A Nissan realmente conseguiu chamar a atenção de todos com o polêmico anuncio do Tiida envolvendo o Ford Focus. Mesmo que o Focus venda mais, realmente a versão de entrada do Tiida tem melhor desempenho (pelo menos comparando os números oficiais) e preço mais em conta (principal argumento do comercial). Ambos oferecem uma lista de equipamentos de série semelhante.
Resolvi perguntar no De 0 a 100: Entre os hatches médios, qual vale mais comprar? Com um total de 140 votos, vejam o resultado final:
Nissan Tiida 1.8 S – 78 votos (55,7%)
Ford Focus 1.6 GL – 62 votos (44,3%)
Expandindo um pouco mais a briga para as versões logo acima dos dois carros, vemos que o Tiida SL continua custando um pouco menos, mas vem com uma lista de equipamentos de série bem mais atraente do que a do Focus GLX. Os motores não mudam: 1.8 16V flex e 1.6 16V flex, respectivamente. Mais uma vez vantagem para o Nissan.
Para tentar equilibrar a disputa, inclui a versão GLX 2.0 do Focus, aumentando o potencial desse rápido comparativo. Com o motor Duratec, o Focus realmente oferece uma lista de itens de série muito mais ampla do que seu irmão Sigma e números desempenho muito superiores ao concorrente japonês (mesmo critério de antes). Por outro lado, a versão 2.0 do Focus cobra bem mais do consumidor, passando da casa dos R$ 60.000 (sugeridos).
Tiida 1.8 SL (hatch)
. Preço sugerido: R$ 56.190, mas vendido por R$ 54.190
. Principais equipamentos de série: Alarme, airbag duplo, ar-condicionado digital, banco do motorista e volante com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40, dobrável em 180º, câmbio manual de seis marchas, computador de bordo, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, rádio AM/FM/CD Player com leitor de arquivos em MP3, entrada auxiliar para iPod e seis alto-falantes; rodas de liga-leve de aro 16″ e “quinteto elétrico” (travas, vidros, retrovisores, teto solar e direção); banco traseiro reclinável e sistema de deslizamento horizontal (240 mm), console central dianteiro com tampa, apoio de braço e tomada 12V, descansa braço dos passageiros traseiros com porta-copos integrado, faróis de neblina, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BAS), piloto automático integrado ao volante, revestimento principal dos bancos, painéis de porta e volante em couro. Garantia de 3 anos.
. Números: O motor 1.8 16V desenvolve 125 cv de potência com gasolina e 126 cv com etanol e 17,5 kgfm de torque com qualquer combustível. O porta-malas tem capacidade que varia entre 289 e 463 litros; o tanque comporta 52 litros e o peso da versão SL 1.8 manual é 1.246 kg.
Ford Focus 1.6 GLX (hatch)
. Preço sugerido: R$ 56.140
. Principais equipamentos de série: Ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, rodas de liga leve 16″, rádio AM/FM/CD Player com leitor de arquivos em MP3, entrada auxiliar e seis alto-falantes; alarme anti-furto, ajuste de altura dos faróis e do banco do motorista; ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, chave canivete, computador de bordo; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; câmbio manual de cinco marchas; travas, vidros e retrovisores elétricos; porta-luvas refrigerado; e faróis de neblina. Garantia de 3 anos.
. Números: O motor 1.6 16V Sigma desenvolve 109 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina e 116 cv e 16,3 kgfm com etanol. O porta-malas tem capacidade de 328 litros; o tanque comporta 55 litros e o peso da versão GLX 1.6 manual é 1.290 kg.
Ford Focus 2.0 GLX (hatch)
. Preço sugerido: R$ 62.440
. Principais equipamentos de série: Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, airbag duplo, rodas de liga leve 16″, sistema de som MyConnection com bluetooth, conexões para USB e iPod e comandos por voz + rádio AM/FM/CD Player com leitor de arquivos em MP3, entrada auxiliar e seis alto-falantes; alarme anti-furto, ajuste de altura dos faróis e do banco do motorista; ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, chave canivete, computador de bordo; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; câmbio manual de cinco marchas; travas, vidros e retrovisores elétricos; porta-luvas refrigerado; faróis de neblina; freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e CBC; partida sem chave (Ford Power), acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocromico e sensor de chuva. Garantia de 3 anos.
. Números: O motor 2.0 16V Duratec desenvolve 143 cv de potência e 18,7 kgfm de torque com gasolina e 148 cv e 19,5 kgfm com etanol. O porta-malas tem capacidade de 328 litros; o tanque comporta 55 litros e o peso da versão GLX 2.0 manual é 1.353 kg.
Levando em consideração os critérios preço, equipamentos de série e desempenho (se possível nessa ordem de avaliação), qual dos três seria a melhor compra?
O Focus 2.0 deve andar parecido com o Tiida. Ele é mais pesado.
O pecado do Nissan é ser muito feio, mas isso é subjetivo.
Vou de Focus 2.0 sempre. Se a grana for curta, com certeza a escolha não seria o Tiida e muito menos o Focus 1.6.
Não entendo de carros. Acho o Tiida muito charmoso, desde que foi lançado. Mas a minha referência é apenas estética…
Rosana Marques
Se verificarmos a relação peso/potência o Tiida briga mesmo é com o Focus 2.0, aí a vantagem é do Focus principalmente devido a suspensão traseira, que na minha opinião é o ponto forte dele.
Mas se comparar com o Focus 1.6 o Tiida leva fácil.
Quanta demagogia. Perguntem a todos os homens se se casariam com uma mulher feia mas prendada em vez de uma mulher bonita mas que não sabe cozinhar nem lavar nem passar. Este Tiida é muito feio e não adianta a Nissan colocar teto solar, central multi mídia ou dez air bags, continuará sendo muito feio, só serve para andar de noite numa rua sem iluminação.
Não sou e nunca fui fã de carros hatch porém, o tiida não é feio é horroroso, assim como seu irmão sedã… vigem maria da Nissan só salva os modelos (alguns), da Infiniti, é mais fácil vocês verem o Roberto Carlos de bermuda que o Tiida vender mais que o Focus.
Tiida MEGA feio, fato!
Se o visual for um dos requisitos do comprador o Focus deve ganhar quase sempre.
O Sentra até que dá para aceitar, mas o Tiida é horroroso. Gastar quase 50 mil num carro feio desses é inconcebível.
Sou muito mais o Focus, e se não fosse ele, com certeza também não seria o Tiida.
TIIDA SEDAN é mais bonito que SENTRA
Acho que estou em outra realidade. A última coisa que olho em um carro é a beleza. Definitivamente prefiro o conjunto à beleza.
21.000km nada a reclamar, fez 8.9km litro gasolina ar ligado para um automático é fantástico, é um verdadeiro automóvel.
Em tempo: na cidade de Belo Horizonte.
Dantas, não vejo nada de anormal num carro como o seu, pelo contrário, em proporção bebe mais que o meu.
Seu carro é leve, tem um motor pequeno e uma marcha a mais.
Faço 8km / L rodando em BH. A diferença tá no motor: 2.0 16v, 143 cv, mais de 1300 kg e automático.
Ah sim: 87.000 km e nada a reclamar. ;3
O carro, sobretudo o aspecto do interior (repleto de materiais de qualidade), aparenta um veículo 0km.
HEHEHEE, RENATO DANTAS OWNED. Valeu Pedro e Mariana, esse cara é um deslumbrado. Temos um Honda aqui em casa, é um bom carro, mas não chega a tanto.
Na revenda esses valores se invertem, e cá entre nós o Focus é muito mais carro!!
Vai chegar no Brasil mais um verdadeiro automóvel, e como sempre será sucesso pela qualidade, durabilidade e confiabilidade, unindo a tudo isso sucesso de vendda.
Esse tal de Renato Dantas é um chato: tenho uma Spacefox 2007 com 54.000km completa e nunca tive problema com ela. Na gasolina com ar consigo 9,5Km.
A pessoa ficar querendo puxar a sardinha e ficar elogiando seu carrinho tudo bem, mas ofender as outras pessoas porque optaram por outras marcar é ridículo! Cai na real meu camarada: você tem a versão mais barata de um carrinho 1.5 sem ABS ou Airbag… Se pelo menos estivesse dirigindo um CiviC EXS ou um Accord… Se liga meu camarada e respeite a opinião dos outros!
PS: Meu pai tem um Civic EX 2008. É um excelente carro, tudo bem. Mas meu pai não se considera acima dos outros mortais por conta disso…
Aguardem, mais um verdadeiro automóvel vindo para o Brasil, e garanto não é lixo chinês e nenhuma carruagem francesa.
Sem o STILO, o mercado de hatch ficou sem referência. Só sobrou porcaria, Bravo inclusive. Ê FIAT!
“Aguardem, mais um verdadeiro automóvel vindo para o Brasil, e garanto não é lixo chinês e nenhuma carruagem francesa”.
E muito menos uma porqueira 1.5 japonesa sem abs e airbag
Dantas, por acaso você se refere ao Honda Brio? Projeto para mercados emergentes? Pode até ser bom, mas é feio de doer (a traseira). Parece um carro chinês.
Focus 2.0, fácil, fácil… Muito mais carro em todo o conjunto da obra. Só quem já andou em um sabe o que estou falando. Mas tem outros carros interessantes, como o i30, o Kia Optima (sensacional, diga-se, mas que nesse país “maravilhoso” deve chegar por +/- 100 mil), o Kia Rio (boas chances de vir para o Brasil.
Já tem fotos rede do novo Tiida a ser lançado no Japão em setembro deste ano e no primeiro semestre de 2012 no Brasil. Pelas fotos, na minha opinião, o novo Tiida se transformou da abóbora para a carruagem e com seu excelente pacote de equipamentos, certamente dará trabalho para a concorrência.
Sim Pedro Mariana, é o Brio da Honda e não se iluda nós somos um País emergentes com certeza e diante disso serve para o Brasil.
Tiida feio? Pois é. Quem realmente acha isso faz o teste: pare com um Focus em qualquer lugar. Depois chegue de Tiida.
Impressionante a diferença.
Já tive vários outros carros na mesma faixa e o Tiida surpreende em todos os aspectos. Carro com tecnologia impecável. 1.8 chega a fazer 16 por litro na estrada e 12~13 na cidade. Feio? Feio é não ter um e fazer comentário sem saber do que se trata.
Focus não é ruim, mas não tem comparação no conjunto. Quem dúvida pega um final de semana e vai nas duas concessionárias fazer testes.
O Focus é ligeiramente mais bonito ,na frente, que o Tiida, mas vc acha ele em qualquer canto!! Tenho um Tiida SL 2011 e pode ter certeza que ele chama muito mais atenção que um Focus… ele tem estilo e é diferente!!!
O custo benefício do Tiida é espetacular dá um show encima do fucus…
O tiiida anda muitooo!!!
Já deixei pra pra trás muitos focus dá até vergonha!!!!
E andando de boua, na cidade, estou fazendo mais de 13 km/l em Florianópolis!!!! SuperMegaPowerEconômico!!!!
“focus ligeiramente mais bonito que o tiida na frente” hahahahahahaha….amigo, o tiida pra ficar feio tem que melhorar muito!!!
Eu estou comprando um nissan tiida SL 2012 vermelho. So to esperando ele chega.E antes de fecha negocio, eu estava muito, muito em duvida entre o focus e o tiida, porque realmente o focus é um poco mais bonito que o tiida, mais isso é subjetivo, cada um tem um gosto. E outra o nissan tem muito mais itens que o focus e com um preço menor. ( diferença de de 6 mil, se for pega o focus glx 2.0) E alem de tudo é um carro japones, só quem ja teve um japones , sabe do que to falando. Todas essas pessoas que falam que o carro é feio, andam de busao ou com um uninho 1.0 lixo.
Vamu ae galera, me fala o que é bonito, uno ,celta, corsa sem ate vidro eletrico em 72vezes? Me respeita vai!!!
Lindo o Tiida, eu ainda vou ter um!!!Parabéns!
Quem se preocupa com beleza ao comprar um carro , a alto estima deve estar muito baixa. Com o preço do focus glx 1.6 da pra comprar o tiida sl , que só tem a mais ar digital , teto solar , abs , bancos em couro , piloto automatico , chave presencia , banco traseiro reclinavel , 3 anos de garantia e o motor muito mais potente que o focus 1.6. Se mesmo assim com o mesmo valor a beleza for mais importante , vai fundo no focus.
Boa Tarde
Pessoal estou pensando em comprar um Tiida SL 2011/12, porém estou caindo na mesma duvida da galera em geral, o custo beneficio e os equipamentos são sensacionais, porém o visual não é um dos melhores. Então se os proprietários que tiveram a mesma duvia e compram puderem me falar se gostaram eu agradeço a ajuda.
Abs
Felix
Prezados,
Comprei um Tiida automático zero em 2010, o carro é excelente, já comparei com civic, i30, focus, cerato e vectra gtx.
