Chevrolet apresenta o novo Malibu. Vectra pode dar adeus ao mercado e motor Ecotec quer ser popular

Muitas notícias envolvendo a Chevrolet apareceram na internet nos últimos dias. Um das confirmada oficialmente e outras duas esperadas.

A marca anunciou e mostrou a nova geração do sedã Malibu no simultaneamente no Salões do Automóvel de Xangai e Nova York. Isso demostra, nitidamente, que trata-se de um modelo global para a marca. O novo Malibu ficou muito mais bonito e esportivo. A cara de tiozão deu lugar a linhas mais fortes e marcantes.  Tambérm não tinha muito jeito de dar errado, já que Corvette e, principalmente, o Camaro foram as inspirações.

O sedã ficou ligeiramente mais curto, mas cresceu em largura e altura: 4,86 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,46 m de altura, contra 4,87 m, 1,78 m e 1,45 m do antigo (ainda vendido no Brasil), respectivamente. O motor 2.4 Ecotec, que desenvolve 171 cv de potência e 22 kgfm de torque, deu lugar ao novo 2.5 Ecotec com injeção direta de combustível, que gera 190 cv e 25 mkgf. Aliado ao câmbio de seis marchas, a marca espera desempenho de V6 com boa média de consumo de combustível.

O interior também mudou. Nada da caretísse do modelo atual. O novo Malibu tem o painel moderno e mais envolvende, com direito a tela sensível a toque e outros requinetes. No quesito segurança, destaco os 10 airbags. Confiram o vídeo abaixo para mais detalhes.


Para encerrar, uma excelente notícia: a Chevrolet tem planos de vender o novo Malibu no Brasil.

Diminuindo o tamanho do sedã, o assunto agora é o Cruze. Na verdade, o motor 1.8 16V Ecotec que o equipa (veja mais detalhes aqui). Segundo o amigo Marlos Ney Vidal, a GM vai equipar outros modelos da marca com essa motorização. Montana, Agile, Cobalt e o substituto da dupla Meriva/Zafira são os prováveis felizardos.

A informação não é surpresa, já que a Chevrolet criou um buraco entre os motores 1.4 Econo.Flex e o 2.0 Flexpower, uma vez que o seu atual 1.8 8V está quase morto. Como a “marca” não é besta, o propulsor Ecotec será usado para modernizar seus os modelos, tirando de cena, gradativamente (e bem lentamente), o bom e ultrapassado motor 2.0.

Para finalizar, segundo publicou o Blogauto, a GM encerrará a produção do Vectra e do Vectra GT já em junho. Tudo para abrir espaço para os novos produtos que serão fabricados em São Caetano do Sul (SP). Para “celebrar” a notícia, a marca faria uma série especial de 500 unidades do sedã.

Pelo visto a possibilidade de manter o Vectra sedã como uma sedã médio de entrada (diga-se para frotistas) pode mesmo estar indo para o espaço. O modelo está em quarto lugar entre na categoria em 2011, atrás de Corolla, Civic e Cerato. Mas prefiro esperar para ver o que acontece, já que a Chevrolet adora manter seus veteranos em “combate”,como Classic e Corsa, por exemplo.

O velho e bom de briga Astra deve durar mais um tempo no mercado (pelo menos até o fim de 2011), já que suas vendas continuam interessantes.

(fotos: Chevrolet/Divulgação)

Comentários

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Creio que Malibu e Cruze vão alavancar as vendas da GM no Brasil caso tenham preço competitivo, pois design eles tem. Nem de longe nem de perto podem ser comparados a linha MONTANA e AGILE.

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    A corrida dos sedans este ano está demais.
    COROLLA líder com folga. Será que NEW CIVIC 2012 (ou vão tirar o NEW igual a VW no BEETLE) ou GM CRUZE vão desbancar.
    CERATO (passou CIVIC)
    FUSION (persegue VECTRA)
    FLUENCE (tá chegando no LINEA)
    408 (já passou o irmão com folga)

    Tudo isto até a 1ª quinzena de abril. Vamos ver se isto se mantém até o final do mês. A coisa tá mudando 2º semestre novos sedans. Vai pegar fogo, mas parece que o tal COROLLA tá difícil de ser encomodado.

  • Mário Cesar disse:

    Acho difícil a GM tirar o Vectra de linha tão cedo, até porque o carro é o 4º colocado em vendas e em um segmento muito disputado em nosso país.

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Concordo com Mario não creio que GM tire VECTRA de linha. Acho que ele fica no lugar do ASTRA SEDAN. Já o ASTRA HATCH só sai de linha se VECTRA GT abixar o preço para R$ 45 mil.

  • Wesley disse:

    motor do Vectra elegance 2.0 não é ultrapassado,motor utrapassado ,motor ultrapassado é da ecosport.Descordo …É melhor Vectra do que onix, ford KA e gol ,paracem tudo igual tudo motor fraco e carro urbano…Vectra é o melhor….

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *