sedã… vigem maria da Nissan só salva os modelos (alguns), da Infiniti, é mais fácil vocês verem o Roberto Carlos de bermuda que o Tiida vender mais que o Focus.

  • Hugo disse:

    O Sentra até que dá para aceitar, mas o Tiida é horroroso. Gastar quase 50 mil num carro feio desses é inconcebível.

    Sou muito mais o Focus, e se não fosse ele, com certeza também não seria o Tiida.

  • Dantas, não vejo nada de anormal num carro como o seu, pelo contrário, em proporção bebe mais que o meu.

    Seu carro é leve, tem um motor pequeno e uma marcha a mais.

    Faço 8km / L rodando em BH. A diferença tá no motor: 2.0 16v, 143 cv, mais de 1300 kg e automático.

  • Anonymous disse:

    HEHEHEE, RENATO DANTAS OWNED. Valeu Pedro e Mariana, esse cara é um deslumbrado. Temos um Honda aqui em casa, é um bom carro, mas não chega a tanto.

  • renato dantas disse:

    Vai chegar no Brasil mais um verdadeiro automóvel, e como sempre será sucesso pela qualidade, durabilidade e confiabilidade, unindo a tudo isso sucesso de vendda.

  • Walther Brunner disse:

    Esse tal de Renato Dantas é um chato: tenho uma Spacefox 2007 com 54.000km completa e nunca tive problema com ela. Na gasolina com ar consigo 9,5Km.
    A pessoa ficar querendo puxar a sardinha e ficar elogiando seu carrinho tudo bem, mas ofender as outras pessoas porque optaram por outras marcar é ridículo! Cai na real meu camarada: você tem a versão mais barata de um carrinho 1.5 sem ABS ou Airbag… Se pelo menos estivesse dirigindo um CiviC EXS ou um Accord… Se liga meu camarada e respeite a opinião dos outros!
    PS: Meu pai tem um Civic EX 2008. É um excelente carro, tudo bem. Mas meu pai não se considera acima dos outros mortais por conta disso…

  • Anonymous disse:

    “Aguardem, mais um verdadeiro automóvel vindo para o Brasil, e garanto não é lixo chinês e nenhuma carruagem francesa”.

    E muito menos uma porqueira 1.5 japonesa sem abs e airbag

  • Focus 2.0, fácil, fácil… Muito mais carro em todo o conjunto da obra. Só quem já andou em um sabe o que estou falando. Mas tem outros carros interessantes, como o i30, o Kia Optima (sensacional, diga-se, mas que nesse país “maravilhoso” deve chegar por +/- 100 mil), o Kia Rio (boas chances de vir para o Brasil.

  • Anonymous disse:

    Já tem fotos rede do novo Tiida a ser lançado no Japão em setembro deste ano e no primeiro semestre de 2012 no Brasil. Pelas fotos, na minha opinião, o novo Tiida se transformou da abóbora para a carruagem e com seu excelente pacote de equipamentos, certamente dará trabalho para a concorrência.

  • Tiida feio? Pois é. Quem realmente acha isso faz o teste: pare com um Focus em qualquer lugar. Depois chegue de Tiida.
    Impressionante a diferença.
    Já tive vários outros carros na mesma faixa e o Tiida surpreende em todos os aspectos. Carro com tecnologia impecável. 1.8 chega a fazer 16 por litro na estrada e 12~13 na cidade. Feio? Feio é não ter um e fazer comentário sem saber do que se trata.

    Focus não é ruim, mas não tem comparação no conjunto. Quem dúvida pega um final de semana e vai nas duas concessionárias fazer testes.

  • O Focus é ligeiramente mais bonito ,na frente, que o Tiida, mas vc acha ele em qualquer canto!! Tenho um Tiida SL 2011 e pode ter certeza que ele chama muito mais atenção que um Focus… ele tem estilo e é diferente!!!
    O custo benefício do Tiida é espetacular dá um show encima do fucus…
    O tiiida anda muitooo!!!
    Já deixei pra pra trás muitos focus dá até vergonha!!!!
    E andando de boua, na cidade, estou fazendo mais de 13 km/l em Florianópolis!!!! SuperMegaPowerEconômico!!!!

  • Felipe disse:

    Eu estou comprando um nissan tiida SL 2012 vermelho. So to esperando ele chega.E antes de fecha negocio, eu estava muito, muito em duvida entre o focus e o tiida, porque realmente o focus é um poco mais bonito que o tiida, mais isso é subjetivo, cada um tem um gosto. E outra o nissan tem muito mais itens que o focus e com um preço menor. ( diferença de de 6 mil, se for pega o focus glx 2.0) E alem de tudo é um carro japones, só quem ja teve um japones , sabe do que to falando. Todas essas pessoas que falam que o carro é feio, andam de busao ou com um uninho 1.0 lixo.
    Vamu ae galera, me fala o que é bonito, uno ,celta, corsa sem ate vidro eletrico em 72vezes? Me respeita vai!!!

  • Anonymous disse:

    Quem se preocupa com beleza ao comprar um carro , a alto estima deve estar muito baixa. Com o preço do focus glx 1.6 da pra comprar o tiida sl , que só tem a mais ar digital , teto solar , abs , bancos em couro , piloto automatico , chave presencia , banco traseiro reclinavel , 3 anos de garantia e o motor muito mais potente que o focus 1.6. Se mesmo assim com o mesmo valor a beleza for mais importante , vai fundo no focus.

  • Anonymous disse:

    Boa Tarde

    Pessoal estou pensando em comprar um Tiida SL 2011/12, porém estou caindo na mesma duvida da galera em geral, o custo beneficio e os equipamentos são sensacionais, porém o visual não é um dos melhores. Então se os proprietários que tiveram a mesma duvia e compram puderem me falar se gostaram eu agradeço a ajuda.

    Abs
    Felix

  • Anonymous disse:

    Prezados,

    Comprei um Tiida automático zero em 2010, o carro é excelente, já comparei com civic, i30, focus, cerato e vectra gtx.
    Conclusão: simplismente não há comparação. A qualidade interna bem como a lataria e o motor do Tiida estão pelo menos 10 anos à frente destas carroças que citei.
    Façam test drive e tirem suas conclusões.
    O Tiida é um projeto sólido e mundial, sua suspensão agrada aos mais exigentes usuários (não é a carroça dura do civic que pula mais que caminhonete velha); e o sistema overdrive do automático transforma o Tiida em um foguete esportivo.
    Futuros compradores: acelerem com cuidado !!!!

    Abs
    Riel

    • João disse:

      Pelo amor comparar tiida com o Civic, me ajuda aí né. Civic máquina de verdade tanto é verdade que o Tiida foi descontinuado, agora veja o Civic a fila de espera por ele.

  • Anonymous disse:

    Com relação à beleza, o Tiida chama atenção por onde passa e para quem diz que é feio é porque nunca olhou o carro de perto, a frente é espetacular, super esportiva com vincos no capô que acompanham os enormes faróis de três níveis (dá pena do farol do civic e focus de tão ridículos e simples).
    Já a traseira do Tiida super esportiva, com vincos integrados as lanternas que invadem a lateral do carro quase encostando nas portas traseiras. É show !!!!

    Quando digo que o Tiida está à frente destes outros carros é simplesmente porque o novo modelo do civic 2012 está copiando suas lanternas e o IX35 já copiou agora em 2011.

    Qual o segredo do Tiida ser tão potente e econômico ao mesmos tempo? TECNOLOGIA JAPONESA de ponta. É sistema variável de válvulas. Em baixa rotações, algumas são desligadas, quando se aumenta a aceleração é como se ligasse um turbo, pois as demais válvulas entram em ação.
    Experimentem acelerar um TIIDA e depois acelerem focus, civic e companhia.

    É brincadeira !!!! Quem viaja já deve ter visto vários Tiidas voando.

    Espero ter contribuído.

    Abs.
    Riel

  • Jean/Floripa disse:

    Olá,

    Em Abril comprei um Tiida SL e estou muito satisfeito.

    Acabei escolhendo aquele que me pareceu a melhor compra, isso depois de alguns meses de análise e muito test drive.

    Tive a mesma tentação de comprar o Focus, e olha que por conta da parceria que da empresa que trabalho e a Ford, tenho condições de comprar com a tabela de Pessoa Jurídica +- 8% de desconto.

    Para quem acha o Tiida feio diria que gosto é igual nariz, cada um tem o seu (até é bom não ter tanto TIIDA na rua dá um toque de exclusividade) e tbm é inegável os atrativos do Focus, mas basta andar com um e outro e a beleza do Focus cai por terra ante o desempenho do Tiida.

    Tiida …..Recomendo!!!

  • Anonymous disse:

    Olá Pessoal!

    Comprei um Tiida Sedan 2011/2012 a 7 meses e estou muito satisfeito! O carro é super confortável, acabamento de primeira e o desempenho esse sim merece premiação, já tive golf gti 150cv e o comportamento é parecido dá um impressão que o carro tem um turbo! Na estrada a sexta marcha é magnifica, o condutor praticamente não muda de marcha! Se estiver a 60km/h e empurrar o pé responde e se não tirar o pé poderá chegar fácil nos 180~200km/h. O único problema deste carro é sua aparência tiozão “Mas é gostoso ver um civic, focus, i30 e outros levar couro de um carro de tiozão rsrsrsr”, e o jogo de roda de 15″ com perfil 185, que em desvios bruscos desgarra com uma certa facilidade. Outro ponto é seu ar-condicionado, melhor que os nacionais, FIAT principalmente que mais parece um “ARQUECEDOR”. Por 44,500 comprar um carro que dá um banho em qualquer um da sua categoria nacional e importado, não tem o que pensar. O resto é Pôneis Malditos.