Conclusão: simplismente não há comparação. A qualidade interna bem como a lataria e o motor do Tiida estão pelo menos 10 anos à frente destas carroças que citei.
Façam test drive e tirem suas conclusões.
O Tiida é um projeto sólido e mundial, sua suspensão agrada aos mais exigentes usuários (não é a carroça dura do civic que pula mais que caminhonete velha); e o sistema overdrive do automático transforma o Tiida em um foguete esportivo.
Futuros compradores: acelerem com cuidado !!!!
Abs
Riel
Pelo amor comparar tiida com o Civic, me ajuda aí né. Civic máquina de verdade tanto é verdade que o Tiida foi descontinuado, agora veja o Civic a fila de espera por ele.
Com relação à beleza, o Tiida chama atenção por onde passa e para quem diz que é feio é porque nunca olhou o carro de perto, a frente é espetacular, super esportiva com vincos no capô que acompanham os enormes faróis de três níveis (dá pena do farol do civic e focus de tão ridículos e simples).
Já a traseira do Tiida super esportiva, com vincos integrados as lanternas que invadem a lateral do carro quase encostando nas portas traseiras. É show !!!!
Quando digo que o Tiida está à frente destes outros carros é simplesmente porque o novo modelo do civic 2012 está copiando suas lanternas e o IX35 já copiou agora em 2011.
Qual o segredo do Tiida ser tão potente e econômico ao mesmos tempo? TECNOLOGIA JAPONESA de ponta. É sistema variável de válvulas. Em baixa rotações, algumas são desligadas, quando se aumenta a aceleração é como se ligasse um turbo, pois as demais válvulas entram em ação.
Experimentem acelerar um TIIDA e depois acelerem focus, civic e companhia.
É brincadeira !!!! Quem viaja já deve ter visto vários Tiidas voando.
Espero ter contribuído.
Abs.
Riel
Olá,
Em Abril comprei um Tiida SL e estou muito satisfeito.
Acabei escolhendo aquele que me pareceu a melhor compra, isso depois de alguns meses de análise e muito test drive.
Tive a mesma tentação de comprar o Focus, e olha que por conta da parceria que da empresa que trabalho e a Ford, tenho condições de comprar com a tabela de Pessoa Jurídica +- 8% de desconto.
Para quem acha o Tiida feio diria que gosto é igual nariz, cada um tem o seu (até é bom não ter tanto TIIDA na rua dá um toque de exclusividade) e tbm é inegável os atrativos do Focus, mas basta andar com um e outro e a beleza do Focus cai por terra ante o desempenho do Tiida.
Tiida …..Recomendo!!!
Olá Pessoal!
Comprei um Tiida Sedan 2011/2012 a 7 meses e estou muito satisfeito! O carro é super confortável, acabamento de primeira e o desempenho esse sim merece premiação, já tive golf gti 150cv e o comportamento é parecido dá um impressão que o carro tem um turbo! Na estrada a sexta marcha é magnifica, o condutor praticamente não muda de marcha! Se estiver a 60km/h e empurrar o pé responde e se não tirar o pé poderá chegar fácil nos 180~200km/h. O único problema deste carro é sua aparência tiozão “Mas é gostoso ver um civic, focus, i30 e outros levar couro de um carro de tiozão rsrsrsr”, e o jogo de roda de 15″ com perfil 185, que em desvios bruscos desgarra com uma certa facilidade. Outro ponto é seu ar-condicionado, melhor que os nacionais, FIAT principalmente que mais parece um “ARQUECEDOR”. Por 44,500 comprar um carro que dá um banho em qualquer um da sua categoria nacional e importado, não tem o que pensar. O resto é Pôneis Malditos.
Amigos: acabei de comprar um Tiida para a minha esposa, os meus ultimos dois carros foram Golf, o Tiida não deve nada para o Golf e posso dizer que de motor o Nissan é muito melhor… anda muito!!!
Para quem compra carro querendo ser visto é só investir em um Tiida vermelho e escolher bem por onde vai andar!!! Rs…
Eu tinha um Ford Focus 1.6 flex 2008 (mod antigo) que tirei zero. O troquei por um Nissan Tiida S flex cambio manual em 2011 que tambem tirei zero. Não tem nem como comparar os 2 carros! É como comparar um gol 1.6 com um Golf 2.0! A vantagem do Focus era a economia, que realmente era incrivel. Recentemente vendi o Tiida para minha irmã e comprei um Focus Ghia 2010 completissimo. Sim, é um exelente carro e passa mais requinte (por ser um ghia) que o Tiida, mas o Tiida é muito melhor, mas espaçoso e ANDA MUITO MAIS que o Focus (duratec 2.0)
A comparação começa e termina no acabamento da porta do Focus: mesmo no GLX você tem a impressão de estar entrando em um fiesta pelado! Fora o painel cheio de plásticos simplórios. Depois entra em um tiida sl e compara, parece uma nave por dentro.
Pobres e coitados daqueles que tentam, eu disse tentam denegrir a imagem do Nissan Tiida. O carro é simplesmente perfeito para se dirigir com vários ítens de conforto como direção elétrica, piloto automático, freios ABS com EBD e sem falar no refinado toque japones no design projetada com ares de Pini Farina.
Mas fazer o que, conhecimento e gosto não estão disponíveis para todos os gostos e bolsos. Um abraço aos menos conhecedores de AUTOMÓVEIS. Carro o Brasil tá cheio deles, corsas, palios, gols.
O Tiida faz o meu coraçao disparar!!! Eu quero um Tiida!!!
Tenho um tidda sl completão, amigos os bancos de couro parecem tronos de tão grandes, e o conforto nem se fala já a questão de espaço e brincadeira nunca vi um hatch com tanto espaço maior que muito sedã gigante, o rendimento então faço 10 na cidade e quando preciso da um coro em alguém nossa e covardia ganho até de automáticos simplesmente fabuloso 6 marchas e uma coisa maravilhosa. Não tenho nada a reclamar do meu tidda minha única tristeza e que pararam com a fabricação, o que e uma pena pois apesar de seu visual ser diferente o carro e uma maquina perfeita. KM 62.000 modelo 2011
comprei um tida sl 1.8 2012 usado com 25.000km para minha esposa. Hoje o mesmo encontra-se com 40.000km. O carro é espetacular, muito espaço, cambio automatico maravilhoso, motor super potente, carro realmente surpreendente, realmente concordo que o design é um pouco de tiozão, mais voce dentro dele, se sente num carro top de linha com um conforto sem igual. Quando for trocar o meu tambem quero um nissan.
Minha dúvida foi igual a de muitos aqui, pois fiquei entre o Tiida e o Focus, e depois de testar os dois a dúvida acabou,peguei um Tiida SL 2012. Particularmente sempre achei ele mais ou menos bonito, mas olhando de perto os detalhes (como o capô com os vincos que remetem as pistas) dá pra ver que o carro é sim muito estiloso! Daí comprei uma central com câmera de ré e hoje ele está com 24 MKm, estado de zero, dando perdido em alguns Vectra GT 2.0, Paratisaveirogolfox, Golf 2,0, Focus, Astrassauro e outros nacionais que precisam trocar correia dentada a cada 50mkm…. tecnologia pura!! Pena que não deram continuidade com o Tiida que vendem hoje no japão e nos EUA, turbo, lindo demais. Até hoje não me arrependo e estou muito feliz com meu carro, quem viaja no banco de trás vai como Rei, com o banco inclinado (quase uma cama!), Qualidade em todos os materiais (tem couro na porta toda e som com kit duas vias de fábrica show!!) volante em couro, apoio central em couro com forro espumado e muito mais, cara, o carro é muito bom… No preço dele não tem melhor nem a pau! Na estrada é muito seguro, faz curvas excelentes, tem muita retomada, o câmbio de 6 marchas não deixa o giro baixar e o torque tá sempre em alta, cola você no banco! Se você não quer apenas um carro de ”modinha”, vai de Tiida que não vai se arrepender!!
Sempre achei o tiida horroroso ! Nem passava pela minha cabeça ter um…estava na dúvida entre o focus e o fit…na consecionaria a vi um tiida sl 2011 e resolvi fazer um teste drive…meus amigos , é o melhor carro que já andei ! Hj possuo um tiida sl 2011 automático
Muito interessante, Diego!
sempre tive carro nacional , andei em um polo antes da compra odiei akele vc andando sente akele motor arranhando meio que estranho a sensação, ja o nissan tiida vc nem escuta o barulho do motor , o meu esta com 87 mil km e esta como novo , o espaço interno dele traseira é da de 10 a zero em muitos sedã