  • Anonymous disse:

    Amigos: acabei de comprar um Tiida para a minha esposa, os meus ultimos dois carros foram Golf, o Tiida não deve nada para o Golf e posso dizer que de motor o Nissan é muito melhor… anda muito!!!
    Para quem compra carro querendo ser visto é só investir em um Tiida vermelho e escolher bem por onde vai andar!!! Rs…

  • Anonymous disse:

    Eu tinha um Ford Focus 1.6 flex 2008 (mod antigo) que tirei zero. O troquei por um Nissan Tiida S flex cambio manual em 2011 que tambem tirei zero. Não tem nem como comparar os 2 carros! É como comparar um gol 1.6 com um Golf 2.0! A vantagem do Focus era a economia, que realmente era incrivel. Recentemente vendi o Tiida para minha irmã e comprei um Focus Ghia 2010 completissimo. Sim, é um exelente carro e passa mais requinte (por ser um ghia) que o Tiida, mas o Tiida é muito melhor, mas espaçoso e ANDA MUITO MAIS que o Focus (duratec 2.0)

  • Anonymous disse:

    A comparação começa e termina no acabamento da porta do Focus: mesmo no GLX você tem a impressão de estar entrando em um fiesta pelado! Fora o painel cheio de plásticos simplórios. Depois entra em um tiida sl e compara, parece uma nave por dentro.

  • Anonymous disse:

    Pobres e coitados daqueles que tentam, eu disse tentam denegrir a imagem do Nissan Tiida. O carro é simplesmente perfeito para se dirigir com vários ítens de conforto como direção elétrica, piloto automático, freios ABS com EBD e sem falar no refinado toque japones no design projetada com ares de Pini Farina.
    Mas fazer o que, conhecimento e gosto não estão disponíveis para todos os gostos e bolsos. Um abraço aos menos conhecedores de AUTOMÓVEIS. Carro o Brasil tá cheio deles, corsas, palios, gols.

  • thiago ventura disse:

    Tenho um tidda sl completão, amigos os bancos de couro parecem tronos de tão grandes, e o conforto nem se fala já a questão de espaço e brincadeira nunca vi um hatch com tanto espaço maior que muito sedã gigante, o rendimento então faço 10 na cidade e quando preciso da um coro em alguém nossa e covardia ganho até de automáticos simplesmente fabuloso 6 marchas e uma coisa maravilhosa. Não tenho nada a reclamar do meu tidda minha única tristeza e que pararam com a fabricação, o que e uma pena pois apesar de seu visual ser diferente o carro e uma maquina perfeita. KM 62.000 modelo 2011

  • marco disse:

    comprei um tida sl 1.8 2012 usado com 25.000km para minha esposa. Hoje o mesmo encontra-se com 40.000km. O carro é espetacular, muito espaço, cambio automatico maravilhoso, motor super potente, carro realmente surpreendente, realmente concordo que o design é um pouco de tiozão, mais voce dentro dele, se sente num carro top de linha com um conforto sem igual. Quando for trocar o meu tambem quero um nissan.

  • Moabe Junior disse:

    Minha dúvida foi igual a de muitos aqui, pois fiquei entre o Tiida e o Focus, e depois de testar os dois a dúvida acabou,peguei um Tiida SL 2012. Particularmente sempre achei ele mais ou menos bonito, mas olhando de perto os detalhes (como o capô com os vincos que remetem as pistas) dá pra ver que o carro é sim muito estiloso! Daí comprei uma central com câmera de ré e hoje ele está com 24 MKm, estado de zero, dando perdido em alguns Vectra GT 2.0, Paratisaveirogolfox, Golf 2,0, Focus, Astrassauro e outros nacionais que precisam trocar correia dentada a cada 50mkm…. tecnologia pura!! Pena que não deram continuidade com o Tiida que vendem hoje no japão e nos EUA, turbo, lindo demais. Até hoje não me arrependo e estou muito feliz com meu carro, quem viaja no banco de trás vai como Rei, com o banco inclinado (quase uma cama!), Qualidade em todos os materiais (tem couro na porta toda e som com kit duas vias de fábrica show!!) volante em couro, apoio central em couro com forro espumado e muito mais, cara, o carro é muito bom… No preço dele não tem melhor nem a pau! Na estrada é muito seguro, faz curvas excelentes, tem muita retomada, o câmbio de 6 marchas não deixa o giro baixar e o torque tá sempre em alta, cola você no banco! Se você não quer apenas um carro de ”modinha”, vai de Tiida que não vai se arrepender!!

  • Diego disse:

    Sempre achei o tiida horroroso ! Nem passava pela minha cabeça ter um…estava na dúvida entre o focus e o fit…na consecionaria a vi um tiida sl 2011 e resolvi fazer um teste drive…meus amigos , é o melhor carro que já andei ! Hj possuo um tiida sl 2011 automático

  • alex disse:

    sempre tive carro nacional , andei em um polo antes da compra odiei akele vc andando sente akele motor arranhando meio que estranho a sensação, ja o nissan tiida vc nem escuta o barulho do motor , o meu esta com 87 mil km e esta como novo , o espaço interno dele traseira é da de 10 a zero em muitos sedã

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